
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A recente contratação do Benfica em janeiro, Gianluca Prestianni, não entra nas contas de Roger Schmidt para a próxima temporada e a saída é o destino mais provável do jovem argentino, de apenas 18 anos, segundo avançou a CNN Portugal, na passada quinta-feira, dia 13 de junho.
A saída do extremo não irá acontecer a título definitivo, mas sim por empréstimo, tendo como principal objetivo a evolução do atleta. Esta estratégia teria ficado definida logo em janeiro, quando Prestianni chegou ao Clube, permitindo ao jogador tempo para prosseguir o seu potencial calmamente.
Posto isto, o PSV, vencedor da Eredivisie e antigo clube de Roger Schmidt, é o principal candidato a conseguir contratar o antigo jogador do Vélez Sarsfield. Todavia, os neerlandeses preferem garantir o jogador em definitivo e afastam-se de um empréstimo.
Na temporada 2023/24, Gianluca Prestianni - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - foi aposta em seis encontros da equipa B do Benfica, onde já brilhou ao estrear-se a marcar de águia ao peito e ao concretizar uma assistência. Pela equipa principal, o craque foi aposta no último encontro do Campeonato, somando cinco minutos frente ao Rio Ave.
Antes de reforçar o Benfica a troco de 9 milhões de euros, o jovem extremo, compatriota de Nicolás Otamendi e Ángel Di María, esteve ao serviço do Vélez Sarsfield, da Argentina. Ao todo, pela equipa principal dos albicelestes, o craque marcou presença em 39 embates, somando três golos e uma assistência registada.
Qualidade técnica de Prestianni:
Confirmada a sua saída dos vermelhos brancos no final da temporada, astro argentino está a contas com ‘interesse’ inesperado
|
No final do encontro, frente ao Braga, Ángel Di María revelou que vai deixar o Benfica no final da época e pretendentes parece que não faltam ao craque. Pedro Gonçalves, no programa Futebol Total, acabou por revelar que contrataria o astro do Clube da Luz, deixando assim a 'proposta' no ar, em jeito de brincadeira.
Antes de analisar o último Dérbi eterno da presente temporada, o futebolista do Sporting foi desafiado a escolher, na sua opinião, que jogador contratava aos seus rivais. Sobre o Glorioso, Pote surpreendeu com a sua resposta: “Contratava o Di María, sem dúvida. Pelo currículo”.
Pedro Gonçalves - Contratava o Di María, sem dúvida
A escolha do camisola 8 da equipa leonina acaba por ser conveniente, uma vez que, no final do encontro frente ao Braga, a 17 de maio, o argentino recorreu às redes sociais para anunciar que tinha sido o seu último jogo pelo Benfica, pelo menos em jogos a contar para o Campeonato Nacional.
Sobre a final da Taça de Portugal, Pedro Gonçalves rejeitou qualquer favoritismo da parte da turma de Alvalade. “Sporting chega melhor animicamente? Não olhamos para isso assim. É sempre complicado, um jogo de 50/50, o que pudermos controlar vamos controlar, mas é sempre um jogo com muito stress e ansiedade. Claro que vamos entrar com imensa vontade de ganhar e fazer a dobradinha, algo que o Sporting quer muito”, atirou.
Por fim, sobre o golo madrugador que os leões apontaram no Dérbi no Estádio da Luz, o recém chamado à Seleção Nacional deixou um reparo à sua própria equipa: “Baixámos as linhas, vamos rever isso. Baixámos demais, correu bem, porque o empate foi bom para nós”.
Camisola 7 dos vermelhos e brancos, vale recordar, está emprestado ao Clube da Luz até ao final da presente temporada desportiva
|
Com várias pontas solta ainda no plantel de Bruno Lage, Rui Costa já decidiu o futuro de Zeki Amdouni. Na edição desta quarta-feira, o Glorioso 1904 revela, em exclusivo, que os dirigentes do Benfica pretendem assegurar a continuidade do suíço, no entanto acaba por existir um senão à permanência do craque na Luz.
