
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Eder Luis, jogador do Benfica na temporada 2009/2010, já pendurou as botas e dedica-se agora à... agricultura. O antigo atleta do Glorioso, agora com 38 anos, vive na zona de Uberlândia, interior do estado brasileiro de Minas Gerais, e concedeu agora uma entrevista à Globoesporte.
"Hoje estou na área de agricultura, mexo com lavoura. Isso vem de família, meu pai é agricultor. E eu vou para lida: se tiver que catar toco, dirigir trator, faço tudo. Já tirei leite também, mas hoje já não tiro. Mas assim, eu sei fazer as coisas da roça. Hoje meu trabalho é esse", referiu o antigo avançado.
"Na roça, o celular lá quase não pega e quando você está fazendo as coisas, você fica entretido. Em certo ponto é bom, porque você vai ocupando a cabeça. Mas por outro lado você trabalha bastante. Jogar bola é mais fácil", acrescentou ainda, em tom de brincadeira.
Eder Luis realizou um total de 10 partidas ao serviço do Benfica na temporada 2009/2010, tendo marcado inclusivamente um golo. As seis partidas que efetuou para o Campeonato Nacional, dão-lhe o direito de se dizer campeão pelo Clube da Luz, tendo também conquistado a Taça da Liga, cuja final foi contra o Porto.
Antes já tinha representado São Paulo e Atlético Mineiro. Da Luz saiu para o Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, e depois voltou ao Brasil para jogar no Vasco da Gama, Red Bull Brasil, Ceará, São Bento, Guarani e Uberlândia. Acabou a carreira em 2020 e assume que teve dificuldades em lidar com esse fim de ciclo, mas encontrou a felicidade no campo.
Veja aqui golaço de Éder Luis ao serviço do Vasco da Gama em 2011:
Lateral formado no Clube da Luz pode ser um dos reforços da próxima temporada para Bruno Lage, mas negócio ainda não está fechado
|
Nélson Semedo é um dos grandes desejos do Benfica para a próxima temporada. Contudo, o negócio pode ter-se complicado para os encarnados, dado que o internacional português é agora alvo também do Inter, histórico italiano, que tem uma capacidade financeira superior à do Clube da Luz.
De acordo com o jornal Record, Nélson Semedo ainda não tomou uma decisão sobre o futuro. O lateral-direito pode renovar com o Wolverhampton – ficou bastante agradado com a chegada de Vítor Pereira –, regressar ao Benfica ou assinar pelo Inter. A Arábia Saudita é outra das hipóteses em cima da mesa.
Quanto ao Benfica, o objetivo dos responsáveis encarnados passa por garantir um reforço para fazer concorrência a Bah, que ainda ficará afastado dos relvados por algum tempo. A chegada de Nélson Semedo, a acontecer, dar-se-ia antes do Mundial de Clubes, com o ala a ser um reforço de luxo para Bruno Lage.
Tal como o Glorioso 1904 avançou em exclusivo no dia 29 de março, Rui Costa está disponível para fazer um esforço financeiro significativo para garantir o regresso de Nélson Semedo. O atleta sabe que não será possível auferir o que ganha no Wolverhampton, mas as águias farão de tudo para trazer o internacional português para a Luz.
Na presente temporada, com a camisola do Wolverhampton, Nélson Semedo – avaliado em 10 milhões de euros – marcou presença em 32 encontros: 28 na Premier League, dois na FA Cup e um na League Cup. Nos 2.679 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa, que passou pela formação do Benfica, apontou cinco assistências.
Central argentino encontra-se em final de contrato. Apesar das águias quererem renovar, caso isso não se verifique, Bruno Lage não ficará descalço
|
O Benfica pretende renovar com Nicolás Otamendi durante mais uma temporada, porém, caso os encarnados não consigam convencer o campeão do mundo a ficar na Catedral, Bruno Lage não ficará descalço. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que Joshua Wynder é o homem na linha da frente para integrar o plantel principal.
