
Futebol
Nuno Farinha aborda desejo de mercado do Benfica: "Nem sabem se vão estar na Liga dos Campeões"
04 Ago 2025 | 15:02
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
05 Jan 2025 | 09:56 |
O ano não podia estar a começar da pior maneira para o Benfica. Depois de uma derrota a fechar 2024, Bruno Lage tinha deixado a garantia que 2025 iria iniciar de uma forma bem diferente, contudo, não foi o que aconteceu. Após somar a segunda derrota consecutiva na Liga, frente ao Braga (2-1), os encarnados terminaram a primeira volta do campeonato na terceira posição e com um registo que nunca foi visto com o técnico setubalense no comando.
Ao cabo de 17 jornadas, o Glorioso contou com dois treinadores, Roger Schmidt, que liderou a equipa até ao empate frente ao Moreirense e Bruno Lage, que assumiu o comando técnico desde o final do mês de setembro. Prestes a entrar na primeira ronda da segunda volta, o Clube da Luz parte da terceira posição, com 38 pontos, depois de 12 vitórias, dois empates e três derrotas. Ao fim de 17 jornada, a equipa do técnico de 48 anos é a pior águia dos últimos quatro anos.
Nas últimas quatro épocas, nunca o Benfica tinha perdido tantos pontos durante as primeiras 17 rondas da prova. Só na reta final desta volta, os encarnados perderam oito pontos dos possíveis 15, fruto das derrotas frente aos leões e bracarenses, antes disso, empataram a uma bola contra o AVS. Nem Roger Schmidt teve números tão negativos como Bruno Lage tem apresentado.
Começando pela época passada, as águias que eram lideradas pelo timoneiro alemão, chegaram à 18.ª jornada da Liga com 42 pontos, no segundo lugar. Em 2022/2023, no ano em que o Benfica se sagrou Campeão Nacional, o Clube da Luz liderava a prova a cabo de 17 rondas e com 44 pontos. Por fim, na temporada de 2021/2022, com Jorge Jesus, o Glorioso tinha registado 40 pontos em 17 partidas disputadas.
Contudo, para contrariar os números mais recentes, é preciso recuar até à época de 2020/2021, para encontrar um número ainda bem pior do que o Benfica de Lage. Na altura, as águias jogavam sob a batuta de Jorge Jesus, que regressara à Luz nesse ano. Os encarnados acabaram a primeira volta do Campeonato Nacional no quarto lugar, apenas com 34 pontos amealhados.
Técnico português dos encarnados vai ter de enfrentar mais uma situação de gestão antes do confronto com o emblema francês a contar para a Liga dos Campeões
04 Ago 2025 | 18:34 |
Kerem Aktürkoglu - que tem sido apontado a uma saída dos encarnados - está em dúvida para o jogo com o Nice, a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O extremo sofreu uma entorse no tornozelo direito durante o treino de domingo e teve de abandonar a sessão mais cedo, deixando o Benfica em alerta.
Inicialmente, temeu-se que a lesão fosse grave, dada a reação de dor do internacional turco, mas os exames médicos revelaram um cenário menos preocupante. Após uma avaliação pormenorizada, foi confirmado que se trata de uma entorse, o que mantém a presença de Kerem Aktürkoglu em dúvida para o duelo europeu.
A decisão sobre a inclusão do jogador na comitiva encarnada será tomada apenas amanhã, após nova observação clínica. Bruno Lage enfrenta mais uma dor de cabeça, numa altura em que já não pode contar com Bruma, lesionado com gravidade na Eusébio Cup frente ao Fenerbahçe.
Kerem Aktürkoglu tem sido peça importante nas escolhas de Bruno Lage, tendo alinhado de início contra o Fenerbahçe e o Sporting. Caso não recupere a tempo, a equipa técnica terá de equacionar alternativas no onze inicial. Amanhã, Lage deverá prestar esclarecimentos sobre a situação do jogador na conferência de imprensa de antevisão.
Em 2024/25, ao serviço do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 24 milhões de euros – marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências.
