Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Duarte Gomes defende decisão de João Pinheiro em jogo do Benfica: "Não é um ringue de MMA"

Diretor Técnico Nacional de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol analisou lance em partida recente dos encarnados

Duarte Gomes concorda com decisão de João Pinheiro em expulsar Paulo Victor por entrada dura sobre Tomás Araújo no Benfica - Santa Clara
Duarte Gomes concorda com decisão de João Pinheiro em expulsar Paulo Victor por entrada dura sobre Tomás Araújo no Benfica - Santa Clara

25 Set 2025 | 07:20 |

Icon Comentário0

Duarte Gomes considera que Paulo Victor foi bem expulso no Benfica – Santa Clara após uma entrada muito violenta sobre Tomás Araújo, que acabou mesmo por ser substituído. Na habitual divulgação dos áudios do VAR, o Diretor Técnico Nacional de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol defendeu a tomada de decisão de João Pinheiro.


Duarte Gomes defende decisão de João Pinheiro no Benfica - Santa Clara: "Não é um ringue de MMA"


“Consigo compreender as pessoas que olham para o lance e não querem vermelho. O jogador aparentemente não teve malícia e está a apontar para a bola. O problema é que, quando um jogador disputa uma bola, está obrigado a ter cuidados. Neste caso não teve essa preocupação e mais importante, entra com a sola da bota”, começou por afirmar Duarte Gomes.


“Começa na cabeça, passa pela orelha, pelo peito e acaba na coxa. Nós queremos cartão vermelho nestes lances. Podem dizer que o critério é rigoroso, porque estão a pensar mais no infrator. Nós pensamos mais na vítima. Não é um ringue de MMA, nem um jogo em que permitamos contactos que originam sangue ou possíveis graves lesões”, acrescenta Duarte Gomes, elogiando a decisão do VAR e de João Pinheiro.

Duarte Gomes: "João Pinheiro já tinha o chip mudado para vermelho depois de ver o Tomás Araújo sangrar. Viu a consequência"


“Aconteceu com o Gonçalo Inácio com o Arouca, no Vitória – Porto o Tiago Silva deveria ter levado o vermelho. É um ataque a zonas do corpo perigosíssimas e podem fazer dano real ao jogador. Foco a minha atenção em quem sofre a falta. João Pinheiro já tinha o chip mudado para vermelho depois de ver o Tomás Araújo sangrar. Viu a consequência”, lembra Duarte Gomes.

“Não queremos estas entradas no futebol. Colocam em perigo a integridade física e queremos acabar com elas. Como não consegue ver a falta? Porque não é perfeito. Nenhum é, nem infalível. Há situações que falham. Neste caso o João nem vê o contacto, pensa que é um pé alto e como o Benfica segue com a bola deixa jogar. No final não errou, tomou a melhor decisão”, finaliza Duarte Gomes.


Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - João Malheiro aborda resultados do Benfica: "Falta maturidade"

Jornalista desportivo e assumido adepto do Clube da Luz analisou as últimas exibições das águias, que têm vindo a perder vários pontos no Estádio da Luz

João Malheiro analisou as últimas exibições do Benfica, que nos três últimos jogos no Estádio da Luz empatou dois e perdeu um
João Malheiro analisou as últimas exibições do Benfica, que nos três últimos jogos no Estádio da Luz empatou dois e perdeu um

25 Set 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

A receção do Benfica ao Rio Ave na passada terça-feira, dia 23 de setembro, terminou num novo deslize das águias, que sofreram um empate por uma bola ao cair do pano após, nos dois jogos anteriores no Estádio da Luz, terem sofrido uma derrota tardia frente ao Qarabag e um empate também nos descontos frente ao Santa Clara. Neste Exclusivo Glorioso 1904, João Malheiro analisou as exibições dos encarnados, mostrando confiança em José Mourinho e nos novos reforços.


