Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - CONHECIDO ADEPTO DO BENFICA AJUDA A DESVENDAR 'MISTÉRIO' ENTRE TIAGO GOUVEIA E ROGER SCHMIDT

Em conversa com o nosso Jornal, Sócio do emblema vermelho e branco explica o plano por detrás da gestão de jovem promessa do Seixal

tiago gouveia roger schmidt
tiago gouveia roger schmidt

  |

Icon Comentário0

O avançado formado no Benfica, Tiago Gouveia, é um dos grandes mistérios da formação do Benfica. O extremo saltou do banco para participar em três partidas e soma pouco mais de 40 minutos. Pese embora as poucas oportunidades, o craque vai 'cumprindo'.

O Glorioso 1904 esteve à conversa com o conhecido adepto do Benfica, Pedro Brinca, de modo a tentar deslindar qual a estratégia por detrás da gestão do jovem jogador formado no Clube da Luz, por parte de direção e de equipa técnica dos encarnados.


Quando questionado sobre as poucas oportunidades que Roger Schmidt dá ao jovem jogador, Brinca disse: "Sigo Tiago Gouveia já desde os juniores e equipa B e ele era para mim, uma das maiores, esperanças da sua geração. Um jogador com capacidade de desiquilíbrio no um para um, com meia distância de qualidade e capacidade de explosão".


"Teve momentos muito bons nas épocas transatas, mas pareceu estar um pouco lento no principio de época. Neste jogo com o Lusitânia voltou a mostrar as qualidades que referi antes e tenho muita expectativa relativamente aquilo que poderá mostrar", completou.

Saída?

Perguntamos a Pedro Brinca se acredita na saída de Gouveia em janeiro, o conhecido adepto disse: "Não sei se poderá sair, mas mantenho a esperança que possa demonstrar todo o potencial que acredito que tem. Neste momento temos Di Maria, Neres e Rafa a concorrer com Tiago Gouveia por duas posições, às vezes três, pelo que não se assegura fácil".

Brinca acrescentou ainda uma janela de oportunidade para o diamante 'made in Seixal' da turma vermelha e branca: "Mas vem aí o inverno, sobrecarga de jogos, lesões, castigos, e de certeza que terá mais hipóteses de se mostrar".

Rafa, Neres, DI María e João Mário

Para 'fechar', quisemos saber se com a iminência das saídas de Rafa, Neres, Di María e João Mário, poderia abrir-se espaço para Gouveia, Scheldrup e Prestianni: "Poder poderão, mas para isso precisam de ter minutos e mostrarem em campo que já são alternativas válidas".

"Não me parece razoável atacarmos a próxima época com três jogadores na equipa titular que não tenham dado mostras de poderem ter um rendimento elevado ao nível que o Benfica exige.", deixou, em jeito de conclusão, o aviso à direção das Águias.

Na última temporada, Tiago Gouveia – avaliado em 3,5 milhões de euros – alinhou em 30 partidas ao serviço do Estoril, por empréstimo do Benfica, nos quais marcou cinco golos, realizou seis assistências, época na qual cumpriu o grande objectivo - a permanência.

Depois de, na época de estreia ter jogado em três partidas, esta temporada, o avançado alinhou, até ao momento, nos duelos frente ao Salzburgo, Lusitânia e Real Sociedad, somando um golo com o Manto Sagrado.


Futebol

Alerta, Benfica! Antigo clube de Enzo Fernández quer 'tramar' Rui Costa, mas não vai ser 'pêra doce'

Emblema está agora na luta pelo craque do Glorioso, que conta com vários pretendentes na corrida

Alerta, Benfica! Antigo clube de Enzo Fernández quer 'tramar' Rui Costa, mas não vai ser 'pêra doce'
Alerta, Benfica! Antigo clube de Enzo Fernández quer 'tramar' Rui Costa, mas não vai ser 'pêra doce'

  |

Icon Comentário0

O futuro de Ángel Di María continua a dar que falar, e tal como deu conta o nosso Jornal, em tempo oportuno, agora é o River Plate, antigo clube de Enzo Fernández, quem chama pelo extremo do Benfica (saiba mais AQUI). Contudo, a ia para o rival do Rosario Central não deverá ser um cenário muito provável. 

Segundo adianta o jornalista Hernán Castillo o emblema de Buenos Aires tem noção de que a vinda do camisola 11 para a formação argentina é "muito complicada", porém isso não demove os millonarios de tentarem convencer o campeão do mundo a mudar de ares. 


No sentido oposto está Rui Costa, que quer tentar combater todas as investidas da Argentina (River Plate e Rosario Central), do Brasil (Flamengo e Internacional), bem como do Médio Oriente e dos Estados Unidos. Os dirigentes do Benfica pretendem manter o compatriota de Nicolás Otamendi por mais uma temporada, apesar de Di María terminar contrato no final da presente época desportiva. 


Ángel Di María - avaliado em 4 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - regressou ao Clube da Luz esta temporada, onde já realizou 46 duelos, somando 16 golos e 13 assistências. No que respeita à época passada, ao serviço da Juventus, alinhou em 40 encontros, onde teve a oportunidade de marcar oito tentos, assistindo em sete ocasiões.

O craque, que se sagrou campeão do Mundo pela Argentina, assim como Nicolás Otamendi, envergou pela primeira vez o Manto Sagrado na época de 2007/08, chegando oriundo do Rosario Central. O extremo saiu para rumar ao Real Madrid, tendo passado ainda pelo Manchester United, PSG e Juventus, antes de regressar à Catedral.



Futebol

Antiga glória do Benfica 'aconselha' Rui Costa e aponta para craque do Manchester United

Ex jogador do Clube da Luz garante que investimento no atleta não seria uma 'aposta furada'

Antiga glória do Benfica 'aconselha' Rui Costa e aponta para craque do Manchester United
Antiga glória do Benfica 'aconselha' Rui Costa e aponta para craque do Manchester United

  |

Icon Comentário0

Álvaro Magalhães, antigo lateral do Benfica, em entrevista ao jornal português A Bola, esta terça-feira, teceu largos elogios a Álvaro Carreras, aconselhando os dirigentes do Clube da Luz a abrirem os cordões à bolsa pelo defesa que está emprestado pelo Manchester United. 

"É um jogador que tem qualidade, ofensivamente ataca bem, apoia bem o ataque e defensivamente não é muito frágil", começou por afirmar o antigo craque das águias, garantindo ainda que o camisola 3 "junta as duas vertentes, ofensiva e defensiva". 


"Se tiver mais tempo de jogo, o Benfica tem ali um lateral para muitos anos", disse, deixando a nota sobre a aposta no jovem lateral, uma vez que considera que "tem de jogar com mais regularidade", pois "só assim se ganham mais rotinas". 


Álvaro Magalhães enaltece ainda as qualidades do defesa esquerdo, acreditando que tem "um bom pé esquerdo", contudo, "se for necessário usar o pé direito também está disponível, como se viu no golo que marcou em Faro". 

Relativamente às comparações com Grimaldo, o antigo defesa não teve meias medidas. "Grimaldo era muito forte ofensivamente, mais rápido", enquanto que considera que "Álvaro conjuga melhor o momento ofensivo e o defensivo. É melhor em termos de posicionamento". 


Por fim, Álvaro Magalhães acabou por considerar que a compra do passe de Carreras é uma boa decisão: "Não é fácil encontrar bons laterais-esquerdos atualmente. Já fez dois jogos completos nas últimas três jornadas da Liga. Precisa de tempo, com mais tempo de jogo vai ganhando confiança. Acho-o uma boa aposta". 

Ao todo, ao serviço do Benfica, Álvaro Carreras - avaliado em 7 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - foi aposta em 13 partidas, contabilizando agora um tiro certeiro frente ao Farense. Ainda este ano, no Granada, o defesa internacional espanhol alinhou em 14 encontros, totalizando 563 minutos.