De acordo com informações apuradas pelo Glorioso 1904, depois de ter estreado na Taça de Portugal, Wynder - avaliado em 1,3 milhões de euros - caiu nas graças de Bruno Lage. Apesar da tenra idade, o jovem central é assim visto como uma solução a longo prazo, estando, contudo, a sua aposta dependente de vários fatores.
Pois bem, o nosso Jornal apurou, junto de fonte próxima, que para Wynder subir à equipa principal, será necessário que dois dos três defesas - Otamendi, Tomás Araújo e António Silva - abandonem o Benfica no mercado de verão. Assim, o camisola 66 poderá beneficiar da saída dos colegas, ganhando espaço no plantel das águias.
Joshua Wynder, recorde-se, cumpre já a segunda época de águia ao peito. O defesa de 19 anos chegou ao Benfica oriundo do Louisville City, na temporada 2023/24. Em declarações à BTV, em agosto de 2023, o central não escondeu a felicidade por vestir de águia ao peito: "Estou muito feliz por assinar pelo Benfica. É um grande clube, com ótimos adeptos. Precisava de um clube que ajudasse ao meu desenvolvimento e o Benfica é um clube conhecido pelo trabalho realizado com os jovens e pela forma como ajuda ao crescimento dos jogadores".
Esta temporada, o central do Benfica regista um total de 30 jogos, com o Manto Sagrado: 27 na Segunda Liga, dois na Liga Revelação e um na Taça de Portugal - com a equipa principal dos encarnados. Nos 2.273 minutos somados, até ao momento, o defesa norte-americano fez o gosto ao pé em quatro ocasiões, mostrando-se no seu melhor nível, na presente época, com as cores do Glorioso.
Com Bruno Lage atento, futebolista pretende garantir um lugar no onze inicial na deslocação ao Minho para enfrentar a turma de Luís Freire
|
Já depois da bronca ter explodido no Benfica, Bruma parece querer deixar a polémica no passado. Tal como o Exclusivo Glorioso 1904 tinha avançado, em primeira mão, o reforço de inverno quer vingar de águia ao peito. O português vai mais longe e quer ser titular diante do Vitória de Guimarães.
O atacante contratado ao Braga, no último mercado de transferências, quer voltar a integrar os planos principais de Bruno Lage e aponta a mira à deslocação ao Minho para ser opção no encontro com o Vitória de Guimarães, segundo adianta o jornal A Bola, que confirma as informações já avançadas, em exclusivo, pelo nosso Jornal. A mesma fonte revela, ainda, que os colegas de equipa têm ajudado Bruma neste processo de reação.
Os mais experientes têm sido cruciais para ajudar o craque a reagir, apoiando Bruma para superar e deixar a polémica no passado. Para ser opção na partida frente ao Vitória de Guimarães, o reforço de Rui Costa tem de competir com Ángel Di María e Kerem Akturkoglu. O turco está a viver uma nova fase de águia ao peito, regressando ao que já tinha demonstrado quando reforço o Benfica, o que complica ainda mais a tarefa de Bruma.
No entanto, o internacional português não vai baixar os braços e pretende vingar de águia ao peito. Recorde-se que, o craque ficou de fora de alguns jogos, devido a uma gripe, o que gerou uma polémica. A imprensa nacional revelou que Bruma estaria de costas voltadas com Bruno Lage, mas, tanto o Benfica, em comunicado oficial, como agente do atleta e o próprio treinador, vieram a público desmentir esses rumores.
Na presente temporada, Bruma - atualmente avaliado em 8 milhões de euros –, com a camisola do Benfica, alinhou em oito partidas: sete a valer para a Liga Portugal Betclic e uma para a Taça de Portugal. De águia ao peito, o extremo internacional português já apontou um golo e concretizou duas assistências, nos 507 minutos em que esteve dentro das quatro linhas.