Futebol
Imprensa espanhola rendida a pérola do Benfica, dias antes do confronto contra o Real Madrid
13 Fev 2026 | 11:42
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Mar 2024 | 05:52 |
O Benfica prepara-se para visitar o Porto, este domingo, dia 3 março, num encontro da 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Contudo, Carlos Janela, gestor desportivo, ex assessor da SAD encarnada entre 2009 e 2022 e conhecido Benfiquista, esteve à conversa com o Glorioso 1904 e olhou aos principais problemas das águias no Dérbi com o Sporting, na passada quinta-feira, dia 29 de fevereiro, que não devem ser repetidos no Estádio do Dragão.
A evitar no Clássico
Roger Schmidt fez as águias entrarem no Dérbi eterno sem um avançado de referência e pode tomar a mesma decisão no Clássico. Carlos Janela deu-nos a sua visão no tema: "No futebol, os factos que acontecem no campo, prevalecem sobre as opiniões".
"É um facto que o Benfica sempre que joga sem um ponta lança, perde poder ofensivo, perde profundidade, deixa mais confortável a estrutura defensiva do adversário", enumerou o comentador, citando algumas negatividades no sistema adotado por Roger Schmidt.
Ainda assim, Carlos Janela destaca a equipa verde e branca: "Em Alvalade na segunda parte, o Benfica esteve melhor e podia ter empatado o jogo. Por outro lado, a intensidade e velocidade do jogo do Sporting é muito alta e cria muitos problemas às equipas que não conseguirem acompanhar esse ritmo".
A equipa de Roger Schmidt entra em campo este domingo, dia 3 de março, para defrontar o Porto, em jogo a contar para a jornada 24 da Liga Portugal Betclic. O clássico será disputado no Estádio do Dragão e tem arranque marcado para as 20h30.
O golo mal anulado
Durante a sua conversa com o Glorioso 1904, Carlos Janela olhou ainda ao golo anulado a Di María, que na sua opinião foi um erro da equipa de arbitragem: "A jogada nada teve de irregular. Lembro que naquele momento, nenhum jogador do Sporting, ninguém no estádio expressou algum protesto".
Todavia, o gestor desportivo reconhece a regra do fora de jogo em casos semelhantes, onde atletas em posição irregular estejam no campo de visão do guarda-redes: "Mas é um facto que anulação do golo é suportada por uma regra de arbitragem que legítima a decisão do VAR".
Carlos Janela termina a sua intervenção deixando uma dica de como as equipas de arbitragem portuguesas podem abordar lances iguais nas próximas ocasiões: "No futuro a aplicação dessa regra deverá atender aos factos concretos da jogada em causa".
"Special One" colocou em destaque a qualidade do relvado nos Açores, classificando-o como problemático antes do jogo com os açorianos
13 Fev 2026 | 14:16 |
As queixas de José Mourinho sobre o relvado do Estádio de São Miguel, que considerou ser "um problema" tendo em vista o jogo desta sexta-feira, frente ao Santa Clara, são justificadas pela classificação dos tapetes verdes que são palco das partidas da Liga Portugal Betclic.
O recinto da formação açoriana, orientada por Petit, surge no 18.º e último lugar do ranking da entidade organizadora das competições profissionais, com uma classificação de apenas 6,04 pontos na média dos 11 jogos aí realizados, incluindo contra Porto e Sporting.
Em termos comparativos, o melhor relvado para a Liga é o do Estádio da Luz, com 10 pontos (11 jogos), seguido do José Alvalade (9,95 pontos/10 jogos) e o Cidade de Barcelos, casa do Gil Vicente (9,8p/10j). No polo oposto da tabela surgem os relvados do Alverca (6,41/11) e do AFS SAD (6,32/11), ainda assim com melhor avaliação do que o recinto do Santa Clara.
Segundo informações recolhidas pelo jornal Record junto de quem já pisou o relvado do Estádio de São Miguel nesta temporada, o mesmo levanta com bastante facilidade, o que se faz com que se formem buracos muito perigosos para a própria integridade física dos jogadores.
