Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Confira as melhores frases de José Mourinho como treinador do Benfica: "Apontar uma pistola..."

Treinador português iniciou o seu percurso como técnico principal no Clube da Luz, em 2000, e a sua breve passagem ficou marcada por várias tiradas

Na sua primeira e breve passagem de José Mourinho pelo Benfica, o técnico protagonizou algumas frases que ficaram para a história do futebol
Na sua primeira e breve passagem de José Mourinho pelo Benfica, o técnico protagonizou algumas frases que ficaram para a história do futebol

18 Set 2025 | 17:45 |

Icon Comentário0

José Mourinho já foi apresentado como novo treinador do Benfica. No entanto, esta não é a sua primeira passagem pelo Clube da Luz, tendo em conta que há 25 anos o técnico luso foi técnico das águias durante cerca de dois meses. Apesar da sua passagem breve pelos encarnados, o Special One deixou muitas frases icónicas para recordar. 


José Mourinho: "O Benfica não tem dez bons jogadores e dez passarinhos"


"Quem tem medo fica em casa. Quem não sente potencial psicológico para isso passa toda a sua vida em clubes de menor dimensão. Quem se sente com confiança para estas guerras, entre aspas, que para mim o futebol nunca é guerra, esfrega as mãos. O Benfica não tem dez bons jogadores e dez passarinhos. Tem vinte bons jogadores", disse Jose Mourinho na véspera da sua estreia com o Benfica frente ao Boavista, tendo ainda mandado esta tirada icónica na véspera da receção ao Braga, a 1 de outubro de 2000: "Não estou a apontar uma pistola a ninguém, mas sim um indicador que diz, a alguns, que ainda não atingiram os níveis de seriedade no trabalho, de concentração e de sacrifício que pretendo".


Já a 28 de outubro, antes do encontro com o Campomaiorense, o técnico falou da vitória eleitoral de Vilarinho sobre Vale e Azevedo, presidente que o havia contratado: "Assinei contrato com o Benfica a 20 de setembro mas também assinei um compromisso moral com os sócios, no intuito de me dedicar a 100 por cento a este clube. Repito: o meu compromisso é com os sócios do Benfica, com os meus jogadores e com as pessoas que estão comigo".

José Mourinho: " Ele não sabe se eu gosto ou não dele"


A 11 de novembro, Mourinho reagiu à polémica entrevista do seu jogar, Sabry, sobre a qual afirmou o seguinte: "Preferia que ele tivesse dito: eu não gosto do treinador. Cada um só pode falar dos seus próprios sentimentos. Ele não sabe se eu gosto ou não dele. Mas também digo que não é fácil para um treinador gostar de um jogador que tem uma média absurda de foras de jogo por partida; que não sabe que quando a bola está em posse do adversário no lado contrário ele tem de fechar o espaço interior em vez de o deixar aberto; que não sabe o que é relação posicional e ocupação equilibrada dos espaços; que fora de casa foge quando lhe mostram os dentes; que contra Halmstads, Belenenses e Boavista esteve três vezes na cara do guarda-redes e não fez um golo; que ao intervalo, quando eu sou um pouco mais agressivo, vai fazer queixinhas ao secretário técnico a dizer que eu sou muito agressivo e que tem medo de mim. O único jogo em que ele só disputou vinte minutos foi em Paços de Ferreira, onde, por sinal, levou oito minutos a preparar as botas e as caneleiras!".

Sobre o almoço, na altura, de António Simões com Toni, José Mourinho deu uma resposta à sua imagem: "Eu almoço com quem quero e onde quero e não admito que ninguém tenha considerações sobre isso. Seguindo esta linha de raciocínio, o senhor António Simões pode fazer o mesmo e não tem de me dar explicações sobre os almoços que eventualmente tem ou teve". 

