Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - DECISÕES DE SCHMIDT E O FIM DO 39! CONHECIDOS ADEPTOS ANALISAM SPORTING - BENFICA

Águias e leões mediram forças no passado sábado, dia 6 de abril, com os verdes e brancos a vencerem por 2-1

Geny Catamo e David Neres
Geny Catamo e David Neres

08 Abr 2024 | 06:00 |

Icon Comentário0

O Dérbi eterno da 28.ª jornada da Liga Portugal, no passado sábado, dia 6 de abril, terminou com a vitória do Sporting sobre o Benfica, conseguindo uma diferença de quatro pontos para as águias. Neste sentido, o Glorioso 1904 esteve à conversa com Nuno Campilho e Pedro Brinca, conhecidos adeptos encarnados, que nos deram a sua opinião sobre a visita das águias ao Estádio de Alvalade.



O Dérbi Eterno


Pedro Brinca começa por analisar o encontro: "Jogo equilibrado, mas a maior intensidade e verticalidade com que o Sporting joga faz com que os seus jogadores tenham sempre mais capacidade de chegar em zona de finalização, tendo índices de concretização muito superiores". O comentador acrescenta ainda a principal diferença entre os dois conjuntos: "Posição a posição o Benfica pode ter mais qualidade, mas como equipa e modelo de jogo, o Sporting demonstrou ser mais eficaz".


Nuno Campilho partilha da ideia de Pedro Brinca, também destacando alguns erros do Benfica, principalmente de cariz defensivo: "Creio que foi um jogo equilibrado, efetivamente, embora com mais posse e mais jogados no meio-campo adversário por parte do Benfica. Voltámos a fazer um bom jogo, à semelhança do que tínhamos feito na terça-feira, mas voltámos a pecar na finalização e a cometer erros que não seriam supostos, a este nível e considerando a capacidade e a qualidade dos jogadores, o que foi bem vincado no golo sofrido ainda antes de concluído o primeiro minuto". 

"Perdemos, como poderíamos ter ganho, sendo que a diferença se poderá identificar ter estado naquilo que é uma certa dinâmica de vitória e estrelinha de campeão, que esteve do lado do Sporting. O que aconteceu no segundo golo do Catamo, também poderia ter acontecido para o lado do Benfica, tantas foram as segundas bolas que ganhámos, após bolas paradas em direção à baliza do Sporting, mas que não tiveram o mesmo efeito. Num momento de alguma quebra física, de parte a parte e com o jogo partido, a sorte (a tal estrelinha) acabou por beneficiar o Sporting, sem que tal espelhasse qualquer superioridade sobre o Benfica, ao longo do jogo, muito antes pelo contrário", argumentou Nuno Campilho.



Roger Schmidt vs Rúben Amorim


Tal como no Dérbi da passada terça-feira, dia 2 de abril, Rúben Amorim foi o primeiro técnico a mexer na equipa e a diferença que as substituições do Sporting fizeram ao jogo foi óbvia. Nesse sentido, ambos os comentadores destacaram o demorar de Roger Schmidt em fazer entrar jogadores frescos.

"Sim, teve, em oposição a Roger Schmidt, que volta a mexer tarde e sem qualquer influência no desenrolar do jogo, quando tinha jogadores em visível sub-rendimento, alguns a partir dos 70 minutos (Neres, Florentino…), e outro desde que o jogo começou (Rafa). Não quer isto dizer que o resultado pudesse ser outro, mas acredito que possa ter tido alguma influência", afirmou Nuno Campilho.

Pedro Brinca foi de uma opinião semelhante: "Creio que o Sporting, com as substituições, conseguiu manter a intensidade durante todo o jogo, enquanto que o Benfica foi perdendo gás. O plantel do Benfica aparenta ser mais rico mas não permite grande variação relativamente ao seu modelo de jogo normal".


Artur Soares Dias



Visando o árbitro responsável pelo encontro, Artur Soares Dias, ambos os comentadores apontaram erros da equipa de arbitragem. Os dois concordam que Ángel Di María devia ter sido expulso por agressão e que Morten Hjulmand deveria ter visto o segundo cartão amarelo, por mais que uma ocasião.

"Não tanto ao arbitro, mas mais ao VAR. Hjulmand escapou ao segundo amarelo duas vezes. Mas há erros que são desculpáveis em campo mas inadmissíveis pelo VAR. A expulsão de Di María, mas também um vermelho por mostrar a Coates que corta a bola com o braço quando era o último jogador entre Tengsted e a baliza. Os erros nestes três jogos foram inacreditáveis, não conheço nenhuma área de atividade em que tal nível de incompetência seja inconsequente. Talvez só mesmo na política", começou por afirmar Pedro Brinca.

"Tenho, sim. Em favor do Benfica, pela não expulsão do Di María, que, do meu ponto de vista, deveria ter acontecido e, por outro lado, em desfavor, pela não expulsão do Hjulmand, por falta sobre o Aursnes. Para além disso, foi muito permissivo em termos técnicos e disciplinares com alguma excessiva dureza por parte de jogadores do Sporting e tenho dúvidas num lance, na grande área do Sporting, entre o Diomande e o Otamendi, que poderia ter originado um penálti a favor do Benfica. Quanto ao demais, a habitual sobranceria e arrogância que é típica no Artur Soares Dias, assumindo uma qualidade e estatuto muito acima daquele que realmente tem", finalizou Nuno Campilho.