João Malheiro: "Falta maturidade e compreensão do jogo"


"Tal como ontem referiu o treinador José Mourinho, falta maturidade e compreensão do jogo. Confesso que acompanho o Benfica há décadas e não me recordo de em três jogos consecutivos, dois para o Campeonato e um para a as competições europeias, o Benfica ter sofrido golos na fase absolutamente terminal dos encontros. Em dois dos casos, que foram os jogos da Liga nacional, quando estava em vantagem no marcador. É algo que jamais se poderá repetir e os jogadores têm que ter a capacidade para entender que há momentos em que têm que ter a preocupação de ter bola, trocar a bola e evitar que o adversário possa ter qualquer progressão em contra-ataque", começou por dizer João Malheiro.


De seguida, o jornalista deu um voto de confiança ao novo técnico do Benfica: "Se não é Mourinho [o treinador certo], quem poderia ser? José Mourinho é um dos maiores treinadores mundiais, conhece muitíssimo bem, de olhos vendados, o futebol português e é óbvio que o resultado de ontem é cruel. Há responsabilidade em todos, inclusive no próprio treinador, porque é ele que orienta. Agora, tenhamos a noção de que José Mourinho está no Benfica há menos de uma semana, já disputou dois jogos oficiais e no máximo terá feito quatro treinos, dois dos quais de recuperação. É manifestamente impossível mostrar as suas ideias ao grupo de trabalho numa dose significativa. Não acredito que esta situação, que se verificou no jogo com o Rio Ave, tal como no jogo com o Santa Clara, se repita em desafios futuros disputados na Luz".

João Malheiro: "É relevante o facto de Sudakov ter já um registo de dois jogos dois golos"


No que toca a novas contratações, João Malheiro destaca as últimas prestações de Sudakov a serviço dos encarnados: "Chegaram [Sudakov e Lukebakio] com expetativas elevadas por parte dos adeptos, sobretudo Sudakov por ser mais apetecido. Mas quer um quer outro, na minha opinião, vão ser extremamente importantes no curso da temporada. Creio que é relevante o facto de Sudakov ter já um registo de dois jogos dois golos, ainda numa fase embrionária de adaptação à equipa. O que eu disse antes a propósito de Mourinho diria também a respeito de Sudakov".

Por fim, João Malheiro considerou ainda que a entrada de Lukebakio foi determinante para impor um ritmo de jogo mais elevado frente ao Rio Ave: "Relativamente a Lukebakio… Jogou os primeiros minutos com a camisola do Benfica num encontro em que a exibição foi francamente sofrível na primeira parte, mas que melhorou muito nos últimos trinta minutos, exceção feita ao lance do golo sofrido, muito também pela ampla inclusão em campo de um jogador com as características e valias dele".


Futebol

Rui Águas 'sem papas na língua' depois do Benfica – Rio Ave: “Pouco agressivo”

Antiga lenda do Clube da Luz aproveitou o seu espaço de opinião para fazer uma análise à prestação dos encarnados no último encontro

Rui Águas, antiga lenda do Benfica, aproveitou o seu espaço de opinião para fazer uma análise à prestação dos encarnados no último jogo
Rui Águas, antiga lenda do Benfica, aproveitou o seu espaço de opinião para fazer uma análise à prestação dos encarnados no último jogo

24 Set 2025 | 21:47 |

Icon Comentário0

Rui Águas mostrou o seu desagrado em relação à primeira parte do Benfica - Rio Ave, jogo que terminaria com empate a uma bola. A lenda do Clube da Luz denotou que o segundo tempo trouxe melhorias no conjunto das águias que, infelizmente, acabaram por não ter resultados práticos.


“A primeira parte deste confronto com o Rio Ave não correspondeu à grande expetativa que se criara. O Benfica aparecia com o mesmo onze das Aves, mas amorfo e pouco agressivo no ataque, frente a uma equipa forasteira junta e bem posicionada. A segunda metade deu uma equipa mais dominadora e agressiva, empurrando o adversário para trás”, analisa Rui Águas.


“A diferença que parecia decisiva acabou por acontecer pela entrada dos alas, principalmente do estreante Lukebakio, especialmente influente nos desequilíbrios que provocou e na assistência para Sudakov marcar. Quando nada o faria prever, surgiu a obra de arte de André Luiz e repetiu-se o final inglório que deu o empate”, acrescenta Rui Águas.


“Mourinho referiu, antes deste jogo, que prefere e é mais eficaz passar ideias em campo do que qualquer vídeo ou conversa com os jogadores. No entanto, essa compreensível preferência vai ter que esperar, tal a densidade do calendário que aí vem. Agora, a recuperação mental torna-se essencial e prioritária, porque um novo confronto se avizinha. Tem a palavra toda a equipa”, finaliza, sobre o jogo, Rui Águas.

Por fim, a lenda do Benfica analisa a contratação do técnico português, que disse das boas no final da partida: “A chegada de Mourinho entusiasma os adeptos do Benfica e faz temer os demais. A famosa expressão já em desuso, chicotada psicológica, tradicionalmente usada na substituição de treinadores, volta com renovado significado, assinalando a chegada de um verdadeiro mestre na arte de produzir efeito”.



Futebol

Antigo candidato do Benfica fala em “equívocos de José Mourinho” frente ao Rio Ave

Ex concorrente do Clube da Luz aproveitou o espaço de opinião para fazer um comentário sobre o encontro que opôs águias e vila condenses

Ex concorrente do Benfica aproveitou o espaço de opinião para fazer um comentário sobre o jogo que opôs José Mourinho ao Rio Ave
Ex concorrente do Benfica aproveitou o espaço de opinião para fazer um comentário sobre o jogo que opôs José Mourinho ao Rio Ave

24 Set 2025 | 21:42 |

Icon Comentário0

Bruno Costa Carvalho questionou várias opções de José Mourinho no Benfica - Rio Ave. O antigo candidato à Presidência do emblema encarnado não considera "boa ideia" colocar Franjo Ivanovic a jogar no lado esquerdo do ataque, e não viu o desempenho da equipa como positivo.


“Um jogo muito fraco do Benfica, com uma série de equívocos de José Mourinho. Ivanovic do lado esquerdo não é, de facto, uma boa ideia. Este era o jogo mais fácil dos três que se avizinham, o que me deixa preocupado”, atirou Bruno Costa Carvalho, em declarações ao jornal Record, na análise ao empate das águias.


Na partida diante do Rio Ave, o Benfica até inaugurou o marcador, por intermédio de António Silva, mas o lance acabaria por ser invalidado por uma alegada falta de Nicolás Otamendi. No final do encontro, José Mourinho não escondeu a sua indignação perante a decisão do VAR, considerando que o tento deveria ter sido legal.


“Não gosto deste futebol em que o senhor que estava na Cidade do Futebol foi o protagonista. Agora anula-se um golo por causa de uma camisolinha ter sido puxada”, afirmou José Mourinho, apontando o dedo à equipa de arbitragem, liderado por Sérgio Guelho, mas também ao videoárbitro.

Após o empate a uma bola no Benfica – Rio Ave, o conjunto orientado por José Mourinho volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, às 20h15, no Estádio da Luz, na receção ao Gil Vicente de César Peixoto. O jogo diz respeito à sétima jornada da Liga Portugal Betclic e as águias só pensam no triunfo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


José Mourinho tem titular do Benfica ‘preso por arames’
Futebol

José Mourinho tem titular do Benfica ‘preso por arames’

24 Set 2025 | 21:36

Icon Comentário0
Sotiris Silaidopoulos fala do empate e atira: “Jogo histórico para o Benfica”
Futebol

Sotiris Silaidopoulos fala do empate e atira: “Jogo histórico para o Benfica”

24 Set 2025 | 21:32

Icon Comentário0
José Mourinho orientou o treino... Depois de reunião com nomes fortes do Benfica
Futebol

José Mourinho orientou o treino... Depois de reunião com nomes fortes do Benfica

24 Set 2025 | 20:37

Icon Comentário0