Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Decisões de Schmidt e o fim do 39! Conhecidos adeptos analisam Sporting - Benfica

Águias e leões mediram forças no passado sábado, dia 6 de abril, com os verdes e brancos a vencerem por 2-1

Geny Catamo e David Neres
Geny Catamo e David Neres

  |

Icon Comentário0

O Dérbi eterno da 28.ª jornada da Liga Portugal, no passado sábado, dia 6 de abril, terminou com a vitória do Sporting sobre o Benfica, conseguindo uma diferença de quatro pontos para as águias. Neste sentido, o Glorioso 1904 esteve à conversa com Nuno Campilho e Pedro Brinca, conhecidos adeptos encarnados, que nos deram a sua opinião sobre a visita das águias ao Estádio de Alvalade.
O Dérbi Eterno


Pedro Brinca começa por analisar o encontro: "Jogo equilibrado, mas a maior intensidade e verticalidade com que o Sporting joga faz com que os seus jogadores tenham sempre mais capacidade de chegar em zona de finalização, tendo índices de concretização muito superiores". O comentador acrescenta ainda a principal diferença entre os dois conjuntos: "Posição a posição o Benfica pode ter mais qualidade, mas como equipa e modelo de jogo, o Sporting demonstrou ser mais eficaz".


Nuno Campilho partilha da ideia de Pedro Brinca, também destacando alguns erros do Benfica, principalmente de cariz defensivo: "Creio que foi um jogo equilibrado, efetivamente, embora com mais posse e mais jogados no meio-campo adversário por parte do Benfica. Voltámos a fazer um bom jogo, à semelhança do que tínhamos feito na terça-feira, mas voltámos a pecar na finalização e a cometer erros que não seriam supostos, a este nível e considerando a capacidade e a qualidade dos jogadores, o que foi bem vincado no golo sofrido ainda antes de concluído o primeiro minuto". 

"Perdemos, como poderíamos ter ganho, sendo que a diferença se poderá identificar ter estado naquilo que é uma certa dinâmica de vitória e estrelinha de campeão, que esteve do lado do Sporting. O que aconteceu no segundo golo do Catamo, também poderia ter acontecido para o lado do Benfica, tantas foram as segundas bolas que ganhámos, após bolas paradas em direção à baliza do Sporting, mas que não tiveram o mesmo efeito. Num momento de alguma quebra física, de parte a parte e com o jogo partido, a sorte (a tal estrelinha) acabou por beneficiar o Sporting, sem que tal espelhasse qualquer superioridade sobre o Benfica, ao longo do jogo, muito antes pelo contrário", argumentou Nuno Campilho.


Roger Schmidt vs Rúben Amorim



Tal como no Dérbi da passada terça-feira, dia 2 de abril, Rúben Amorim foi o primeiro técnico a mexer na equipa e a diferença que as substituições do Sporting fizeram ao jogo foi óbvia. Nesse sentido, ambos os comentadores destacaram o demorar de Roger Schmidt em fazer entrar jogadores frescos.

"Sim, teve, em oposição a Roger Schmidt, que volta a mexer tarde e sem qualquer influência no desenrolar do jogo, quando tinha jogadores em visível sub-rendimento, alguns a partir dos 70 minutos (Neres, Florentino…), e outro desde que o jogo começou (Rafa). Não quer isto dizer que o resultado pudesse ser outro, mas acredito que possa ter tido alguma influência", afirmou Nuno Campilho.

Pedro Brinca foi de uma opinião semelhante: "Creio que o Sporting, com as substituições, conseguiu manter a intensidade durante todo o jogo, enquanto que o Benfica foi perdendo gás. O plantel do Benfica aparenta ser mais rico mas não permite grande variação relativamente ao seu modelo de jogo normal".


Artur Soares Dias



Visando o árbitro responsável pelo encontro, Artur Soares Dias, ambos os comentadores apontaram erros da equipa de arbitragem. Os dois concordam que Ángel Di María devia ter sido expulso por agressão e que Morten Hjulmand deveria ter visto o segundo cartão amarelo, por mais que uma ocasião.

