Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Bruno Lage esteve no relvado do Estádio da Luz durante a tarde deste sábado, 14 de setembro. Numa altura em que ainda se preparava o palco para o duelo com o Santa Clara, o treinador do Benfica foi a visita especial na Catedral.
O sucessor de Roger Schmidt prepara-se para fazer a estreia enquanto treinador do Benfica, sendo já a sua segunda passagem pelo comando técnico dos encarnados. A horas do pontapé de saída do embate da 5.ª jornada da Liga Portugal Betclic, Bruno Lage pisou, então, os relvados da Catedral.
É importante referir que o técnico português pode não ser a única estreia na Luz, esta noite. Kerem Akturkoglu, Issa Kaboré e Zeki Amdouni fazem 'mira' ao encontro frente ao Santa Clara, podendo vestir o Manto Sagrado pela primeira vez, desde que reforçam o Clube encarnado.
Vale destacar que os açorianos contam com uma baixa para o encontro: Pedro Pacheco. Também, Bruno Lage tem ausências. Fredrik Aursnes, Tiago Gouveia e Renato Sanches integram o boletim clínico dos encarnados, não podendo fazer parte dos planos do treinador das águias para o embate de estreia do timoneiro no comando técnico do Benfica, que voltou à Luz para suceder a Roger Schmidt.
Importa referir que, então, a partida da jornada 5 do Campeonato Nacional está agendada para este sábado, 14 de setembro. O pontapé de saída está marcado para às 20h30, no Estádio da Luz. De volta à Catedral, Bruno Lage deverá apostar nos seguintes homens: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva, Álvaro Carreras, Florentino Luís, Orkun Kokçu, Benjamín Rollheiser, Ángel Di María, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis.
No que toca à equipa de arbitragem, o Benfica - Santa Clara vai ser apitado por Cláudio Pereira. O juiz principal vai ser auxiliado por Tiago Costa e Fábio Silva. Flávio Jesus será o 4º árbitro. Rui Costa será o VAR e Hugo Santos o AVAR.
Relembre-se que, após este embate, o Clube da Luz vai estrear-se na Liga dos Campeões de 2024/2025. Os pupilos de Bruno Lage vão deslocar-se ao reduto do Estrela Vermelha, onde vão disputar o primeiro encontro da Fase da Liga da prova milionária. O encontro está agendado para às 17h45 do dia 19 de setembro, ou seja, a próxima quinta-feira.
Confira o momento em que Bruno Lage pisou o relvado da Luz:
Futebolista atingiu, recentemente, um marco de águia ao peito, tendo já prestado declarações aos meios do Clube da Luz
|
0Orkun Kokçu já leva três jogos consecutivos a marcar e, depois de ter tido um pequeno conflito com Roger Schmidt na temporada passada, parece estar em altas no Benfica. Foi contra o Boavista que o médio somou o seu 50.º jogo com o Manto Sagrado, numa partida que chegou mesmo a fazer o 'gosto ao pé'.
"Estou muito feliz por ter feito tantos jogos. Espero que possa fazer muitos mais e vencer títulos juntos. Estamos todos juntos. Carrega, Benfica", atirou o camisola 10 das águias, em entrevista aos meios do Clube da Luz.
"Estamos todos juntos"
Desde a sua estreia oficial pelo Benfica, em agosto de 2023, na Supertaça Cândido de Oliveira contra o Porto, o médio tem vindo a contribuir de forma decisiva para o sucesso da equipa. Nesse jogo, foi ele quem fez a assistência para o primeiro golo, ajudando as águias a conquistar o troféu com uma vitória por 2-0. Desde então, Kokçu participou em 43 jogos na temporada 2023/24, terminando o ano como um dos pilares do conjunto orientado por Roger Schmidt.
Ao longo dos 50 jogos disputados pelo Benfica, o número 10 marcou 10 golos e fez 14 assistências, A estreia a marcar aconteceu logo em setembro de 2023, contra o Vitória de Guimarães, com um golaço no Estádio da Luz. A cada partida, Orkun Kokçu tem mostrado ser um dos principais motores da equipa, ajudando o Benfica a lutar por títulos e a manter-se competitivo em todas as competições.
Na temporada 24/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – avaliado em 27 milhões de euros – alinhou em sete embates, tendo feito, nos 505 minutos totalizados, o gosto ao pé por três vezes e assistido os colegas em três ocasiões. Em 2023/24, o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Orkun Kokçu chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, a troco de 25 milhões de euros, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Presidente do Clube da Luz analisou as movimentações de mercado e falou sobre a saída do médio, que rumou ao Celtic
|
0Rui Costa cumpriu a promessa e explicou as movimentações do Benfica no mercado de transferências de verão. As saídas de Paulo Bernardo e Jevsenak acabaram por ser analisadas pelo Presidente das águias, que garantiu que o Clube não pretendia "cortar as pernas" aos atletas.
"Uma vez que os jogadores não estão a ser utilizados pelo Benfica, não cortamos as pernas aos jogadores e deixamo-los seguir as carreiras"
"Foram feitas as operações para poderem prosseguir as carreiras. O Paulo Bernardo à imagem do que fizemos com o Jota há dois anos, com o mesmo clube [Celtic], reservando mais-valia futura. É uma operação mais baixa que o Jota, mas muito semelhante. Uma vez que os jogadores não estão a ser utilizados pelo Benfica, não cortamos as pernas aos jogadores e deixamo-los seguir as carreiras. O mesmo acontece com Jevsenak [Pisa]", atirou o Presidente do Benfica.
Em 24/25, Paulo Bernardo foi aposta em sete jogos: um na Liga dos Campeões, quatro na liga escocesa e dois na Taça da Liga, tendo somado 289 minutos. Na temporada 2023/24, o médio – atualmente avaliado em 3,5 milhões de euros – contou com 33 encontros realizados pelo Celtic: 22 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões e cinco na Taça da Escócia. Ao todo, o médio formado no Benfica marcou quatro golos e fez três assistências.
Pelo Benfica, onde o médio fez todo o processo de formação, Paulo Bernardo realizou 26 partidas e registou um passe para golo, 24 destes na temporada 2021/2022. Antes do empréstimo ao Celtic, o futebolista passou seis meses no Paços de Ferreira, onde fez 13 jogos, dois golos e duas assistências.
Antigo árbitro analisou o lance polémico que envolveu o capitão das águias na noite de sábado, 17 de setembro, no Estádio da Luz
|
0Ittirualde González analisou os casos polémicos da quinta jornada da Liga Portugal Betclic, em particular, o golo de Florentino Luís, que surgiu na sequência de uma falta de Otamendi, no encontro entre o Benfica e o Santa Clara.
O especialista em arbitragem considera que o golo deveria ter sido anulado, indo ainda mais longe ao apontar para a expulsão do defesa-central argentino, explicando os motivos para a anulação do remate certeiro de Florentino Luís.
"Quando é uma falta para vermelho como esta, há que anular o golo sempre, passe o tempo que passar. Quando é cartão vermelho, é por ser jogo brusco e grave, que é o caso aqui. O VAR tinha de intervir, anular o golo e expulsar o jogador, porque é uma entrada com os pitons", começa por avaliar.
"Esteve mal o árbitro por não expulsar o jogador e muito mal o VAR por não chamá-lo. Era livre, vermelho e o golo teria de ser anulado"
"Se fosse uma jogada para amarelo, não podia anular o golo por passar algum tempo. Mas se for para vermelho, há que anular mesmo que passem três minutos. Esteve mal o árbitro por não expulsar o jogador e muito mal o VAR por não chamá-lo. Era livre, vermelho e o golo teria de ser anulado", completa o antigo árbitro internacional espanhol.
É de recordar que o Benfica goleou o Santa Clara por 4-1. Apesar de ter começado a partida a perder, na sequência de um erro defensivo de Otamendi, aproveitado por Vinícius, que rematou para golo, as águias deram a volta ao marcador, com tentos apontados por Kerem Akturkoglu, Florentino, António Silva e Ángel Di María.
Vale destacar que o foco dos encarnados está agora na estreia na Liga dos Campeões. A turma de Bruno Lage desloca-se à Sérvia para enfrentar o Estrela Vermelha. O encontro está marcado para a próxima quinta-feira, 19 de setembro, às 17h45.