Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

CASO DE DOPING DE CAVINATO E SPORTING PODEM ENTREGAR TÍTULOS TRANSATOS AO BENFICA? ESPECIALISTA 'PÕE TUDO EM PRATOS LIMPOS'

Atleta dos leões chumbou no teste de análises a substâncias ilicitas, ficando suspenso por três anos

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Diego Cavinato cusou positivo no teste antidoping, foi suspenso por três anos e rescindiu com o Sporting. O atleta tem sido dos mais influentes nas últimas campanhas dos leões, o que fez surgir a questão sobre a legalidade das conquistas verdes e brancas.


Alexandre Mestre, advogado, professor universitário e especialista no assunto, condeceu uma entrevista ao jornal Record onde explicou a razão dos leões não poderem ser castigados, apesar dos seis títulos de Campeão Nacional que Cavinato ganhou, em apenas oito temporadas.


"Dado que apenas se trata de um atleta não pode haver consequências disciplinares para o Sporting uma vez transitada em julgado a decisão que determine que ele violou uma norma antidopagem. O Regulamento Antidopagem da FPF, no artigo 52º, 2 é claro: só há efeitos para clubes e sociedades desportivas quando estiver em causa a violação de normas antidopagem por mais do que um jogador, não basta só um", começou por explicar Alexandre Mestre.


"Percebe-se este regime federativo, que tem fonte no Código Mundial Antidopagem, e consequentemente no artigo 92 da nossa Lei Antidopagem, entende-se que um atleta ter melhor performance artificialmente não basta para influenciar decisivamente o rendimento da equipa e dificilmente tal terá resultado de uma articulação com a equipa", continou o professor universitário.

"O Regulamento da FPF não impõe, como já li, que a sanção disciplinar seja a desclassificação: pode o clube ou a sociedade desportiva em causa 'ficar sujeita a outra medida disciplinar'. Mas repito: só quando estão dois ou mais atletas envolvidos. E aqui há só um", terminou, dando a principal razão para o Sporting manter os títulos ganhos de forma legal.



Modalidades

Passo rumo ao título! Benfica goleia e segue firme no Campeonato

Turma vermelha e branca foi a jogo esta terça-feira, 20 de maio, acabando por somar um triunfo importante para as contas da prova

A equipa do Sport Lisboa e Benfica foi a jogo esta terça-feira, acabando por somar um triunfo no Campeonato, que permite estar mais perto do título
A equipa do Sport Lisboa e Benfica foi a jogo esta terça-feira, acabando por somar um triunfo no Campeonato, que permite estar mais perto do título

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Benfica foi a jogo, esta terça-feira, 20 de maio, para medir forças com o Eléctrico, no Jogo 2 dos quartos de final do play-off da Liga Placard. Os encarnados venceram, por 7-4. Silvestre (13' e 32'), Chishkala (18'), Afonso Jesus (20'), Jacaré (31'), Arthur (35') e Lúcio Rocha (37') apontaram os golos da turma encarnada, que permitiram alcançar a meia-final.


Cassiano Klein apostou em Léo Gugiel, André Coelho, Afonso Jesus, Lúcio Rocha e Arthur no cinco inicial. No banco de suplentes, estavamAndré Correia, Daniel Osuji, Silvestre, Higor, Chishkala, Kutchy, Diego Nunes, Tiago Reis e Jacaré.


Ao que à partida diz respeito, o Benfica de Cassiano Klein quis dar continuidade uma resposta no Campeonato Nacional, dando seguimento ao triunfo alcançado no primeiro jogo. Dessa forma a turma encarnada entrou com tudo na partida. Logo, nos primeiro minutos a turma vermelha e branca criou várias situações de perigo, porém o primeiro golo só chegou aos 13 minutos por Silvestre.


Cinco minutos depois, o Pavilhão Fidelidade voltou a fazer a festa, muito graças ao golo apontado Chishkala que colocou o Benfica a vencer por 2-0. No entanto, e apesar da vantagem, a turma de Cassiano Klein não se livrou do susto, uma vez que o Eléctrico haveria de reduzir o marcador. Face ao golo sofrido, a resposta das águias foi imediata e Afonso Jesus, a três segundos do fim, fez o 3-1, resultado que se manteve até ao intervalo.

No regresso dos balneários, o Benfica procurou voltar a fazer balançar as redes contrárias. Porém as coisas não correram da melhor forma e foi mesmo o Eléctrico a reduzir a desvantagem aos 22 minutos. Tal como na primeira metade, este balde d'água fria acordou o Glorioso. As águias voltaram a tomar conta da partida e acabaram por chegar a mais quatro golos, fixando o resultado final em 7-4.


Depois de eliminar o Eléctrico, o Benfica de Cassiano Klein marca presença na meia-final do play-off da Liga Placard. As águias esperam agora por adversário, sendo que o oponente vai sair do confronto entre o Braga e o AD Fundão.


Modalidades

Oficial! Benfica anuncia saída de treinador, após perda de título

Clube da Luz partilhou nota informativa sobre a despedida do técnico encarnado, que irá terminar as funções no dia 30 de junho, no fim da presente época

Através de um comunicado oficial, o Benfica anunciou a saída de treinador, que vai terminar as funções a 30 de junho
Através de um comunicado oficial, o Benfica anunciou a saída de treinador, que vai terminar as funções a 30 de junho

  |

Icon Comentário0

Através de um comunicado oficial, o Benfica anunciou a saída de Alex Pinto, treinador da equipa feminina de futsal. Depois de um fim de época inesperado, o timoneiro e o Clube da Luz terminam a ligação, tal como anunciado pelas águias, esta segunda-feira, 19 de maio, nos meios de comunicação do emblema. 


"O Sport Lisboa e Benfica informa que a ligação do treinador Alex Pinto com o Clube irá terminar no dia 30 de junho", confirmaram as águias, que revelaram, então, a data final da ligação do treinador com os vermelhos e brancos. Embora tenha um vasto currículo no Benfica, onde fez história, tal como destacado pelo Clube na nota oficial, Alex Pinto sai da Luz, após ter perdido o título nacional de forma surpreendente. 


"Alex Pinto e o seu treinador adjunto, Wilson Ferreira, ficam marcadamente ligados à história do futsal do Sport Lisboa e Benfica. O Clube deseja, por isso, felicidades para as suas carreiras", escreveu o Benfica, na nota lançada no site oficial do Clube, esta segunda-feira, 19 de maio. Recorde-se que, no palmarés, enquanto esteve no comando técnico do futsal feminino, Alex Pinto conseguiu  2 Campeonatos, 3 Taças de Portugal, 2 Supertaças e 2 Taças da Liga, além da Futsal Women's European Champions, tendo feito história. 


Recorde-se que, no início do mês de maio, o Atlético fez história e impediu o Benfica de revalidar o título nacional ao vencer as águias no 2.º jogo dos quartos de final do play-off da Liga Feminina Placard. Esse resultado foi inesperado, tendo em conta a hegemonia encarnada na modalidade feminina de futsal, algo que levou a capitã a lamentar o desfecho com um desabafo. 

Importa ainda relembrar que, Alex Pinto assumiu o comando técnico da equipa feminina de futsal do Benfica em 2022. Ao fim de três anos, abandona a Luz, com um sabor amargo na boca, depois do fim de época. Resta, agora, conhecer o próximo técnico das águias. 


Confira os melhores momentos do encontro entre o Benfica e o Atlético, que terminou na eliminação das águias:


Modalidades

Impróprio para cardíacos! Futsal do Benfica sofre, mas derrota Elétrico

Na noite de sexta-feira, 16 de março, a formação encarnada foi a jogo, numa partida com implicações para as contas do título nacional

Numa partida pautada pelo equilíbrio durante a primeira parte, a etapa complementar foi de loucos para o Benfica
Numa partida pautada pelo equilíbrio durante a primeira parte, a etapa complementar foi de loucos para o Benfica

  |

Icon Comentário0

Qualificados para os playoffs da Liga Placard, o Benfica deu o pontapé de saída das eliminatórias com uma visita ao reduto do Elétrico FC. No encontro que decorreu na noite de sexta-feira, a equipa encarnada deu um passo em frente na eliminatória e derrotou a formação local por 4-3.


Após o empate no Pavilhão João Rocha, frente ao Sporting (4-4), que impediu o Benfica de igualar os leões no topo da classificação geral, Cassiano Klein voltou a apostar nos seus melhores atletas para defrontar a equipa alentejana. Nas opções que tinha no banco, o canarinho lançou: Léo Gugiel, Arthur, Afonso Jesus, Jacaré e Lúcio Rocha.


Numa primeira parte muito renhida e equilibrada, marcada por alguns momentos de tensão entre as duas equipas, até foi a equipa da casa que entrou melhor na quadra. à passagem do minuto 3, na conversão de uma grande penalidade, Thiaguinho deu a vantagem ao Elétrico. Cinco minutos mais tarde o Benfica reagiu através do tento do empate, apontado por Jacaré.


No segundo tempo, o Benfica entrou mais forte e conseguiu chegar à vantagem, depois de um remate indefensável de Diego Nunes, à passagem do minuto 21. Apesar da liderança na partida, o Elétrico nunca baixou os braços e foi criando algumas oportunidades de perigo. Contudo, o Glorioso não ficou por aqui e Diego Nunes bisou à passagem do minuto 31. Não ficando por aqui, as águias voltaram a marcar, no minuto seguinte, com o segundo tento de Jacaré. aos 35 minutos, Milton Dias reduziu para os anfitriões.A dois minutos do fim, o Elétrico voltou a reduzir, através de uma grande penalidade, apontada por Thiaguinho, que bisou.

Com este triunfo, as águias dão um passo em direção à qualificação para a próxima ronda. Ao derrotar o Elétrico, o Benifca está em vantagem na eliminatória, à melhor de dois. O próximo encontro está agendado para o próximo dia 20 de maio, terça-feira, no Pavilhão Fidelidade, às 21h00.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


E esta? Lenda do Benfica descarta título: "Sporting continua..."
Modalidades

E esta? Lenda do Benfica descarta título: "Sporting continua..."

 

Icon Comentário0
Ex Benfica reage a saída de atleta: "Não se admirem se aparecer a jogar no Sporting"
Modalidades

Ex Benfica reage a saída de atleta: "Não se admirem se aparecer a jogar no Sporting"

 

Icon Comentário0
Com Barcelona 'à coca', estrela do Benfica confirma saída: "Decisões..."
Modalidades

Com Barcelona 'à coca', estrela do Benfica confirma saída: "Decisões..."

 

Icon Comentário0