Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
02 Abr 2024 | 12:30 |
No passado dia 30 de março, o Estoril recebeu o Porto na 27.ª jornada do Campeonato. O jogo esteve a escaldar e deu polémica, o os dragões viram dois jogadores serem expulsos enquanto que os canarinhos viram um. Posto isto os azuis e brancos vieram a público depois do jogo para criticar a arbitragem, no entanto, os especialistas dizem que os pupilos de Sérgio Conceição não têm razão para queixa.
Iturralde González, antigo árbitro internacional, analisou os lances do jogo e concluiu que não só o Porto não foi prejudicado, como até foi ajudado pela arbitragem. O grande lance que instaurou tudo foi um penálti assinalado a favor do Porto por falta de Mangala sobre Francisco Conceição, que acabou por ser revertido (a expulsão de Diogo Costa não foi posta em causa por quase ninguém). O antigo árbitro reconhece que é um lance difícil mas não tem dúvidas.
"É uma jogada de máxima dificuldade e é normal que o árbitro se equivoque e marque penálti. Mas vê-se nas imagens televisivas que é o avançado do Porto que invade o espaço do defesa do Estoril e faz falta sobre ele. O Mangala acaba por derrubá-lo, mas é o Francisco Conceição que faz falta ao invadir o seu espaço. É uma jogada difícil e acho normal que, no campo, se apite penálti. Bem analisado pelo VAR", afirmou.
Francisco Conceição protagonizou a polémica, sendo expulso e batendo palmas irónicas ao árbitro que lhe deu o segundo amarelo. González defende que não só a expulsão foi boa, como devia ter sido expulso mais cedo, na altura do seu primeiro amarelo, por reagir violentamente a uma falta assinalada: "Um árbitro não pode permitir que, depois de marcar a falta – seja ela bem assinalada ou não – o jogador se dirija assim ao assistente e depois ao próprio árbitro. A verdade é que a 1.ª Liga é um espelho para as categorias inferiores. Imagina que exemplo está a dar este árbitro aos juízes que começam, aos das categorias inferiores. Tem de expulsá-lo logo, não pode permitir que um jogador o encare desta forma, cara a cara, e ainda por cima o insulte de forma tão agressiva. Imagino que o admoeste pela forma como encara o assistente, mas depois, se escutas um insulto, tens de mostrar cartão vermelho".
Por último, a arbitragem voltou a falhar em falta de Otávio que, segundo o especialista é um lance claríssimo: "O jogador do Porto não quer disputar a bola e a única coisa que faz é dar um pontapé deliberado no adversário. Não é uma pancadinha, mas sim um pontapé com uma força desproporcionada. É expulsão clara! E se o árbitro o admoesta, tem de entrar em ação o VAR para lhe dizer que é vermelho".
Apesar do elevado investimento, pupilo de José Mourinho não conseguiu afirmar-se no onze titular e pode ser cedido na próxima temporada
12 Fev 2026 | 03:00 |
Franjo Ivanovic, avançado contratado pelo Benfica ao Union Saint-Gilloise por mais de 22 milhões de euros, deve ser emprestado em 2026/27, sabe o nosso Jornal. Apesar do elevado investimento, o croata anos não conseguiu afirmar-se no onze titular e o Clube está a estudar a hipótese de o colocar noutro emblema para ganhar ritmo, confiança e minutos de jogo.
A concorrência com Vangelis Pavlidis e a ascensão de jovens como Anísio Cabral dificultam a sua afirmação, deixando o jogador com cada vez menos espaço nas opções de José Mourinho. O interesse da SAD numa cedência surge como uma solução para proteger o investimento e permitir que o avançado se desenvolva.
O objetivo é regressar ao plantel encarnado em 2027/28 mais preparado para integrar o ataque do Benfica de forma consistente. Nos bastidores, a direção encarnada avalia o cenário para que o croata regresse à Luz mais preparado para assumir um papel relevante na equipa principal.
O próprio jogador, que tem contrato até 2030, afirmou, numa entrevista recente, que espera ter mais minutos de competição (Recorde AQUI). Por já ter representado dois clubes na mesma época, o atacante não pôde ser emprestado a um clube europeu no mercado de inverno.
Nesta temporada ao serviço do Benfica, Ivanovic - avaliado em 20 milhões de euros - soma 31 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e outros dois na Taça da Liga. Nos 1.103 minutos em campo, marcou cinco golos e realizou uma assistência.
Atleta que enfrentou as águias e foi contratado por "Special One" no início da carreira internacional anunciou o fim da trajetória nos relvados
11 Fev 2026 | 18:07 |
Aos 33 anos de idade e após uma carreira de 16 anos marcada por títulos, uma transferência de sonho para o Chelsea e um calvário de lesões, Marco van Ginkel, antigo jogador de José Mourinho no Chelsea, anunciou o fim da sua carreira como futebolista profissional.
O antigo médio internacional neerlandês, que representou o Boavista na segunda metade da temporada transata, confessou ter temido pelo seu próprio futuro. "Para mim, já se arrastava há algum tempo", revelou o ex agora ex jogador, em entrevista à ESPN.
O atleta, que começou a carreira no Vitesse, transferiu-se para o Chelsea em 2013/2014, na qual trabalhou com José Mourinho. "É um homem especial, muito fanático. Direto. Não sabe perder. Mas também conseguia estar muito calmo entre os jogadores e, de vez em quando, podia passar-se", revelou, sobre o "Special One".
De lembrar que o técnico de 63 anos não vai dar conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Santa Clara, marcado para sexta-feira. O técnico das águias falará apenas à BTV, canal oficial do Clube, às 10h30 de quinta-feira, ainda antes de a comitiva viajar para os Açores.
As águias vão voltar a entrar em campo na próxima sexta- feira, dia 13, frente ao Santa Clara. A partida, a contar para a 22ª jornada da Liga Portugal Betclic, jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores. Os encarnados querem vencer para continuar na luta pelo título.
Extremo internacional norueguês tem sido um dos principais jogadores do Clube encarnado nos últimos compromisso da época
11 Fev 2026 | 17:16 |
Andreas Schjelderup fez um dos golos da vitória frente ao Alverca (2-1), a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, confirmando o bom momento de forma. Tomás Cruz, médio ofensivo que atua na equipa B dos encarnados, admitiu que as jogadas que o extremo norueguês faz são inimagináveis.
T. Cruz: "Vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível"
"Um jogador que vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível foi o Schjelderup. Num treino, eu e outro jogador estávamos a encurralá-lo mesmo para o canto, estávamos dois contra um. Depois não sei o que é que ele fez, mas conseguiu sair de lá e ainda marcou golo", revelou, em entrevista ao programa 'Carpool Sessions' da Liga TV.
Vale lembrar que Tomás Cruz, de 20 anos, foi um nome bem cotado além-fronteiras nos derradeiros dias da janela de transferências de inverno. Segundo o jornal Record, clubes da Alemanha, Dinamarca e Cazaquistão estiveram atentos ao internacional luxemburguês.
Andreas Schjelderup não irá esquecer tão cedo o quão tumultuoso foi o mercado de inverno. Nas últimas semanas, a saída do extremo do Benfica era um dado adquirido, contudo, com o passar do tempo, o futebolista foi demonstrando o seu valor e acabou por convencer José Mourinho, que puxou pelo nórdico.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup - avaliado em 14 milhões de euros - já realizou um total de 28 jogos oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.384 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o nórdico registou cinco golos e três assistências.