Futebol
Trubin, Araújo, Silva e Sudakov com futuro incerto; Saiba ponto de situação dos craques do Benfica
14 Jun 2026 | 15:55
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Set 2025 | 18:45 |
José Mourinho já foi apresentado como novo treinador do Benfica. No entanto, esta não é a sua primeira passagem pelo Clube da Luz, tendo em conta que há 25 anos o técnico luso foi técnico das águias durante cerca de dois meses. Apesar da sua passagem breve pelos encarnados, o Special One deixou muitas frases icónicas para recordar.
José Mourinho: "O Benfica não tem dez bons jogadores e dez passarinhos"
"Quem tem medo fica em casa. Quem não sente potencial psicológico para isso passa toda a sua vida em clubes de menor dimensão. Quem se sente com confiança para estas guerras, entre aspas, que para mim o futebol nunca é guerra, esfrega as mãos. O Benfica não tem dez bons jogadores e dez passarinhos. Tem vinte bons jogadores", disse Jose Mourinho na véspera da sua estreia com o Benfica frente ao Boavista, tendo ainda mandado esta tirada icónica na véspera da receção ao Braga, a 1 de outubro de 2000: "Não estou a apontar uma pistola a ninguém, mas sim um indicador que diz, a alguns, que ainda não atingiram os níveis de seriedade no trabalho, de concentração e de sacrifício que pretendo".
Já a 28 de outubro, antes do encontro com o Campomaiorense, o técnico falou da vitória eleitoral de Vilarinho sobre Vale e Azevedo, presidente que o havia contratado: "Assinei contrato com o Benfica a 20 de setembro mas também assinei um compromisso moral com os sócios, no intuito de me dedicar a 100 por cento a este clube. Repito: o meu compromisso é com os sócios do Benfica, com os meus jogadores e com as pessoas que estão comigo".
José Mourinho: " Ele não sabe se eu gosto ou não dele"
A 11 de novembro, Mourinho reagiu à polémica entrevista do seu jogar, Sabry, sobre a qual afirmou o seguinte: "Preferia que ele tivesse dito: eu não gosto do treinador. Cada um só pode falar dos seus próprios sentimentos. Ele não sabe se eu gosto ou não dele. Mas também digo que não é fácil para um treinador gostar de um jogador que tem uma média absurda de foras de jogo por partida; que não sabe que quando a bola está em posse do adversário no lado contrário ele tem de fechar o espaço interior em vez de o deixar aberto; que não sabe o que é relação posicional e ocupação equilibrada dos espaços; que fora de casa foge quando lhe mostram os dentes; que contra Halmstads, Belenenses e Boavista esteve três vezes na cara do guarda-redes e não fez um golo; que ao intervalo, quando eu sou um pouco mais agressivo, vai fazer queixinhas ao secretário técnico a dizer que eu sou muito agressivo e que tem medo de mim. O único jogo em que ele só disputou vinte minutos foi em Paços de Ferreira, onde, por sinal, levou oito minutos a preparar as botas e as caneleiras!".
Sobre o almoço, na altura, de António Simões com Toni, José Mourinho deu uma resposta à sua imagem: "Eu almoço com quem quero e onde quero e não admito que ninguém tenha considerações sobre isso. Seguindo esta linha de raciocínio, o senhor António Simões pode fazer o mesmo e não tem de me dar explicações sobre os almoços que eventualmente tem ou teve".
No que foi a reta final da sua primeira passagem do Benfica, foram estas as palavras de Mourinho após vencer o Sporting por 3-0: "Já tiveram tempo para saberem se gostam ou não do meu trabalho. Mais um ano de contrato ou vou-me embora porque já tenho outro clube". Depois desta vitória viria a rescindir contrato com o Benfica, ao que reagiu da seguinte forma: "Este é um dia muito triste, pois terminamos a nossa ligação contratual com o Benfica. Quando chegámos aqui, definimos dois objetivos principais. O primeiro era que a equipa de futebol se tornasse melhor do que era na altura em que aceitámos o cargo de treinadores e esse objetivo foi, felizmente, alcançado. O segundo era ganhar mais espaço e tempo para podermos pensar em discutir a luta pelo título... Infelizmente chegou ao fim a nossa ligação e não podemos concluir essa meta".
Confira, aqui, uma das intervenções de José Mourinho na primeira passagem pelo Benfica:
Central não deixou que momento de conversas contratuais atrapalhassem seu descanso conquistado após trabalho em campo e faz viagem internacional
14 Jun 2026 | 17:36 |
António Silva continua a aproveitar os últimos dias de férias antes do arranque da pré-temporada do Benfica, mas nem longe de Lisboa deixa de dar sinais da sua ligação ao universo encarnado. O defesa-central encontra-se na Croácia e partilhou nas redes sociais uma imagem que não passou despercebida aos adeptos.
Numa fotografia divulgada originalmente pelo irmão, Armando Silva, é possível ver um mural da Torcida Split, principal claque do Hajduk Split, juntamente com o emblema do histórico clube croata. A publicação ganhou particular simbolismo devido à antiga relação de amizade entre a Torcida e os No Name Boys.
