
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este sábado, 9 de novembro, o Esgueira. Os encarnados acabaram por vencer, por 93-85, em jogo da 5.ª jornada da Liga Betclic Portugal, mantendo-se invictos no Campeonato Nacional. Os parciais do duelo foram: 19-19 | 42-46 | 59-71 e 85-93.
O técnico das águias, Norberto Alves, apostou em Aaron Broussard, Trey Drechsel, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro e Nico Carvacho no cinco inicial. Eduardo Francisco, Marcus Thornton, José Barbosa, Ahmaad Rorie, Daniel Relvão e Betinho Gomes foram os suplentes eleitos pelo timoneiro luso.
Já Donnie Tillman, Michael Diggins Jr, Miguel Monteiro, Kingsley Nwagboso e Tymetrius Toney foram as apostas iniciais do Esgueira. Enquanto Brandon Alston, David Alves, Tiago Andrade, Francisco Neto, Rubinho Mendes e Yeratel António começaram no banco de suplentes.
No que ao jogo diz respeito, a equipa do Benfica viveu um primeiro quarto muito equilibrado frente ao Esgueira, chegando ao fim empatada por 15 pontos. Os encarnados mostraram-se superiores e no fim dos primeiros dois quartos, a turma de Norberto Alves recolheu ao balneário, no intervalo, a vencer por 46-42.
Os encarnados regressaram para a segunda parte do encontro com a vontade de deixar a sua marca na partida. No último quarto, as águias acabaram mesmo por ser superiores e conquistaram a vitória por 93-85.
Depois do encontro desta tarde, o Benfica volta a entrar na quadra no próximo dia 13 de novembro, às 19h30, para a Liga dos Campeões, frente ao Derthona Basket. Até ao momento, na Liga Betclic, os pupilos de Norberto Alves ocupam o primeiro lugar com quatro triunfos, que equivale a oito pontos, juntando-se à Oliveirense, que está em segundo lugar, com sete pontos e o Ovarense em terceiro, com seis pontos, mas menos um jogo.
Atleta do plantel do Clube da Luz concedeu uma entrevista à imprensa internacional, onde revelou que o "amor" pesou na escolha pelo Glorioso
|
Nico Carvacho foi uma das contratações oficiais do Benfica no início da presente temporada e, agora, o reforço de Rui Costa para o plantel de basquetebol de 24/25 concedeu uma entrevista aos espanhóis. Em declarações ao jornal AS, o poste chileno de 28 anos revelou que o "amor por futebol" pesou na hora de seguir o coração e assinar pelo Glorioso.
"No final de cada época, o meu agente faz e recebe vários telefonemas. E um dos primeiros foi do Benfica. Sou um grande adepto de futebol, adoro futebol, e isso ajudou a que as conversas fluíssem mais rapidamente. É uma honra jogar no Benfica e viver em Lisboa” disse o basquetebolista de 28 anos, aos meios de comunicação espanhóis.
Nico Carvacho: É uma honra jogar no Benfica e viver em Lisboa
Nico Carvacho ainda está a recuperar de lesão, pelo que não tem sido opção para Norberto Alves. Ainda assim, o reforço de verão do Benfica não esconde o desejo de poder regressar o mais rápido possível: "Tive um bom início de ano, estava a jogar bem e depois lesionei-me no tornozelo. Voltei ao fim de três semanas e depois fiz uma rotura. Dentro de dois meses devo estar recuperado e em condições de jogar os playoffs com o Benfica".
Carvacho ainda partilhou a sua opinião sobre a modalidade na sua terra natal. "Desde que jogo pela seleção nacional chilena tenho visto o desporto crescer e está a tornar-se cada vez maior. As pessoas estão a começar a envolver-se e a gostar mais do jogo, mas estas coisas levam tempo, talvez gerações. Espero que consigamos levar um jogador para a NBA, para que se abram mais portas para os miúdos", revelou.
Com o pensamento na competição norte-americana, o poste do Benfica não escondeu o desejo de poder jogar na NBA, como o caso antigo atleta encarnado, Neemias Queta. “Será sempre um sonho jogar lá e ser o primeiro chileno na NBA. Tenho de continuar a trabalhar arduamente e a lutar para que isso aconteça, para me tornar na minha melhor versão. Acredito em Deus e vou rezar para que isso aconteça”, concluiu Nico Carvacho.
A febre da ronda a eliminar da NBA já começou e a formação de Massachusetts soube, na última madrugada, qual será o seu próximo oponente
|
Numa partida jogada apenas a uma mão, o encontro decorreu no reduto dos Magic, no KIA Center, dando uma ligeira vantagem à formação anfitriã. Numa partida que foi considerada equilibrada, os Orlando Magic ganharam o primeiro parcial, por 32 - 17. No entanto, a formação de Atlanta soube reagir à desvantagem de 13 pontos e venceu no segundo quarto de hora, por 29 - 30. No intervalo, o marcador registava 61 - 47 para a equipa da casa.
No terceiro quarto de hora, os Hawks voltaram a ser superiores e arrecadaram um parcial de 18 - 26. à entrada para o quarto e último tempo, os Magic apenas tinham uma vantagem de 6 pontos, mas puxaram dos galões, dissipando qualquer tipo de dúvidas. Após o apito final, a equipa da casa venceu o último parcial por 41 - 22, selando o resultado final em 120 - 95.
No play-in da NBA, além dos Magic, que foram os primeiros a avançar na Conferência Este, no entanto, os Hawks ainda terão uma segunda oportunidade de qualificarem, caso vençam os Chicago Bulls. Já na Conferência Oeste, os Golden State Warriors levaram a melhor sobre os Memphis Grizzlies (121 - 116) e terão pelo caminho os Houston Rockets.
Depois de deixarem a equipa de Trae Young pelo caminho, os Magic vão medir forças com a equipa de Neemias Queta. Com a estrutura do playoff quase definida, já se conhecem as datas dos quatro primeiros jogos entre as duas equipas. As duas primeiras partidas vão ser realizadas no TD Garden, em Boston, a 20 e 24 de abril. Depois, os dois encontros seguintes serão no KIA Center, a 26 e 28 de abril.
Antigo Basquetebolista do Clube da Luz esteve em ação, tendo mesmo auxiliado no triunfo do último encontro da temporada regular na NBA
|
No passado domingo, os Boston Celtics receberam os Charlotte Hornets no TD Garden, em duelo válido para a última jornada da temporada regular da NBA. A equipa da casa venceu novamente os visitantes, por 93-86. Neemias Queta esteve em ação, novamente, e ajudou a equipa a conseguir somar a segunda vitória consecutiva contra o conjunto da Carolina do Norte.
O antigo basquetebolista do Benfica esteve na quadra por 26:09 minutos, onde assinalou apenas dois pontos para os donos da casa. Contudo, o internacional português obteve mais sucesso nas outras estatísticas, onde apanhou seis ressaltos, contribuindo com quatro assistências e dois roubos de bola.
Outro aspeto relevante, que é importante destacar, da partida de Neemias Queta foi a qualidade que acrescentou ao coletivo, visto que, a equipa com ele na quadra teve um desempenho positivo. O +/- do ex-Benfica foi +11, o que significa que enquanto esteve em ação, os Celtics venceram por 11 pontos de diferença.
O destaque da partida foi novamente Payton Pritchard, que contribuiu com 34 pontos para os Boston Celtics e foi o melhor marcador do duelo. O candidato ao prémio de melhor sexto homem do ano foi titular neste domingo, tendo estado em ação na maior parte do tempo. Antes do encontro, o camisola 11 ainda agradeceu aos fãs pelo apoio nas bancadas ao longo da época.
Deste modo, os Boston Celtics estão garantidos na segunda posição da Conferência Este e vão enfrentar Orlando Magic ou Atlanta Hawks na próxima fase da competição. O conjunto orientado por Joe Mazzulla terá de esperar até terça-feira para descobrir quem será o próximo adversário a ser superado na NBA para conquistar o bicampeonato.