Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
18 Dez 2025 | 03:00 |
O Sport Lisboa e Benfica pretende segurar Eduardo Francisco, uma das suas maiores pérolas do basquetebol, que sofreu um inesperado desaire no último fim-de-semana. Neste Exclusivo Glorioso 1904, damos conta de que a direção liderada por Rui Costa iniciou contactos para prolongar a ligação contratual deste jovem talento que tem evoluído de forma sustentada. O objetivo passa por garantir a continuidade do extremo angolano no plantel principal das águias.
O atual vínculo laboral do atleta expira já no final da presente época desportiva. Recorde-se que o jogador tinha rubricado um novo acordo em julho de 2024, mas a sua progressão justifica agora uma revisão das condições. A estrutura encarnada pretende blindar o ativo e evitar a saída a custo zero.
Existe um forte otimismo nos bastidores da Luz quanto ao desfecho feliz deste processo negocial. Os responsáveis do Clube acreditam que vão conseguir convencer o craque a permanecer de águia ao peito por mais tempo. A vontade mútua de continuar a parceria deverá facilitar o entendimento entre as partes envolvidas brevemente.
O basquetebolista é internacional por Angola e tem apenas 22 anos. Atuando preferencialmente nas posições de extremo ou poste, fez todo o seu percurso nas camadas jovens do Glorioso. Os técnicos reconhecem-lhe um enorme potencial físico e técnico para se afirmar como referência futura da modalidade em Portugal.
Na corrente temporada, o camisola 18 tem somado minutos importantes na rotação da turma liderada por Norberto Alves. Eduardo Francisco participou em 15 jogos oficiais nas diversas competições, contabilizando um total de 69 pontos marcados. O registo inclui presenças na Liga Portuguesa, Taça de Portugal, Taça da Liga e também na Champions League.
Na noite desta terça-feira, o Clube da Luz colocou um ponto final na caminhada europeia com mais um desaire complicado de digerir
16 Dez 2025 | 20:48 |
A equipa de basquetebol do Benfica voltou a desiludir, ao perder na visita ao Gran Canaria (87-63). A equipa encarnada terminou, assim, a sua participação na Liga dos Campeões com mais um desaire no currículo, falhando a qualificação para o play-in.
A equipa encarnada chegou ao reduto do emblema espanhol com a confiança abalada, depois de ter sido eliminada, de forma surpreendente, pelo Braga, nos oitavos de final da Taça de Portugal. Frente ao Gran Canaria, Norberto Alves apostou na seguinte formação inicial: Aaron Broussard, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Makram Ben Romdhane e Betinho Gomes.
A necessitar de uma vitória para continuar a sonhar com a continuidade na prova, o Benfica entrou mais forte e conseguiu resistir ao domínio dos espanhóis, indo para o primeiro intervalo com um empate no marcador (18-18), dando algumas esperanças ao Clube da Luz.
No segundo período, as águias cometeram alguns deslizes e ficaram três pontos atrás do adversário, que venceu o parcial por 20-17. Ao intervalo, o Gran Canaria vencia por 38-35. No terceiro quarto, a situação do Benfica complicou-se ainda mais, com o adversário a aumentar a vantagem, fixando o resultado em 60-48 a seu favor (22-13 no parcial).
No quarto e último período, o Gran Canaria puxou dos galões e acentuou ainda mais a má exibição da equipa de Norberto Alves, sentenciando mais uma derrota na última jornada da fase de grupos. Feitas as contas, o Benfica termina no último lugar, com sete pontos, e vê o Le Mans assegurar o play-in.
Clube da Luz entrou em campo esta sexta-feira, dia 12 de dezembro, para disputar mais um encontro referente à prova rainha em solo nacional
12 Dez 2025 | 21:06 |
A equipa de basquetebol do Benfica perdeu, com o Braga por 81-82, este sábado, dia 6 de dezembro, em jogo referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Num encontro disputado no Pavilhão Fidelidade, as águias foram eliminadas da competição, depois do amasso ao segundo classificado da Liga.
O Benfica entrava em campo como claro favorito, contra um Braga que ocupa a sétima posição na Liga Portuguesa. As águias, que só somam vitórias no campeonato, tiveram algumas dificuldades na primeira parte: os 10 minutos iniciais terminaram com 22-21 no marcador, sendo que o segundo parcial fechou com 21-15 (as águias comandavam 43-36 ao intervalo).
No segundo tempo, o Benfica voltou a viver uma situação semelhante. O Braga veio dos balneários determinado em anular a vantagem encarnada, e o Clube da Luz teve de puxar dos galões para se manter no encontro. O terceiro parcial terminou com 17-29 para o Braga, e os derradeiros 10 minutos fecharam com 21-17 para os encarnados, o que significou o resultado final de 81-82, a favor dos minhotos.
O grande destaque do emblema encarnado no encontro foi Aleksander Dziewa. O polaco fez 22 pontos, oito ressaltos e uma assistência. Já Koby McEwen somou 13 pontos, três ressaltos e três assistências, números insuficientes para que o Benfica pudesse triunfar.
Com esta derrota - a quinta em 15 jogos na presente temporada - os comandados de Norberto Alves ficam-se pelos oitavos-de-fina da Taça de Portugal. O próximo jogo da formação encarnada é na terça-feira, dia 16 de dezembro, frente ao Gran Canaría, a contar, para a sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O jogo está marcado para as 19h00, no reduto adversário, em Espanha.
Emblema encarnado entrou com tudo no encontro e superiorizou-se ao adversário, em duelo a contar para a sétima jornada do Campeonato Nacional
06 Dez 2025 | 18:16 |
A equipa de basquetebol do Benfica venceu a Ovarense por 96-70, este sábado, dia 6 de dezembro, em jogo da sétima jornada da fase regular da Liga Portuguesa. Num encontro disputado na Arena de Ovar, as águias triunfaram, depois da vitória na Taça da Liga.
O Benfica entrou com tudo no encontro e superiorizou-se ao adversário durante o primeiro tempo. Nos 10 minutos iniciais, as águias conseguiram uma vantagem de 22-16. No segundo período, houve maior equilíbrio (24-23), números que davam vantagem às águias ao intervalo (46-39).
No segundo tempo, o Benfica geriu a gigante vantagem que trouxe do intervalo. Ainda assim, o emblema encarnado mostrou-se a bom nível e voltou a vencer o terceiro parcial por 29-12 e entrou nos últimos 10 minutos com vantagem de 24 pontos. O derradeiro parcial voltou a ser de algum equilíbrio, mas viu o Benfica carimbar mais uma vitória, com resultado final de 96-70.
O grande destaque do emblema encarnado no encontro foi Aaron Broussard. O norte-americano fez 17 pontos, quatro ressaltos e três assistências. Já Betinho Gomes somou 15 pontos e dois ressaltos, números suficientes para que o Benfica pudesse triunfar.
Com esta vitória - a décima em 14 jogos na presente temporada - os comandados de Norberto Alves mantém o registo 100% vitoriosos no campeonato e continuam no primeiro lugar da tabela classificativa (14 pontos), seguido da Ovarense (no segundo lugar, à condição, com 12 pontos). O próximo jogo da formação encarnada é na quarta-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Galitos, a contar, para a oitava jornada. O jogo está marcado para as 19h00, no Pavilhão Fidelidade.