
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
23 Fev 2025 | 18:09 |
A equipa de juniores o Benfica voltou a jogo este domingo, 23 de fevereiro, para enfrentar o Torreense. Os encarnados venceram, por duas bolas a uma, no duelo relativo à 4.ª jornada do apuramento de campeão do Campeonato Nacional. João Capucho (29') e Diogo Rocha (90'+4' gp) marcaram para o Glorioso.
Para este duelo, Luís Araújo optou por apostar em Diogo Ferreira, Kevin Pinto, Diogo Rocha, Guilherme Gaspar, João Capucho, Rafael Quintas, Eduardo Fernandes, Dinis Telehovschi, Francisco Silva, Tiago Pinto e Jaden Umeh de início. Gonçalo Sobral, Duarte Soares, Michée Ndembi, Rodrigo Pires, André Vakulyuk, João Afonso, Juvenal Correia, Jair Monteiro e Tomás Soares ficaram no banco dos encarnados.
Já o Torreense foi a jogo com Bruno Mesquita, Guilherme Roberto, Vasco Silva, Gustavo Rijo, Robim Dâmaso, Vasco Mota, Rodrigo Esteves, David Morgado, Rodrigo Cruz, Tiago Serrazina e Mateus Medeiro começaram a partida. Nichita Misac, João Netto, João Alves, Diogo Fazenda, Afonso Vitorino, Ricardo Santos, João Mora, Guilherme Luz e Bernardo Santos foram os suplentes eleitos.
Vindos de uma derrota na última ronda do Campeonato Nacional, o Benfica tentou entrar de forma rompante. Contudo, e a jogar em casa, os pupilos encarnados procuraram encontrar o caminho da baliza adversária logo nos minutos iniciais. No entanto, e apesar das oportunidades, acabou por ser o Torreense a marcar o primeiro golo do encontro, aos 24 minutos. Apesar do tento sofrido, a turma de Luís Araújo não deitou a toalha ao chão e acabou por chegar ao empate por João Capucho, aos 29', que fez o 1-1, resultado que se manteve até ao intervalo.
No regresso das cabines, as águias realizar a cambalhota no marcador. Contudo, e apesar de ter carregado sobre o adversário durante a etapa complementar, as águias tiveram que esperar até ao último lance para respirar de alívio. Na conversão de uma grande penalidade, 90'+4, Diogo Rocha não tremeu e fez o 2-1, que permitiu aos encarnados somarem os três pontos.
Com este triunfo, o Benfica sobe para a segunda posição, com sete pontos, estando três do Porto que é líder do Campeonato Nacional com 10. No terceiro posto está o Braga com 5, os mesmos que o Académico de Viseu.
Os juniores do Benfica voltam a jogo no próximo sábado, 1 de março, para medir forças com o Vitória de Guimarães. O encontro, que vai valer para a quinta jornada da fase de apuramento de campeão dos Sub-19, tem hora de início marcada para as 15h00, no reduto do adversário..
Já focado no sucesso da próxima época, Presidente dos vermelhos e brancos bate concorrência e assegura talento promissor do futebol nacional
31 Jul 2025 | 15:34 |
A pensar na continuidade do sucesso que a Academia teve na última temporada, Rui Costa assegura a chegada de mais um nome promissor ao Seixal. Segundo o que o Benfica informou, através das suas plataformas oficiais, o guardião Manuel Pires assinou um contrato de formação com as águias.
O atleta, de apenas 14 anos, foi contratado na presente temporada de 2025(26, com o intuito de investir no futuro pessoal, como profissional do jovem. Na nota informativa, é possível ler o seguinte: “Manuel De Brito Marques Russell Pires, guarda-redes de 14 anos (1/12/2010) assinou contrato com o Sport Lisboa e Benfica”.
O guardião, que certamente irá integrar a equipa de Iniciados dos vermelhos e brancos, que participa no Campeonato Nacional de sub-15, começou o seu percurso futebolístico no AD Pastéis, antes de dar o salto para o CF Os Belenenses, onde tem cumprindo a sua formação, até assinar com o Glorioso.
Depois de duas temporadas de bom nível ao serviço do emblema de Belém, Manuel Pires despertou o interesse dos responsáveis que gerem o Seixal, achando que o mesmo será uma mais valia para integrar nas equipas jovens dos encarnados e, possivelmente, chegar longe no seu percurso com o Manto Sagrado. No passado mês de julho, integrou a seleção nacional de sub-16, que participou nos Jogos CPLP 2025, em Timor-Leste.
A competir na equipa de sub-16 do Belenenses (correspondente ao 1.º ano), o jovem de 14 anos competiu no Campeonato Nacional de sub-15, na temporada de 2024/25, onde defrontou o Benfica. Ao todo, pela equipa da cruz de Cristo, Manuel Pires realizou 31 encontros. Vale lembrar que, durante este mês, as águias também asseguraram a contratação de Diego Castel-Branco.
Presidente dos encarnados continua a arrumar a casa e desta vez 'amarou' novo futebolista no plantel dos vermelhos e brancos
28 Jul 2025 | 15:59 |
Leonardo Nicolai Gori, defesa-central de 14 anos, assinou contrato de formação com o Benfica - que recentemente estendeu mais vínculos. Rui Costa, para além de andar preocupado com o plantel da equipa principal dos encarnados, também parece estar a investir nos escalões mais jovens do Clube da Luz.
"Leonardo Nicolai Gori, defesa-central de 14 anos (20/06/2011), assinou contrato de formação com o Sport Lisboa e Benfica", pode-se ler na nota partilhada pelo conjunto encarnado esta segunda-feira, 28 de julho, relativa ao futuro do atleta.
O craque nascido a 20 de maio de 2011, apesar de ainda ser mesmo muito jovem, já leva muitos anos no Clube da Luz. Leonardo Nicolai Gori, defesa-central de 14 anos, já fez seis temporadas de águia ao peito, quase metade dos seus anos de vida.
Leonardo Nicolai Gori vai agora para a sua sétima temporada ao serviço do Benfica como iniciado sub-15. O craque, que atua como defesa-central, foi contratado ao Belenenses, em 2019/20, sendo que, na altura, o jogador ainda representava o escalão de sub-9.
A verdade é que mesmo com esta idade, Leonardo Nicolai Gori já vai para o seu terceiro clube, porque ainda antes do Belenenses, já teria representado outro conjunto. Neste caso, o jovem defesa tinha atuado pelo Barreirense, onde se destacou antes de se transferir para os azuis do Restelo.
Em 2024/25, o defesa-central foi campeão da 2.ª Divisão Nacional de Sub-15. No total, Leonardo Nicolai Gori, que acabou de assinar contrato de formação com o Benfica, somou 31 jogos, nos quais conseguiu apontar um golo ao serviço dos Iniciados Sub-14 do Clube da Luz.
Relembre, abaixo, o momento de festa da conquista do Campeonato de Iniciados:
Futebolista, de 18 anos, com notável percurso nos escalões de formação dos encarnados chega agora à equipa principal do Glorioso
23 Jul 2025 | 15:05 |
O Benfica informou, em nota oficial no site do Clube, que Joana Valente, média de 18 anos, assinou contrato profissional com os encarnados, com duração até 2027. A equipa principal de futebol feminino recebe, assim, um reforço notável, já que, trata-se de uma das maiores promessas do desporto nacional.
Joana Valente leva um invejável percurso nos escalões de formação do Benfica e da Seleção Nacional. Conquistou dois Campeonatos Nacionais Sub-19 de águia ao peito e, apesar da tenra idade, já leva mais de meia centena de internacionalizações pelas camadas de jovens (51). Recentemente chegou às meias-finais do Campeonato da Europa com Portugal.
Na assinatura do contrato profissional, Joana Valente, em delarações aos órgãos de comunicação oficiais do Benfica, revelou-se "muito feliz" por continuar no "clube do coração", e apontou ao futuro: "Agora quero continuar a fazer o meu trabalho, para estar preparada quando as oportunidades surgirem".
A jovem média destacou a "clara aposta na formação" por parte do Benfica: "Isso é bom para nós. Sentimo-nos valorizadas, o nosso trabalho sai recompensado". Joana Valente deverá juntar-se à equipa B do Benfica, que disputa a Segunda Divisão Nacional. Em 2024, venceram a competição. Na próxima temporada, vão defrontar o plantel principal do Porto.
Já a equipa A, venceu o quinto campeonato nacional seguido. Foi o primeiro pentacampeonato vencido no futebol do Benfica (masculino e feminino), e, segue-se agora, a defesa do título. Filipa Patão, treinadora obreira do sucesso recente da secção, saiu do Clube e Ivan Baptista já assumiu funções. 'As Inspiradoras' já garantiram três reforços para a próxima temporada: Ana Borges, Diana Silva e Diana Gomes.