
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Manchester City venceu, no passado sábado, 26 de outubro, o Southampton, por 1-0, com golo de Erling Haaland. Em entrevista aos jornalistas, Bernardo Silva, ex Benfica, deixou largos elogios ao avançado, que é considerado o 'trunfo' da turma de Pep Guardiola.
Temos o grandalhão lá na frente e ele sabe como aproveitar este tipo de cruzamentos, é sua principal qualidade
"Foi um jogo difícil, no qual tivemos de correr muito. Marcámos cedo, mas quando pensámos que isso tornaria o jogo um pouco mais fácil não foi o que aconteceu. Mesmo quando tivemos as nossas oportunidades de acabar com o jogo com um segundo ou terceiro golo, não conseguimos. Tornamos tudo mais difícil para nós", começou por referir o médio.
"Crédito ao Southampton. Eles dificultaram-nos a missão. Os padrões deles são muito bons, eles merecem muito mais pontos do que têm na Premier League. São uma equipa que gosta de ter bola. Viram que nos empurraram para áreas complicadas do campo e fizeram-nos correr mais do que estamos acostumados. Tivemos que sofrer para conseguir os três pontos, mas estamos felizes pela vitória", disse.
"Temos o grandalhão lá na frente e ele sabe como aproveitar este tipo de cruzamentos, é sua principal qualidade. Ele está lá e está sempre com fome de marcar mais e mais. Hoje, ajudou-nos a vencer o jogo e estamos muito felizes por tê-lo na nossa equipa, como podem imaginar", atirou Bernardo Silva.
Tivemos que sofrer para conseguir os três pontos, mas estamos felizes pela vitória
"Três pontos são três pontos. É uma vitória, então estamos felizes. Vou ter que ver o jogo novamente, mas em termos de finalização poderíamos ter sido mais eficazes numa ou duas jogadas. Muito crédito para eles. Foi um trabalho difícil para nós hoje", concluiu o ex-jogador do Benfica.
Na presente temporada, Bernardo Silva - atualmente avaliado em 70 milhões de euros - já contabiliza 12 jogos: dois na Liga dos Campeões, nove na Premier League e um na FA Community Shield. O craque conta com um golo e três assistências, nos 885 minutos totalizados em 2024/25.
No que toca aos números pelo Benfica, o internacional português, que atuou com o Manto Sagrado desde 2002 a 2014, marcou presença em três partidas, atuando na formação principal das águias. Na equipa secundária, o camisola 20 foi opção em 38 duelos, tendo apontado sete tiros certeiros.
Antigo lateral dos encarnados, juntamente com outra cara conhecida das águias, foram a jogo esta madrugada, num encontro que terminou empatado
|
Na última madrugada, 23 de junho, ficaram concluídos os restantes jogos que diziam respeito à 2.ª jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes. Entre os duelos que prendeu as atenções dos espectadores foi o embate entre o RB Salzburg, da Áustria, e o Al Hilal, da Arábia Saudita, que terminou com um empate a zero.
Numa partida onde faltaram golos, o conjunto saudita contou com a titularidade de dois antigos atletas do Benfica, Marcos Leonardo e João Cancelo, tal como tinha acontecido frente ao Real Madrid, que não teve Mbappé entre os eleitos. O atacante canarinho cumpriu os 90 minutos em campo, já o lateral-direito foi substituído à passagem do minuto 80.
Do outro lado da barricada, o conjunto austríaco contou com a presença do médio iraelita, Oscar Gloukh, que chegou a ser apontado como reforço do Benfica. Contudo, tal como os antigos Benfiquistas, o jovem criativo também foi incapaz de fazer a diferença num encontro sem inspiração de ambas as partes.
Quem acabou por sorrir no mesmo grupo foi o Real Madrid, que bateu os mexicanos do Pachuca, por 3-1. Jude Bellingham, Arda Guler e Federico Valverde fizeram os golos do conjunto liderado por Xabi Alonso. Já o tento de honra da equipa da América Central foi assinado por Elias Montiel.
Na conjugação dos resultados verificados na presente jornada, as decisões ficaram adiadas para a derradeira ronda. Para assegurar uma presença nos oitavos de final, o Al Hilal, que somou dois empates, em dois jogos, tem de vencer o Pachuca e esperar por um deslize no encontro entre o Salzburg e o conjunto merengues. Atualmente, a equipa saudita segue no 3.º lugar, com 2 pontos.
