Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Depois de ter sido dispensado do Benfica, Paulo Bernardo vive pesadelo no Celtic

Médio formado no Seixal rumou em definitivo ao conjunto escocês no passado mercado de transferências

Glorioso 1904
Glorioso 1904

02 Out 2024 | 15:48 |

Icon Comentário0

Paulo Bernardo foi um dos jogadores que abandonou o Benfica no último mercado de transferências, tendo rumado ao Celtic em definitivo. Apesar de ter estado em boa forma nos últimos encontros, o médio formado no Seixal viveu um autêntico pesadelo na passada terça-feira, na deslocação ao terreno do Dortmund, sendo que os escoceses foram goleados por 7.1.


O pesadelo da equipa onde alinha o médio formado no Benfica começou cedo. Logo aos sete minutos, Emre Can colocou a equipa da casa a vencer. A resposta escocesa chegou logo depois, aos 9’, Maeda fez a igualdade. No entanto o Dortmund colocou o pé no acelarador e maircou por mais quatro vezes até ao intervalo: Adeyemi (11’, 29’ e 42’) e Guirassy (40’) fizeram os golos, sendo que na segunda metade, o avançado vez aos 66 minutos o 6-1. O sétimo, e último tento da partida, foi da responsabilidade de Nmecha que fechou as contas. Com este duro desaire, o conjunto onde alinha Paulo Bernardo ocupa o 19º lugar com três pontos. 


Lembre-se que na última temporada, o antigo médio do Benfica teve emprestado ao Celtic e realizou 33 jogos. Neste mercado de verão acabou por ser comprado pela equipa treinada por Brendan Rodgers por 4 milhões de euros e assinou contrato válido para as próximas cinco temporadas, até junho de 2029. Esta é a primeira saída em definitivo de Paulo Bernardo do Benfica, Clube ao qual está ligado desde 2010/2011. 


Em 24/25, Paulo Bernardo foi aposta em nove jogos: dois na Liga dos Campeões, cinco na liga escocesa e um na Taça da Liga, tendo somado 424 minutos. Na temporada 2023/24, o médio – atualmente avaliado em 3,5 milhões de euros – contou com 33 encontros realizados pelo Celtic: 22 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões e cinco na Taça da Escócia. Ao todo, o médio formado no Benfica marcou quatro golos e fez três assistências. 

Pelo Benfica, onde o médio fez todo o processo de formação, Paulo Bernardo realizou 26 partidas e registou um passe para golo, 24 destes na temporada 2021/2022. Antes do empréstimo ao Celtic, o futebolista passou seis meses no Paços de Ferreira, onde fez 13 jogos, dois golos e duas assistências.   



Futebol

Pedro Brinca critica falta de eficácia do Benfica: "Alergia à baliza adversária"

Professor de economia ficou desiludido com a pouca qualidade de concretização das oportunidades das águias frente ao Tondela

Pedro Brinca não ficou indiferente ao empate frente ao Tondela e criticou a falta de eficácia do Benfica. Fotografia: Pedro Brinca | Facebook
Pedro Brinca não ficou indiferente ao empate frente ao Tondela e criticou a falta de eficácia do Benfica. Fotografia: Pedro Brinca | Facebook

03 Fev 2026 | 12:49 |

Icon Comentário0

O empate do Benfica diante do Tondela (0-0), no passado domingo, a contar para a 20ª jornada da Liga Portugal Betclic, foi marcado pelo desperdício da equipa orientada por José Mourinho. Esta questão não escapou ao professor de Economia, Pedro Brinca.


P.Brinca: "Alergia à baliza adversária"


"A equipa tem mostrado uma evolução muito boa nos últimos jogos mas onde continua na mesma é na definição final dos lances. Ou porque o último passe é defeituoso, ou porque a meia distância acerta a grande distância da baliza. Com exceção de Pavlidis, os jogadores do Benfica mostram uma inusitada alergia à baliza adversária", confessou, na sua crónica ao jornal Record.


O adepto do "Glorioso" acredita que a pouca eficácia na frente da baliza adversária é um desafio para o "Special One", apesar dos poucos objetivos que o Benfica tem por lutar. "O segundo melhor marcador da equipa em jogos da Liga é Sudakov, com quatro golos. Conseguir melhorar a eficácia e o critério no último passe é o desafio ainda por superar para Mourinho. Pena que seja numa fase tão adiantada da época em que pouco há ainda por lutar.

P.Brinca: "Construção ofensiva desequilibrou"


" A equipa fez um dos melhores jogos em termos de qualidade coletiva ofensiva que vi esta época. A equipa do Benfica funcionou enquanto tal. A construção ofensiva desiquilibrou, não à custa das individualidades, mas precisamente devido à força do coletivo. Foram muitas as situações de vantagem numérica criada no último terço que proporcionaram várias situações de finalização. Que, infelizmente, a equipa desperdiçou", disse.

 As águias voltam a entrar campo no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, em jogo frente ao Alverca, no Estádio da Luz, às 20h30. Após o empate, o Benfica continua no terceiro lugar, com 46 pontos, ficando mais longe do segundo classificado.