O Benfica volta a entrar em campo já esta esta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente aos insulares do Santa Clara. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Petit, jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel .
Atleta destacou-se rapidamente em equipa da Primeira Liga e foi adquirido pelo Clube encarnado na janela de transferências de janeiro
13 Fev 2026 | 13:34 |
O Benfica garantiu, no mercado de inverno, a contratação de Sidny Cabral, jovem talento que se destacou rapidamente no Estrela da Amadora. Segundo Paulo Moreira, diretor técnico e responsável pelo departamento de scouting do clube, “uma pessoa que tinha trabalhado comigo, com muita competência e grande conhecimento do mercado alemão, deu-me várias referências e permitiu-nos chegar ao Sidny”.
O jogador chegou aos tricolores a custo zero, proveniente da 3ª liga alemã, e rapidamente se impôs no plantel. “Tivemos a primeira grande triagem facilitada. Depois fizemos a nossa avaliação, já com o trabalho validado por alguém que é especialista”, explicou Paulo Moreira, em entrevista ao jornal 'Record'.
Antes da decisão final da transferência para o Benfica, o presidente do clube da Reboleira avaliou Sidny pessoalmente. “Eu ainda não estava no clube, mas já falava diretamente com o presidente e disse-lhe para vê-lo, porque era diferente, ambidestro, com muitas características diferenciadas. O presidente, quando viu, gostou logo”, acrescentou.
Vale lembrar que o internacional cabo - verdiano foi elogiado por José Mourinho antes da sua chegada ao Clube encarnado. "É daqueles jogadores que beneficiam muito a sua equipa pelo facto de serem verdadeiramente polivalentes", disse, na altura.
Nesta temporada (Estrela da Amadora e Benfica), Sidny Cabral - avaliado em 2 milhões de euros - tem 23 partidas disputadas: 20 na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga. O futebolista tem seis golos marcados e cinco assistências na conta pessoal.
Avançado português tem sido uma das figuras mais influentes da equipa, assumindo grande destaque nas recentes exibições da formação basca
13 Fev 2026 | 13:27 |
Gonçalo Guedes causa apreensão no Real Madrid antes do encontro frente à Real Sociedad. O avançado português tem sido uma das figuras mais influentes da equipa basca, assumindo grande destaque nas recentes exibições da equipa basca na La Liga espanhola e na Taça do Rei, o que dá dores de cabeça aos merengues.
A preocupação na capital espanhola vem sobretudo do facto de o antigo jogador do Benfica estar numa grande forma. A principal dúvida está na escolha do lateral-direito que terá a missão de travar o extremo luso. Álvaro Arbeloa ainda não tomou uma decisão definitiva.
No último encontro, a aposta foi em David Jiménez, enquanto Trent Alexander-Arnold, regressado de lesão, começou no banco. Outra alternativa no plantel é Daniel Carvajal, embora o defesa não esteja totalmente satisfeito com o seu papel atual. O jogador esperava ter sido opção num jogo recente, mas acabou por surgir apenas como terceira escolha.
Recorde-se de que o internacional português de 29 anos reforçou a equipa basca no verão, transferido dos ingleses do Wolverhampton por cerca de 4 milhões de euros e tem sido um titular habitual na equipa agora orientada pelo técnico norte-americano Pellegrino Matarazzo.
Nesta temporada, com a camisola da Real Sociedad, Gonçalo Guedes – avaliado em 6 milhões de euros – realizou 28 jogos: 23 na La Liga e cinco na Copa del Rey. Nos 1.607 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou sete golos e fez sete assistências.
Imprensa espanhola rendida a pérola do Benfica, dias antes do confronto contra o Real Madrid
13 Fev 2026 | 11:42
Titular do Real Madrid volta aos treinos e afinal está apto para defrontar Benfica
13 Fev 2026 | 12:44
Bernardo Ribeiro manda farpa a Mourinho: "Não fica bem ao treinador do Benfica..."
13 Fev 2026 | 11:12