Na temporada transata, Álvaro Carreras esteve emprestado ao Preston North End, da Inglaterra, onde marcou presença num total de 42 partidas, tendo concretizado seis assistências. É importante, ainda, referir que o lateral espanhol nunca se estreou na equipa principal do Manchester United, clube que o foi buscar ao Real Madrid, em 2020/21.


https://glorioso1904.pt/perola-de-schmidt-passa-a-perna-a-craque-que-esta-no-mural-dos-campeoes-do-benfica


Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Decisões de Schmidt e o fim do 39! Conhecidos adeptos analisam Sporting - Benfica

Águias e leões mediram forças no passado sábado, dia 6 de abril, com os verdes e brancos a vencerem por 2-1

Geny Catamo e David Neres
Geny Catamo e David Neres

  |

Icon Comentário0

O Dérbi eterno da 28.ª jornada da Liga Portugal, no passado sábado, dia 6 de abril, terminou com a vitória do Sporting sobre o Benfica, conseguindo uma diferença de quatro pontos para as águias. Neste sentido, o Glorioso 1904 esteve à conversa com Nuno Campilho e Pedro Brinca, conhecidos adeptos encarnados, que nos deram a sua opinião sobre a visita das águias ao Estádio de Alvalade.
O Dérbi Eterno


Pedro Brinca começa por analisar o encontro: "Jogo equilibrado, mas a maior intensidade e verticalidade com que o Sporting joga faz com que os seus jogadores tenham sempre mais capacidade de chegar em zona de finalização, tendo índices de concretização muito superiores". O comentador acrescenta ainda a principal diferença entre os dois conjuntos: "Posição a posição o Benfica pode ter mais qualidade, mas como equipa e modelo de jogo, o Sporting demonstrou ser mais eficaz".


Nuno Campilho partilha da ideia de Pedro Brinca, também destacando alguns erros do Benfica, principalmente de cariz defensivo: "Creio que foi um jogo equilibrado, efetivamente, embora com mais posse e mais jogados no meio-campo adversário por parte do Benfica. Voltámos a fazer um bom jogo, à semelhança do que tínhamos feito na terça-feira, mas voltámos a pecar na finalização e a cometer erros que não seriam supostos, a este nível e considerando a capacidade e a qualidade dos jogadores, o que foi bem vincado no golo sofrido ainda antes de concluído o primeiro minuto". 

"Perdemos, como poderíamos ter ganho, sendo que a diferença se poderá identificar ter estado naquilo que é uma certa dinâmica de vitória e estrelinha de campeão, que esteve do lado do Sporting. O que aconteceu no segundo golo do Catamo, também poderia ter acontecido para o lado do Benfica, tantas foram as segundas bolas que ganhámos, após bolas paradas em direção à baliza do Sporting, mas que não tiveram o mesmo efeito. Num momento de alguma quebra física, de parte a parte e com o jogo partido, a sorte (a tal estrelinha) acabou por beneficiar o Sporting, sem que tal espelhasse qualquer superioridade sobre o Benfica, ao longo do jogo, muito antes pelo contrário", argumentou Nuno Campilho.


Roger Schmidt vs Rúben Amorim



Tal como no Dérbi da passada terça-feira, dia 2 de abril, Rúben Amorim foi o primeiro técnico a mexer na equipa e a diferença que as substituições do Sporting fizeram ao jogo foi óbvia. Nesse sentido, ambos os comentadores destacaram o demorar de Roger Schmidt em fazer entrar jogadores frescos.

"Sim, teve, em oposição a Roger Schmidt, que volta a mexer tarde e sem qualquer influência no desenrolar do jogo, quando tinha jogadores em visível sub-rendimento, alguns a partir dos 70 minutos (Neres, Florentino…), e outro desde que o jogo começou (Rafa). Não quer isto dizer que o resultado pudesse ser outro, mas acredito que possa ter tido alguma influência", afirmou Nuno Campilho.

Pedro Brinca foi de uma opinião semelhante: "Creio que o Sporting, com as substituições, conseguiu manter a intensidade durante todo o jogo, enquanto que o Benfica foi perdendo gás. O plantel do Benfica aparenta ser mais rico mas não permite grande variação relativamente ao seu modelo de jogo normal".


Artur Soares Dias



Visando o árbitro responsável pelo encontro, Artur Soares Dias, ambos os comentadores apontaram erros da equipa de arbitragem. Os dois concordam que Ángel Di María devia ter sido expulso por agressão e que Morten Hjulmand deveria ter visto o segundo cartão amarelo, por mais que uma ocasião.

"Não tanto ao arbitro, mas mais ao VAR. Hjulmand escapou ao segundo amarelo duas vezes. Mas há erros que são desculpáveis em campo mas inadmissíveis pelo VAR. A expulsão de Di María, mas também um vermelho por mostrar a Coates que corta a bola com o braço quando era o último jogador entre Tengsted e a baliza. Os erros nestes três jogos foram inacreditáveis, não conheço nenhuma área de atividade em que tal nível de incompetência seja inconsequente. Talvez só mesmo na política", começou por afirmar Pedro Brinca.