Futebol

Benfica - Alverca? José Mourinho ainda pondera trabalhos de preparação

Treinador português tomou uma decisão no final da partida contra Tondela, e tema em questão tem suscitado algum burburinho na imprensa

No rescaldo da partida contra o Tondela, o Benfica tem o Alverca pela frente, mas a decisão de Mourinho tem dado que falar
No rescaldo da partida contra o Tondela, o Benfica tem o Alverca pela frente, mas a decisão de Mourinho tem dado que falar

03 Fev 2026 | 12:47 |

Icon Comentário0

A equipa do Benfica teve direito, durante o dia de ontem, a uma folga, na sequência do jogo com o Tondela. Pelo que foi apurado, apesar do empate na Beira Alta, José Mourinho concedeu algum tempo de descanso aos encarnados, antes das águias virarem as suas atenções para o embate seguinte.


Segundo revelou o jornal A Bola, na edição desta manhã, o Benfica não treinou na última segunda-feira, 2 de fevereiro, depois de ter regressado do norte do país. A seu entender, José Mourinho concedeu algum período de descanso às águias depois de mais uma semana de enorme desgaste.


No entanto, a mesma fonte explica que a preparação para a partida frente ao Alverca — clube do qual Vangelis Pavlidis ainda não faturou — ainda não tem data marcada, ficando a questão no ar se os encarnados regressam aos trabalhos esta terça-feira ou apenas amanhã, quarta-feira, 4 de fevereiro.


Por outro lado, com o mercado fechado a entradas, apenas podem sair atletas, uma vez que na Turquia e Arábia Saudita ainda seja possível contratar. José Mourinho conta com um grupo de trabalho mais amplo, não apenas devido aos reforços, mas também ao regresso de alguns lesionados, como Bruma e Dodi Lukebakio.

Vale a pena recordar que o Benfica recebe o Alverca no próximo domingo, 8 de fevereiro, no Estádio da Luz, com a partida agendada para as 20h30. De momento, as águias seguem no terceiro lugar da Liga Portugal Betclic, com 46 pontos, atrás do Sporting (51 pontos) e do Porto (55 pontos).



Futebol

Alerta, Benfica! Já se conhece o motivo para ausência de Dedic contra o Tondela

Lateral-direito tem sido uma das peças mais utilizadas na presente temporada, tanto por Bruno Lage como por José Mourinho, e situação dá que falar

No rescaldo da partida entre o Tondela e o Benfica, foi revelado o motivo da ausência de Amar Dedic na equipa titular
No rescaldo da partida entre o Tondela e o Benfica, foi revelado o motivo da ausência de Amar Dedic na equipa titular

03 Fev 2026 | 12:26 |

Icon Comentário0

Amar Dedic necessita de uma gestão mais personalizada face ao seu desgaste. Pelo que foi apurado, o lateral-direito, que reforçou o Benfica no mercado de verão, suscita alguma preocupação por parte da equipa técnica, liderada por José Mourinho, face ao seu atual momento de forma.


Segundo revelou o jornal Record, na edição de hoje, 3 de fevereiro, a situação física do bósnio nos últimos encontros, onde teve um forte desgaste na partida frente ao Real Madrid, foi a verdadeira razão para o Special One ter optado por poupar o camisola 17 no empate das águias contra o Tondela.


Pelo que a mesma fonte apurou, Dedic está ciente da sua condição física e, com isso em mente, tem-se mostrado bastante empenhado nos trabalhos de recuperação, de forma a estar apto para ajudar a equipa encarnada. No entanto, mesmo assim, o lateral-direito tem sido acompanhado de perto.


Nas últimas semanas, Amar Dedic apenas foi utilizado nos encontros contra o Porto (derrota na Taça de Portugal) e Real Madrid; pelo meio, o craque encarnado foi poupado na goleada frente ao Estrela da Amadora e no empate com os beirões, onde Daniel Banjaqui foi chamado a fazer o corredor direito da defesa.

Verdade seja dita, José Mourinho pretende ter o maior cuidado possível com o bósnio, que já é um dos jogadores com mais minutos no plantel e, face à demora de Alexander Bah entrar nas opções, o Special One pretende gerir o camisola 17 a fim de evitar mais uma crise de lesões no plantel.


Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Amar Dedic — avaliado em 15 milhões de euros — já realizou um total de 32 jogos oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.728 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o bósnio registou um golo e três assistências.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ausência de Jude Bellingham divide imprensa espanhola, antes do Benfica - Real Madrid
Futebol

Ausência de Jude Bellingham divide imprensa espanhola, antes do Benfica - Real Madrid

03 Fev 2026 | 11:35

Icon Comentário0
Volte-face! Marcos Leonardo fez as malas, mas ex Benfica não vai a lado nenhum
Futebol

Volte-face! Marcos Leonardo fez as malas, mas ex Benfica não vai a lado nenhum

03 Fev 2026 | 11:54

Icon Comentário0
Antiga estrela do Benfica faz história na Premier League
Futebol

Antiga estrela do Benfica faz história na Premier League

03 Fev 2026 | 11:05

Icon Comentário0