
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na última noite, assistiu-se em França a uma grande noite de futebol. Na passada terça-feira, 1 de abril, realizou-se a primeira meia-final da Taça de França, que colocou frente a frente o Dunkerque da Ligue 2 e o PSG, crónico campeão gaulês. Numa partida com muita emoção, a festa do futebol contou com várias caras conhecidas do Benfica.
De um lado, estava Luís Castro, treinador do humilde emblema da segunda divisão francesa, mas que foi a equipa sensação desta edição da Taça. Do outro lado da barricada, estavam João Neves e Gonçalo Ramos. Curiosamente, os dois jogadores do PSG chegaram a trabalhar com o técnico português quando estava na jogar nos escalões de formação do Glorioso.
Apesar da eliminação frente ao todo poderoso emblema parisiense, o Dunkerque deu luta e caiu de pé e de forma orgulhosa. Com a equipa a jogar na condição de anfitrião, os pupilos do antigo técnico Benfiquista conseguiram surpreender os campeões e antes da meia hora de jogo já venciam por 2-0, graças aos golos de Sasso e de Al Saad.
No entanto, a entrada a todo o gás não foi suficiente para derrotar o PSG. Com toda a sua experiência, os visitantes acabaram por reverter o resultado a seu favor. A reviravolta ainda começou na 1.ª parte, com Dembélé a reduzir a desvantagem. No segundo tempo, equipa dos ex Benfiquistas foi mais forte e virou o resultado com mais um tento de Dembélé, juntamente com os golos de Marquinhos e de Doué.
O marcador final ficou em 4-2 a favor do PSG, que assegurou a presença na final e está mais próximo de revalidar o título, ficando a aguardar o vencedor do duelo entre o Cannes e o Reims. O Dunkerque de Luís Castro terminou a prova de forma orgulhosa, depois de ter feito furor com as eliminações frente ao Brest e Lille.
Camisola 44 dos vermelhos e brancos tem estado em destaque nos últimos tempos, isto depois de ter sido conhecido o seu problema
|
A possibilidade de Tomás Araújo ser operado para tratar o problema que o tem vindo a afetar o seu desempenho no Benfica fez soar os alarmes. Dessa forma, Bruno Lage acabou por deixar uma garantia sobre o camisola 44 dos encarnados.
Bruno Lage - Não há risco de ser operado
"Não há risco de ser operado. Há 30 anos uma pubalgia era tabu e tinha de ser operado... Hoje é completamente diferente. As coisas estão diferentes", começou por dizer o timoneiro setubalense na antevisão ao duelo com o Farense.
"O mais importante é sabermos como temos de gerir não só o Tomás, mas um plantel desta qualidade e a jogar de três em três dias. Temos a mesma preocupação com o Tomás como temos com o Otamendi, que tem 37 anos e joga de três em três dias. Amanhã vai jogar", revelou ainda sobre Tomás Araújo.
Bruno Lage, ainda durante a antevisão ao duelo com o Farense, já tinha deixado um 'alerta' para a possibilidade do camisola 44 começar no banco se suplentes. "O que ele fez na 1.ª parte com o Gil Vicente... sabemos que quando é chamado pode render. Não havendo Tomás temos várias soluções, Leandro, Samuel, o Frederick também já jogou no passado naquela posição. O importante é termos opções. Para amanhã? Vou decidir", disse o timoneiro das águias.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 32 milhões de euros – já marcou presença em 36 partidas: 21 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e duas na Taça de Portugal. Nos 3.028 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa formado no Seixal já apontou quatro assistências, nos duelos frente ao Porto, Braga, Moreirense e Monaco, dando excelente conta de si.
Segundo o dirigente máximo dos algarvios, os comentários proferidos por um comentador televisivo têm sido usados como motivação para o jogo com as águias
|
O Farense vai visitar o Estádio da Luz com o ‘orgulho ferido’ e com vontade contrariar as palavras que têm sido destacadas na comunicação social. A turma de Tozé Marreco quer se ‘vingar’ do comentador André Pipa e o alvo pode muito bem ser o Benfica, com quem os leões de Faro irão defrontar esta noite, quarta-feira, 2 de abril.
