Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

E se fosse o Benfica? Ex árbitro garante que Porto teve 'mãozinha' da equipa de arbitragem

Especialista analisou os lances que deram polémica no jogo entre Estoril e os pupilos de Sérgio Conceição

Porto foi beneficiado
Porto foi beneficiado

  |

Icon Comentário0

No passado dia 30 de março, o Estoril recebeu o Porto na 27.ª jornada do Campeonato. O jogo esteve a escaldar e deu polémica, o os dragões viram dois jogadores serem expulsos enquanto que os canarinhos viram um. Posto isto os azuis e brancos vieram a público depois do jogo para criticar a arbitragem, no entanto, os especialistas dizem que os pupilos de Sérgio Conceição não têm razão para queixa. 

Iturralde González, antigo árbitro internacional, analisou os lances do jogo e concluiu que não só o Porto não foi prejudicado, como até foi ajudado pela arbitragem. O grande lance que instaurou tudo foi um penálti assinalado a favor do Porto por falta de Mangala sobre Francisco Conceição, que acabou por ser revertido (a expulsão de Diogo Costa não foi posta em causa por quase ninguém). O antigo árbitro reconhece que é um lance difícil mas não tem dúvidas. 


"É uma jogada de máxima dificuldade e é normal que o árbitro se equivoque e marque penálti. Mas vê-se nas imagens televisivas que é o avançado do Porto que invade o espaço do defesa do Estoril e faz falta sobre ele. O Mangala acaba por derrubá-lo, mas é o Francisco Conceição que faz falta ao invadir o seu espaço. É uma jogada difícil e acho normal que, no campo, se apite penálti. Bem analisado pelo VAR", afirmou. 


Francisco Conceição protagonizou a polémica, sendo expulso e batendo palmas irónicas ao árbitro que lhe deu o segundo amarelo. González defende que não só a expulsão foi boa, como devia ter sido expulso mais cedo, na altura do seu primeiro amarelo, por reagir violentamente a uma falta assinalada: "Um árbitro não pode permitir que, depois de marcar a falta – seja ela bem assinalada ou não – o jogador se dirija assim ao assistente e depois ao próprio árbitro. A verdade é que a 1.ª Liga é um espelho para as categorias inferiores. Imagina que exemplo está a dar este árbitro aos juízes que começam, aos das categorias inferiores. Tem de expulsá-lo logo, não pode permitir que um jogador o encare desta forma, cara a cara, e ainda por cima o insulte de forma tão agressiva. Imagino que o admoeste pela forma como encara o assistente, mas depois, se escutas um insulto, tens de mostrar cartão vermelho". 

Por último, a arbitragem voltou a falhar em falta de Otávio que, segundo o especialista é um lance claríssimo: "O jogador do Porto não quer disputar a bola e a única coisa que faz é dar um pontapé deliberado no adversário. Não é uma pancadinha, mas sim um pontapé com uma força desproporcionada. É expulsão clara! E se o árbitro o admoesta, tem de entrar em ação o VAR para lhe dizer que é vermelho". 



Futebol

Com Nacho a 'dificultar' vida de Rui Costa no Benfica, Ancelotti reage a decisão de jogador

Treinador do Real Madrid abordou escolha tomada pelo atleta que pode 'tramar' o Presidente do Clube da Luz

Decisão de Nacho, que pode 'tramar' Benfica de Rui Costa, foi abordada por Ancelotti
Decisão de Nacho, que pode 'tramar' Benfica de Rui Costa, foi abordada por Ancelotti

  |

Icon Comentário0

Nacho, defesa-central do Real Madrid, está a ponderar abandonar o clube espanhol, o que pode vir a dificultar a vida de Rui Costa no Benfica, tendo em conta o interesse dos merengues em António Silva (saiba mais AQUI). Face aos rumores, Carlo Ancelotti abordou a escolha do seu jogador. 

"Nós vamos respeitar a decisão de Nacho. Ele sabe o que nós pensamos sobre ele", disse, num primeiro momento, o técnico da equipa espanhola, este sábado, na conferência de antevisão ao encontro com o Barcelona, que vai acontecer no próximo domingo, dia 21 de abril. 


"Ele é o único que pode decidir sobre o próprio futuro. Contra o Manchester City, ele fez um jogo fantástico. É o defesa de nível de top", completou Carlo Ancelotti, elogiando as qualidades do defesa-central dos merengues. Vale recordar que Florentino Péres, dirigente do emblema de Madrid, deu a conhecer que estaria disposto a pagar 20 milhões por António Silva (confira mais AQUI).


É importante destacar, ainda, que o Manchester United está presente na corrida pelo central titular da equipa de Roger Schmidt. Os red devils estão ainda de olho posto em João Neves, podendo 'atacar' a dupla de pérolas, que tem sido utilizada em grande parte dos jogos esta temporada.

António Silva - avaliado em 45 milhões de euros pelo portal Transfermarkt -, na presente época, conta com 46 encontros, onde registou dois golos. Já na temporada passada, ano em que se estreou na formação de Roger Schmidt, alinhou em 44 partidas, somando cinco tentos, sem contabilizar qualquer assistência.


No Clube da Luz, onde atua de águia ao peito desde a temporada de 2015/16, oriundo do Viseu United FC, o central passou por vários escalões da formação, sendo que soma neste momento 89 presenças na equipa principal, tendo feito o gosto ao pé com o Manto Sagrado em sete ocasiões.

Confira aqui as declarações de Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid: 




Futebol

Roger Schmidt pode estar de 'malas feitas' no Benfica com próximo destino 'à vista'

Treinador dos encarnados tem sido apontado a tubarões europeus face à contestação vivida no Clube da Luz

Roger Schmidt pode estar de saída do Benfica
Roger Schmidt pode estar de saída do Benfica

  |

Icon Comentário0

Perante a contestação vivida no Benfica pelos resultados recentes da equipa encarnada, Roger Schmidt já foi apontado ao Bayer de Munique (saiba mais AQUI). No entanto, agora o timoneiro alemão pode estar mesmo de 'malas feitas' nas águias e tudo por culpa de...Rúben Amorim. 

De acordo com informações apontadas pelo jornal O Jogo, este sábado, o presidente do Sporting, Frederico Varandas, não quer ver o treinador a sair do rival do Benfica no final da época. Isto acaba por ser más notícias para Rui Costa, uma vez que o ex-jogador do Glorioso estava a ser apontado ao Liverpool, clube que também tinha as atenções em Roger Schmidt. 


Neste sentido, o treinador dos encarnados pode estar mais perto de sair do Clube da Luz, tendo o emblema da Premier League de portas abertas para o receber. Recorde-se que Jurgen Klopp, atual técnico dos reds, já confirmou que se vai despedir do clube de Liverpool, no fim da presente época. 


Além disso, como o nosso Jornal deu conta, Rui Costa vai tomar uma decisão face ao futuro do timoneiro do Benfica no final da temporada, 'prendendo', então, Roger Schmidt no comando técnico dos encarnados. Vale referir que o treinador germânico abre portas à saída do Clube da Luz, mas sob uma condição (confira mais AQUI). 

É importante relembrar que Roger Schmidt assumiu funções enquanto treinador do Benfica no começo da passada temporada, chegando pela mão do Presidente Rui Costa, sendo uma aposta pessoal do Líder das águias. O técnico alemão, que tem contrato até 2026, já conquistou um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça (2023/24) de águia ao peito.




Futebol

Benfica é o clube que contribui mais para ranking da UEFA, mas o Porto está 'à espreita'

Rival do Norte aproxima-se do emblema das águias em lista internacional

Benfica ainda é o maior clube de Portugal no ranking da UEFA
Benfica ainda é o maior clube de Portugal no ranking da UEFA

  |

Icon Comentário0

Portugal vai terminar a época de 2023/24 no sexto lugar do Ranking UEFA. Apesar de o Benfica continuar a ser o clube que mais pontos dá, o Porto foi o que mais contribuiu na presente temporada devido a serem a única equipa que passou a fase de grupos da Liga dos Campeões. Já o Sporting nem sequer entra no pódio sendo ultrapassado pelo Braga.

O Ranking UEFA engloba as últimas cinco temporadas, ou seja, de 2019/20 até 2023/24. Portugal tem um coeficiente de 56,316 e quem mais contribui para esse número é o Benfica. Os encarnados somam 90 pontos, ou seja, um coeficiente de 15,683 (27% dos 56,316).

O Porto vem em segundo com 81 pontos, ou seja, um coeficiente de 14,53 (25%) e o Braga fecha o pódio com 61 pontos, mais um que o Sporting. Os leões são muito prejudicados pela época de 2020/2021 na qual foram eliminados no play-off de acesso à Liga Europa pelo LASK Linz e somaram apenas 2 pontos nesse ano.


Os azuis e brancos chegaram aos oitavos de final da Liga dos Campeões e portanto fez 19 pontos, mais dois que o Benfica e quatro que o Sporting. A melhor contribuição das últimas cinco épocas veio do Clube da Luz na época passada, a primeira de Roger Schmidt, na qual as águias chegaram aos quartos de final da Liga dos Campeões e somaram 29 pontos num só ano.


É de recordar que para o ano que vem o formato da Liga dos Campeões vai mudar e passar a ter várias etapas incluindo uma fase de liga em que cada equipa defronta outras oito (em vez de ter um grupo e jogar contra três equipas duas vezes cada). Haverão mais quatro vagas de acesso mas o Benfica ainda não garantiu a sua (saiba mais AQUI).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Grimaldo continua com o Benfica 'na ponta da língua' e 'aponta mira' a direção de Rui Costa
Futebol

Grimaldo continua com o Benfica 'na ponta da língua' e 'aponta mira' a direção de Rui Costa

 

Icon Comentário0
Com Schmidt e Rui Costa no olho do furacão, adeptos 'elegem' próximo Presidente do Benfica
Futebol

Com Schmidt e Rui Costa no olho do furacão, adeptos 'elegem' próximo Presidente do Benfica

 

Icon Comentário0
Jogador que disse ter sido descartado pelo Benfica deixa garantia: "Este é o melhor..."
Futebol

Jogador que disse ter sido descartado pelo Benfica deixa garantia: "Este é o melhor..."

 

Icon Comentário0