
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
Carlos Lisboa, antigo camisola 7 do Benfica, que também treinou a equipa da Luz e, mais tarde, assumiu outras funções no Clube, foi homenageado, pela Câmara Municipal de Lisboa, recebendo, na passada sexta-feira, dia 10 de fevereiro, a Medalha Municipal de Mérito Desportivo das mãos do edil Carlos Moedas. "O Benfica será sempre especial. Deu-me o mundo", foram algumas das palavras do antigo atleta e treinador, depois de Moedas o considerar “um símbolo da capital. Elevou o nome da cidade e do país”. A cerimónia, cujas fotografias foram partilhadas pelo Glorioso, através do site oficial, decorreu nos Paços do Concelho e contou com a presença de Rui Costa e de vários elementos da Direção encarnada.
Carlos Moedas não poupou nos elogios, chamando “lenda” ao seu homónimo e descrevendo os feitos históricos, que fazem com que, passados 26 anos e após se ter aposentado, Carlos Lisboa seja considerado, ainda, “o melhor jogador português de basquetebol de todos os tempos”. Ao serviço do Glorioso conquistou 43 troféus, no total, 26 enquanto atleta. Ao todo, o português arrecadou 15 títulos de campeão nacional e, enquanto jogador, mais de uma década de jogos de águia ao peito. https://twitter.com/glorioso1904pt/status/1624358977646493696
Equipa dos vermelhos e brancos garantiu mais uma vitória importante, estando cada vez mais próxima de fazer história no Clube da Luz
|
A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, esta quarta-feira, 29 de maio, o Ovarense. Os encarnados acabaram por vencer, por 89-80, na partida referente ao jogo 3 das meias-finais do play-off da Liga Betclic. Os parciais do duelo foram: 8-22 | 28-47| 63-61 e 80-89. O Glorioso garantiu a final!
Para este encontro, Norberto Alves apostou em Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Betinho Gomes e Nico Carvacho no cinco inicial para fazer frente aos minhotos na partida desta quinta-feira. Eduardo Francisco, Tiago Filipe, José Barbosa, Makram Romdhane, Diogo Gameiro, Daniel Relvão e Ivica Radic eram os suplentes.
Já o Ovarense alinhou com Delaney Blaylock, Daniel Oladapo, Rodrigo Soeiro, Gustavo Teixeira e Alexander Thompson de início. Render Woods, Ivan Pavicevic, Nuno Morais, Francisco Miguel, Jonathan Silva e Rúben Sona foram os suplentes eleitos no conjunto vitoriano.
Vindos de uma vitória no segundo jogo da meia-final, o basquetebol do Benfica entrou com tudo na partida, acabando por se destacar no marcador, distanciando-se da Ovarense, o que permitiu vencer o primeiro quarto (22-8). No segundo parcial as águias continuaram por cima e o resultado ao intervalo acabou por ser maior (47-28).
No regresso dos balneários, para a segunda parte, o Benfica colocou o pé do acelerador. As águias queriam garantir uma vantagem maior, para ficarem mais perto de conquistar o Campeonato Nacional, pela quarta vez consecutiva. No entanto, a Ovarense ainda conseguir ficar à frente na partida, com a vitória no terceiro quarto (63-61). O quarto parcial viu um Glorioso forte, acabando por não dar hipóteses ao adversário. No final, o Benfica fechou o jogo desta tarde com uma vitória por 89-80 e garantiu a final do play-off.
Timoneiro do Clube da Luz conversou com agência Lusa e revelou segredos da temporada, onde destacou equipa forte e elemento fundamental
|
Eugénio Rodrigues, técnico da equipa de basquetebol feminina do Benfica, desabafou depois da conquista do Campeonato Nacional. O timoneiro revelou, em entrevista, alguns aspetos fundamentais para manter sua turma campeã por várias épocas consecutivas, destacando que ter uma boa equipa é essencial, mas também é preciso ter alguma sorte.
Eugénio Rodrigues - "É preciso ter alguma sorte para conseguir que tudo corra bem"
"Ninguém é campeão sem uma boa equipa e por fim também ter alguma dose de sorte, porque no meio disto tudo, como em tudo na vida, é preciso ter alguma sorte para conseguir que tudo corra bem nos momentos decisivos", começou por dizer Eugénio Rodrigues, em entrevista à Agência Lusa.
O técnico explicou, em seguida, como é que as águias foram capazes de vencer, após não terem somado o melhor registo na fase regular. "Todos nos outros, nos restantes quatro (campeonatos), o campeão nunca foi o primeiro classificado da fase regular. É sinal de equilíbrio, é sinal de facto de grande competitividade nesta modalidade e em concreto no setor feminino", referiu.
Eugénio Rodrigues - que perdeu uma jovem promessa para a próxima época - ainda destacou o facto do Clube da Luz ter obtido sucesso na maior parte da temporada. "O Benfica, esta época, esteve em todas as finais e conseguiu vencer três das cinco. Gostava de ter vencido as cinco. Para a modalidade, se calhar para o adepto dos outros clubes, ainda bem que não há uma equipa hegemónica", disse.
"Eu diria que (chegar ás finais) não é tão importante como vencer, porque vencer é sempre o objetivo máximo, mas tem de ser um objetivo que corre em paralelo com vencer. Caso contrário, acabamos de ficar fora das decisões e não é isso que queremos", concluiu Eugénio Rodrigues sobre a importância de chegar até decisões mesmo sem vencê-las.
Com a próxima temporada em mente, o Líder dos Benfiquistas fechou mais um negócio e atleta vai vestir de águia ao peito em 25/26
|
Quase a ser oficializado, Joana Soeiro está de regresso ao Benfica, depois de ter cumprido uma passagem inicial de águia ao peito. Conforme adiantou o jornal A Bola, a base de 30 anos despediu-se do seu atual clube no início desta semana, onde representou durante uma temporada.
Numa publicação feita nas redes sociais, a basquetebolista anunciou a sua saída dos espanhóis do CD Zamarat, onde cumpriu apenas uma temporada. Na sua conta oficial de Instagram, a internacional portuguesa deixou uma mensagem de despedida a todos os elementos do clubes, tal como aos adeptos.
“Quero deixar um agradecimento especial a este @recoletaszamora onde tive o privilégio de jogar. Infelizmente, não conseguimos alcançar o objetivo principal que tanto desejávamos, mas saimos com a cabeça erguida e um sentimento enorme de orgulho por tudo o que construímos do zero - juntos”, começou por dizer Joana Soeiro.
“Foram meses de muito trabalho, esforço e dedicação por parte de todos — jogadores, staff técnico e clube. Cada treino, cada jogo, cada momento vivido mostrou o compromisso que tivemos até ao fim”, acrescentou. Por fim, assegurou que foi uma honra representar o clube: “Levo comigo novas aprendizagens e cada vez “a mochila” mais e mais cheia. Obrigado por tudo @recoletaszamora , foi uma honra 🧡”.
Vale recordar que, Joana Soeiro vestiu o Manto Sagrado entre 2019 e 2023, onde participou em 144 jogos, assinando 1.239 pontos. Ao todo, conquistou dois Campeonato Nacionais, duas Taças de Portugal, duas Supertaças, duas Taças da Federação e duas Taças Vítor Hugo. No entanto, segundo a mesma fonte, além do regresso de Joana Soeiro, Rui Costa também assegurou também o regresso de Letícia Soares.
Confira aqui a publicação de Joana Soeiro: