Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Benfica

DEPOIS DE SE DEMITIR DO CARGO DE PRIMEIRO MINISTRO, ANTÓNIO COSTA CONFIRMA: "NÃO ME VOU RECANDIDATAR"

Decisão foi anunciada no início da tarde desta terça-feira, no Palácio de São Bento, em Lisboa

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

António Costa anunciou, esta terça-feira, a sua demissão do cargo de primeiro ministro depois de ter sido alvo de investigações por exploração de lítio por parte do Supremo Tribunal de Justiça. O chefe de estado informou ainda que não se irá recandidatar ao cargo.

“Não, não me vou recandidatar ao cargo de primeiro-ministro. É uma etapa da vida que se encerrou, os processos-crime raramente são rápidos, por isso não ficaria a aguardar a conclusão do processo-crime para tirar outra conclusão. No julgamento da minha consciência estou totalmente tranquilo”, disse aos microfones do Palácio de São Bento.

E prosseguiu: “Permitem-me agradecer em primeiro lugar aos portugueses, pela confiança que em mim depositaram ao longo dos últimos anos. Esta é uma etapa da vida que se encerra e que encerro com a cabeça erguida, a consciência tranquila e a mesma determinação: servir Portugal e portugueses da mesma forma como no dia em que entrei para primeiro-ministro”, completou.


Recorde-se que António Costa era primeiro ministro de Portugal desde 2015. Nas legislativas de 2019, o ministro voltou a vencer. Em 2022, depois da queda do governo, Costa passou a governar com o estatuto de maioria absoluta.



Extra Benfica

Vai entregar o seu IRS de 2024? Saiba como pode doar 0,5% à Fundação Benfica

Veja aqui como pode ajudar o projeto social dos encarnados

Fundação Benfica é um dos projetos mais nobres do Clube da Luz
Fundação Benfica é um dos projetos mais nobres do Clube da Luz

  |

Icon Comentário0

A Fundação Benfica completa em 2024 15 anos de história e já ajudou milhares de crianças ao redor do mundo e agora os Benfiquistas podem fazer parte do projeto, ao entregar o seu IRS, encaminhando uma parte do imposto que seria a favor do Estado para a Fundação Benfica e ajudar, desta forma, mais de 315 mil beneficiários.

O primeiro passo que terá de tomar ao preencher o IRS é selecionar o quadro 11 do modelo 3 do mesmo e, em seguida, inserir o número de contribuinte da Fundação Benfica que é: 509 259 740.

Importante recordar que a Fundação Benfica desenvolve vários projetos de combate ao abandono e absentismo escolar com trabalho consecutivo nos últimos 15 anos letivos, abrangendo mais de 20 000 alunos anualmente.


Desde 2009 o projeto já envolveu mais de 140 000 beneficiários. A Educação Ambiental é outra das prioridades da Fundação Benfica que desenvolve desde 2018 o projeto “Faz da tua Escola um Viveiro!”, como resposta aos incêndios de 2017, envolvendo a comunidade escolar em ações de reflorestação.


Um dos projetos mais conhecidos é o 'Para ti se não faltares', que ajuda o combate ao abandono escolar com trabalho consecutivo nos último 15 anos letivos. Já foram abrangidos mais de 5.500 alunos de 11 cidades, 32 bairros e 19 escolas.

Já o 'KidFun - Educação para Valores' foi criado em 2014 e tem promovido, através do Desporto, a Educação para Valores em todos os distritos do Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Já participaram no projeto mais de 135.000 alunos de 419 Escolas do Ensino Básico.


No total, a Fundação Benfica desenvolveu 12 projetos ativos nas mais variadas áreas, que permitiram o apoio a mais de 23.000 beneficiários de todas as idades durante o ano de 2023 e você pode fazer a sua parte neste ano de 2024.


Extra Benfica

EXTRA BENFICA: CONFIRA MOMENTO EM QUE NAVIO EMBATEU NA PONTE DE BALTIMORE (COM VÍDEO)

Infraestrutura de Francis Scott Key, nos Estados Unidos, desabou após uma colisão com um barco durante esta madrugada, esta terça-feira, 26 de março

Ponte de Francis Scott Key, em Baltimore
Ponte de Francis Scott Key, em Baltimore

  |

Icon Comentário0

Última hora: A ponte de Francis Scott Key, em Baltimore, nos Estados Unidos, desabou após uma colisão com um navio durante esta madrugada, esta terça-feira, 26 de março. O embate acabou por provocar a queda de vários veículos na água, com a embarcação a acabar por se incendiar, antes de afundar. 