Apesar de ter uma cláusula de 18 milhões de euros, fixada no último negócio entre o Benfica e o Burnley, Rui Costa não pondera pagar este valor pelo atacante helvético, que neste momento tem sido baixa para Bruno Lage. De acordo com a informação recolhida em exclusivo pelo Glorioso 1904, o Presidente do Clube da Luz prepara-se para se sentar à mesa com os representantes do conjunto inglês para negociar Zeki Amdouni.
Segundo a informação recolhida pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a ideia de Rui Costa passa por convencer o Burnley a libertar Zeki Amdouni por um valor inferior aos 18 milhões de euros estabelecido no acordo anterior. Ao que apurou o Glorioso 1904, o Presidente do Benfica acredita que é possível fechar o negócio, contando para isso com a vontade do camisola 7 em ficar em Lisboa na próxima temporada, uma vez que considera que terá mais oportunidades de somar minutos.
O interesse do Monaco em Zeki Amdouni foi outro dos motivos que levou Rui Costa a acelerar as negociações pelo jovem atacante. Segundo apurou o Glorioso 1904, em exclusivo, as possíveis mexidas no setor atacante também são outros dos motivos que levaram o Benfica a apressar esta decisão. Com Arthur Cabral apontado à saída, e o facto de Andrea Belotti poder ainda regressar a Itália, o camisola 7 é visto como uma alternativa válida a Vangelis Pavlidis.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Zeki Amdouni – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – foi aposta de Bruno Lage em 43 encontros: 11 na Liga dos Campeões, 24 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal e ainda dois na Taça da Liga. Nos 1.372 minutos que disputou, o avançado internacional suíço marcou nove golos e realizou ainda duas assistências de águia ao peito.
Depois de ter deixado o Clube da Luz, por questões financeiras, o jovem jogador foi novidade na mais recente convocatória da seleção
|
Uma das grandes novidades do dia de ontem, terça-feira, 20 de maio, foi a chamada de Diego Moreira à seleção da Bélgica. O jovem de 20 anos, que cumpriu a reta final da formação no Benfica, foi um dos nomes que surpreendeu na convocatória de Rudi García, com vista à qualificação para o Mundial de 2026.
A realizar uma boa temporada, onde é visto como um dos destaques da equipa do Strasbourg da Ligue 1, o antigo Benfiquista vê a sua primeira chamada à seleção sénior, depois de ter representado Portugal nos escalões de formação, entre os sub-16 e os sub-21. Assim sendo, o belga poderá somar a primeira internacionalização frente à Irlanda do Norte ou ao País de Gales.
Nascido em Liège, onde o seu pai jogava na equipa local, o Standard, o atleta cresceu na Bélgica, mas em 2020, chegou ao Seixal, onde rapidamente se tornou numa das maiores promessas do Benfica. Vale recordar, que o extremo chegou a somar minutos na equipa principal, na temporada de 2022/2023, no ano em que a equipa de Roger Schmidt conquistou o 38.º título nacional.
Diego Moreira, recorde-se, foi convocado por Rui Jorge para integrar os sub-21, no último mês de março, mas o extremo revelou que se sentia preparado para dar o salto para a equipa principal: “Seria um orgulho. Sem mentir, é um objetivo poder partilhar o relvado com o Cristiano. É um sonho de infância. Acredito que ainda vou conquistar um troféu com Portugal”.
As boas exibições não chamaram a atenção de Roberto Martínez, mas foram suficientes para captar as do selecionador belga, que o chamou ao conjunto dos diabos vermelhos. Em 2024/2025, Diego Moreira tem sido uma das maiores figuras da equipa do Strasbourg, ao todo, o luso-belga realizou 37 jogos oficiais, onde apontou dois golos e oito assistências.