Adversário dos encarnados na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões enfrenta problemas a poucos dias do primeiro encontro
04 Ago 2025 | 17:33 |
O Benfica vai viajar até Nice na próxima quarta-feira, dia 6 de agosto, para disputar a partida da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O adversário não poderá contar com alguns jogadores importantes do eixo defensivo, devido a lesões contraídas na reta final da temporada passada.
Youssouf Ndayishimiye (fratura da tíbia) e Moise Bombito (rotura do ligamento cruzado anterior), são os dois defesas-centrais do Nice que não vão a jogo na próxima quarta-feira, dia 6 de agosto. Ambos continuam a recuperar das respetivas lesões e são baixas confirmadas. Curiosamente, são dois dos três defesas com mais minutos pelo emblema francês na temporada passada.
Para ultrapassar este problema, o Nice foi ao mercado e contratou os jovens Juma Bah, emprestado pelo Manchester City, e Kojo Peprah Oppeng, ex-Norrkpping. Ambos os centrais poderão estrear-se frente ao Benfica mas, ao que tudo indica, o treinador Franck Haise vai adaptar o lateral Melvin Bard a central, para jogar ao lado de Dante.
Segundo a imprensa francesa, o Nice enfrenta vários problemas no setor defensivo, e isso tem gerado muita preocupação na antecâmara da nova época. Com uma linha recuada praticamente nova, a equipa não tem conseguido encontrar entrosamento com o novo guarda-redes Yehvann Diouf, que veio para substituir Marcin Bulka, que rumou à Arábia Saudita.
Além de Youssouf Ndayishimiye, Moise Bombito e Mohamed Abdelmonem, o médio Tanguy Ndombélé também deve falhar os duelos da terceira pré-eliminatória. Do lado do Benfica, Bruno Lage não pode contar com Alexander Bah, Manu Silva, Bruma, Nuno Félix e, em princípio, Tomás Araújo, que ainda está a recuperar da lesão contraída na fase final da temporada passada.
Diretor desportivo do conjunto da Luz recentemente falou sobre os adversários que poderão vir a calhar às águias na competição europeia mais prestigiada
04 Ago 2025 | 16:00 |
Mário Branco, novo diretor desportivo dos encarnados, já reagiu ao sorteio da Liga dos Campeões do Benfica - no qual as águias reconheceram os seus possíveis adversários após a eliminatória do Nice. No entanto, o dirigente do Clube da Luz reforçou que a equipa está focada única e exclusivamente no próximo embate.
Mário Branco: “Voltaram a sair os adversários mais complicados”
Mário Branco começou por referir que calharam, novamente, ao Benfica, os adversários mais complicados possíveis: "Tal como já tinha acontecido no sorteio da 3.ª pré-eliminatória, com o Nice, voltaram a sair, em teoria, os adversários mais complicados”.
“Curiosamente, o Fenerbahçe e o Feyenoord estiveram nas duas últimas edições da Eusébio Cup, sendo que, na época passada, o Benfica também defrontou o Feyenoord na Champions”, acrescentou Mário Branco, recordando o passado do Clube da Luz com as duas equipas que poderá vir a defrontar.
Mário Branco: “Estamos com foco total no Nice”
O diretor desportivo do Benfica reconhece o triunfo na Supertaça como fundamental para lançar a época da melhor forma: “Neste momento, estamos com foco total no Nice e não faz sentido olharmos mais para a frente. A vitória na Supertaça foi muito importante para a confiança do grupo, mas também já é passado”.
“A nossa energia e o nosso pensamento estão exclusivamente na eliminatória com o Nice", concluiu Mário Branco, reforçando que o Benfica neste momento está focado no Nice e não no adversário que se pode suceder em caso de vitória frente aos franceses.
Nuno Farinha aborda desejo de mercado do Benfica: "Nem sabem se vão estar na Liga dos Campeões"
04 Ago 2025 | 15:02
Trabzonspor pode desviar médio que está referenciado pelo Benfica há várias épocas
04 Ago 2025 | 14:30
Oficial! Thomas Frank garante alvo do Benfica por empréstimo e cláusula milionária
04 Ago 2025 | 14:27