Emblema alemão enaltece história e mística dos encarnados em véspera de duelo a contar para o Mundial de Clubes que coloca os dois conjuntos frente a frente
|
Na antevisão ao encontro do Bayern Munique frente ao Benfica, o emblema alemão fez, através do site oficial do clube, um raio-x do duelo e do adversário e deixou palavras encorajadoras sobre os encarnados. Os conjuntos vão entrar em campo na próxima terça-feira, 24 de junho, e disputar uma vaga pelo primeiro lugar do grupo C do Mundial de Clubes, com o encontro a ter início às 20h00.
"O Benfica mantém-se o orgulho de Portugal, embora o arquirrival Sporting tenha conquistado novamente o título há algumas semanas", começaram por escrever no início do artigo. O histórico Bayern Munique reconhece a grandeza dos encarnados e vê este duelo no Mundial de Clubes como uma oportunidade de prolongar a série invencível de jogos diante do Clube da Luz: nos 13 encontros que colocaram ambos frente-a-frente, o emblema alemão venceu por dez vezes e empatou os outros três.
Bayern Munique: "Nenhum outro clube em Portugal tem a mesma aura do que o Benfica"
Apesar do Bayern Munique ser o maior carrasco dos encarnados a nível europeu, os bávaros prosseguiram com elogios face à história do adversário no Mundial de Clubes: "De qualquer forma, nenhum outro clube em Portugal tem a mesma aura do que o Benfica. Os encarnados foram campeões 38 vezes e adicionaram 26 Taças [de Portugal] à galeria de troféus, um registo também insuperável em Portugal.”
O Bayern Munique deixou ainda espaço para recuar no tempo e relembrar os tempos de glória do Benfica e, claro, sem deixando de mencionar o nome de Eusébio: "Levou o clube para novos patamares nos anos 60, com a conquista da Taça dos Campeões Europeus por duas vezes. Uma era dourada e o início de uma lenda.”
Num âmbito de aprofundar a grandeza do Benfica e dar a conhecer aos adeptos o adversário que têm pela frente, o Bayern Munique entrevistou Hans-Jörg Butt, guardião que jogou pelos dois clubes e lembrou, com carinho, a passagem pela Luz: "O Benfica joga em casa, independentemente de onde vai. Fosse em Faro ou Coimbra, o estádio estava sempre cheio repleto de benfiquistas. Só no estádio do Sporting ou do FC Porto é que era mais crítico. O clube significa imenso para as pessoas". O alemão representou as águias na temporada 2007/2008.
Preparativos estão a decorrer a todo o vapor e o setubalense conta com experiência que lhe garante que não há impossíveis frente ao colosso alemão
|
Na reta final da fase de grupos do Mundial de Clubes, o Benfica prepara a derradeira jornada, onde vai medir forças com o Bayern Munique, já qualificado para a fase seguinte da prova. Para assegurar uma presença nos oitavos de final, as águias precisam de apenas um empate e Bruno Lage conta com três atletas que sabem, por experiência, que é possível contrariar o colosso bávaro.
Com um registo negativo frente aos alemães (3 empates e 10 derrotas), o setubalense espera que o conhecimento de Leandro Barreiro, Ángel Di María e Bruma possa reverter essa tendência. Começando pelo médio luxemburguês, que foi titular frente ao Auckland City, fez parte da sua carreira na Alemanha, ao serviço do Mainz. Contudo, o camisola 18 é o único que conseguiu marcar ao campeão germânico, com dois tentos apontados em dois triunfos distintos, ambos por 3-1. Além disso, Barreiro também foi utilizado num terceira vitória, por 2-1. Pondo isto, o seu registo é de 3 triunfos e 6 derrotas.
Quanto ao camisola 11 do Benfica, que com uma vasta carreira no futebol europeu, onde representou vários clubes de topo, o seu registo contra o Bayern Munique é equilibrado, mas pode ser considerado positivo (4 vitórias e 5 derrotas). Bateu os bávaros com as cores do Real Madrid, por 2-1 e 1-0. Mais tarde, já a representar o PSG, Fideo testemunhou mais duas vitórias, por 3-0 e depois 3-2.
Por último, mas não menos importante, Bruma também sabe como ferir o colosso da Baviera. Em 2018, o internacional português, que chegou do Braga em janeiro, foi titular pelo RB Leipzig, que derrotou o Bayern Munique por 2-1. Apesar do seu registo ser negativo (1 triunfo e dois desaires), o camisola 27 das águias sabe que nada é impossível.
Este vai ser o segundo confronto entre o Glorioso e o conjunto de Vincent Kompany, o primeiro embate aconteceu na 3.ª jornada da fase de liga da Champions, no Allianz Arena, onde o Benfica saiu derrotado por 1-0. O novo encontro, a contar para o Mundial de Clubes, está agendado para terça-feira, 24 de junho, às 20h00 (hora de Portugal Continental).