
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Out 2025 | 06:56 |
José Mourinho pondera lançar Tomás Araújo a defesa-central, no jogo da próxima sexta-feira, dia 17 de outubro, frente ao Chaves. O jogador encarnado tem passado por alguns problemas esta época, e tem tido dificuldades em assumir-se na posição que melhor conhece em campo.
A participação de Nicolas Otamendi no jogos da Seleção argentina abriu a porta a Tomás Araújo. O capitão encarnado chega com muitos minutos (e quilómetros) nas pernas, e com o jogo contra o Newcastle, para a Liga dos Campeões, já na próxima terça-feira, torna-se imperativo gerir o plantel.
Sendo assim, Tomás Araújo pode ser quem mais beneficia. O jogador encarnado deve fazer dupla no eixo defensivo com António Silva, que não foi utilizado na Seleção nacional. Volta, assim, à posição onde se destacou no Benfica, na última época, muitas vezes a fazer dupla com Otamendi.
Mas a polivalência do defesa, bem como a lesão de Alexander Bah, fizeram com que fosse visto como solução para as laterais encarnadas. Foi lá que acabou por jogar muitas vezes na época passada, sendo que a falta de rotinas nos movimentos foi um dos fatores importantes para contrair a pubalgia, que o obrigou a falhar o Mundial de Clubes.
Esta temporada, começou com duplo papel com Bruno Lage, a dividir-se entre central e lateral-direito. Com José Mourinho ainda não foi titular, mas já entrou para o centro da defesa, mas também para fechar o lado esquerdo. O jogador de 23 anos deve voltar, amanhã, à posição onde é mais feliz em campo.
Guarda-redes encarnado começou a temporada com alguns minutos em campo, mas ainda não disputou qualquer partida desde a mudança de treinador
16 Out 2025 | 06:40 |
José Mourinho pode dar a primeira oportunidade a Samuel Soares, no jogo da próxima sexta-feira, frente ao Chaves. O treinador encarnado pondera uma alteração na baliza, algo que ainda não efetuou desde que chegou ao Benfica, em meados de setembro.
O internacional sub-21 pode, assim, voltar à ação, no jogo referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal. A verdade é que Trubin tem sido dono e senhor da baliza encarnada desde a chegada de José Mourinho, tendo disputado todos os jogos, aos quais se somam os desafios da seleção ucraniana.
Por isso, é normal que chegue com algum desgaste ao Seixal, e tendo em conta a série de jogos exigente que o Benfica tem pela frente, José Mourinho pondera mesmo descansar Trubin, e colocar Samuel Soares a titular nessa partida contra o Chaves.
Lembrar que Samuel Soares já somou dois jogos, para a Liga Portugal Betclic, esta temporada - com Tondela e Alverca. Nessa altura, era Bruno Lage que estava no comando técnico do Benfica, e o treinador chegou a explicar que também queria rodar a baliza como se fosse outra qualquer posição de campo. A situação ter-se-á alterado com José Mourinho.
De resto, o treinador do Benfica pode lançar ainda mais jogadores da formação encarnada neste jogo com o Chaves. Segundo a imprensa nacional, para além de Samuel Soares, estão ainda na calha alguns jovens como João Veloso, João Rego ou Leandro Santos.
Encarnados trabalharam esta quarta-feira, dia 15 de outubro, com José Mourinho a continuar a preparação para a deslocação a Chaves
15 Out 2025 | 22:02 |
António Silva, Dodi Lukebakio, Rafael Obrador, Gonçalo Oliveira e Leandro Barreiro regressaram das respetivas seleções nacionais e foram opção para José Mourinho no penúltimo treino do Benfica, antes da deslocação a Chaves para a Taça de Portugal.
Fora das contas do treinador do Benfica estão ainda Andreas Schjelderup, Nicolás Otamendi e Richard Ríos, a par dos lesionados Bruma e Nuno Félix, que ficaram às ordens do departamento médico. Alexander Bah, também com problemas físicos, foi autorizado a viajar até à Dinamarca.
A sessão da última terça-feira ficou marcada pelo regresso de Manu Silva. O médio já treinou no relvado, ainda que não esteja totalmente disponível para ir a jogo. José Mourinho espera poder contar com o ex-Vitória de Guimarães num futuro próximo.
Quinta-feira, 16 de outubro, o Benfica fará o último treino no Seixal, com José Mourinho a fazer a antevisão ao duelo diante do Chaves, pelas 13h00. Da parte da tarde, a comitiva encarnada voa até ao Porto e desloca-se para Trás-os-Montes de autocarro.
O Benfica volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 17 de outubro, frente ao Chaves, em jogo da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Filipe Martins jogar-se-á às 19h30, no Engenheiro Manuel Branco Teixeira.
Avançado internacional pela Grécia tem sido um dos nomes mais importantes do plantel encarnado nas últimas duas temporadas
15 Out 2025 | 21:49 |
O CIES revela que Vangelis Pavlidis finaliza melhor do que Viktor Gyokeres, antigo jogador do Sporting. Além de ser o sexto avançado mais eficaz do Mundo, o internacional pela Grécia é, de forma disparada, o melhor da Liga Portugal Betclic.
Um estudo feito pelo Observatório do Futebol com a Impect, analisou vários futebolistas, numa escala de 0-100, em algumas das principais áreas do jogo, nos últimos seis meses, avaliando apenas jogos dos respetivos campeonatos nacionais: Defesa aérea, defesa no solo, construção defensiva, organização do jogo, condução, assistência, finalização e ataque aéreo.
Na finalização, Pavlidis garantiu uma pontuação de 91.3, batendo os 90.9 do ex Sporting Viktor Gyokeres. À frente do goleador do Benfica estão Julián Álvarez (91.4), Luis Díaz (92.3), Serhou Guirassy (92.3), Lionel Messi (92.5), Harry Kane (96.6) e Kylian Mbappé (100).
Vangelis Pavlidis é atualmente um dos atletas mais importantes do Benfica. Na presente temporada desportiva, o avançado - avaliado em 35 milhões de euros - realizou até ao momento 15 jogos oficiais. Nos 1.221 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o ponta de lança registou sete golos e uma assistência.
Vale recordar que, recentemente, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo ao 'camisola 14' do Benfica, por alegada agressão a Gabri Veiga no Clássico diante do Porto. O avançado espera agora o desfecho da situação.