
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
17 Set 2025 | 12:50 |
José Mourinho vai, ao que tudo indica, assumir o comando técnico do Benfica, sucedendo a Bruno Lage no cargo de treinador principal. No entanto, caso as negociações não cheguem a bom porto, existem diversos treinadores livres no mercado que podem ocupar o lugar, entre portugueses (Sérgio Conceição, Nuno Espírito Santo e Carlos Carvalhal) e estrangeiros (Erik Ten Hag, Xavi ou Thiago Motta).
Neste artigo, o Glorioso 1904 leva-lhe 10 nomes que estão livres no mercado e podem vir a suceder a Bruno Lage, caso as negociações entre o Benfica e José Mourinho falhem:
Perante vários rumores que apontam Special One ao comendo técnico dos encarnados, veio à luz do dia os registos da sua primeira ligação ao Clube da Luz
17 Set 2025 | 12:30 |
No próximo dia 20 de setembro, no dia em o Benfica tem encontro marcado com o AVS, é assinalado os 25 anos da apresentação de José Mourinho - agora novamente apontado ao comnado - como o treinador dos encarnados. Num período envolto em incerteza, o Special One foi a escolha da Direção, contudo, a sua estadia não foi longa.
Na reta final do ano de 2000, Vale e Azevedo, na altura presidente do Benfica, avançou que Jupp Heynckes já não reunia condições para continuar à frente das águias e, dois dias mais tardes, oficializaou a chegada do jovem técnico, José Mourinho.
Seria a primeira experiência do português como técnico principal, depois de ter trabalho como técnico adjunto de Bobby Robson e Louis van Gaal, no comando técnico do Porto e Barcelona, respectivamente. "É um treinador jovem com grande ambição. Estamos convencidos que será uma aposta ganha", explicou Vale e Azevedo na apresentação do setubalense.
Na mesma conferência de imprensa, depois das declarações do Presidente da altura, José Mourinho explicou o porquê de ter aceite o convite dos encarnados: "Nem sequer hesitei e o que vou dizer não são palavras de circunstância. Sinto uma enorme honra e orgulho em representar o Benfica".
Porém, a sua passagem revelou ser curta e sem conseguiur convencer os adeptos, tal como a Direção do Clube da Luz, Ao todo, o Special One apenas realizou 11 encontros à frente do Benfica, registando seis triunfos, sendo que, a sua última vitória com as águias foi num dérbi, frente ao Sporting, por 3-0.
Antigo jogador dos encarnados foi titular e totalista na formação orientada por Xabi Alonso, que somou os primeiros três pontos na Champions
17 Set 2025 | 12:27 |
Álvaro Carreras foi titular e totalista na vitória sofrida do Real Madrid perante o Marselha (2-1). O ex Benfica ainda apanhou um susto na partida, visto ter começado a perder, e, mais tarde, quando os merengues ficaram reduzidos a 10 elementos por expulsão de Dani Carvajal.
Apesar do domínio inicial dos espanhóis, foram os franceses a chegar primeiro ao golo. Aos 22 minutos, Timothy Weah aproveitou um passe de Mason Greenwood e bateu Thibaut Courtois. A vantagem não durou muito, pois Kylian Mbappé restabeleceu o empate, de grande penalidade (28').
No segundo tempo, Dani Carvajal foi expulso com vermelho direto aos 72 minutos. O lateral tinha entrado aos 5' para o lugar de Trent Alexander-Arnold, que se lesionou com alguma gravidade. Reunidas as condições para o Marselha tomar as rédeas do jogo, foi mesmo o Real a fazer o 2-1, com Mbappé a bisar, novamente de penálti (81').
O resultado não mais se alterou e os merengues somam os três primeiros pontos nesta fase de liga da Champions, ocupando agora o quarto lugar da tabela classificativa. Por sua vez, o Marselha está em 33.º, numa lista com 36 equipas. O Benfica é 32.º, após derrota humilhante com o Qarabag.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 35 milhões de euros – marcou presença em 52 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.519 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou quatro golos e fez cinco assistências.
Técnico foi despedido por Rui Costa após o desaire inesperado na primeira jornada da Liga dos Campeões frente ao Qarabag
17 Set 2025 | 12:14 |
Rui Costa anunciou o despedimento de Bruno Lage na madrugada desta quarta-feira, dia 17 de setembro, horas depois do inesperado desaire do Benfica frente ao Qarabag por 3-2, na Liga dos Campeões. Após a decisão do Presidente das águias, o técnico não exigiu qualquer indemnização.
Numa primeira instância, a CNN Portugal avança que Bruno Lage está disposto a abdicar da indemnização à qual tinha direito após o despedimento, exigindo apenas os prémios, bem como o seu salário total relativo ao mês de setembro.
No entanto, a sua equipa técnica não foi tão benevolente quanto o agora antigo técnico do Benfica. Ao que tudo indica, os restantes membros pertencentes à equipa de Bruno Lage exigem receber a totalidade dos seus contratos, que duram até junho de 2026.
Tendo em conta que Bruno Lage deixa o Benfica com efeito imediato na sua segunda passagem pelo Clube, Rui Costa já procura um novo timoneiro para as águias, que deverá ficar fechado ainda antes da viagem ao reduto do AVS. O encontro está marcado para o próximo sábado, dia 20, a contar para a sexta jornada da Liga Portugal.
Ao que tudo indica, José Mourinho é o substituto provável de Bruno Lage. Fabrizio Romano adiantou que o Benfica e Mourinho já se encontram em conversas avançadas, no que seria o regresso do Special One à Luz, 25 anos depois da sua primeira passagem.