
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
48h depois do apito final do último Clássico da presente temporada, entre o Porto e o Benfica, que culminou no triunfo dos encarnados (4-1), o rescaldo ainda está a ser feito e todos os intervenientes estão a ser alvo de escrutínio, como foi o caso de João Pinheiro, juiz responsável pelo encontro do passado domingo, 6 de abril, no Estádio do Dragão.
Na crónica de opinião, da autoria de Duarte Gomes, publicada na edição impressa do jornal ‘A Bola’, o antigo árbitro voltou a analisar as incidências do encontro entre os dois rivais. No seu texto, o ex juiz de futebol reconheceu a importância do Clássico em questão e analisou a escolha de João Pinheiro.
Sobre o Porto - Benfica, Duarte Gomes voltou a frisar que se tratava de um jogo essencial: “O FC Porto ainda alimentava a esperança de chegar ao título e queria dar mostras de força, até porque do outro lado estava o grande rival de Lisboa. Por outro lado, o Benfica precisava vencer para manter a liderança e não ser ultrapassado pelos vizinhos de Alvalade”.
Sobre a escolha do árbitro bracarense para dirigir a partida de domingo, Duarte Gomes reconheceu que foi uma escolha acertada. Contudo, reparou que a sua escolha acaba por ser muito recorrente para estes jogos, o que pode criar alguma estranheza no público. “João Pinheiro é escolha recorrente para jogos desta dimensão, o que para o exterior passa duas mensagens muito claras: a ausência de alternativas dentro do grupo e a exposição desgastante do bracarense em jogos exigentes e mediatizados”, constatou.
Duarte Gomes - João Pinheiro é escolha recorrente para jogos desta dimensão, o que para o exterior passa duas mensagens muito claras
Por fim, Duarte Gomes deixa uma crítica construtiva a quem comenta e aprecia futebol, afirmando que se pode falar de arbitragem, sem ter de haver casos polémicos. “Ninguém fala de João Pinheiro e colegas. Isto apenas reforça o óbvio: mesmo que o foco não esteja sempre no trabalho dos árbitros, é possível haver emoção, entusiasmo e adrenalina. Não é preciso o penálti duvidoso ou o vermelho mal exibido para haver animação, converseta de café, indignação e regozijo”, assegurou.
Trabalho do Presidente dos encarnados no último mercado de inverno foi destacado de forma positiva, com o dirigente verde e branco a merecer críticas
|
A jornada terminou com o Benfica a ter grandes motivos para festejar. O triunfo por 4-1 sobre o Porto, obtido no Estádio do Dragão, no último domingo, aliou-se na perfeição ao empate registado entre o Sporting e o Braga, na segunda-feira, e as águias são agora líder isoladas do campeonato, cenário que foi analisado por Bernardo Ribeiro.
Bernardo Ribeiro: "Rui Costa viu mais longe do que Varandas no mercado de janeiro"
Na edição de hoje do 'Record', o diretor deste jornal destaca que o Clássico foi "inesquecível" e, logo depois, deixou críticas a Frederico Varandas, presidente do Sporting, sendo que em sentido contrário fez elogios a Rui Costa, dirigente encarnado.
"Foi Rui Costa que viu mais longe do que Varandas no mercado de janeiro. As peças acrescentadas estão a fazer toda a diferença. Poupar às vezes sai caro", sublinhou Bernardo Ribeiro que, neste texto, também arrasou o treinador do Sporting.
"Rui Borges, esse, continua com dificuldades em libertar-se da imagem de treinador de equipa pequena. Ontem voltou a trocar os pés pelas mãos nas substituições, com especial destaque para o desprezo a que condena o jovem Harder. Ao tanto querer segurar acabou por sofrer, algo que acontece muito a quem tem vistas curtas. A gestão não é o forte do técnico, que ainda assim pode sempre queixar-se das lesões que lhe retiram qualidade no miolo", completou.
O Benfica, depois da importante vitória sobre o Porto, tem agora que se focar no embate diante do Tirsense, que acontecerá em Barcelos, casa emprestada da equipa de Santo Tirso. A bola começa a rolar a partir das 20h45 e Bruno Lage já está a preparar alterações ao onze.
Treinador dos encarnados marcou presença na sala de imprensa para fazer o balanço do encontro marcado para a próxima quarta-feira, 9 de abril
|
Bruno Lage marcou presença esta terça-feira, 8 de abril, para fazer a antevisão ao duelo do Benfica com o Tirsense, a valer para a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. O encontro está agendado para as 20h45, da próxima quarta-feira, 9 de abril, em Barcelos. Confira tudo o que disse o técnico aos jornalistas.
Como se muda o chip para este jogo?
É treinar, com seriedade para defrontar o Tirsense e respeitar muito a competição. Antecipo a minha disponibilidade para estar aqui para falar da Taça de Portugal, esse é o foco. Fizemos um percurso muito bom, não ganhamos esta prova desde 2016/17 e há que valorizar também o Tirsense, um histórico do nosso futebol e é bom reconhecermos o trabalho destes clubes e de um treinador que esteve nesta casa. Foco total em fazer um bom resultado e assumir o favoritismo na eliminatória".
Como viu o jogo do Sporting ontem com o Sp. Braga? O Benfica é o favorito à conquista do título?
"Somos favoritos é a vencer esta eliminatória com o Tirsense. O nosso foco tem de ser assim, o próximo jogo".
Condolências pela morte de Aurélio Pereira
"Sentimentos à família e recordar o trabalho fantástico que fez na prospeção, não só no Sporting mas também em termos nacionais. Acredito que as pessoas que trabalharam com ele têm o mesmo carinho que nós temos pelo Jaime Graça. As nossas condolências.
Não tem receio que o Benfica passe da euforia à depressão? Este Benfica tem estofo para ganhara Taça de Portugal e ser campeão?
"A forma como treinamos leva-nos a acreditar que estarmos preparados. Sofrendo dois golos com o Farense, como se encara o jogo seguinte? É com foco e determinação. Agora é respeitando o Tirsense, nunca permito que os jogadores pensem mais do que aquilo que controlamos, que é a forma como preparamos o jogo. A onda do Benfica não permite que isso entre de forma a prejudicar ou distrair a equipa".
Otamendi é o jogador de campo com mais minutos no top das 10 ligas europeias. Boa oportunidade para gerir o jogador?
"Aproveito para dizer que vou gerir o Nico em minutos de campo e de viagem, poupar a viagem de autocarro".
Tomás Araújo será poupado?
"Não vamos poupar ninguém, vamos gerir. Vai jogar o Samu, o António, o Tino... Vamos determinados a fazer um grande jogo e vamos fazer a gestão que temos de fazer. Otamendi fica em casa".
Seferovic dizia que Bruno Lage foi importante para mudar a energia do grupo em 2018/19.
"São grupos diferentes. O que sinto, pelos mais velhos, é a determinação que colocam em campo. E nos momentos difíceis conseguimos marcar presença, foi o que fizemos na Juventus, no último jogo... Sentimos os jogadores determinados em querer fazer as coisas bem. Dedicação enorme em tentar cumprir sempre o nosso plano de jogo e isso deixa-me orgulhoso. Têm o sentimento de jogar em equipa e isso é visível em campo".
Os jogadores que possam ter mais minutos podem ganhar mais espaço?
"Todos vivem de rendimento, mesmo estando no banco. Estamos atentos à postura. Não falo em poupar poque temos feito isso nos últimos dois meses, não é poupar, é jogar de três em três dias, é perceber qual o melhor onze para aquele momento".
Tomás Araújo vai ter de parar até ao final da época?
"Será conforme o jogo e o que ele for sentindo. Fez 60 minutos de enorme qualidade. Quando fazemos o onze temos de completar a convocatória tentando colocar jogadores que possam jogar em mais do que uma posição, para que todas estejam cobertas. Tem feito um trabalho fantástico e preferimos às vezes temos tê-lo no banco, porque joga a lateral esquerdo, direito. O Leandro Santos vai jogar amanhã".
O jogo de amanhã pode ser uma oportunidade para Prestianni?
"Claro que sim, está convocado".
Extremo internacional turco esteve em grande plano no jogo diante do Porto e nas bancadas houve quem estivesse particularmente atento à sua prestação
|
O Arsenal continua indeciso em relação ao futuro de Fábio Vieira, jogador que se encontra cedido ao Porto, e de forma a observar em que estado se encontra o jogador luso, os gunners enviaram representantes ao Estádio do Dragão, para assistirem ao Clássico do último domingo, e estes estiveram igualmente atentos... a um craque do Benfica.
A imprensa desportiva inglesa dá conta do facto de Kerem Akturkoglu ter sido analisado ao detalhe pelos funcionários do emblema inglês e há uma forte possibilidade de que as referências que irão chegar a quem tem o poder de decisão sejam muito positivas.
O extremo turco, por coincidência ou não, fez um grande jogo diante dos dragões e está, até, prestes a superar a sua melhor época no que diz respeito a contribuições para golo. Akturkoglu, de acordo com o portal inglês 'TBR Football', integra a lista de alvos do Arsenal ainda antes de se ter transferido para a Luz.
A fonte em causa refere, ainda, que o hattrick de Vangelis Pavlidis também despertou a atenção do emblema da Premier League que, como se sabe, já chegou a sondar Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, o que comprova que o interesse na contratação de um jogador para o setor mais avançado do terreno é real.
Akturkoglu - atualmente avaliado em 25 milhões de euros - parece já ter dado à volta à crise de más exibições que atravessou e tudo indica que voltou à forma física com que se apresentou no início da época. Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, já marcou presença em 41 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O extremo das águias leva 14 golos e oito assistências nos 2.600 minutos que já registou com o Manto Sagrado.