Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0José Costa, antigo analista do Estrela Vermelha, em 2022/23, já está familiarizado com o ambiente vivido em Belgrado e, por isso, antecipou aquela que se espera ser a atmosfera do duelo desta quinta-feira, dia 19 de setembro, entre o Benfica e o Estrela Vermelha.
“É um ambiente fantástico para quem gosta de futebol. Tem muita mais influência positiva no Estrela Vermelha, mas não me parece que as equipas que o Estrela Vermelha vai defrontar na Champions fiquem afetadas. São equipas muito experientes e habituadas a jogar sob pressão. O ambiente em Belgrado é particular, mas penso que não vai influenciar o rendimento dos adversários”, explicou José Costa.
Ainda assim, José Costa admite toda a envolvência que espera aos encarnados, nomeadamente logo no túnel de acesso ao estádio: “Não diria que o túnel intimida, mas mete respeito. Então quando está forrado a polícia de choque e as equipas entram e aguardam no túnel apertado. Aquilo fica por baixo da bancada da claque e se estiverem todos a saltar…mete respeito”, sublinhou..
“Mas isso não vai afetar equipas mais experientes. A um nível baixo na Europa, acredito que esse efeito se sinta. A nível de Champions, os adversários vão jogar no Marakana sem se sentirem minimamente afetados e que vão desfrutar o ambiente. Mas, claro, vão encontrar um Estrela Vermelha mais forte do que aquele que vai jogar fora”.
Para além do ambiente, José Costa traz outro fator para ‘cima da mesa’, a mentalidade dentro e fora do clube. “Em Belgrado, os jogos europeus ainda são um acontecimento e muito vividos na cidade. Nota-se nos dias anteriores essa efervescência e expectativa. Algo que não acontece na maioria das cidades da Europa Ocidental. A história que o Estrela Vermelha tem, o facto de ser a única equipa do Leste Europeu que já venceu a Taça dos Campeões Europeus, essa grandeza sente-se na cidade e nas pessoas do clube”, terminou o antigo analista dos sérvios.
Encarnados, relembre-se, vão medir forças com os lobos arouquenses no próximo domingo, 1 de dezembro, e Bruno Lage pode ver a turma das águias desfalcada
|
0Niklas Beste continua na dúvida para a deslocação do Benfica ao reduto do Arouca, depois de ter contraído um problema no tendão de Aquiles. Quem o garante é o jornal português Record, na edição deste sábado, 30 de novembro, assegurando que a presença do defesa germânico na convocatória ainda não é certa.
Contudo, as novidades não ficam por aqui e de acordo com informações avançadas pela mesma fonte, o camisola 37, que não viajou com a comitiva das águias para o Monaco, devido a lesão, vai ser ser esta manhã avaliado no centro de treinos do Seixal.
Assim sendo, certo está a ausência de Renato Sanches e Tiago Gouveia, ambos ainda em fase de recuperação. Já Gianluca Prestianni, que tem marcado presença no boletim clínico dos encarnados, estará apto para o encontro com o Arouca, que se vê privado do seu melhor marcador.
Importa recordar que, o encontro, a valer para a 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic, está agendado para o próximo domingo, 1 de dezembro, pelas 18h00, no Estádio Municipal de Arouca. Luís Godinho vai liderar a equipa de arbitragem.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Jan-Niklas Beste – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – marcou presença em 13 jogos: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 541 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o alemão marcou dois golos (Pevidém) e fez uma assistência (Atlético Madrid).
Jan-Niklas Beste, recorde-se, chegou ao Benfica no passado mercado de transferências de verão, oriundo do Heidenheim, emblema da Bundesliga. Os encarnados pagaram qualquer coisa como 8 milhões de euros pelo ala alemão, que tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.
Bruno Lage ganha novo homem de confiança, depois de mais um jogo resolvido com a ajuda do avançado suíço
|
0Zeki Amdouni, avançado suíço, chegou aos encarnados ainda há poucos meses, no último suspiro para reforçar as opções do Benfica, tal como os casos de Issa Kaboré e de Kerem Akturkoglu. Apesar do início modesto, o camisola 7 das águias tem mostrado, a cada jogo que passa, que é uma mais valia para o Clube da Luz e para as opções de Bruno Lage. Depois do encontro frente ao Mónaco, o atacante ganhou estatuto de arma secreta.
