
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Lusitânia, da ilha Terceira, nos Açores, é o próximo adversário do Benfica. O encontro está agendado para o dia 20 de outubro e está a valer pelos 32avos de final da Taça de Portugal, competição na qual os encarnados são recordistas e pretendem voltar a vencer.
O último duelo entre o Clube da Luz e uma equipa açoriana foi na consagração do 38º título de campeão nacional, em Lisboa, que culminou com a festa encarnada em cima do Santa Clara, após vitória sem espinhas por 3-0.
Tanto a antiga filial encarnada, quanto o Marítimo, da Madeira, desceram, deixando a Primeira Liga sem clubes insulares para a nova temporada (2023/2024). Posto isto, a última vez que o Glorioso se deslocou aos Açores foi para derrotar o Santa Clara, por os mesmos 3-0 da Luz, no dia 21 de janeiro, em jogo a contar para a 17ª jornada da Liga 22/23.
Para a Taça de Portugal, contudo, as águias têm andado longe do arquipélago açoriano. Esta será apenas a segunda vez que o Benfica jogará um jogo da Taça de Portugal nos Açores e a primeira vez remonta há mais de 60 anos... a 1960.
Béla Guttmann ainda era treinador dos vermelhos e brancos e a Taça de Portugal era jogada a duas mãos. O Angrense calhou em sorte nos quartos de final da prova. Na primeira mão, nos Açores, o Benfica derrotou o Angrense por 2-0 (golos de José Augusto e Cavém). Na segunda mão, na Luz, um expressivo 10-0 fechou a eliminatória e mandou a formação açoriana para casa.
A formação de Schmidt terá agora a honra de jogar um duelo da Taça nos Açores pela segunda vez na história do clube, naquele que será o primeiro passo para que o técnico conquiste um troféu que nunca venceu e que o Benfica ganhe uma competição que escapa desde 2017.
Clube da Luz fez um anúncio relativo à conferência de imprensa do técnico encarnado, que iria acontecer este sábado, 15 de março
|
Alerta: Bruno Lage não irá realizar a antevisão ao encontro entre o Benfica e Rio Ave, que estava marcada para este sábado, 15 de março. O Clube anunciou, através de um comunicado no site oficial, que o timoneiro não estará em condições por estar doente.
A conferência estava marcada para às 13h30 de hoje, contudo, Bruno Lage irá falhar, estando a comunicação aos jornalista cancelada. "A conferência de Imprensa do treinador do SL Benfica, Bruno Lage, agendada para hoje (às 13h30), foi cancelada, por motivos de saúde (virose) do técnico", escreveram as águias na nota deixada no site oficial.
Refira-se que, o Benfica prepara a deslocação ao norte do país. O Estádio dos Arcos irá receber a formação dos vermelhos e brancos, no próximo domingo, 16 de março, para o jogo contra o Rio Ave, a valer para a jornada 26 da Liga Portugal Betclic, pelas 18h00. O timoneiro setubalense conta com algumas baixas e dúvidas para o duelo, como o caso de Ángel Di María.
Nem tudo são más notícias, uma vez que Tomás Araújo deverá constar na ficha de jogo do lado do Benfica. Apesar de estar um pouco limitado, após ter saído com queixas físicas do embate com o Barcelona, o central deverá ser opção de Bruno Lage para a partida contra o Rio Ave.
Álvaro Carreras deverá regressar ao onze inicial, depois de ter falhado a deslocação a Barcelona, por estar a cumprir um jogo de castigo. O camisola 3 volta a assumir o flanco esquerdo, que havia sido ocupado por Samuel Dahl no encontro com os catalães. Bruma também é um dos jogadores que poderá ser lançado por Bruno Lage como titular.
Após a partida frente ao Rio Ave, o técnico do Clube da Luz vai contar com muitas baixas enquanto prepara o encontro em atraso da Liga, contra os gilistas
|
O plantel do Benfica está a fazer os últimos preparativos antes de rumar ao norte do país, onde irá defrontar o Rio Ave, domingo, 16 de março, às 18h00, no Estádio dos Arcos. No entanto, além do embate com a formação de Petit, Bruno Lage já tem outro ‘problema’ em mãos: a razia que o Glorioso irá sofrer com a pausa internacional da FIFA para as seleções.