No que foi a reta final da sua primeira passagem do Benfica, foram estas as palavras de Mourinho após vencer o Sporting por 3-0: "Já tiveram tempo para saberem se gostam ou não do meu trabalho. Mais um ano de contrato ou vou-me embora porque já tenho outro clube". Depois desta vitória viria a rescindir contrato com o Benfica, ao que reagiu da seguinte forma: "Este é um dia muito triste, pois terminamos a nossa ligação contratual com o Benfica. Quando chegámos aqui, definimos dois objetivos principais. O primeiro era que a equipa de futebol se tornasse melhor do que era na altura em que aceitámos o cargo de treinadores e esse objetivo foi, felizmente, alcançado. O segundo era ganhar mais espaço e tempo para podermos pensar em discutir a luta pelo título... Infelizmente chegou ao fim a nossa ligação e não podemos concluir essa meta".

Confira, aqui, uma das intervenções de José Mourinho na primeira passagem pelo Benfica:


Futebol

Benfica e Porto defendem alteração surpreendente para a Taça da Liga

Decorreu, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, a Cimeira dos Presidentes, onde os clubes portugueses estiveram reunidos com os dirigentes da Liga

Decorreu, esta quinta-feira, 4 de dezembro, a Cimeira dos Presidentes, e o Benfica e o Porto anunciaram uma medida surpreendente para a Taça da Liga
Decorreu, esta quinta-feira, 4 de dezembro, a Cimeira dos Presidentes, e o Benfica e o Porto anunciaram uma medida surpreendente para a Taça da Liga

04 Dez 2025 | 20:36 |

Icon Comentário0

Benfica e Porto sugeriram o fim da Taça da Liga, na Cimeira dos Presidentes, que decorreu esta quinta-feira, dia 4 de dezembro. Os líderes máximos dos principais emblemas nacionais estiveram reunidos com os dirigentes da Liga, para discutir alguns dos assuntos mais importantes do futebol português.


Um dos assuntos em cima da mesa foi a alteração do formato da Taça da Liga. Foi proposto um modelo semelhante ao utilizado na Liga dos Campeões - onde o Benfica recebeu boas notícias - onde a fase inicial funcionaria como uma liga, de onde sairiam os finalistas que discutiriam, depois, a prova, entre si.


Não houve consenso, e houve até vozes a pedir o fim da competição. Benfica e Porto foram os dois maiores clubes interessados nesta alteração, mas houve outros históricos portugueses de acordo com essa tomada de posição, nomeadamente o Nacional da Madeira e o Paços de Ferreira.


Na origem desta vontade estão dois argumentos principais: o primeiro prende-se com a falta de receita envolvida na prova, uma vez que os clubes não consideram estar a tirar qualquer lucro através da sua participação. O segundo, tem a ver com os calendários desportivos, que já se encontram bastante pesados, nomeadamente para as equipas que participam nas competições europeias.

Sendo assim, o jornal Record avança mesmo que a continuidade da prova está, neste momento, em causa. Relembrar que, em 2025, foi o Benfica o vencedor da Taça da Liga, depois de derrotar o Sporting na final, através da decisão das grandes penalidades, depois de um empate a uma bola.



Futebol

Benfica tem boas notícias a dobrar para os próximos encontros da Liga dos Campeões

Clube da Luz somou os primeiros pontos na prova milionária na última jornada da competição, mas ainda acredita na passagem á fase seguinte

Benfica somou os primeiros pontos na Liga dos Campeões na última jornada da competição, mas ainda acredita na passagem á fase seguinte
Benfica somou os primeiros pontos na Liga dos Campeões na última jornada da competição, mas ainda acredita na passagem á fase seguinte

04 Dez 2025 | 18:56 |

Icon Comentário0

Tanto o Real Madrid como a Juventus têm baixas de peso para os encontros com o Benfica na Liga dos Campeões. Os dois clubes, dos mais históricos do panorama europeu, fizeram atualizações em relação aos seus quadros clínicos, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro.


Na Juventus, Federico Gatti já foi submetido a intervenção cirúrgica de meniscectomia artroscópica ao menisco do joelho direito, depois de se ter lesionado com alguma gravidade recentemente. O anúncio foi feito pelo emblema italiano, nos canais oficiais da Vecchia Signora.


O tempo previsto de paragem para Federico Gatti, uma peça essencial na defesa da Juventus, é de sensivelmente seis semanas. Sendo assim, o jogador só estará de volta à competição na segunda metade do mês de janeiro, o que deixa poucas possibilidades para a sua presença no jogo com o Benfica, a dia 21 desse primeiro mês de 2026.


