Futebol
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa avisa plantel do Benfica antes dos dois jogos com o Real Madrid
05 Fev 2026 | 13:25
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Fev 2026 | 09:51 |
Gonçalo Moreira fez história, esta quarta-feira, ao apontar o seu 12.º tento na UEFA Youth League, em 16 jogos (repartidos por três épocas), tornando-se o melhor marcador de sempre do Benfica na competição. De modo a relembrar o caminho percorrido até aqui, Bruno Cristiano, treinador que quando o viu a tocar na bola pela primeira vez, "nunca mais se esqueceu daquele toque".
Bruno Cristiano: "Quando o vi a tocar na bola, nunca mais esqueci aquele toque"
"Exatamente aqui, num sábado de manhã. Estávamos num convívio de academias. O Gonçalo tinha sete anos e jogava nos sub-8 do Pedrouços. Quando o vi a tocar na bola, nunca mais esqueci aquele toque", recorda o treinador em entrevista ao jornal A Bola, em Pedrouços, onde o sonho começou.
Bruno Cristiano, 40 anos, à data treinador dos sub-8 do Clip Teams, sabia que estava perante um talento raro. Aquela criança não enganava: "Com sete anos, a relação do Gonçalo com a bola já era fantástica. Era um miúdo com uma alegria diferente dos outros. Tinha uma condução e um drible curtinhos. Ninguém ficava indiferente ao vê-lo tocar na bola. Tinha um talento puro que hoje ainda tem."
Bruno Cristiano: "Vejo o Gonçalo como um 10 à moda antiga, criativo"
Bruno Cristiano vê em Gonçalo Moreira, um jogador como não vê no Benfica desde o tempo de Pablo Aimar: "Na minha infância, os meus grandes ídolos eram o João Vieira Pinto, o Rui Costa, o Pablo Aimar, jogadores da posição 10, na qual o Gonçalo hoje joga — e eu vejo-o um bocadinho com essas características: um 10 à moda antiga, criativo."
"Consegue ocupar bem o espaço, é muito inteligente, tem passe e tem golo. É aquele jogador que nós, treinadores, gostamos de ter em qualquer equipa. O Gonçalo é muito competitivo, não gosta de perder por nada e durante o jogo é muito comunicativo. É líder. Aliás, por onde tem passado, tem sido sempre capitão, seja na Seleção ou no Benfica", concluiu o treinador.
Em entrevista à imprensa nacional, futebolista falou sobre as hipóteses das águias na competição europeia e abordou oobjetivos traçados na presente temporada
06 Fev 2026 | 09:44 |
Tomás Soares não tem dúvidas em relação ao objetivo traçado para a Youth League. Na sequência do triunfo frente ao Slavia Praga, o jovem da formação do Benfica reconhece que, apesar dos adversários, a equipa de Vítor Vinha tem talento e qualidade para conquistar a competição, pela segunda vez.
Tomás Soares: "Temos qualidade e potencial para ganhar a competição"
Em entrevista ao jornal A Bola, o jovem avançado do Benfica, que também falou da presença de Anísio Cabral e de Daniel Banjaqui no plantel de José Mourinho, focou-se na conquista da Youth League e afirmou o seguinte: "É um desejo meu e de todos os jogadores e da estrutura no Benfica Campus".
"Ajudaria bastante o Clube a ser reconhecido como a melhor academia do mundo, se ganhássemos de novo e acho que temos qualidade e potencial para ganhar a competição", acrescentou o futebolista, depois de as águias terem garantido uma presença nos oitavos-de-final da competição, ao vencerem os checos por 3-2.
Tomás Soares: "Sei que há quem diga que a nossa geração é das melhores do Benfica Campus, mas isso não nos envaidece"
"Sei que há quem diga que a nossa geração é das melhores do Benfica Campus, mas isso não nos envaidece. Pelo contrário, dá-nos a responsabilidade de lutar pela conquista da prova, mesmo sabendo que vamos encontrar equipas muito fortes, com uma fisicalidade diferente das que encontramos em Portugal. É um objetivo que temos", acrescentou.
