Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Bruno Lage não lhes dá descanso! Números não mentem e Benfica deixa adversário a 'comer pó'

Encarnados registaram um desempenho de destaque e o regresso do timoneiro só permitiu que os números de recuperação de bola aumentassem

O Benfica de Bruno Lage registou uma média de 19,7 ações defensivas no meio-campo ofensivo por partida
O Benfica de Bruno Lage registou uma média de 19,7 ações defensivas no meio-campo ofensivo por partida

  |

Icon Comentário0

Segundo os dados divulgados pela ‘GoalPoint’, o Benfica é a equipa com mais recuperações de bola na Liga portuguesa. Os dados revelam que as águias são as que mais exercem pressão sobre os adversários em campo, registando uma média de 19,7 ações defensivas no meio-campo ofensivo por partida.


Bruno Lage, recorde-se, na sua primeira passagem pelo Clube da Luz já tinha deixado bem explícito que uma das suas prioridades de jogo era recuperar, sempre que possível, a posse de bola logo no meio-campo adversário.


“Queremos ser equipa com e sem bola, com uma transição defensiva muito alta, a recuperar a bola no meio-campo ofensivo. É isto que treinamos e que temos de colocar em campo”, tinha afirmado, recorde-se, Bruno Lage na sua primeira passagem.


Agora, novamente ao leme do Benfica, os ponteiros do desempenho voltaram a subir e, inclusive, a superar o de três equipas da Premier League, nomeadamente o Bournemouth, o Tottenham e o Arsenal. Para tal média de recuperações, jogadores como Florentino, Aursnes e Orkun Kokçu foram essenciais.

Em modo de comparação com os rivais da Liga, só o Braga é quem se aproxima mais do valor de 19,7 ações defensivas dos encarnados, com 15,3. Já os eternos rivais Sporting e Porto surgem mais atrás no ranking. Recorde-se, também, que desde que Bruno Lage voltou o Benfica soma uma série de vitórias que o catapultaram para terceiro lugar da tabela classificativa da Liga Betclic.



Futebol

Insultos e empurrões ao craque do Benfica! Kokçu envolvido em momento de grande tensão (Vídeo)

Médio dos encarnados encontra-se a servir a seleção da Turquia e fez parte de uma discussão acesa com um adversário montenegrino

O médio do Benfica, Orkun Kokçu, foi um dos protagonistas do momento de tensão sentido no jogo da Turquia
O médio do Benfica, Orkun Kokçu, foi um dos protagonistas do momento de tensão sentido no jogo da Turquia

  |

Icon Comentário0

 Orkun Kokçu deslocou-se à Turquia para representar a sua seleção, porém o ‘caldo entornou’ no jogo frente ao Montenegro (1-0), na passada sexta-feira. Momentos antes do apito final, o médio do Benfica e Milutin Osmajuc trocaram insultos e empurrões, vendo, por isso, cartolina amarela.


A troca de argumentos rapidamente escalou, levando ambos os jogadores a empurrarem-se no centro do campo, o que gerou um momento de tensão e confusão entre os restantes jogadores. Na sequência do incidente, tanto Kokçu quanto Osmajic viram cartão amarelo mostrado pelo árbitro.


 De recordar que Kokçu e Kerem Akturkoglu, dupla de encarnados na Turquia titular no encontro, que não viu nenhum golo nos primeiros 45 minutos. Akturkoglu esteve envolvido numa oportunidade de golo no primeiro tempo, mas o reforço não conseguiu somar. O golo da Turquia veio aos 69’, pelos pés de Irfan Kahveci.


Na temporada 24/25, com a camisola do Benfica, Orkun Kokçuatualmente avaliado em 28 milhões de euros – alinhou em nove embates, tendo feito, nos 659 minutos totalizados, o gosto ao pé por quatro vezes e assistido os colegas em três ocasiões. Ao todo, com a camisola dos encarnados, o turco contabiliza 51 partidas, 10 golos e 14 assistências.

Orkun Kokçu chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.


Confira aqui o momento de tensão que envolveu Orkun Kokçu:


Futebol

Roberto Martínez toma decisão sobre Tomás Araújo no Polónia - Portugal! Defesa do Benfica vai...

Selecionador Nacional faz escolha que envolve o central formado no Clube da Luz, depois de uma chamada relâmpago do craque às opção da comitiva lusa

Antes do Polónia - Portugal, Roberto Martínez toma decisão que envolve o defesa do Benfica, Tomás Araújo
Antes do Polónia - Portugal, Roberto Martínez toma decisão que envolve o defesa do Benfica, Tomás Araújo

  |

Icon Comentário0

Após ter sido alvo de uma chamada relâmpago para substituir Gonçalo Inácio, Tomás Araújo está de fora dos convocados para o primeiro jogo de Portugal desta pausa. Em território polaco para enfrentar a Seleção de Robert Lewandowski, Roberto Martínez dispensou três atletas, entre eles o defesa do Benfica.