A ligação entre os dois grupos remonta a 14 de setembro de 1994, quando Benfica e Hajduk Split se defrontaram na Liga dos Campeões. Após esse encontro, uma carrinha que transportava adeptos encarnados sofreu um acidente em Espanha durante a viagem de regresso a Portugal, provocando a morte de três elementos dos No Name Boys: Rita, Tino e 'Gullit'. Desde então, a memória dos adeptos continua a ser homenageada pelas claques dos dois emblemas.
Antes da passagem pela Croácia, António Silva já tinha mostrado outros momentos de descontração durante as férias. O internacional português reuniu vários colegas ligados ao Benfica para uma sessão de paintball, partilhando posteriormente algumas imagens nas redes sociais.
Entre os participantes estiveram Samuel Soares, Henrique Araújo, Diogo Prioste, João Rego, Gonçalo Oliveira, Diogo Ferreira, Manu Silva e Tomás Araújo, num encontro marcado pelo convívio antes do regresso aos trabalhos sob as ordens de Marco Silva. O central prepara-se agora para regressar ao Seixal, onde espera iniciar mais uma temporada ao serviço das águias, numa altura em que continua a ser visto como uma das principais referências do presente e do futuro da formação encarnada.
Veja a publicação:
Avançado organizou evento que juntou parte do plantel encarnado no seu país natal; Vida será diferente para o ponta de lança das águias
14 Jun 2026 | 17:32 |
Vangelis Pavlidis vive este domingo um dos dias mais especiais da sua vida pessoal. O avançado do Benfica vai casar-se com Marianna Solkidou, numa cerimónia realizada em Halkidiki, no norte da Grécia. O casamento contará também com a presença de vários colegas do grego no Benfica. Leandro Barreiro, Franjo Ivanovic e Samuel Dahl já se encontram em solo grego para assistir à cerimónia e participar nas celebrações.
Segundo a imprensa helénica, estão previstos cerca de 350 convidados para a cerimónia religiosa, seguindo-se depois o copo de água num espaço junto ao mar, num ambiente marcado pela celebração e pela forte ligação do jogador ao seu país natal.
Os três jogadores surgem inclusivamente numa fotografia de grupo partilhada por Vasilis Pavlidis, irmão do avançado encarnado, na véspera do casamento. A imagem junta ainda Christos Tzolis, jogador do Club Brugge e internacional grego, que também marcou presença no evento.
Recorde-se que, no passado dia 14 de julho, Pavlidis tinha partilhado nas redes sociais o momento do pedido de casamento. Mais recentemente, a despedida de solteiro do internacional grego decorreu em Mykonos, prolongando um período de celebrações antes do enlace.
As férias dos jogadores do Benfica têm sido particularmente movimentadas. Antes do regresso aos trabalhos sob orientação de Marco Silva, vários elementos do plantel têm aproveitado para momentos de convívio, incluindo uma sessão de paintball que juntou diversos jogadores encarnados, num ambiente descontraído antes do início da nova época.
Parente de diretor desportivo do Clube encarnado vai iniciar novo passo na sua carreira num histórico clube transalpino que encontra-se na segunda divisão
14 Jun 2026 | 17:24 |
A histórica Sampdoria, da Serie B italiana, anunciou, esta sexta-feira, que o português Américo Branco - irmão de Mário Branco, diretor desportivo do Benfica, é o seu novo diretor desportivo. O clube italiano revelou ainda que o dirigente de 35 anos assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas, até ao verão de 2028.
O dirigente vai ter um grande desafio em reerguer um histórico italiano, que está na segunda divisão e esteve muito perto de cair (novamente esta temporada) para o terceiro escalão. O clube italiano chegou a disputar a final da Liga dos Campeões de 1991/92.
Américo Branco segue para nova etapa na carreira, depois de ter passado os últimos anos como diretor desportivo dos neerlandeses do Fortuna Sittard. O clube dos Países Baixos, esta temporada, terminou no 11º lugar da Eredivise com 39 pontos.
Antes de uma passagem de quatro anos nos Países Baixos, Américo Branco representou o Olhanense, a Académica e o Tondela. Referir ainda que o compatriota José Manuel Barbosa Alves, de 35 anos, será o coordenador de scouting.esta nomeação, Américo Branco torna-se no terceiro português a desempenhar funções de diretor desportivo no futebol italiano, depois de Tiago Pinto - que falou sobre o Benfica - , na Roma, e Carlos Freitas, na Fiorentina.
O CEO Jesper Fredberg realçou a sua contratação. "Trabalhámos sem descanso para reorganizar a gestão desportiva com vista à nova época... Com estas nomeações, estamos a trazer novas competências para garantir que estamos no caminho certo para o sucesso. Juntos, iremos lançar as bases para os próximos anos, a começar pela nomeação de um novo treinador e por uma ambiciosa janela de transferências de verão", falou.
Veja o anúncio: