Futebol
Mensagem enigmática de craque do Benfica em fase decisiva da recuperação: “Um dia de cada vez”
05 Fev 2026 | 12:16
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
05 Fev 2026 | 15:37 |
Mesmo sem muitas movimentações, a SAD do Benfica liderada por Rui Costa delineou um plano para conseguir arrumar a casa no mercado de transferências que entretanto encerrou em Portugal. Grande parte da estratégia envolveu os jogadores formados no Seixal.
Rui Costa e os seus pares decidiram metodicamente colocar jogadores como Leandro Santos e Rafael Obrador, cuja vida se antevia difícil na Luz. Tudo isto com um objetivo claro: abrir vagas no plantel para outros talentos do Benfica Campus, como Anísio Cabral, José Neto e Daniel Banjaqui.
As águias têm já acordos para renovação fechados com Anísio e José Neto, faltando apenas que sejam formalizados depois de cumprirem os 18 anos de idade – o avançado atingirá a maioridade ainda este mês, no dia 15, enquanto o lateral-esquerdo celebra o aniversário a 19 de abril. Há ainda boas notícias para Rui Costa no que diz respeito ao dossiê de Daniel Banjaqui, que também está mais próximo de renovar.
Os três campeões mundiais sub-17 já deram nas vistas. Anísio precisou apenas de um toque na bola para marcar na estreia na equipa principal (na goleada, por 4-0, ao Estrela da Amadora); Banjaqui já foi chamado por José Mourinho ao onze inicial em duas ocasiões (tanto no mesmo jogo frente à equipa da Reboleira, como no nulo em Tondela); e Neto somou minutos (na derrota, por 2-0, com o Nápoles e na vitória, por 4-0, ante o Moreirense).
É ainda possível que algo suceda no dossiê de João Rego nas próximas horas. Isto porque o mercado continua aberto na Grécia até amanhã e o PAOK observa muito atentamente o avançado. O emblema de Salónica já iniciou ligações com a direção encarnada, estando o futuro do jogador nas mãos das águias.
Jogador que podia ter reforçado Clube encarnado no último mercado de inverno acabou por gerar discussões e expetativas entre clubes portugueses
05 Fev 2026 | 15:31 |
O Estrela da Amadora entende ter direito a receber 1,2 milhões de euros do Rio Ave relativamente à transferência falhada de André Luiz para o Benfica. Os tricolores entendem ter direito à verba correspondente após as negociações entre o Rio Ave e as águias não terem tido sucesso. A equipa da Reboleira tem 10% dos direitos económicos do extremo brasileiro.
Os encarnados apresentaram uma proposta de 12 milhões de euros (mais 3 M por objetivos) para recrutarem André Luiz, mas os vila-condenses recusaram essa oferta. Como é sabido, o esquerdino rumou, dias mais tarde, ao Olympiakos por 6,75 M. Cerca de metade do valor que as águias tinham colocado em cima da mesa.
Paulo Lopo, presidente da SAD do Estrela da Amadora, confirmou, ao jornal 'A Bola', que a intenção dos tricolores era receberem os 1,2 M: "O Estrela da Amadora entende que tem direito a receber essa verba, uma vez que é detentor de 10 por cento dos direitos económicos do jogador, sendo certo que não nos cabe a nós avaliar se a decisão de o Rio Ave rejeitar a proposta do Benfica foi correta ou não.
O dirigente dos tricolores não escondeu o desagrado: "Eu, enquanto presidente da SAD do Estrela da Amadora, tenho o dever de defender intransigentemente os interesses do clube, pelo que neste caso, e até de acordo com o parecer do nosso departamento jurídico, estou certo de que a razão está do nosso lado, pelo que espero que o processo possa ficar resolvido dentro dos trâmites legais e sempre com a boa-fé de todas as partes envolvidas", assumiu.
A intransigência do clube liderado por Evangelos Marinakis surgiu pelo facto de o magnata helénico não ter gostado da maneira como os responsáveis encarnados conduziram o negócio, exigindo que o Benfica pagasse a cláusula de 20 milhões de euros de André Luiz.
Autor de golo e duas assistências em triunfo, médio de 20 anos dos encarnados soma agora o maior número de golos da história do Clube
05 Fev 2026 | 15:24 |
Gonçalo Moreira tem sido a figura-mor da campanha do Benfica na presente edição da UEFA Youth League. O criativo de 20 anos voltou a brilhar no duelo das águias diante do Slavia Praga (3-2), nos 16 avos de final, com um golo e duas assistências, e alcançou marca notável.
O médio criativo empatou as contas aos 61 minutos e tornou-se no jogador encarnado com mais golos marcados na história da competição europeia. O jovem soma 12 remates certeiros em 16 jogos disputados na prova durante as últimas três temporadas.
O internacional sub-20 português não marcou em 2023/24, fez o gosto ao pé em quatro ocasiões na temporada seguinte e já regista o dobro dos remates certeiros na presente edição da prova. À entrada para o duelo dos 16 avos de final, Gonçalo Moreira somava os mesmos 11 golos de José Gomes e Diogo Gonçalves.
Vale lembrar que José Mourinho, na conferencia de imprensa após o Benfica - Gil Vicente, em setembro, revelou que tinha "um fraquinho" pelo atleta de 20 anos. "E não entrou o Gonçalo Moreira, pelo qual do pouco que vi esta semana tenho um fraquinho", disse, na altura.
Na presente temporada, Gonçalo Moreira - avaliado em 1,2 milhões de euros - já realizou o total de 25 jogos oficiais: 15 na Segunda Liga, seis na UEFA Youth League, três na Premier League International Cup e um na Liga Revelação. Nos 1.483 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o futebolista registou 14 golos e seis assistências.
Extremo argentino passa agora a poder ser inscrito na na Lista B, sendo considerado formado localmente, o que abre espaço a novos nomes
05 Fev 2026 | 14:54 |
Gianluca Prestianni completou recentemente dois anos ao serviço do Benfica, um marco que alterou o seu enquadramento regulamentar no Clube. O extremo argentino passa agora a poder ser inscrito na Liga dos Campeões na Lista B, sendo considerado formado localmente, estatuto que dentro de dois anos evoluirá para jogador formado no emblema encarnado.
O cenário abre espaço ao Benfica para inscrever mais um atleta na Lista A da prova europeia, sendo expectável que essa vaga seja ocupada por um dos reforços que chegaram ao plantel no mercado de janeiro. O argentino chegou a ser apontado a uma possível saída da Luz, mas acabou por afirmar-se como uma peça útil nas opções de José Mourinho.
Gianluca Prestianni tem contrato com o Clube da Luz válido até 2029 e está protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros, o que demonstra a aposta clara do Clube no potencial do jogador de 20 anos de idade para o presente e para o futuro.
Os argentinos do River Plate fizeram de tudo para conseguir convencer as águias a vendê-lo, mas sem sucesso. O objetivo de manter o atleta no plantel teve dedo de José Mourinho, num sinal claro de que acredita no potencial do jovem futebolista sul-americano.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Gianluca Prestianni — avaliado em 12 milhões de euros — já disputou um total de 27 jogos oficiais: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 1.205 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino registou dois golos e uma assistência.
Mensagem enigmática de craque do Benfica em fase decisiva da recuperação: “Um dia de cada vez”
05 Fev 2026 | 12:16
Lesionado, mas incansável; Médio do Benfica trabalha em silêncio para convencer José Mourinho
05 Fev 2026 | 10:41
Imprensa internacional diz que Benfica está na corrida por Raheem Sterling
05 Fev 2026 | 12:44