"Sou de uma terra onde existem muitos portistas, mas também existem muitos benfiquistas. Sempre me imaginei, desde pequeno, a jogar no Benfica, porque é o meu clube do coração", adiantou Tomás Soares, no Clube da Luz desde 2020 e que também já foi chamado por José Mourinho.
Futebolista português já conhece qual o próximo passo na carreira, depois de novos desenvolvimentos no negócio com formação helénica
06 Fev 2026 | 09:21 |
João Rego é para renovar. Pelo que foi apurado, o futuro do jovem médio não passa pelo futebol grego, como já tinha sido noticiado anteriormente, mas sim pela continuidade no Benfica e com um novo contrato em mente. Ao que tudo indica, o internacional sub-21 português está perto de rubricar o novo vínculo.
Segundo revelou o jornal O Jogo, o facto de o futebolista ter estado perto de rumar ao emblema de Salónica levou a que o processo de renovação do contrato de João Rego também conhecesse importantes desenvolvimentos. A mesma fonte explica que Mário Branco, diretor-geral das águias, assumiu o dossiê do médio.
Atualmente com um contrato válido até ao verão de 2028, a mesma fonte assume que o objetivo do Benfica passa por prolongar o vínculo pelo menos por mais dois anos, até ao final da temporada de 2029/30. Esta pode muito bem ser a terceira renovação no Seixal, depois de as águias terem fechado mais dois vínculos válidos até 2031.
Com a renovação em mente, João Rego irá receber um voto de confiança para continuar de águia ao peito e integrado no plantel às ordens de José Mourinho. Contudo, como o jornal O Jogo tomou conhecimento, o médio terá de lutar muito para conseguir o seu espaço de afirmação, uma vez que conta com a competição direta de nomes como Georgiy Sudakov e Rafa Silva.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, João Rego - avaliado em 3 milhões de euros - realizou um total de 19 jogos oficiais: oito na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga Portugal Meu Super, três na Taça de Portugal, dois na Liga dos Campeões e um na Taça da Liga. Nos 573 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou um golo.
Encarnados enviaram, na última quinta-feira, 5 de fevereiro, nomes com que José Mourinho pretende contar nesta fase decisiva da Liga dos Campeões
06 Fev 2026 | 08:52 |
O Benfica está a apostar tudo no playoff da Liga dos Campeões. Pelo que foi apurado, as águias já fizeram chegar à UEFA a lista de inscritos para os encontros contra o Real Madrid e, ao que tudo indica, José Mourinho vai contar com todos os elementos do plantel encarnado, incluindo aqueles que ainda estão lesionados.
Ao que o jornal Record teve acesso, a lista apresentada pelo Benfica conta com três novidades que saltam à vista. Começando pelas entradas, os encarnados já podem contar, nesta fase decisiva da competição, com o contributo de Sidney Cabral e Rafa Silva, os dois reforços de inverno. No sentido contrário, Rafael Obrador, que foi emprestado ao Torino, é a única ausência.
Com o prazo limite até à última quinta-feira, 5 de fevereiro, o Benfica não teve em mãos os mesmos problemas que apresentou na época passada, quando entregou a lista à UEFA. Havendo um número máximo de novas inscrições, neste caso três, o Clube da Luz tinha descartado Bruma, em prol de nomes como Samuel Dahl, Manu Silva e Andrea Belotti.
José Mourinho tomou a sua decisão e os jogadores que atualmente se encontram lesionados, nomeadamente Samuel Soares, Richard Ríos, Dodi Lukebakio, Alexander Bah, Joshua Wynder, Nuno Félix e João Veloso continuam inscritos na UEFA. No entanto, o médio colombiano e o extremo belga são os casos mais putativos de irem a jogo frente aos merengues.
Recorde-se que o Benfica, que conseguiu a presença no playoff da prova milionária no triunfo contra o Real Madrid, vai defrontar de novo o conjunto espanhol, com o objetivo de assegurar uma vaga nos oitavos-de-final, onde pode defrontar o Sporting ou o Manchester City. Tal como o nosso jornal apurou, Rui Costa já fez chegar ao plantel encarnado algumas palavras sobre a eliminatória.