
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
A equipa de basquetebol feminino do Benfica recebeu as espanholas do Cadi La Seu, na passada quinta-feira, dia 12 de janeiro, e venceu, por 66-59, em jogo da segunda mão do play-off da EuroCup e Rui Costa fez questão de marcar presença Apesar do triunfo, a formação encarnada acabou eliminada, uma vez que precisava, pelo menos, de 10 pontos de diferença para seguir em frente na competição, algo que seria histórico para as águias. https://twitter.com/modalidadesslb/status/1613646009296363526 Pelo Glorioso destacaram-se as exibições de Dragana Zubac (18), Raphaella Monteiro (13), Joana Soeiro (12), Ciurtney Warley (8), Carolina Cruz (7), Marta Martins (6) e Carolina Rodrigues (2). A formação de Eugénio Rodrigues superiorizou-se ao longo do jogo, entrando bem na partida e pressionando sempre as adversárias, de modo a vencer em todos os períodos. Porém, a quatro segundos do fim do jogo, Monteiro fez falta sobre Laura Peña, num lance que originou dois lances livres. O Glorioso ainda dispôs de um último lançamento, mas Courtney Warley falhou. A qualificação para os oitavos-de-final da EuroCup falhou por um triz, apesar de ficar para a memória das jogadoras, treinador e restante equipa técnica, a incrível prestação demonstrada ao longo da participação na prova. No final da partida, o Presidente do Benfica, Rui Costa, apareceu no Pavilhão Fidelidade e juntou-se à equipa, visivelmente triste com a eliminação. Na bancada, os adeptos não deixaram as águias sozinhas, apoiando de início ao fim. A formação de Eugénio Rodrigues contou, ainda, com a presença de alguns colegas de outras modalidades, nomeadamente Kika Nazareth e Jéssica Silva do futebol feminino, algumas atletas do futsal que fizeram até fizeram claque na bancada - e, também, do treinador de voleibol, Marcel Matz. O Benfica não se esqueceu de agradecer o apoio demonstrado e partilhou um vídeo nas redes sociais. Confira aqui: https://twitter.com/modalidadesslb/status/1613651379171598349 O próximo duelo das encarnadas tem data marcada para dia 15 de janeiro, domingo, pelas 11h00, no Pavilhão Fidelidade, onde o Benfica irá encontrar o Francisco Franco, na 16.ª jornada do Campeonato Nacional. NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Fotografia de Benfica
Após concluída a temporada 2024/25, o Presidente do Cube da Luz continua a arrumar a casa, tendo em vista a próxima época
|
Nesta sexta-feira, o Benfica oficializou a saída de três jogadoras do basquetebol feminino para a próxima época. As atletas terminaram o vínculo com o Clube da Luz e não irão permanecer nas águias na temporada 2025/26. Entre as despedidas, o Glorioso disse adeus a Leonor Peixinho, Mariana Silva e Clarissa dos Santos.
Através do site oficial, os encarnados escreveram um pequeno parágrafo a cada uma das atletas, para desejar uma boa sorte no novo ciclo. Para Clarissa dos Santos, o Benfica escreveu: "Clarissa dos Santos chegou em março deste ano, de forma a ajudar a equipa nos meses decisivos da época, tendo inscrito o seu nome na obtenção do título nacional".
"Leonor Peixinho abraçou um projeto de basquetebol universitário norte-americano, depois de duas temporadas no SL Benfica. Em 2024/25, contribuiu para a conquista do Campeonato Nacional, da Supertaça e da Taça Vítor Hugo, sendo que na época anterior se sagrou campeã nacional de Sub-18, tendo feito parte do cinco ideal da Fase Final", escreveu as águias para a jovem atleta, que já foi anunciada no outro emblema.
Mariana Silva também foi homenageada pelas águias e recebeu uma mensagem do Benfica: "Mariana Silva regressou no último verão depois de uma primeira passagem de sucesso pelo Clube, e voltou a ficar ligada às já referidas conquistas do Campeonato Nacional, Supertaça e Taça Vítor Hugo".
