Futebol
Tomás da Cunha sem dúvidas sobre titular do Benfica: "Foi a grande figura do dérbi"
07 Dez 2025 | 18:45
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
02 Fev 2023 | 07:40 |
Com Enzo Fernández fora do Benfica, numa transferência polémica e à última da hora, no fecho do mercado de transferências, Francisco Benitez explicou, em exclusivo ao nosso Jornal, que o negócio tem de ser esclarecido pelo Presidente do Glorioso, nomeadamente no que toca às comissões imputadas à venda, e que o treinador das águias terá de assumir as responsabilidades da não contratação de mais reforços, nesta janela de mercado.
“Corja de empresários”
Em conversa com o Glorioso 1904, Francisco Benitez, que foi candidato à Presidência do Benfica em 2020 e em 2021, afirmou que não entende o motivo pelo qual as águias ficaram incumbidas de pagar comissões na venda “de um jogador que não queriam vender” e que é necessário “perceber o que se passa e porque é que isso acontece”, questionando se esta é uma “prática comum” ou não.
Para o Benfiquista, o argentino deslumbrou-se com a “corja de empresários à volta dele, que lhe mostraram os milhões” e considera que o Benfica devia ter logo tomado uma posição para evitar que “intermediários” se colocassem no negócio e viessem, agora, receber comissões avultadas pela venda.
Quando questionado sobre a sua posição relativamente ao facto de o Enzo, alegadamente, não ter aceitado ficar no Benfica a título de empréstimo, até ao final da temporada, Benitez é imperativo. “Só nós é que, quando os jogadores querem sair, deixamos que façam estas birras”, afirmou, explicando que “não se pode dar aso a este tipo de comportamento, porque depois ele pode ser replicado por outros jogadores”.
Estará Schmidt a fazer “bluff”?
Para o líder do movimento ‘Servir o Benfica’, o Clube “errou” em só contratar Andreas Schjelderup, Casper Tengstedt e Gonçalo Guedes – o último, a título de empréstimo –, nesta janela de mercado, para a equipa principal do Glorioso.
Francisco Benitez refere, baseando-se nas recentes notícias da comunicação social, que “o Benfica tinha soluções (para a saída do Enzo) e foi o próprio treinador a dizer que não queria mais ninguém” e que, a ser verdade, o alemão terá de “assumir responsabilidades” no cartório, caso “algo corra mal” no decorrer da restante época.
“Se não for verdade aquilo que disse e estiver apenas a fazer ‘bluff’, aí é o Benfica que mais uma vez esteve mal”, continua Benitez, explicando que as águias deveriam estar prevenidas, por já terem indícios que o Chelsea iria “voltar à carga” e a pressionar Enzo para sair.
A verdade é que Rui Costa não comprou mais reforços e vendeu uma pérola do plantel, que tal como o candidato à Presidência da Luz referiu, usou o Benfica como “palco” para a ida ao Campeonato do Mundo, onde se veio a valorizar bastante.
Tal como o nosso Jornal avançou em exclusivo, na passada quarta-feira, dia 1 de fevereiro, Rui Costa irá falar aos sócios, através da ‘BTV’, durante o dia desta quinta-feira, 2 de fevereiro, e aí, quem sabe, se possa encerrar um capítulo polémico, uma vez que, tal como Benitez reforça é importante que os Benfiquistas “finalmente virem a página e se pense no Campeonato, na Taça de Portugal e na Champions”, que no final de contas (e de mercado) “é o que importa”.
Cedência de pontos não fazia parte do planos frente ao rival, contudo, resultado não deixa estrutura encarnada em estado de alerta, para já
08 Dez 2025 | 03:00 |
O empate no dérbi vai forçar o Benfica a fazer algumas mudanças. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal sabe que o resultado obtido frente ao Sporting, na última sexta-feira, 7 de dezembro, vai levar a estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, a ponderar alguns temas urgentes.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que a ideia não passa, para já, por preparar uma nova temporada, mas sim por encontrar soluções que permitam a José Mourinho e à restante equipa técnica conduzir o plantel das águias a melhores resultados desportivos ainda em 2025/26.
