
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Com Enzo Fernández fora do Benfica, numa transferência polémica e à última da hora, no fecho do mercado de transferências, Francisco Benitez explicou, em exclusivo ao nosso Jornal, que o negócio tem de ser esclarecido pelo Presidente do Glorioso, nomeadamente no que toca às comissões imputadas à venda, e que o treinador das águias terá de assumir as responsabilidades da não contratação de mais reforços, nesta janela de mercado.
“Corja de empresários”
Em conversa com o Glorioso 1904, Francisco Benitez, que foi candidato à Presidência do Benfica em 2020 e em 2021, afirmou que não entende o motivo pelo qual as águias ficaram incumbidas de pagar comissões na venda “de um jogador que não queriam vender” e que é necessário “perceber o que se passa e porque é que isso acontece”, questionando se esta é uma “prática comum” ou não.
Para o Benfiquista, o argentino deslumbrou-se com a “corja de empresários à volta dele, que lhe mostraram os milhões” e considera que o Benfica devia ter logo tomado uma posição para evitar que “intermediários” se colocassem no negócio e viessem, agora, receber comissões avultadas pela venda.
Quando questionado sobre a sua posição relativamente ao facto de o Enzo, alegadamente, não ter aceitado ficar no Benfica a título de empréstimo, até ao final da temporada, Benitez é imperativo. “Só nós é que, quando os jogadores querem sair, deixamos que façam estas birras”, afirmou, explicando que “não se pode dar aso a este tipo de comportamento, porque depois ele pode ser replicado por outros jogadores”.
Estará Schmidt a fazer “bluff”?
Para o líder do movimento ‘Servir o Benfica’, o Clube “errou” em só contratar Andreas Schjelderup, Casper Tengstedt e Gonçalo Guedes – o último, a título de empréstimo –, nesta janela de mercado, para a equipa principal do Glorioso.
Francisco Benitez refere, baseando-se nas recentes notícias da comunicação social, que “o Benfica tinha soluções (para a saída do Enzo) e foi o próprio treinador a dizer que não queria mais ninguém” e que, a ser verdade, o alemão terá de “assumir responsabilidades” no cartório, caso “algo corra mal” no decorrer da restante época.
“Se não for verdade aquilo que disse e estiver apenas a fazer ‘bluff’, aí é o Benfica que mais uma vez esteve mal”, continua Benitez, explicando que as águias deveriam estar prevenidas, por já terem indícios que o Chelsea iria “voltar à carga” e a pressionar Enzo para sair.
A verdade é que Rui Costa não comprou mais reforços e vendeu uma pérola do plantel, que tal como o candidato à Presidência da Luz referiu, usou o Benfica como “palco” para a ida ao Campeonato do Mundo, onde se veio a valorizar bastante.
Tal como o nosso Jornal avançou em exclusivo, na passada quarta-feira, dia 1 de fevereiro, Rui Costa irá falar aos sócios, através da ‘BTV’, durante o dia desta quinta-feira, 2 de fevereiro, e aí, quem sabe, se possa encerrar um capítulo polémico, uma vez que, tal como Benitez reforça é importante que os Benfiquistas “finalmente virem a página e se pense no Campeonato, na Taça de Portugal e na Champions”, que no final de contas (e de mercado) “é o que importa”.
Rui Costa prepara a oficialização do próximo jogador que vai integrar o plantel do treinador dos encarnados em 2025/2026
|
Rafael Obrador vai ser oficializado ainda hoje pelo Benfica. Depois de ter aterrado em Lisboa na madrugada de quinta-feira, o anúncio da vinda do lateral-esquerdo do Real Madrid vai acontecer nas próximas horas, sendo que ainda não aconteceu, uma vez que o emblema espanhol falhou um detalhe importante.
O jornal A Bola revela, nesta sexta-feira, 11 de julho, que a viagem da comitiva do Real Madrid, vinda dos EUA, face à eliminação no Mundial de Clubes, fez com que faltasse, ainda, uma assinatura importante de um alto responsável do emblema da La Liga. Esse pormenor acabou por adiar, assim, a oficialização de Rafael Obrador enquanto reforço de Bruno Lage.