"Não tanto ao arbitro, mas mais ao VAR. Hjulmand escapou ao segundo amarelo duas vezes. Mas há erros que são desculpáveis em campo mas inadmissíveis pelo VAR. A expulsão de Di María, mas também um vermelho por mostrar a Coates que corta a bola com o braço quando era o último jogador entre Tengsted e a baliza. Os erros nestes três jogos foram inacreditáveis, não conheço nenhuma área de atividade em que tal nível de incompetência seja inconsequente. Talvez só mesmo na política", começou por afirmar Pedro Brinca.

"Tenho, sim. Em favor do Benfica, pela não expulsão do Di María, que, do meu ponto de vista, deveria ter acontecido e, por outro lado, em desfavor, pela não expulsão do Hjulmand, por falta sobre o Aursnes. Para além disso, foi muito permissivo em termos técnicos e disciplinares com alguma excessiva dureza por parte de jogadores do Sporting e tenho dúvidas num lance, na grande área do Sporting, entre o Diomande e o Otamendi, que poderia ter originado um penálti a favor do Benfica. Quanto ao demais, a habitual sobranceria e arrogância que é típica no Artur Soares Dias, assumindo uma qualidade e estatuto muito acima daquele que realmente tem", finalizou Nuno Campilho.


Acabou o sonho do 39?


Após a derrota frente ao Sporting, o Benfica está a quatro pontos dos leões, que ainda têm um jogo em atrasado. Nesse sentido, o 39.º título de Campeão Nacional das águias parece cada vez mais uma miragem, que ambos os Benfiquistas concordam estar muito distante da equipa de Roger Schmidt.

"Ao ponto de achar que sim, que chegou ao fim, pois não me parece expectável que o Sporting perca os confortáveis pontos que tem de distância sobre o Benfica, ainda por cima com um jogo a menos que não me parece que vá perder. Mesmo admitindo uma derrota no Dragão e uma derrota, em casa, com o Vitória, não chega, para além de que o Benfica ainda teria de ganhar todos os jogos até final da época", garantiu Nuno Campilho.

Pedro Brinca também foi muito sóbrio nas suas palavras: "Mesmo ganhando em Alvalade, seria difícil porque o Benfica tem sempre muitas dificuldades contra equipas que se fecham muito e povoam o centro do terreno. Não há plano B no Benfica que seja eficaz contra equipas que joguem assim. E por isso acho que mesmo que tivéssemos ganho em Alvalade seria difícil perder menos pontos que o Sporting até ao fim do campeonato, apesar ate do calendário aparentemente mais favorável".


Nota Final de Nuno Campilho

"O Benfica realizou, nestes dois jogos com o Sporting, duas excelentes exibições que poderiam, sem qualquer surpresa, ter resultado em duas vitórias. Mal andou o treinador, quando só consegue estabilizar um 11 base a poucas jornadas do fim, algo que, na época passada, fez em poucas semanas. Não se perdeu o campeonato, ontem, em Alvalade, mas, quiçá, na Luz com o Farense e com o Casa Pia e em Moreia de Cónegos com o Moreirense, condescendendo com a derrota na primeira jornada, no Bessa, face às circunstâncias da mesma e à copiosa derrota no Dragão, pois um jogo ‘horribilis’ todos têm direito a ter, o problema foi alguma falta de consistência, equilíbrio e convicção nas escolhas que nos acompanhou durante toda a época. De entre outras, vários laterais que de pouco serviram, ao ponto de adaptar Morato e Aursnes à função e três pontas-de-lança (que chegaram a ser quatro) que, pelos vistos, não fazem um, pela notória falta de capacidade de concretização, que foi por demais evidente nestes últimos jogos. Demasiados equívocos para uma equipa da dimensão do Benfica, com responsabilidades a nível diretivo e técnico, que não podem ser admissíveis quando, com legitimidade, se pretende ser um forte candidato a vencer todas às competições que se disputam", disse o Benfiquista.