De acordo com o diretor de comunicações do Departamento de Bombeiros de Baltimore, Kevin Cartwright, em declarações à agência de notícias Associated Press, as equipas de emergência encontram-se a procurar pelo menos sete indivíduos, que deverão ter caído à água.


"Todas as faixas de rodagem de acesso estão fechadas em ambas as direções devido a um acidente na ponte" Francis Scott Key. "O tráfego está a ser desviado", afirmou a Autoridade de Transportes do estado de Maryland, na rede social X (antigo Twitter). 


Importante destacar que, a Guarda Costeira terá sido avisada sobre o incidente às 01:27h (05:27h em Portugal Continental). O navio de carga, que tinha rumava ao Colombo, no Sri Lanka, possuía uma bandeira da Singapura, tendo 289 metros, segundo um suboficial da Guarda Costeira, Matthew West, em declarações ao jornal ‘The New York Times’ (NYT).

Nenhum membro da tripulação terá ficado ferido, de acordo com o comunicado da empresa Grace Ocean. A causa do embate ainda não foi determinada, pelo que os proprietários da embarcação estarão a cooperar com as autoridades norte-americanas. 


Confira aqui o momento: 



Extra Benfica

EX-CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO BENFICA REAGE A DEMISSÃO DE ANTÓNIO COSTA E APONTA PARA PRÓXIMO 'SUCESSOR'

Assumido Benfiquista não hesitou em confidenciar voto em personalidade conhecida do universo vermelho e branco

António Costa
António Costa

  |

Icon Comentário0

Ricardo Martins Pereira, antigo candidato à Presidência do Benfica, já reagiu à demissão de António Costa do lugar de primeiro-ministro do governo português. A cara conhecida do universo do Glorioso apontou um jogador do plantel de Roger Schmidt como possível 'sucessor' do político, causando surpresa a muitos. 

Nas redes sociais, o assumido Benfiquista partilhou uma imagem editada de Fredrik Aursnes e deixou a seguinte mensagem: "Ele sabe atacar e defender, sabe estar à esquerda, à direita e ao meio. Eu voto Aursnes". 

Utilizando a polivalência conhecida do médio norueguês, o ex-candidato à liderança do emblema da Luz não hesitou em utilizar o humor para reagir à notícia da demissão de António Costa. É de destacar que a ação surgiu devido às investigações do Supremo Tribunal de Justiça face a negócio relativos à exploração de lítio em Montalegre. 


Na passada terça-feira, dia 7 de novembro, António Costa falou à imprensa nacional e anunciou a demissão, considerando não ser "compatível" estar num cargo político quando existe um processo a ser movido contra si. É de referir, ainda, que foram efetuadas buscas na própria manhã, por parte do Ministério Público, no Palácio de Belém e aos ministérios ligados ao caso em questão. 


Recorde-se que, foi, em 2020, que Ricardo Martins Pereira anunciou a candidatura à Presidência do Benfica. Através de um texto publicado nas redes sociais, na altura, o jornalista apresentou 12 razões que levaram à decisão, destacando o ataque ao autocarro do Glorioso que aconteceu por volta do mesmo momento. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
ÚLTIMA HORA: PONTE DE BALTIMORE COLAPSA
Extra Benfica

ÚLTIMA HORA: PONTE DE BALTIMORE COLAPSA

 

Icon Comentário0
RUI GOMES DA SILVA DEIXA RECADO A LUÍS MONTENEGRO SOBRE ANDRÉ VENTURA
Extra Benfica

RUI GOMES DA SILVA DEIXA RECADO A LUÍS MONTENEGRO SOBRE ANDRÉ VENTURA

 

Icon Comentário0
EX VICE PRESIDENTE DO BENFICA DIZ QUE PSD DE MONTENEGRO DEVE FAZER ACORDO COM CHEGA DE ANDRÉ VENTURA: "É O INTERESSE DO PAÍS"
Extra Benfica

EX VICE PRESIDENTE DO BENFICA DIZ QUE PSD DE MONTENEGRO DEVE FAZER ACORDO COM CHEGA DE ANDRÉ VENTURA: "É O INTERESSE DO PAÍS"

 

Icon Comentário0