Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Contas feitas e águias renascem! Primeiro mês de Bruno Lage é celebrado: "Um Benfica de ataque"

Clube da Luz destacou os últimos 30 dias com o timoneiro setubalense no comando técnico dos encarnados, evidenciando os números que a turma da Catedral apresentou

Bruno Lage chegou ao Benfica há um mês e números não mentem
Bruno Lage chegou ao Benfica há um mês e números não mentem

  |

Icon Comentário0

Ao fim de um mês da chegada de Bruno Lage ao comando técnico do Benfica, as águias fizeram as contas e destacaram um Glorioso renascido, com os números a não deixarem mentir. 


É um Benfica de ataque, contundente, aquele que se vê desde que Bruno Lage voltou a assumir o comando técnico das águias


"É um Benfica de ataque, contundente, aquele que se vê desde que Bruno Lage voltou a assumir o comando técnico das águias. Uma oferta de diversidade na forma de ganhar os duelos, de como se chega ao golo e de como se fecha portas aos oponentes – tudo isto, e muito mais, esteve patente nos cinco jogos do Glorioso no primeiro mês de trabalho do treinador, factos relevados pelas estatísticas", escreveram os encarnados, numa nota deixada no site oficial, em que celebraram a data especial na segunda passagem do timoneiro no Benfica. 


Ao todo foram 18 golos marcados nos encontros diante do Santa Clara (reestreia de Lage no comando técnico), Estrela Vermelha, Boavista, Gil Vicente e Atlético de Madrid. Cinco jogos e cinco vitórias, com Bruno Lage a ter um bom arranque nesta segunda passagem pelas águias

"A diversificação de como o Benfica concretiza golos é fundamentada pela clareza dos dados. Desde logo, foram 11 os atletas que atiraram a bola para o fundo das malhas contrárias, e 9 deles ainda assinaram assistências.", pode-se ler na nota deixada pelo Clube da Luz. 


Também no modo como os golos surgiram se viu variedade, ou não tivessem sido de todas as formas e feitios, sobretudo com uma marca laboratorial que atesta uma preparação minuciosa na procura do sucesso

Os encarnados não esquecem também aquela que era uma das maiores 'dores de cabeça' dentro das quatro linhas: os lances de bola parada. "Também no modo como os golos surgiram se viu variedade, ou não tivessem sido de todas as formas e feitios, sobretudo com uma marca laboratorial que atesta uma preparação minuciosa na procura do sucesso. É que 8 dos 18 tentos surgiram na sequência de lances de bola parada", escreveram os encarnados. 

É de destacar que o primeiro mês de Bruno Lage no Benfica contou apenas com boas notícias. Além das boas exibições na Liga Portugal Betclic, que mantém viva a esperança de alcançar o topo, a caminhada na Liga dos Campeões está a fazer os Benfiquistas sonharem, após as exibições diante do Estrela Vermelha e Atlético de Madrid. 

Atualmente, é de referir que as competições estão suspensas devido à pausa para as seleções. No regresso, o Benfica vai a volta a entrar em campo no próximo dia 19 de outubro, às 20h15, diante do Pevidém. O jogo diz respeito à terceira eliminatória da Taça de Portugal. Ainda antes do regresso à ação na Liga Portugal Betclic – diante do Rio Ave, dia 27 de outubro, às 18h00, no Estádio da Luz –, a turma de Bruno Lage recebe o Feyenoord (23 de outubro, às 20h00).

Para o duelo da Taça de Portugal frente à equipa do Campeonato de Potugal, Bruno Lage conta com uma baixa e uma incerteza. Tiago Gouveia ainda continua a recuperar da lesão sofrida frente ao Estrela da Amadora, já Renato Sanches ainda está em dúvida, sendo que até à data do encontro com o Pevidém o internacional português ainda pode recuperar.


Futebol

Depois de Bruno Lage, Benfica volta a ‘brilhar’ e a regressar onde pertence: ao topo

Este arranque dos encarnados só tinha acontecido em 2018/19, com o timoneiro setubalense ao leme da equipa do Clube da Luz

O Benfica voltou a entrar na luta pelo topo da tabela, feito que aconteceu há seis anos com Bruno Lage ao 'leme'
O Benfica voltou a entrar na luta pelo topo da tabela, feito que aconteceu há seis anos com Bruno Lage ao 'leme'

  |

Icon Comentário0

 A equipa B do Benfica voltou a entrar na luta pelos lugares do topo da Liga 2, seis anos depois de lá ter estado, com Bruno Lage. Passadas sete jornadas, a turma de Nélson Veríssimo toma conta do 2º lugar, com 16 pontos, apenas menos um que o líder Penafiel.