"O Clube agradece o trabalho e empenho das três atletas, desejando-lhes as maiores felicidades para o futuro", concluíram as águias no site oficial, onde deixaram, juntamente com as mensagens, uma imagem de cada uma das jogadoras. As três atletas saem do Benfica como atuais campeãs do basquetebol nacional.
Antigo basquetebolista do Benfica está em situação de risco nos Estados Unidos e assistiu à saída de diversos companheiros
|
A época 2024/25 da NBA já terminou com os Oklahoma City Thunder a sagrarem-se os novos campeões. Desta forma, as equipas norte-americanas já estão a preparar a próxima temporada, onde muitos jogadores mudaram de clubes, como é o caso de Jrue Holiday e Kristaps Porzingis, que deixaram os Boston Celtics nos últimos dias e assistiram uma reformulação dentro dos verdes e brancos.
O conjunto de Neemias Queta enfrentava problemas financeiros no final da última temporada e sabia que estava 'obrigada' de trocar algumas estrelas que estavam no plantel, como foi o caso de Jrue Holiday e Kristaps Porzingis. O ex-Benfica agora aguarda ansiosamente para os próximos movimentos do emblema no mercado de transferências e espera somar mais minutos na próxima época.
O base norte-americano foi o primeiro a receber a notícia da saída dos Boston Celtics. O campeão nas Olimpíadas de Paris - que foi trocado por Anfernee Simons - rumou para os Portland Trail Blazers. O camisola 4 não ficou nada feliz com a situação e já informou que não pretende jogar em Oregon e pretende representar outro emblema na NBA.
Já o poste, nascido na Letónia, reforçou os Hawks. O movimento envolveu três equipas da NBA, sendo que o conjunto de Atlanta recebeu duas picks de Draft além do camisola 8. Os Boston Celtics deram as boas-vindas a Georges Niang e mais uma escolha de segunda ronda. Além disso, os Nets receberam a escolha 22 deste draft e Terance Mann.
Assim sendo, a preparar a época 2025/26, os Boston Celtics selecionaram três jovens jogadores no Draft da NBA, sendo um deles o poste Amari Williams, que disputa minutos com Neemias Queta nesta próxima temporada. O camisola 88 espera ganhar mais oportunidades com Joe Mazzulla e ser o substituto perfeito para a saída de Porzingis.
Dossiê está resolvido e atleta vai deixar a equipa dos vermelhos e brancos para poder rumar para a Espanha, onde irá reforçar equipa da segunda divisão
|
Felix Terins não vai continuar de águia ao peito na equipa de basquetebol na próxima temporada. O sueco foi dispensado do conjunto orientado por Norberto Alves, após não ter sido muito utilizado pelo técnico recém-campeão nacional ao longo da segunda metade da última temporada.
Segunda avança o jornal A Bola, o atleta já tem viagem marcada para a Espanha, onde irá reforçar o CB Tizona, que figura na segunda divisão do campeonato hispânico. Depois de ter reforçado o Benfica para colmatar algumas ausências por lesão, Felix Terins faz as malas e deixa a Luz.
O extremo ainda conseguiu celebrar o Tetracampeonato Nacional do Benfica, contudo, acabou por não ter um impacto muito grande na equipa de Norberto Alves. O timoneiro não utilizou Terins de forma frequente, o que acabou por tornar a passagem do sueco na Luz um pouco mais infeliz.
Na altura em que reforçou o Benfica, Felix Terins não escondeu o entusiasmo. "Estou muito feliz por estar aqui. Eu sei que é uma grande organização, um grande clube. Todos me falaram dos adeptos, dos rivais, dos dérbis… E eu acho que ser parte deste grande clube é sempre uma honra, mas também um grande desafio", afirmou, à BTV, depois de assinar pelas águias.
Na temporada de 2024/2025, com a camisola do Benfica, Felix Terins foi aposta de Norberto Alves em 14 partidas, tendo alcançado a marca dos 74 pontos e 24 assistências. O extremo fica com um Campeonato Nacional no palmarés, depois da turma dos vermelhos e brancos ter conquistado o tão desejado Tetracampeonato de basquetebol.
Reveja aqui a conquista do Tetracampeonato: