
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Alejandro Grimaldo é um dos 29 jogadores que fazem parte da pré-convocatória da seleção espanhola. O antigo defesa do Benfica de 28 anos foi na passada segunda-feira, chamado por Luis de la Fuente para integrar o leque da turma ibérica. Atualmente ao serviço dos alemães do Bayer Leverkusen, o lateral poderá estrear-se numa fase final de uma grande competição pela seleção.
Com o selecionador ainda a ter que riscar três jogadores desta lista até ao dia 7 de junho (apenas 26 jogadores podem estar presentes no Europeu que se realiza na Alemanha), a Espanha arranca o Campeonato da Europa inserida no grupo B onde vai medir forças com a Croácia (15 de junho, 17h00), Itália (20 de junho, 20h00) e Albânia (24 de junho, 20h00).
Nesta temporada, Alejandro Grimaldo - avaliado em 45 milhões de euros - regista 51 partidas realizadas: 33 na Bundesliga, 12 na Liga Europa e seis na Taça da Alemanha. O internacional espanhol segue com 12 golos apontados e 18 assistências para os seus colegas.
Além desses números, o antigo lateral-esquerdo do Benfica conquistou a dobradinha pelo conjunto alemão ao vencer a Bundesliga (primeira vez na história do clube) sem qualquer derrota e a Taça da Alemanha (venceu na final o Kaiserslautern por 1-0). No entanto, Grimaldo viu a Liga Europa a escapar depois da derrota frente à Atalanta por 3-0 num jogo em que foi o único desaire do conjunto alemão em toda a temporada.
Pelo Benfica, o agora internacional espanhol envergou o Manto Sagrado em qualquer coisa como 303 encontros, nos quais apontou 27 tiros certeiros e 61 assistências. Além disso constam do seu palmarés quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças Cândido de Oliveira.
Recentemente, Alejandro Grimaldo declarou-se ao Benfica: “Espero que o Benfica reconquiste o título na próxima época. O Benfica é o maior clube de Portugal e vou segui-lo sempre”, disse em entrevista.
Lateral sueco está nos planos das águias para a próxima temporada, com o Presidente encarnado irá investir muitos milhões no defesa
|
O Benfica quer manter Samuel Dahl na Luz de forma a integrar o plantel de 2025/2026. O defesa-esquerdo sueco já impressionou a estrutura diretiva de Rui Costa, especialmente Bruno Lage. O treinador dos encarnados está muito agrado com a polivalência demonstrada pelo lateral, que chegou à Catedral no mercado de inverno, e quer avançar com a contratação a título definitivo.
Esta mais valia já tinha captado a atenção dos responsáveis da Luz, que viram Samuel Dahl como um novo Aursnes. Desde que reforçou as águias, o craque tem sido utilizado mais no setor ofensivo do flanco esquerdo. Ainda assim, face às ausências de Alexander Bah e Tomás Araújo na ala direita, o sueco já foi adaptado ao lado destro, jogando, assim, a lateral-direito. Ora, como o flanco destro é um dos que mais dores de cabeça tem dado a Bruno Lage, esta capacidade de 'faz tudo' de Dahl acaba por beneficiar, tanto o Benfica, como o próprio defesa sueco, que consegue assim um lugar garantido nos planos dos dirigentes das águias.
Importa recordar que, Samuel Dahl está a cumprir um empréstimo até ao final da época, que inclui uma opção de compra. Essa cláusula poderá ser ativada pela direção do Benfica, mas para isso Rui Costa terá de 'abrir os cordões à bolsa' e investir uma verba a rondar os 10 milhões de euros, garantindo, junto dos dirigentes da Roma, a contratação do sueco a título definitivo.
Samuel Dahl - com valor de mercado nos 7 milhões de euros - chegou ao Benfica no último defeso de transferências de inverno. De águia ao peito, o jogador sueco marcou presença em 12 partidas: sete na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal e três na Liga dos Campeões. Ao todo, o lateral-esquerdo, que enverga agora a camisola 26 dos vermelhos e brancos, conta com duas assistências, nos 725 minutos disputados.