 Na última década, as águias só viram um arranque de campeonato deste ‘calibre’ em2018/19, numa equipa comandada por Bruno Lage, que seria promovido ao plantel principal, recorde-se, sucedendo a Rui Vitória.


Florentino Luís, jogador que Lage levou consigo, fazia parte desse plantel. Tal como Kalaica, campeão em 2016/17, e Gonçalo Ramos, que dava os primeiros passos no conjunto secundário. Tinha mais 1 ponto do que esta, embora menos golos marcados (10-13) e sofridos (5-6).


Atualmente, a maioria dos jogadores que compõe o plantel são sub-20 e 21, o que faz com que média das idades seja de 19,9 anos. Este número é, nada mais nada menos, que o reflexo da estratégia preparação dos jovens atletas para patamares superiores, sendo que há uma forte identificação com o clube, já que 10 jogadores do grupo levam, no mínimo, uma década a jogar de águia ao peito.

Neste sentido, Gerson Sousa (79 jogos) e Gustavo Marques (64), com Kiko a ser o único totalista nas 7 rondas, são os jogadores mais experientes da Liga 2. Quanto a Diogo Spencer, Diogo Prioste, Hugo Félix, Nuno Félix (2004), Rafael Luís e Gustavo Varela (2005) estão na época de consolidação, com Joshua Wynder de volta após lesão. Já André Gomes (2004) e João Rego (2005), embora sejam jogadores da equipa A, têm tido na formação secundária o principal espaço de competição.



Futebol

Ex Benfica com concorrência de peso: Palmer e Maresca foram premiados e Félix ficou ‘a ver navios’

Antigo jogador dos encarnados viu prémios na direção do balneário do Chelsea, mas foi o craque inglês e o seu técnico que foram distinguidos

Cole Palmer e Enzo Maresca, colega e treinador de João Félix, ex Benfica, foram distinguidos pelas suas prestações no mês de setembro
Cole Palmer e Enzo Maresca, colega e treinador de João Félix, ex Benfica, foram distinguidos pelas suas prestações no mês de setembro

  |

Icon Comentário0

O Chelsea, equipa de João Félix, viu várias premiações no seu plantel. Cole Palmer, colega do antigo jogador do Benfica, foi eleito o melhor jogador de setembro pelo somatório de cinco golos e uma assistência em quatro partidas. O treinador Enzo Maresca também foi distinguido.


Os blues seguem na Premier League com as suas três vitórias e um empate em quatro jogos. Essa quase ‘mão cheia’ de duelos valeram dois dos quatro prémios de melhor do mês da Premier League. Cole Palmer foi eleito o melhor marcador, superando Luis Díaz, antigo jogador do Porto, e Raúl Jiménez, ex-Benfica. Na última partida, o internacional inglês fez um póquer na primeira parte, o primeiro da história da liga inglesa a fazê-lo.


Já no comando técnico, Enzo Maresca também se destacou e foi nomeado o melhor técnico do mês, no qual se mostrou imparável para o campeonato, vencendo o Fulham, de Marco Silva, e os restantes adversários.


 As duas restantes premiações foram parar ao Manchester United e ao Aston Villa. Para o primeiro emblema, seguiu a melhor defesa do mês, de Onana frente ao Crystal Palace. Já no melhor golo, Jhon Durán ficou com o prémio, graças ao remate fora da grande área frente ao Everton.

 Apesar de não ter sido premiado é pertinente recordar que João Félix já disputou sete partidas, tendo inclusive marcado um golo na estreia com a camisola dos blues. Na temporada 2023/24, ao serviço do Barcelona, João Félix - avaliado em 30 milhões de euros - realizou 44 encontros: 30 na La Liga, nove na Liga dos Campeões, três na Copa do Rey e dois na Supertaça. Nos 2.143 minutos que disputou, o internacional português apontou 10 golos e fez seis assistências.