"Tenho, sim. Em favor do Benfica, pela não expulsão do Di María, que, do meu ponto de vista, deveria ter acontecido e, por outro lado, em desfavor, pela não expulsão do Hjulmand, por falta sobre o Aursnes. Para além disso, foi muito permissivo em termos técnicos e disciplinares com alguma excessiva dureza por parte de jogadores do Sporting e tenho dúvidas num lance, na grande área do Sporting, entre o Diomande e o Otamendi, que poderia ter originado um penálti a favor do Benfica. Quanto ao demais, a habitual sobranceria e arrogância que é típica no Artur Soares Dias, assumindo uma qualidade e estatuto muito acima daquele que realmente tem", finalizou Nuno Campilho.


Acabou o sonho do 39?


Após a derrota frente ao Sporting, o Benfica está a quatro pontos dos leões, que ainda têm um jogo em atrasado. Nesse sentido, o 39.º título de Campeão Nacional das águias parece cada vez mais uma miragem, que ambos os Benfiquistas concordam estar muito distante da equipa de Roger Schmidt.

"Ao ponto de achar que sim, que chegou ao fim, pois não me parece expectável que o Sporting perca os confortáveis pontos que tem de distância sobre o Benfica, ainda por cima com um jogo a menos que não me parece que vá perder. Mesmo admitindo uma derrota no Dragão e uma derrota, em casa, com o Vitória, não chega, para além de que o Benfica ainda teria de ganhar todos os jogos até final da época", garantiu Nuno Campilho.

Pedro Brinca também foi muito sóbrio nas suas palavras: "Mesmo ganhando em Alvalade, seria difícil porque o Benfica tem sempre muitas dificuldades contra equipas que se fecham muito e povoam o centro do terreno. Não há plano B no Benfica que seja eficaz contra equipas que joguem assim. E por isso acho que mesmo que tivéssemos ganho em Alvalade seria difícil perder menos pontos que o Sporting até ao fim do campeonato, apesar ate do calendário aparentemente mais favorável".


Nota Final de Nuno Campilho

"O Benfica realizou, nestes dois jogos com o Sporting, duas excelentes exibições que poderiam, sem qualquer surpresa, ter resultado em duas vitórias. Mal andou o treinador, quando só consegue estabilizar um 11 base a poucas jornadas do fim, algo que, na época passada, fez em poucas semanas. Não se perdeu o campeonato, ontem, em Alvalade, mas, quiçá, na Luz com o Farense e com o Casa Pia e em Moreia de Cónegos com o Moreirense, condescendendo com a derrota na primeira jornada, no Bessa, face às circunstâncias da mesma e à copiosa derrota no Dragão, pois um jogo ‘horribilis’ todos têm direito a ter, o problema foi alguma falta de consistência, equilíbrio e convicção nas escolhas que nos acompanhou durante toda a época. De entre outras, vários laterais que de pouco serviram, ao ponto de adaptar Morato e Aursnes à função e três pontas-de-lança (que chegaram a ser quatro) que, pelos vistos, não fazem um, pela notória falta de capacidade de concretização, que foi por demais evidente nestes últimos jogos. Demasiados equívocos para uma equipa da dimensão do Benfica, com responsabilidades a nível diretivo e técnico, que não podem ser admissíveis quando, com legitimidade, se pretende ser um forte candidato a vencer todas às competições que se disputam", disse o Benfiquista.









envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Pérola de Schmidt 'passa a perna' a craque que está no Mural dos Campeões do Benfica
Futebol

Pérola de Schmidt 'passa a perna' a craque que está no Mural dos Campeões do Benfica

 

Icon Comentário0
Jogador do Benfica, que não conta agora para Schmidt, recebe notícias animadoras
Futebol

Jogador do Benfica, que não conta agora para Schmidt, recebe notícias animadoras

 

Icon Comentário0
Craque do Benfica convence Roger Schmidt e 'senta' companheiro na deslocação a Famalicão
Futebol

Craque do Benfica convence Roger Schmidt e 'senta' companheiro na deslocação a Famalicão

 

Icon Comentário0