
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
A equipa de juvenis do Benfica foi a jogo este sábado, 26 de abril, para medir forças com o Braga. Os encarnados acabaram por perder, por 2-1, na 12.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional Sub-17. Anísio Cabral (18') marcou o golo dos encarnados.
Para este encontro Pedro Faria apostou em Leonardo Lopes, Daniel Banjaqui, Martim Vasconcelos, Ricardo Neto, Mauro Furtado, Miguel Figueiredo, Ricardo Fernandes, Gil Neves, Anísio Cabral, Isaac Ferreira e José Neto no onze inicial. Já o Braga tinha David Rodrigues, Gabriel Dbouk, Rodrigo Silva, Lucas Oliveira, Matheus Araújo, Cabral Camará, João Aragão, João Lomba, Afonso Semedo, António Gil e João Duarte na formação titular.
Vindos de uma vitória frente ao Casa Pia na última ronda, a equipa de sub-17 do Benfica entrou com o pé direito, mas enfrentou dificuldades. O marcador foi inaugurado logo aos 18 minutos pelo Clube da Luz. Anísio Cabral vestiu a capa de herói e colocou os vermelhos e brancos na frente, resultado que se manteve até ao intervalo.
No segundo tempo, o Benfica entrou a todo o gás. Porém à passagem do minuto 63', as águias acabaram por permitir o empate do Braga. Contudo, e já na reta final da partida, novo balde de água fria nas pretensões dos encarnados. Aos 90'+3', Ícaro Santos carimbou a cambalhota no marcador e fez o 2-1, resultado que se manteve até ao fim do duelo, fazendo com que as jovens águias saíssem derrotadas.
No que toca à tabela classificativa, os encarnados passam a ocupar a segunda posição com 29 pontos, menos dois do que o Sporting, embora os leões tenham mais uma partida realizada. No terceiro lugar está o Braga.
Depois deste triunfo, os juvenis do Benfica voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 1 de maio, para medir forças com o Famalicão. O duelo da 13.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional tem o pontapé de saída marcado para as 11h00, no Seixal.
Meios de comunicação do Clube encarnado deram conta da novidade, esta quinta-feira, com o futebolista a definir os objetivos de águia ao peito
|
É oficial: Afonso Gomes Ferreirinha subiu de patamar no Benfica ao assinar um contrato profissional com a direção de Rui Costa. O jovem avançado de 16 anos continua de águia ao peito, segundo adiantam os meios de comunicação oficiais do Clube encarnado, esta quinta-feira, 24 de abril.
O craque já cumpre a quinta época no Benfica, mas é apenas a segunda no que toca ao futebol de formação. A integrar o plantel de juvenis, Afonso Ferreirinha só pensa em celebrar a conquista do Campeonato Nacional, que é um dos objetivos do jovem avançado.
"A responsabilidade vai ter de aumentar, e os meus objetivos neste ano é ser campeão e continuar a trabalhar forte e ajudar os meus colegas", revelou o jovem de 16 anos, em declarações à BTV, depois de ter assinado o novo vínculo com o Benfica. Apesar de estar integrado no futebol, o percurso do craque começou numa modalidade: o futsal.
Afonso Ferreirinha: Os meus objetivos neste ano é ser campeão
Em 2019, Afonso Ferreirinha foi 'reforço' do plantel de futsal, permanecendo até 2022. Aos microfones da BTV, o avançado do Benfica, explicou toda a mudança do futsal para o futebol. "Já experimentei o futsal, que, sinceramente, foi muito agradável, tenho muito boas memórias. Depois saí porque queria experimentar o futebol, e acho que foi bom. Está a correr tudo bem até agora, e é isso que importa", esclareceu.
No que toca ao seu caminho desportivo no futebol, esta temporada, Afonso Ferreirinha foi aposta em 18 partidas. De águia ao peito, regista 1.356 minutos, onde conseguiu apontar nove golos, sem registar qualquer assistência. Vale a pena referir que, já representou as escolas de formação em futebol do Atlético CP, antes de reforçar o Benfica.
Academia do Clube da Luz conta com uma estrutura internacional, que está a recrutar jogadores de diversos locais do mundo
|
O Benfica lançou recentemente o projeto "Benfica Campus", pretendendo captar talentos ao redor do mundo. Entre os países selecionados está a Costa do Marfim, que já deu início à iniciativa e já conta com 132 jovens a participarem. O treinador, Pedro Alegria, em declarações ao Sport Afrique do Canal+, afirmou que existem já duas 'promessas' a caminho de Portugal.