Futebol

Ricardo Velho no Benfica? Presidente do Farense comenta interesse: "Não eram benéficas"

Guardião dos leões de Faro foi um dos nomes associados ao Clube da Luz, durante o último defeso de transferências, acabando por não concretizar uma mudança

Presidente do Farense comenta interesse do Benfica em Ricardo Velho
Presidente do Farense comenta interesse do Benfica em Ricardo Velho

  |

Icon Comentário0

Ricardo Velho foi um dos nomes apontados ao Benfica durante o mercado de verão. João Rodrigues, presidente do Farense, concedeu uma extensa entrevista ao jornal A Bola, este sábado, 12 de outubro, onde foi 'confrontado' sobre se existiu interesse ou não do Clube liderado por Rui Costa. 


Não eram benéficas para o Farense nem para o jogador


"Não vou referir de quem recebemos propostas. Houve propostas concretas, mas não achámos, e o Ricardo [Velho] também não, que fossem satisfatórias. Não eram benéficas para o Farense nem para o jogador", destacou, num primeiro momento, o dirigente do clube algarvio. 


Após a chamada do alvo cobiçado por Rui Costa à Seleção Nacional, João Rodrigues revela que está consciente de que não poderá 'segurar' o guardião português nos quadros do Farense por muito mais tempo, mesmo que tenha renovado contrato há relativamente pouco tempo. 

"Já disse várias vezes que queremos que o Ricardo [Velho] fique no Farense a carreira toda. Mas não somos utópicos e sabemos que todos os clubes portugueses, incluindo os maiores, precisam de fazer transações. E o Farense não pode querer ou dar-se ao luxo de escapar à regra. O que tem de fazer é manter um equilíbrio", considerou o presidente dos leões de Faro.


"Este ano, por exemplo, fizemos duas transações importantes [Bruno Duarte e Belloumi] e o Farense tem de ter esse equilíbrio de ir tomando as decisões baseadas nos factos que estiverem em cima da mesa. Por isso, obviamente que para o Farense e, logicamente, para o Ricardo [Velho], serão sempre avaliadas todas as situações que surgem", apontou, completando a sua intervenção quanto ao dossiê de Ricardo Velho. 

É importante recordar que, Ricardo Velho esteve mesmo muito perto de reforçar o Benfica durante o mercado de verão. Na altura, chegou-se a falar de um negócio fechado a rondar os 10 milhões de euros, contudo, a vinda do atleta português acabou por não acontecer. Os responsáveis encarnados, com Rui Costa à cabeça, estiveram até ao último dia do defeso para contratar um guarda-redes para ter como segundo guardião no plantel do Glorioso.

Rui Silva foi outro nome apontado ao Clube da Luz, sendo que, recentemente, o guarda-redes do Betis falou sobre a possibilidade de reforçar o Benfica ou um dos outros rivais portugueses. Além destes dois nomes, a imprensa alemã deu conta de um pedido de Roger Schmidt, na altura em que ainda orientava as ‘tropas encarnadas’: Marvin Schwabe, que atua no Colónia, da Alemanha.

Em 2024/25, Ricardo Velho atualmente avaliado em 5 milhões de euros - marcou presença em oito embates na Liga Portugal Betclic, somando 13 golos sofridos nos 720 minutos totalizados. Já em 2023/24, o guardião foi opção no clube algarvio em 35 partidas (3.150 minutos): 32 na Liga Portugal Betclic e três na Taça da Liga.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


À procura de bilhetes para o Pevidém - Benfica? Há novidades sobre duelo da Taça de Portugal
Futebol

À procura de bilhetes para o Pevidém - Benfica? Há novidades sobre duelo da Taça de Portugal

 

Icon Comentário0
Bruno Lage não lhes dá descanso! Números não mentem e Benfica deixa adversário a 'comer pó'
Futebol

Bruno Lage não lhes dá descanso! Números não mentem e Benfica deixa adversário a 'comer pó'

 

Icon Comentário0
Insultos e empurrões ao craque do Benfica! Kokçu envolvido em momento de grande tensão (Vídeo)
Futebol

Insultos e empurrões ao craque do Benfica! Kokçu envolvido em momento de grande tensão (Vídeo)

 

Icon Comentário0