Modalidades
Neemias Queta vive noite inesquecível na vitória dos Boston Celtics; Ex Benfica em grande
05 Fev 2026 | 15:19
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
11 Fev 2023 | 10:42 |
Carlos Lisboa, antigo camisola 7 do Benfica, que também treinou a equipa da Luz e, mais tarde, assumiu outras funções no Clube, foi homenageado, pela Câmara Municipal de Lisboa, recebendo, na passada sexta-feira, dia 10 de fevereiro, a Medalha Municipal de Mérito Desportivo das mãos do edil Carlos Moedas. "O Benfica será sempre especial. Deu-me o mundo", foram algumas das palavras do antigo atleta e treinador, depois de Moedas o considerar “um símbolo da capital. Elevou o nome da cidade e do país”. A cerimónia, cujas fotografias foram partilhadas pelo Glorioso, através do site oficial, decorreu nos Paços do Concelho e contou com a presença de Rui Costa e de vários elementos da Direção encarnada.
Carlos Moedas não poupou nos elogios, chamando “lenda” ao seu homónimo e descrevendo os feitos históricos, que fazem com que, passados 26 anos e após se ter aposentado, Carlos Lisboa seja considerado, ainda, “o melhor jogador português de basquetebol de todos os tempos”. Ao serviço do Glorioso conquistou 43 troféus, no total, 26 enquanto atleta. Ao todo, o português arrecadou 15 títulos de campeão nacional e, enquanto jogador, mais de uma década de jogos de águia ao peito. https://twitter.com/glorioso1904pt/status/1624358977646493696
Águias surgem entre os clubes apontados a um ambicioso projeto internacional que promete revolucionar o negócio do desporto
13 Fev 2026 | 18:03 |
O nome do Benfica é apontado como um dos clubes de futebol com potencial para integrar a futura liga europeia promovida pela NBA. Segundo Mark Tatum, vice-comissário da liga norte-americana, existem três categorias de potenciais proprietários: clubes de basquetebol já existentes, clubes de futebol interessados em criar equipas e investidores independentes.
Questionado sobre o envolvimento de clubes de futebol, Tatum foi claro: "Não há uma regra que diga que temos de ter clubes de futebol ou não. Depende realmente do mercado e de quem é o parceiro certo, o investidor certo, nesse mercado". O Benfica tem sido associado a essa possibilidade, até porque o tema já foi discutido em contexto eleitoral no Clube.
A nova competição deverá arrancar com 12 franquias e poderá expandir no futuro. George Aivazoglou, diretor geral da NBA Europa e Médio Oriente, explicou que o objetivo passa por incluir "marcas fortes, história sólida, bases de adeptos apaixonadas, arenas", requisitos que se aplicam a vários emblemas europeus com dimensão internacional, incluindo o Benfica.
Outro ponto central é a exigência de infraestruturas. "Esperamos que as pessoas que vão investir nessas franquias também invistam em um recinto de classe mundial", sublinhou Tatum, destacando que a experiência do adepto "é totalmente diferente" em arenas modernas, com camarotes e áreas de hospitalidade. De lembrar que o Clube encarnado pretende construir novos pavilhões e uma arena multiusos no projeto Benfica District.
Em termos financeiros, a ambição é clara: criar um modelo sustentável e lucrativo. "A NBA sabe muito bem como comercializar uma liga", referiu Aivazoglou, acrescentando que as novas arenas terão um papel crucial na monetização, funcionando até "250 ou 300 noites por ano". O objetivo passa por gerar lucro e "reinvestir no ecossistema", criando uma mudança estrutural no panorama do basquetebol europeu.
Formação vermelha e branca esteve em ação na tarde deste sábado, 7 de fevereiro, onde somou pontos importantes face ao deslize de um rival direto
07 Fev 2026 | 17:37 |
A equipa de basquetebol do Benfica regressou aos triunfos na tarde deste sábado, 7 de fevereiro. Na deslocação ao reduto do Imortal, as águias saíram a sorrir com um triunfo por 105-95, em partida a contar para a 14.ª jornada da fase regular da Liga Betclic. Com este resultado, o Glorioso reforçou a liderança, com 27 pontos.
Uma semana depois do desaire contra o Sporting, Norberto Alves voltou a apostar no melhor quinteto frente ao Imortal. Assim, o técnico encarnado lançou na quadra a seguinte equipa: Makram Ben Romdhane, Aaron Broussard, Geno Crandall, Eduardo Francisco e Yussuf Temidayo.
À semelhança do dérbi frente ao Sporting, o Benfica voltou a realizar um arranque de partida abaixo do expectável, com o Imortal a liderar o primeiro período de jogo. No primeiro descanso, a equipa da casa vencia por 32-29, com as águias a correrem atrás do prejuízo.
No segundo quarto, a história foi bastante idêntica à que se tinha registado no primeiro parcial. A formação liderada por Norberto Alves tentava recuperar da desvantagem, mas os anfitriões eram implacáveis no lançamento. Ao intervalo, o Imortal vencia o Clube da Luz por 54-50.
No terceiro quarto, o Benfica levou uma sacudida psicológica e conseguiu reagir ao resultado mais cedo do que tinha sido no dérbi. Com uma maior taxa de eficácia, as águias viraram o marcador e foram descansar a vencer por 77-68. No último período, o Clube da Luz confirmou a reviravolta e o triunfo diante do Imortal, por 105-95.
Antigo jogador do emblema encarnado e dos merengues fez importante anúncio nas redes sociais, esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro
05 Fev 2026 | 16:25 |
É oficial. Álex Suárez, antigo jogador de basquetebol de clubes como o Benfica e Real Madrid, anunciou o fim da sua carreira na modalidade profissional, esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro. Aos 32 anos, decidiu retirar-se, deixando uma mensagem emotiva nas redes sociais.
Á. Suárez: "Hoje fecho uma etapa muito importante da minha vida"
No post, deixou uma longa declaração sobre o que o basquetebol significou na sua vida: "Hoje fecho uma etapa muito importante da minha vida. Foram muitos anos dedicados ao basquetebol, cheios de aprendizagens, sacrifícios, momentos bons e outros nem tanto, mas todos eles fundamentais para me tornar na pessoa que sou hoje. Vou em paz, orgulhoso do caminho que percorri e profundamente agradecido a todos os clubes, treinadores, colegas, staff e adeptos que fizeram parte desta viagem. Levo comigo amizades para a vida, experiências inesquecíveis e valores que o desporto me ensinou e que nunca vou perder".
O jogador destacou ainda a importância das amizades e das experiências vividas nos clubes por onde passou. O atleta começou a sua carreira em Badalona, passou pelo Benfica na temporada 2018/19 e esteve em várias equipas de topo na Liga ACB, incluindo Joventut Badalona, Bilbao Basket, Zaragoza, Tenerife, Obradoiro e Real Betis.
Á. Suárez: "Levo comigo memórias e ensinamentos que vão muito além das quadras"
Álex Suárez recordou também o impacto humano do desporto: "Cada treinador com quem trabalhei, cada colega e cada adepto com quem cruzei caminho ajudou-me a crescer não só como atleta, mas como pessoa. Levo comigo memórias e ensinamentos que vão muito além das quadras".
Durante a época 2018/19, Álex Suárez teve uma participação destacada ao serviço do Benfica - que perdeu a última partida -, entrando em 45 jogos, nos quais apresentou médias sólidas para um jogador de rotação: registou 9,3 pontos por jogo, 0,8 assistências e 3,7 ressaltos por encontro.
Benfica derrotou a Oliveirense no último segundo:
Neemias Queta vive noite inesquecível na vitória dos Boston Celtics; Ex Benfica em grande
05 Fev 2026 | 15:19
Entrada irreconhecível do Benfica confirma derrota no dérbi frente ao Sporting
31 Jan 2026 | 17:35
Benfica evita primeira derrota na Liga com últimos 10 minutos de luxo
24 Jan 2026 | 20:56