Além de Tomás Araújo, destaca-se a ausência de João Palhinha e Francisco Conceição. O médio do Bayern de Munique tinha falhado o primeiro treino da Equipa das Quinas por assuntos pessoais, pelo que contava com menos tempo na comitiva lusa que os restantes jogadores. 


Já Francisco Conceição e o camisola 44 da formação orientada por Bruno Lage são os sacrificados, visto que o Selecionador Nacional tinha chamado 26 nomes no total, sabendo-se à partida que três teriam que ficar de fora. É de recordar que Tomás Araújo subiu de patamar, estreando-se na Seleção Nacional principal, depois de ter sido convocado, inicialmente, por Rui Jorge para a Seleção sub-21 de Portugal. Após dispensa de Gonçalo Inácio, Roberto Martínez chamou o central do Glorioso. 


Vale destacar que Portugal vai medir forças com a Polónia, em Varsóvia, este sábado, 12 de outubro, em partida a valer para a Liga das Nações. O duelo tem hora agendada para começar às 19h45. Depois desta noite, Portugal volta a entrar em ação para enfrentar a Escócia, na próxima terça-feira, 15 de outubro, no mesmo horário. 

Na presente época, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - já alinhou em seis partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista, Gil Vicente e Atlético de Madrid), somando 532 minutos e dando excelente conta de si.


Emprestado ao Gil Vicente em 2022/23, antes de regressar ao Benfica, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas pelos gilistas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três vezes e assistiu por uma ocasião.     


Futebol

Após vitória de ex Benfica, Turquia é ‘inundada’ com elogios a José Mourinho: “É muito importante…”

Treinador turco elogiou as prestações do antigo timoneiro do Clube da Luz, criticando, por outro lado, a federação de futebol do país

Apesar das críticas à Federação, o treinador da Turquia deixou rasgados elogios a José Mourinho, ex Benfica
Apesar das críticas à Federação, o treinador da Turquia deixou rasgados elogios a José Mourinho, ex Benfica

  |

Icon Comentário0

Yilmaz Vural, treinador turco, deixou ‘rasgados’ elogios a José Mourinho, antigo treinador do Benfica e atual técnico do Fenerbahçe, afirmando que o ‘Special One’ era “muito importante para promover o futebol” no país.


“O Fenerbahçe fez, com José Mourinho, um sério investimento. Mourinho é uma figura muito importante para promover o futebol no país. O futebol turco funciona de forma diferente. Se és Mourinho, precisas de tempo”, começou por dizer o treinador da Turquia.


“As críticas a Mourinho já começaram. Vimos isso claramente após o jogo com o Goztepe [empate a dois golos, no segundo jogo do Fenerbahçe no campeonato]. Se o nome dele não fosse 'Mourinho', teria sido despedido. Infelizmente, a cultura que temos é de impaciência”, prosseguiu.


 "Mourinho é uma figura muito importante para promover o futebol no país"

Não só a “cultura de impaciência” foi criticada por Vural. Também a Federação Turca foi chamado ao barulho, devido ao facto de Vincenzo Montella, selecionador nacional do país, ser de nacionalidade italiana. “A Seleção é de valor comum para todos nós. Contudo, o facto de haver um treinador estrangeiro na seleção é um insulto para os locais. Não estão a fazer bem o trabalho. O que é que a associação de treinadores faz na Turquia? O presidente é o mesmo há 30 anos, mas não há nenhuma contribuição! O sistema tem de mudar, não as pessoas”, atirou Vural.


Vale relembrar que, José Mourinho esteve no comando técnico do Benfica durante uma única época, em 2000/2001, onde, em 11 jogos, conquistou seis vitórias. O timoneiro português passou ainda pelo rival do Norte, Porto, antes de rumar a aventuras europeias, como o Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e a Roma, esta a mais recente, acabando mal, uma vez que o 'Special One' foi despedido, após resultados menos positivos da turma romana.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Guardião do Benfica imparável! Trubin dá ‘espetáculo’ e garante primeira vitória da Ucrânia
Futebol

Guardião do Benfica imparável! Trubin dá ‘espetáculo’ e garante primeira vitória da Ucrânia

 

Icon Comentário0
Alerta, Benfica! Martínez deixa aviso e Florentino decide sobre ida à Seleção de Portugal
Futebol

Alerta, Benfica! Martínez deixa aviso e Florentino decide sobre ida à Seleção de Portugal

 

Icon Comentário0
Craque do Benfica ao lado de lendas! Prestianni foi à Argentina e surge ao pé de ‘peso pesado’
Futebol

Craque do Benfica ao lado de lendas! Prestianni foi à Argentina e surge ao pé de ‘peso pesado’

 

Icon Comentário0