Futebol

Com mais um ano de contrato no Benfica, Otamendi é desejado na Argentina

Defesa do Glorioso foi uma das peças chave de Roger Schmidt na época 2023/24

O capitão do Benfica, Nicólas Otamendi é desejado para representar a Argentina nos Jogos Olímpicos
O capitão do Benfica, Nicólas Otamendi é desejado para representar a Argentina nos Jogos Olímpicos

  |

Icon Comentário0

Nicolás Otamendi, que brilha no Benfica, tendo apenas mais um ano de contrato, volta a ser desejado na Argentina. O diário desportivo Olé dá conta que o selecionador da equipa albiceleste, Javier Mascherano, pretende levar o capitão do Clube da Luz aos Jogos Olímpicos, que se realizam entre 24 de julho e 9 de agosto.

Para tal, o Benfica terá de permitir que o central participe no torneio de futebol, que se realiza em França, mais concretamente em Paris. Com isso, Otamendi ficaria ausente de toda a pré-época, e eventualmente, da primeira mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, agendada para 6 e 7 de Agosto (embora as águias possam entrar na fase de grupos da Champions, caso o Bayer Leverkusen vença a Liga Europa).

Já se a Atalanta conquistar o troféu, os encarnados também entram diretamente na prova se os italianos acabarem no quarto lugar na Serie A, faltando realizar ainda dois jogos à equipa de Bérgamo.


Além do central, e depois da nega de Di María, o treinador de 39 anos espera ainda a resposta de Lionel Messi. Caso o astro argentino rejeite o convite, a escolha recairá para o guarda-redes Emiliano Martínez e o avançado Julián Álvarez para fazer companhia a Otamendi e ocupar assim as três vagas reservadas para jogadores com mais de 23 anos.


Com presença no Grupo B, a Argentina mede forças com Marrocos (24 de julho, 14h:00), Iraque (27 de julho, 14:00) e Ucrânia (30 de julho, 16:00), tentando conquistado o ouro que foge desde as Olimpíadas de Pequim. 

Nicolás Otamendi - avaliado em 1,5 milhões de euros - está ao serviço do Glorioso pela quarta época consecutiva. Esta temporada, marcou presença em 51 embates, somando quatro golos e ainda duas assistências. Na época transata, alinhou em 46 partidas, apontou dois golos e concretizou uma assistência.


Antes de ter rumado ao Benfica, na temporada de 2020/21, pela mão do antigo treinador encarnado, Jorge Jesus, o defesa central, que foi campeão do mundo pela Argentina, passou pelas formações do Manchester City, Valencia, Atlético Mineiro, Porto e ainda Vélez Sarsfield.


Futebol

Gonçalo Franco mais longe do Benfica? Galatasaray promete fazer 'vida negra' a Rui Costa

Alvo dos encarnados para o miolo pode complicar-se, com o emblema turco a entrar na corrida

Gonçalo Franco, alvo de Rui Costa para o miolo do Benfica pode complicar-se, com o  Galatasaray a entrar na corrida
Gonçalo Franco, alvo de Rui Costa para o miolo do Benfica pode complicar-se, com o Galatasaray a entrar na corrida

  |

Icon Comentário0

Depois de ter sido apontado como um dos possíveis substitutos de João Neves no Benfica (Descubra mais AQUI), a contratação de Gonçalo Franco, médio do Moreirense, complica-se, com o craque a integrar a lista de compras de um novo emblema. 

Segundo informa o jornal português A Bola, esta quarta-feira, o Galatasaray é o mais recente pretendente na luta pelo alvo do Benfica, tendo inclusive já iniciado os primeiros contactos por Gonçalo Franco, que foi uma das peças de destaque da formação de Moreira de Cónegos, na presente temporada.