Tudo começou quando o comentador da CNN Portugal proferiu palavras que não caíram bem no seio do emblema algarvio, considerando que se tratou de uma falta de respeito da parte de André Pipa, para com a qualidade do plantel às ordens de Tozé Marreco.
Ao que tudo indica, num espaço de comentário desportivo dessa mesma cadeia televisiva, André Pipa terá afirmado que o Farense não teria qualquer hipótese de derrotar o Benfica. Segundo o vídeo que circulou, o comentador terá dito o seguinte sobre os algarvios: “O Farense vai à Luz para levar pancada”.
Segundo João Rodrigues, presidente do clube, as palavras do comentador não foram bem recebidas e ‘feriram o orgulho’ de todos os jogadores. Além disso, o dirigente explicou que o mesmo vídeo foi usado para motivar o grupo de Tozé Marreco: “Inclusive colocámos cartazes com a frase que deixou o grupo ferido”.
A explicação dada por João Rodrigues teve como propósito espicaçar os jogadores do Farense, motivá-los para darem tudo em campo frente ao Benfica, com o intuito de provar a André Pipa, que as suas palavras não correspondem à realidade. Face a este cenário, Bruno Lage deverá ter em conta que o Benfica irá encontrar um Farense determinado em deixar a sua pelo no relvado do Estádio da Luz. Recorde-se que o embate está agendado para esta noite, quarta-feira, 2 de abril, às 20h15.
Depois de vários meses afastado dos relvados, o extremo dos vermelhos e brancos voltou a entrar nas quatro linhas ao serviço da formação secundária
|
A espera chegou finalmente ao fim. Tiago Gouveia, a contas com uma lesão no ombro desde o passado mês de setembro de 2024, terminou o seu calvário e voltou a ser opção na equipa do Benfica. O camisola 47 das águias marcou o seu regresso aos relvados no triunfo da equipa B do Glorioso frente ao Académico de Viseu, no Benfica Campus, no Seixal.
Para assinalar o regresso do jovem extremo, o Clube da Luz partilhou nas redes sociais o acontecimento protagonizado pelo craque encarnado, que esteve lesionado durante vários meses. No registo em questão, os vermelhos e brancos partilharam imagens dos bastidores do regresso de Tiago Gouveia e algumas imagens alusivas ao encontro com o Académico de Viseu, onde foi possível reconhecer alguns rostos familiares nas bancadas.
Pelo que foi apurado, o camisola 47 das águias contou com o apoio especial da parte de Samuel Soares, Tomás Araújo e de Manu Silva. Os três companheiros de equipa fizeram questão de testemunhar o regresso do extremo português, que completou 45 minutos em campo pelo Benfica B. Recorde-se que o médio está a recuperar de uma grave lesão no joelho e tal como Bah (mesma lesão), só irão regressar na próxima temporada.
Lembre-se, que a equipa secundária do Glorioso foi a jogo na última terça-feira, 1 de abril, onde recebeu e venceu o Académico de Viseu por 1-0. O golo solitário foi apontado por Francisco Neto, já na reta final da partida. Com este triunfo, os pupilos de Nélson Veríssimo subiram ao 7.º lugar da Liga Portugal Meu Super, com 47 pontos.
Esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica, Tiago Gouveia - atualmente com um valor nos 4 milhões de euros - foi aposta em apenas três encontros da Liga Portugal Betclic. Nos 80 minutos disputados dentro das quatro linhas, o extremo formado no Seixal apontou um golo, somando ainda uma assistência (Casa Pia). O avançado, recorde-se, encontra-se vinculado com o Clube da Luz até junho de 2028, mostrando-se feliz no momento da renovação.
Confira aqui o regresso de Tiago Gouveia: