Futebol
Eládio Paramés aborda polémica com Ronaldo e recorda episódio com atleta do Benfica
06 Fev 2026 | 15:30
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Fev 2026 | 17:35 |
Gonçalo Moreira tornou-se na quarta-feira o melhor marcador de sempre do Benfica na Youth League, depois da vitória frente ao Slavia Praga (3-2). Apesar do êxito, o jovem criativo mantém-se fiel às origens, como assegura Miguel Ferreira, presidente do Pedrouços AC, clube no qual o médio iniciou a carreira.
Miguel Ferreira: "É a bandeira da nossa formação"
"É um menino que nunca esqueceu as suas origens. Sempre que pode, vem ver os nossos jogos da equipa sénior. Ajuda-nos em tudo aquilo que nós precisamos. O Gonçalo é muito humilde, não há palavras para descrevê-lo. É a bandeira da nossa formação", afiançou o líder do emblema maiato, em declarações ao jornal Record.
"Está sempre preocupado com o dia-a-dia do clube. Sempre que vem ver os jogos dos seniores, cumprimenta toda a gente na bancada. É de uma humildade fora do normal", reforçou Miguel Ferreira, concordando que, no início da carreira, já se notava que Gonçalo Moreira "era diferenciado de todos os outros".
Miguel Ferreira: "Vai ter um futuro grandioso"
"Chegou onde chegou e, certamente, vai ter um futuro grandioso", antecipou o presidente do clube do concelho da Maia, tentando explicar pelas suas próprias palavras o porquê do jovem atacante ser, desde sempre, um jogador "diferenciado". "Jogou sempre do meio-campo para a frente, fazia muitos golos e ocupava bem os espaços. Quem o via no campo notava imediatamente que era diferenciado", explicou.
"Bom aluno, criado por uma família top, que o acompanha e sempre lhe deu os melhores conselhos. A família dele está sempre disponível para ajudar o clube naquilo que for preciso. Quando tem disponibilidade, a primeira coisa que faz é vir ver o Pedrouços AC", concluiu.
Um mês depois de ter sido aliviado dos seus deveres como técnico do Manchester United, timoneiro escolhe abordagem diferente, surpreendendo as expetativas
06 Fev 2026 | 17:02 |
Já passou um mês desde a saída de Ruben Amorim do comando técnico do Manchester United, na sequência de uma primeira metade de temporada abaixo das expetativas. O empate frente ao Leeds United, em Elland Road, e a conferência de imprensa que se seguiu precipitaram o fim da ligação entre o treinador português e o clube inglês.
Apesar da expectativa criada em Inglaterra quanto a um eventual esclarecimento público por parte do ex Benfica - que tem ex campeão a juntar-se à Liga turca -, o técnico tem optado pelo silêncio. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, essa postura deverá manter-se, pelo menos, até ao final da temporada 2025/26, decisão que visa não interferir no trabalho do sucessor em Old Trafford.
A mesma publicação cita uma fonte próxima do treinador para justificar a opção, sublinhando a intenção de Amorim em respeitar o processo em curso no Manchester United. Michael Carrick, que assumiu o cargo, iniciou o percurso de forma positiva, com três vitórias consecutivas nas primeiras partidas ao leme da equipa.
O antigo internacional inglês bateu o Manchester City por 2-0, em Old Trafford, venceu o Arsenal por 3-2, no Emirates Stadium, e superou o Fulham por 3-2, novamente em casa. Estes resultados permitiram aos red devils subir ao quarto lugar da Premier League, com 41 pontos ao fim de 24 jornadas.
Com o campeonato a entrar numa fase decisiva, o Manchester United centra agora atenções na receção ao Tottenham, a contar para a 25.ª jornada da Premier League. O encontro está agendado para sábado, às 12h30, em Old Trafford, altura em que os red devils procuram consolidar a posição de acesso à Liga dos Campeões.
Na passada quarta-feira, dia em que o Clube fechou a fase de liga da prova com uma vitória impressionante, houve algo extraordinário que motivou os encarnados
06 Fev 2026 | 16:42 |
O Benfica publicou os bastidores da vitória diante do Slavia Praga (3-2), nos 16 avos de final da UEFA Youth League. Vitor Vinha, técnico dos juniores encarnados, em reunião antes da partida, referiu o golo marcado por Trubin aos 90+8' do duelo entre a equipa principal e o Real Madrid, para destacar que "para se fazer coisas especiais, o grupo tem estar todo junto".
Vitor Vinha: "Se queremos fazer coisas especiais temos de estar todos juntos"
"Está ali a foto no auditório com a malta a abraçar o Trubin. É a prova provada de que é do primeiro ao último segundo. Temos de estar ligados à corrente, juntos unidos, sentirmo-nos especiais por estar num clube como o Benfica. Se queremos fazer coisas especiais temos de estar todos juntos", disse o treinador, à medida que a câmera apontava para Diogo Ferreira, Gonçalo Oliveira, Daniel Banjaqui e Anísio Cabral. Jovens que também integraram a ficha do Benfica, no triunfo frente ao Real Madrid.
"Se passamos hoje chegamos longe. Acreditem nisso", pediu Vítor Vinha, antes de a equipa rumar para o Campo n.º 1 do Benfica Campus. A poucos minutos do início da partida, foi a vez do capitão, Gonçalo Oliveira, motivar as tropas: "Chegou a primeira final. É um sonho e um objetivo chegarmos lá à frente, mas temos de passar por esta chuva, por jogar a uma quarta-feira a estas horas [15h]."
Gonçalo Oliveira: "Foi isto que nos caracterizou até agora"
"Foi isto que nos caracterizou até agora. Coragem, personalidade e a família que temos aqui. Uns jogam acima, outros abaixo, mas no final somos todos um", finalizou. As águias venceram o Slavia por 3-2 e carimbaram um lugar nos oitavos de final da prova.
Recorde-se que Gonçalo Moreira tem sido a figura-mor da campanha do Benfica na presente edição da UEFA Youth League. O jovem soma 12 remates certeiros em 16 jogos disputados na prova durante as últimas três temporadas, tornando-se assim no melhor marcador da história dos encarnados, na competição europeia.
Focados na próxima jornada da La Liga, disputando-a frente ao Valência, no próximo domingo, 'merengues' já só pensam numa coisa
06 Fev 2026 | 16:04 |
Com o Real Madrid a preparar-se para visitar o reduto do Valência, neste domingo, dia 8 de fevereiro, Trent Alexander-Arnold, que recupera a bom ritmo, antevê o seu regresso à titularidade no fim de semana. Nesse mesmo sentido, o lateral inglês poderá também marcar presença nos dois embates europeus frente ao Benfica.
Contudo, nem tudo são boas notícias são boas notícias para a turma orientada por Álvaro Arbeloa. A situação de outros defesas é menos animadora, já que Antonio Rudiger e Dani Carvajal continuam a seguir um plano de tratamento personalizado, e a sua inclusão na convocatória só será decidida entre os treinos desta sexta-feira e sábado.
Além de Trent Alexander-Arnold, o treino da passada quarta-feira confirmou que Ferland Mendy deverá ser opção para a deslocação a Mestalla. O canhoto francês não joga desde 8 de janeiro, quando participou nas meias finais da Supertaça de Espanha contra o Atlético Madrid.
Recorde-se que a posição de lateral-esquerdo tem sido ocupada por Eduardo Camavinga, que ganhou protagonismo nessa zona do terreno, deixando o ex Benfica, Álvaro Carreras fora das opções. Contudo, com a ausência de Jude Bellingham, que estará de baixa durante um mês, espera-se que o francês volte a focar-se nas suas habituais funções de médio.
O Real Madrid mede forças com o Benfica, na primeira mão dos play-off de acesso aos oitavos da UEFA Champions League, no próximo dia 17 (terça-feira), estando a segunda mão, na capital espanhola, agendada para dia 25 deste mês (quarta-feira).