De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, o Moreirense terá feito saber que, para adquirir os serviços do jovem médio, o Galatasaray terá mesmo de abrir os cordões à bolsa, fazendo-se valer do facto do futebolista contar com vários interessados, nacionais e estrangeiros.


Posto isto, caso Rui Costa, que está cada vez mais perto de perder o outro alvo do miolo (Franco Mastantuono), decida avançar para a contratação de Gonçalo Franco, terá de puxar dos galões de modo a bater a forte concorrência. Recorde-se que o Galatasaray já apontou mira a craques do Benfica, nomeadamente, Rafa Silva e Florentino Luís.


Esta temporada, Gonçalo Franco - atualmente avaliado em 2 milhões de euros - alinhou em 35 partidas: 33 na Liga Portugal Betclic, uma Taça de Portugal e uma na Taça da Liga. Nos 2.852 minutos totalizados, o médio apontou dois tiros certeiros, servindo os colegas em quatro ocasiões.

Na época transata, o centrocampista luso marcou presença em 34 jogos, apontando dois golos e uma assistência. Gonçalo Franco, que está no Moreirense desde setembro de 2020, encontra-se vinculado com o emblema de Moreira de Cónegos até junho de 2025, estando blindado por uma cláusula de rescisão de 2 milhões de euros.




Futebol

Após deixar ex Benfica sem treinador, Mauricio Pochettino pode dar 'facada' ao Chelsea e rumar ao...

Técnico que deixou o comando dos blues está na mira de um colosso inglês

Mauricio Pochettino, técnico de ex Benfica no Chelsea, pode rumar a rival do emblema da Premier League
Mauricio Pochettino, técnico de ex Benfica no Chelsea, pode rumar a rival do emblema da Premier League

  |

Icon Comentário0

Depois de ter deixado o Chelsea na passada terça-feira por “mútuo acordo”, Mauricio Pochettino pode agora continuar a sua carreira em Inglaterra só que no clube diferente. O técnico argentino é apontado como um dos possíveis sucessores a Erik ten Hag, podendo rumar a um rival dos blues.

De acordo com uma publicação do jornal britânico The Sun, Mauricio Pochettino é um dos nomes que mais agrada ao coproprietário do Manchester United, Sir Jim Ratcliffe, para suceder ao técnico neerlandês, pois acredita que este já não tem condições para permanecer ao leme dos red devils.


Esta é a segunda vez que o técnico argentino é apontado ao Manchester United, a primeira aconteceu em 2022, após o treinador de 52 anos ter deixado os franceses do PSG. Na altura a escolha acabou por recair em Erik ten Hag, que não deixou o clube inglês. 


A equipa onde jogam os internacionais portugueses Diogo Dalot e Bruno Fernandes, e o ex-Benfica Victor Lindelöf, enfrenta no próximo sábado o Manchester City na final da Taça de Inglaterra, num encontro que pode ser a derradeira oportunidade para o neerlandês manter o lugar.

Esta temporada ao serviço dos red devils, Erik ten Hag realizou 51 jogos, somando 24 vitórias, oito empates e 19 derrotas, tendo acabado a Premier League na oitava posição com 60 pontos. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Estás a ver, Schmidt? Reforço do Benfica para 2024/25 chamado pela primeira vez ao Euro
Futebol

Estás a ver, Schmidt? Reforço do Benfica para 2024/25 chamado pela primeira vez ao Euro

 

Icon Comentário0
Após deixar ex Benfica sem treinador, Mauricio Pochettino pode dar 'facada' ao Chelsea e rumar ao...
Futebol

Após deixar ex Benfica sem treinador, Mauricio Pochettino pode dar 'facada' ao Chelsea e rumar ao...

 

Icon Comentário0
Adeptos do Benfica continuam de braço dado com a equipa de Schmidt
Futebol

Adeptos do Benfica continuam de braço dado com a equipa de Schmidt

 

Icon Comentário0