"Há alguns aspetos que têm de melhorar, o que é normal até pela falta de estímulo e conhecimento que alguns deles têm devido ao que sucede aqui na Costa do Marfim. Mas o nível já é muito interessante. Dois dos jogadores que escolhemos para integrar a nossa academia aqui já foram avaliados para irem a Portugal treinar com os colegas da mesma idade”, disse.
O coordenador técnico do Benfica Campus reforçou a ideia de que não se trata de uma escola de futebol, mas sim uma academia profissional. "Isto não é uma escola de futebol como o Benfica acaba por ter várias espalhadas por todo o Mundo, mas sim uma academia profissional em que o foco é claramente o desenvolvimento do atleta, nunca esquecendo o desenvolvimento da pessoa", referiu.
Na mesma entrevista, Bernardo Faria de Carvalho, diretor de desenvolvimento internacional do Benfica, afirmou que o futuro está em África. "Há muito talento aqui que precisa de ser mais trabalhado e mais cedo. Com os sistemas de trabalho da nossa academia penso que poderemos impactar”, referiu o dirigente das águias.
Outro treinador dos encarnados, Carlos Costa, explicou como funciona o processo de captação no Benfica. "Normalmente, fazemos treinos de captação com 20/25 minutos. Damos sempre um bocadinho mais de tempo quando estamos na dúvida em relação a algum jogador. Vemos o toque de bola, o drible a nível técnico, a capacidade de organização e de jogar de cabeça levantada", concluiu.
Turma vermelha e branca foi a jogo esta terça-feira, 22 de abril, acabando por triunfar, em nova ronda da prova, valendo os dois golos apontados
|
A equipa sub-23 do Benfica entrou em campo, esta terça-feira, 22 de abril, onde mediu forças com a formação do Torreense. Os pupilos orientados por Vítor Vinha venceram, por 2-1, em partida a contar para a 13.ª jornada da fase apuramento de campeão da Liga Revelação 2024/2025. Peter Edokpolor (37' e 44') apontou os golos da turma encarnada. Veja AQUI como decorreu o duelo.
Vítor Vinha apostou em Alexander Sandahl, Filipe Cruz, Rui Silva, Gonçalo Oliveira, Tiago Parente, Martim Ferreira, Peter Edokpolor, Tiago Freitas, Jelani Trevisan, Rodrigo Rêgo e Olívio Tomé no onze inicial. Enquanto Gonçalo Sobral, João Conceição, Guilherme Peixoto, Vladimir Mendes, Leandro Martins, Kyanno Silva, André Gomes, Gustavo Ferreira, Gonçalo Moreira, Ivan Lima e Karel Mustmaa ficaram no banco.
O Torreense foi a jogo com Silas Bjerre, Vasco Sousa, Yaw Moses, David Kaiki, Talles Wander, André Simões, Brian Agbor, Guilherme Queda, Danilo Ferreira, Bernardo Antunes e Arielson na formação titular.
Depois da vitória sobre o Estoril no jogo anterior, o Benfica entrou forte, no Seixal. Nos minutos iniciais, as águias foram registando várias oportunidades de perigo, contudo as oportunidades de golo esbarraram no guardião adversário. Dessa forma, Vítor Vinha teve que aguardar até aos 37 minutos para conseguir respirar de alívio. Peter Edokpolor, jovem avançado que reforçou recentemente a turma encarnada, vestiu a capa de herói e colocou o Clube da Luz na frente. Não satisfeito, o avançado voltou a estar em destaque e bisou no encontro, acabando por fazer o 2-0, resultado que se manteve até ao intervalo.
No segundo tempo, o Benfica voltou a entrar mais forte na partida. Porém, tal como na primeira parte, a turma encarnada voltou a encontrar várias dificuldades. De modo a procurar dilatar a vantagem, Vítor Vinha foi ao banco para lançar futebolistas mais frescos, contudo a estratégia do timoneiro não surgiu efeito e foi mesmo o Torreense a reduzir, colocando o marcador em 2-1, resultado que se manteve até ao fim.
Com esta vitória, a equipa sub-23 do Benfica sobe ao pódio da tabela classificativa. Com os três pontos, os pupilos de Vítor Vinha passam a somar 21 pontos e reforçam o terceiro lugar, a oito do primeiro lugar que pertence ao Torrense. O Famalicão, com 26, assume o segundo posto.
Depois da partida contra o Estoril, a equipa orientada por Vítor Vinha volta a entrar em campo, no próximo dia 29 de abril, recebendo o Vizela duelo a contar para a 14.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga de Revelação. O pontapé de saída está agendado para as 165h00, no Seixal.