O defesa espanhol, que esteve cedido ao Deportivo na última época, já concretizou todos os exames médicos e testes físicos, pelo que estava totalmente pronto para ser apresentado pelo Benfica. No entanto, além da falha do Real Madrid, o Estádio da Luz contou com uma presença curiosa. Jorge Mendes esteve reunido com os responsáveis encarnados para discutir o futuro de João Félix.
A mesma fonte adianta, ainda, que o anúncio oficial deverá acontecer hoje. Rafael Obrador já assinou contrato pelo Benfica, o que acaba a facilitar o processo, faltando, então, apenas, a oficialização por parte do Clube para confirmar a chegada do lateral-esquerdo, que vem ocupar a vaga deixada por Álvaro Carreras, que está a caminho do Real Madrid.
Na temporada 24/25, ao serviço do Deportivo, Rafael Obrador - atualmente avaliado em 500 mil euros - foi aposta em 33 encontros na turma do país vizinho: 32 na Segunda División e um na Copa del Rey. Nos 2.232 minutos em que esteve em campo, o alvo do Benfica para a defesa, não apontou nenhum golo, acabando por realizar apenas uma assistência.
Camisola 10 dos vermelhos e brancos está cada vez mais perto de abandonar os vermelhos e brancos, acabando por rumar à Turquia
|
A saída de Kokçu do Benfica pode estar cada vez mais perto de acontecer. Desta forma, o camisola 10 dos vermelhos e brancos, que está próximo de reforçar o Besiktas neste verão, já tem definida a data para estar presente na Turquia, de modo a resolver o seu futuro, sendo esperado esta sexta-feira.
Segundo dá conta o jornal desportivo, o negócio entre os encarnados e o Besiktas já está selado. Desta forma, e de acordo partilhada esta sexta-feira, 11 de julho, Orkun Kokçu é esperado durante o dia de hoje na capital turca, de modo a vincular-se com as águias negras, deixando, assim, o Benfica para se tornar companheiro de Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes.
Recorde-se que o negócio entre o Benfica e o Besiktas por Orkun Kokçu ficou selado na noite de quinta-feira. Segundo revelou Fabrizio Romano, os encarnados 'abrem mão' do médio por intermédio de um empréstimo, com opção de compra obrigatória, a troco de 25 milhões de euros. As águias ainda recebem mais 5 milhões de bónus, acabando por somar um total de 30 milhões de euros para o Clube da Luz.
Vale a pena referir que, o Benfica de Rui Costa acaba a reaver o investimento feito na contratação de Orkun Kokçu junto do Feyenoord, em 2023. Com a saída do turco, abre-se mais espaço para que os encarnados continuem as negociações por Thiago Almada, que quer muito rumar à Luz, neste verão.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
'Special One' quer pescar no Clube da Luz e já tem alvo na mira, deixando o treinador encarnado de 'mãos na cabeça' para 25/26
|
Kerem Akturkoglu pode estar de saída do Benfica. O extremo turco tem um novo pretendente, depois do Besiktas ter tentado contratar Kokçu e o seu compatriota. Agora, é o Fenerbahçe, de José Mourinho, que está interessado nos serviços do camisola 17 do plantel principal orientado por Bruno Lage.
A imprensa turca revela que o emblema, onde se encontra o ex-treinador do Benfica, está interessado num eventual negócio por Kerem Akturkoglu. Nesse sentido, o Fenerbahçe já perguntou pelo extremo, que reforçou a Luz, no último verão, de forma a conhecer as condições por detrás de uma possível transferência do futebolista.
A mesma fonte dá mais detalhes e revela que Akturkoglu poderá mesmo estar de saída do Benfica, visto que "não se adaptou a Portugal e pretende regressar a casa". Recorde-se que, Rui Costa garantiu a contratação do camisola 17, no mercado de verão do ano passado, junto do Galatasaray, a troco de 11 milhões de euros.
Agora, Akturkoglu poderá fazer o mesmo caminho que Kokçu. O seu compatriota já está fechado no Besiktas, que também apontou a mira ao extremo. O avançado internacional pela Turquia aproxima-se, assim, da saída do Benfica, com quem tem contrato válido até 2029, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Kerem Akturkoglu - atualmente avaliado em 24 milhões de euros -, na temporada desportiva de 24/25, com a camisola do Benfica, marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, três na Taça da Liga e quatro no Mundial de Clubes. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências nos minutos que já registou com o Manto Sagrado.