Por outro lado, no Real Madrid, há más notícias em relação a Trent Alexander-Arnold. Os blancos disputaram, na passada quarta-feira, um encontro com o Athletic Bilbau. Apesar da vitória por 3-0, o internacional inglês deu más notícias, após contrair uma lesão, que agora se sabe ser um problema "muscular na parte frontal da coxa".

A imprensa nacional fala numa paragem a rondar os dois meses para Alexander-Arnold. Tendo em conta que o Benfica recebe o Real Madrid no dia 28 de janeiro, o cenário mais provável é que o jogador não esteja disponível para esse encontro, desfalcando, assim, a equipa de Xabi Alonso na visita ao Estádio da Luz - relembrar que o preço dos bilhetes para esse encontro está a gerar controvérsia.



Futebol

Jovem pérola do Benfica apontada ao estrelato: "Parecido com João Neves"

Jogador das camadas de formação do emblema encarnado está em destaque esta temporada, e pode mesmo ser o próximo a dar o salto à equipa principal

Jogador das camadas de formação do Benfica está em destaque esta temporada, e foi comparado com João Neves
Jogador das camadas de formação do Benfica está em destaque esta temporada, e foi comparado com João Neves

04 Dez 2025 | 18:00 |

Icon Comentário0

Paulo Lopes considera que Gonçalo Moreira é "parecido" com João Neves, e augura um grande futuro ao jogador da formação do Benfica. O antigo jogador e treinador da equipa de sub-23 das águias concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde abordou alguns dos jovens jogadores encarnados que podem dar o salto à equipa principal.


Paulo Lopes: "Gosto muito do Gonçalo Moreira. É muito parecido com o João Neves"


Questionado sobre para quem prevê uma carreira de topo, Paulo Lopes começou por dizer: "Quando treinas uma equipa com a qualidade do Benfica, é natural que surjam muitos nomes. É muito difícil, porque tenho a certeza que em breve três ou quatro que vão estar no topo".


"Depende do contexto, mas gosto muito do Gonçalo Moreira. É muito parecido com o João Neves, na alegria com que vai treinar e na vontade com que está disponível para ajudar a equipa. Tenho a certeza absoluta que vai ser um jogador de nível top. Quando? Não sei. Isso vai demorar o seu tempo, vai ter de ter paciência, mas acredito que vai chegar lá", atirou, sem medo de fazer a comparação com o médio que hoje brilha no PSG.

Paulo Lopes lançou Gonçalo Oliveira nos sub-23 quando este tinha apenas 17 anos, e explicou essa aposta: "Foi uma geração muito nova, o [Gonçalo] Moreira, o [João] Fonseca, o Olívio [Tomé]. Se calhar por isso é que os resultados não foram os melhores (risos), mas em termos de desenvolvimento do jogador foi a melhor coisa que se fez".


"Estavam a jogar numa competição acima, contra jogadores mais velhos. Quem está no processo tem que estar consciente que pode haver insucesso e que não se vai ganhar tantas vezes. A equipa B na época passada fez uma época fantástica, mas entretanto houve uma mudança de geração. Se estivermos direcionados para de ganhar a competição, não pode ser este o plano, claramente. Mas se toda a gente estiver de acordo e estiverem focados, estou completamente de acordo", rematou o antigo guardião do Benfica.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Atenção Benfica! Rui Borges fala em reforço importante no Sporting antes do dérbi
Futebol

Atenção Benfica! Rui Borges fala em reforço importante no Sporting antes do dérbi

04 Dez 2025 | 16:58

Icon Comentário0
Benfica faz anúncio sobre jogo com o Real Madrid e deixa adeptos furiosos
Futebol

Benfica faz anúncio sobre jogo com o Real Madrid e deixa adeptos furiosos

04 Dez 2025 | 16:38

Icon Comentário0
Da greve dos árbitros a Rui Borges: Tudo o que disse José Mourinho antes do Benfica - Sporting
Futebol

Da greve dos árbitros a Rui Borges: Tudo o que disse José Mourinho antes do Benfica - Sporting

04 Dez 2025 | 14:46

Icon Comentário0