O internacional suíço, de 23 anos, tem sido assumido o estatuto de suplente na maioria dos encontros realizados pelas águias, no entanto, tem tido muita confiança da parte do técnico encarnado. Amdouni, mesmo que comece os encontros no banco de suplentes, tem sido uma das opções mais utilizadas por Lage para refrescar o Glorioso ao longo dos 90 minutos. Nesta temporada, o suíço já assinou quatro golos na condição de suplente utilizado, o golo mais recente aconteceu na última quarta-feira, diante o Mónaco, onde ajudou a selar uma vitória importante para o Benfica na Liga dos Campeões.
Após o triunfo difícil contra os monegascos, no passado dia 27 de novembro, Bruno Lage era um homem satisfeito e não perdeu tempo a destacar o papel de Amdouni na vitória no Principado (3-2). “Hoje foram os gajos do banco, outra vez, que vieram buscar a vitória”, atirou o timoneiro de 48 anos, enquanto formou uma roda com os jogadores em pleno relvado do Stade Louis II. O avançado suíço e Arthur Cabral saltaram do banco para manter vivas as aspirações do Glorioso para a qualificação direta para os oitavos da Champions.
No futebol não faltam jogadores suplentes que, saltam do banco e vestem a capa de herói para resolverem os encontros e o Benfica não é a exceção. Para além de Zeki Amdouni, as águias contaram, há muitos anos atrás, com a ajuda de Pedro Mantorras. O avançado angolano, atualmente retirado do desporto rei, saltou do banco para ajudar o Clube da Luz a alcançar triunfos contra o Marítimo (4-3) e Estoril (2-1), apenas para enumerar alguns exemplos.
Contudo, não é preciso recuar muito tempo para encontrar outros exemplos, mais frescos na memória encarnada, como o caso de Amdouni. Petar Musa foi contratado no verão de 2022 para reforçar o plantel do recém chegado Roger Schmidt. O croata jogou 41 encontros de águia ao peito, assinado 11 golos, sendo que, nove desses golos foram apontados depois de ter sido lançado no decorrer da partida. O caso mais recente foi o de Marcos Leonardo, o brasileiro chegou a Lisboa no mês de janeiro deste ano e logo mostrou serviço, o artilheiro apontou seis tiros certeiros, nas 17 ocasiões em que foi suplente utilizado. Atualmente os dois atacantes já deixaram o Benfica, para representar o FC Dallas e o Al Hilal respetivamente.
Atleta do Clube da Luz é um dos escolhidos pela FIFA para disputar o prémio, sendo que a cerimónia ainda não conhece data para se realizar
|
0Nicolás Otamendi volta a estar em altas no Benfica. O capitão do Glorioso que, recentemente, faz parte dos nomeados para os melhores defesas dos prémios 'The Best' de 2024, já reagiu publicamente à escolha, sendo que o astro argentino mostra-se orgulhoso com o feito, motivo pelo qual quer continuar a exibir-se em grande forma pelo Clube da Luz no que resta da temporada.
Na passada sexta-feira, 29 de novembro, o camisola 30 dos encarnados partilhou nas redes sociais mensagens alusivas a essa nomeação por parte da AFA, da FIFA e do Benfica, sendo que esta última mereceu a atenção de vários companheiros de equipa, como foi o caso de Arthur Cabral, Rollheiser, Prestianni, Pavlidis, Trubin e Florentino.
Recorde-se que Nicolás Otamendi após ser titular no Benfica e na seleção Argentina concorre para o prémio de melhores defesas podendo integrar o melhor onze ideal de 2024. Para tal, o capitão das águias encontra-se a votos e vai ter a concorrência de: Akanji, Bastoni, Bremer, Cacace, Carvajal, Dante, Davies, Rúbem Dias, Dimarco, Frimpong, Grimaldo, Hakimi, Hummels, Johnston, Laporte, Gabriel Magalhães, Rúdiger, Saliba, Tah, Troost-Ekong e Nino.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 16 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Nos 1.175 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 36 anos marcou um golo (Gil Vicente) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).
Nicolás Otamendi chegou ao Benfica no verão de 2020, envolvido na ida de Rúben Dias para o Manchester City, com os encarnados a pagarem cerca de 15 milhões de euros para contar com o argentino. Desde então, com o Manto Sagrado, o defesa-central realizou 192 encontros, marcou oito golos, fez sete assistências e conquistou dois títulos: uma Liga Portugal Betclic (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).