No dia em que o antigo jogador do Benfica celebrou o seu 88.º aniversário, ex-futebolista destacou história que protagonizou décadas atrás
|
Jan Biermann, de 76 anos, foi um antigo atleta dos dinamarqueses do Aarhus, recordou o dia em que a sua equipa defrontou o Benfica de José Augusto e contou um episódio que aconteceu após o apito final, quando a equipa levou o Benfiquista aos ombros: “Ele pensou que íamos agredi-lo. Mas entrámos no relvado para o levar em ombros, depois da partida fantástica que acabáramos de ver. Anos depois, disse-me que não esqueceu aquele momento”.
Jan Biermann - Ele pensou que íamos agredi-lo
Além do momento vivido no relvado, o dinamarquês revelou que a sua associação aos encarnados começou antes do dia do jogo. “Fomos lá pedir autógrafos e acabei por o ajudar a comprar uma prenda para a mulher numa loja conhecida”, contou.
Por fim, Jan Biermann continua sem perceber como ele próprio chamou à atenção da estrutura encarnada, isto é, passados 64 anos. “Pediu-me duas fotografias”, revelando depois que, duas semanas mais tarde, estava a receber um cartão de sócio do Benfica, com o número 52 354.
Desde então, Jan Biermann nunca perdeu o seu contato com o Benfica e especialmente com José Augusto. A partir daí, Biermann treinou com a equipa encarnada, viajou no autocarro do clube e até chegou a desempenhar funções de intérprete nas viagens que o clube fazia à Dinamarca. No ano passado, em fevereiro, fez questão de marcar presença no lançamento do livro sobre a glória das águias, intitulado de ‘José Augusto e o Benfica dos Anos 60’, da autoria de Luís Lapão.
Internacional sub-21 português está emprestado ao Rio Ave pelo Clube da Luz, mas Rui Costa define estratégia para o jovem futebolista
|
Martim Neto está emprestado ao Benfica ao Rio Ave, mas há um plano para o médio. O Glorioso 1904 avança, neste Exclusivo, a estratégia desenhada pela direção de Rui Costa, que olha para o jovem formado no Seixal como uma possível solução para o Mundial de Clubes, tendo em conta as opções limitadas nessa posição.
Ao que o Glorioso 1904 conseguiu apurar, junto de fonte próxima do processo, Martim Neto irá regressar ao Benfica, no final da temporada, a tempo de integrar as opções de Bruno Lage para o Mundial de Clubes. Por estar emprestado ao Rio Ave, depois não ter convencido Roger Schmidt no último verão, a estrutura técnica do emblema da Luz poderá chamar o atleta, entre o período de 1 a 10 de junho, de forma a que o mesmo possa ser uma das soluções na convocatória do técnico setubalense para a competição, que irá decorrer nos Estados Unidos da América.
O nosso Jornal sabe que, face às opções limitadas no 'miolo', tendo em conta a lesão de Manu Silva e Renato Sanches - que poderá estar apto para o Mundial de Clubes no melhor dos cenários -, Martim Neto é visto, desta forma, como um 'reforço' que poderá aliviar algumas dores de cabeça de Bruno Lage. Segundo informações recolhidas, em exclusivo, pelo Glorioso 1904, o facto de estar a ser utilizado no Rio Ave ajuda a que mantenha o ritmo, pelo que a direção do Benfica, com Rui Costa à cabeça, mantém a atenção no jovem internacional sub-21 português.
Além disso, Martim Neto ficou de fora da última convocatória de Rui Jorge para a Seleção Nacional de sub-21, sendo mais uma prova dos planos do Benfica relativamente ao médio. Importa referir que, o Europeu desta secção irá decorrer ao mesmo tempo que acontece o Mundial de Clubes, pelo que o Selecionador Nacional já tem deixado de fora alguns nomes, como Samuel Soares e André Gomes, que pertencem ao plantel principal, orientado por Bruno Lage. Desta forma, com a prova mundial, Martim Neto ganha ainda mais espaço para se poder destacar e conquistar um lugar no plantel de 25/26.
Esta temporada, ao serviço do Rio Ave, Martim Neto – avaliado em 3 milhões de euros – leva 19 encontros na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Ao todo, o craque cedido pelo Benfica ao emblema de Vila do Conde contabiliza 448 minutos, nos 22 jogos já disputados, tendo, marcado um golo e uma assistência.