Segundo apurou o nosso Jornal, a primeira abordagem será certamente no mercado de transferências de inverno, onde o Benfica, como o Glorioso 1904 já tinha indicado, irá procurar contratar alguns reforços cirúrgicos, nomeadamente para a posição de extremo. José Mourinho tem sido muito vocal sobre a falta de opções que existe nesse setor do terreno de jogo.
Ademais, o facto de o jogo com os leões não ter terminado com o resultado desejado, o Special One ficou bastante agradado com a entrega da equipa. Por isso, o nosso Jornal assume que, dado que o técnico setubalense mantém uma confiança inabalável no projeto encarnado, o Benfica procura apenas alguns ajustes, para garantir o sucesso no final da temporada.
Um outro aspecto que pode surgir nesta mudança é a aposta em caras novas, nomeadamente oriundas da formação. A hipótese mais próxima de se concretizar seria a integração de José Neto no plantel principal, onde iria competir diretamente com Samuel Dahl pela posição de lateral-esquerdo. Agora, a partida frente ao Nápoles — quarta-feira, 10 de dezembro — é vista como um ponto de viragem.
Por outro lado, há vários futebolistas que podem estar de saída do Clube da Luz; Andreas Schjelderup, Gianluca Prestianni e Rafael Obrador com mercado
07 Dez 2025 | 23:29 |
Uma eventual queda do Benfica na fase de liga da Liga dos Campeões levará Rui Costa a fechar cordões à bolsa em janeiro. José Mourinho já sabe que só terá reforços, caso o Clube Luz se consiga o acesso ao playoff de acesso aos oitavos de final da prova milionária.
Segundo avança o jornal Record, a SAD até pode garantir um ou dois jogadores na próxima janela de transferências, mas tal só irá acontecer se for realizado algum encaixe financeiro de valor equivalente com a venda de algum dos ativos do atual plantel encarnado.
Andreas Schjelderup e Gianluca Prestianni são dois jogadores com mercado e que ainda não pegaram de estaca nas opções iniciais do técnico encarnado. O norueguês tem em Itália alguns clubes interessados. Já argentino pode regressar ao seu país natal, uma vez que o River Plate manifestou interesse em contar com o atleta.
Também Rafael Obrador deve abandonar as águias. Tal como o Nosso Jornal adiantou (Saiba mais AQUI), existem clubes da La Liga e da segunda divisão espanhola que já manifestaram interesse em contar com os serviços do defesa que é carta fora do baralho para José Mourinho.
As águias viram, agora, atenções para a Liga dos Campões. O Benfica vai defrontar o Nápoles, num jogo que se volta a disputar no Estádio da Luz. A partida está marcada para a próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, e tem apito inicial marcado para as 20h00.
Guardião tentou oito passes longos ao longo do dérbi eterno (ninguém nos encarnados fez tanto), mas só foi bem-sucedido em apenas uma ocasião
07 Dez 2025 | 19:42 |
Anatoliy Trubin atravessa mais um momento difícil no Benfica e tem a titularidade em risco. No lance do golo do Sporting, o internacional ucraniano não ficou isento de culpas, sendo que Samuel Soares pode agora ter uma oportunidade perante os altos e baixos do 'camisola 1' das águias.
O próprio José Mourinho, na conferência de imprensa, fez referência às ordens que tinha dado durante a semana de trabalho para que aquele tipo de passe não acontecesse. O guarda-redes entregou a bola a Enzo Barrenechea em zona perigosa, quando o argentino estava bastante próximo de si, originando a perda de bola do colega.
A discussão pelo novo dono da baliza parece estar novamente aberta. Além do mais, segundo os dados apresentados pela Opta, Anatoliy Trubin - que tem interessados na Premier League - tentou oito passes longos no dérbi eterno (ninguém no Benfica fez tanto), mas só foi bem-sucedido em apenas uma ocasião.
Lembrar que Samuel Soares já somou dois jogos para a Liga Portugal Betclic esta temporada (Tondela e Alverca). Nessa altura, era Bruno Lage que estava no comando técnico do Benfica. Já com José Mourinho, o atual suplente foi opção em mais três partidas: Chaves, Tondela (Taça da Liga) e Atlético.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Anatoliy Trubin – avaliado em 28 milhões de euros – leva 21 encontros: 11 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.890 minutos que disputou, o guardião sofreu 15 golos.