Entre os ausentes, o setubalense já sabe que não irá poder contar com 12 internacionais e mais três lesionados, ao mesmo tempo que irá preparar a partida de atraso, referente à 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic, na deslocação a Barcelos, para medir forças com o Gil Vicente. Os atletas chamados às seleções irão desfalcar os treinos do Seixal nas próximas duas semanas.
Só durante o dia de sexta-feira, 14 de março, o Glorioso viu o número de ausências dobrar para 12, quantos foram anunciados mais seis atletas que irão participar nos compromissos internacionais. Os últimos convocados foram António Silva (Portugal). João Rego e Leandro Santos (Portugal sub-20), Nicolás Otamendi (Argentina), Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu (Turquia).
Os nomes mais recentes juntam-se a uma lista de ausentes que já contava com as presenças de Anatoliy Trubin (Ucrânia), Samuel Dahl (Suécia), Leandro Barreiro (Luxemburgo), Andreas Schjelderup (Noruega), Vangelis Pavlidis (Grécia) e Zeki Amdouni (Suíça). Por outro lado, Rui Jorge, Selecionador Nacional dos sub-21 não chamou nenhum jogador do plantel principal ou secundário do Benfica. Juntamente com os internacionais, o técnico de 48 anos não irá contar com a presença dos lesionados Alexander Bah, Manu Silva e Tiago Gouveia.
Sendo assim, após a partida contra os vilacondenses, Bruno Lage irá ficar com o plantel pela metade, contando apenas com 12 atletas à sua disposição, entre eles, os guarda-redes Samuel Soares e André Gomes, os defesas Álvaro Carreras e Tomás Araújo (que devem fazer trabalho específico devido à sobrecarga de jogos), os médios Aursnes, Florentino e Renato Sanches. Já as opções ofensivas, o Glorioso conta com Di María, Bruma, Prestianni, Arthur Cabral e Belotti. Face às muitas ausências, o setubalense está obrigado a ir ‘resgatar’ atletas da formação do Benfica para os treinos.
Selecionador Nacional não hesitou em enaltecer as qualidades do craque, deixando fortes elogios ao futebolista português
|
Roberto Martínez saiu em defesa de João Félix, na conferência, onde anunciou os convocados a representar a Seleção Nacional no duplo compromisso com a Dinamarca, na próxima semana. Com o avançado formado no Benfica de novo no lote de nomes lusos, o Selecionador não hesitou em elogiar o ponta-de-lança emprestado ao AC Milan.
"Sem dúvida que não há lugares garantidos. Acredito muito no João Félix porque tem qualidade, joga entrelinhas. É um jogador diferente e especial. A razão de continuar é o que fez no último estágio, foi o melhor dos últimos anos desde que sou selecionador de Portugal", destacou Roberto Martínez, começando por explicar os motivos que o levaram a voltar a chamar João Félix.
Roberto Martínez: Acredito muito no João Félix porque tem qualidade, joga entrelinhas
"Não está a ter momentos constantes, teve momentos muito bons, três meses de alto nível no Barcelona, teve uma estreia incrível no Milan. O espaço dele na seleção é pelas valências e o que tem feito na Seleção", reconheceu o Selecionador Nacional sobre o antigo jogador do Benfica.
Tomás Araújo ficou de fora da convocatória, mas António Silva não. O camisola 44 dos encarnados acabou por não ser chamado, uma vez que está com alguns problemas físicos, que levam a que precise de uma pausa para recuperar por completo. No entanto, é esperado que o craque alinhe pelo Benfica no jogo diante do Rio Ave.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix – atualmente com um valor de mercado fixado nos 30 milhões de euros - marcou presença em 20 encontros: 12 na Premier League, cinco na Liga Conferência e dois na Taça da Liga. Nos 948 minutos disputados dentro das quatro linhas, o antigo avançado do Benfica somou sete tiros certeiros, apontando ainda duas assistências. Já no Milan - que reforçou no inverno - o internacional português conta com nove jogos, onde, em 595 minutos, regista um golo e uma assistência.