Acabou o sonho do 39?


Após a derrota frente ao Sporting, o Benfica está a quatro pontos dos leões, que ainda têm um jogo em atrasado. Nesse sentido, o 39.º título de Campeão Nacional das águias parece cada vez mais uma miragem, que ambos os Benfiquistas concordam estar muito distante da equipa de Roger Schmidt.

"Ao ponto de achar que sim, que chegou ao fim, pois não me parece expectável que o Sporting perca os confortáveis pontos que tem de distância sobre o Benfica, ainda por cima com um jogo a menos que não me parece que vá perder. Mesmo admitindo uma derrota no Dragão e uma derrota, em casa, com o Vitória, não chega, para além de que o Benfica ainda teria de ganhar todos os jogos até final da época", garantiu Nuno Campilho.

Pedro Brinca também foi muito sóbrio nas suas palavras: "Mesmo ganhando em Alvalade, seria difícil porque o Benfica tem sempre muitas dificuldades contra equipas que se fecham muito e povoam o centro do terreno. Não há plano B no Benfica que seja eficaz contra equipas que joguem assim. E por isso acho que mesmo que tivéssemos ganho em Alvalade seria difícil perder menos pontos que o Sporting até ao fim do campeonato, apesar ate do calendário aparentemente mais favorável".


Nota Final de Nuno Campilho

"O Benfica realizou, nestes dois jogos com o Sporting, duas excelentes exibições que poderiam, sem qualquer surpresa, ter resultado em duas vitórias. Mal andou o treinador, quando só consegue estabilizar um 11 base a poucas jornadas do fim, algo que, na época passada, fez em poucas semanas. Não se perdeu o campeonato, ontem, em Alvalade, mas, quiçá, na Luz com o Farense e com o Casa Pia e em Moreia de Cónegos com o Moreirense, condescendendo com a derrota na primeira jornada, no Bessa, face às circunstâncias da mesma e à copiosa derrota no Dragão, pois um jogo ‘horribilis’ todos têm direito a ter, o problema foi alguma falta de consistência, equilíbrio e convicção nas escolhas que nos acompanhou durante toda a época. De entre outras, vários laterais que de pouco serviram, ao ponto de adaptar Morato e Aursnes à função e três pontas-de-lança (que chegaram a ser quatro) que, pelos vistos, não fazem um, pela notória falta de capacidade de concretização, que foi por demais evidente nestes últimos jogos. Demasiados equívocos para uma equipa da dimensão do Benfica, com responsabilidades a nível diretivo e técnico, que não podem ser admissíveis quando, com legitimidade, se pretende ser um forte candidato a vencer todas às competições que se disputam", disse o Benfiquista.









Futebol

Sporting paga fortuna e desvia Georgios Vagiannidis do Benfica

Lateral-direito do Panathinaikos estava referenciado pelo departamento de scouting dos encarnados, mas vai ser reforço dos verdes e brancos

Georgios Vagiannidis estava referenciado pelos responsáveis do Benfica e já está em Lisboa para reforçar o Sporting
Georgios Vagiannidis estava referenciado pelos responsáveis do Benfica e já está em Lisboa para reforçar o Sporting

01 Ago 2025 | 17:42 |

Icon Comentário0

O Benfica perdeu a corrida por Georgios Vagiannidis. O lateral do Panathinaikos era cobiçado pelo departamento de scouting dos encarnados, mas vai ser reforço do Sporting por uma quantia que, com bónus, chega perto dos 14 milhões de euros.


O lateral-direito grego chegou a Lisboa na tarde desta sexta-feira, 1 de agosto, e deverá realizar os habituais exames médicos e testes físicos para assinar pelo Sporting: "Estou muito feliz", disse o jogador à chegada ao Aeroporto Humberto Delgado. 


O Benfica chegou a estar interessado na contratação de Vagiannidis para disputar a lateral-direita com Alexander Bah, que ainda se encontra a recuperar de uma lesão grave sofrida em fevereiro, num jogo em casa frente ao Moreirense. Porém, os encarnados decidiram avançar para Amar Dedic, defesa que estava vinculado ao Salzburgo, da Áustria.


O Panathinaikos, clube que era dono do passe do jogador, bem que tentou segurar Vagiannidis por mais tempo, porém, a eliminação na fase de qualificação da Liga dos Campeões dificultou esse processo e o Sporting conseguiu convencer o lateral-direito a rumar a Alvalade. Os gregos, orientados por Rui Vitória, antigo treinador do Benfica, perderam frente ao Rangers.

Na temporada desportiva de 2024/2025, ao serviço do Panathinaikos, Georgios Vagiannidis - atualmente avaliado em 8 milhões de euros - marcou presença em 39 jogos: nove na Conference League, dois na Liga Europa, 27 na Liga Grega e ainda um na Taça da Grécia. Nos 2.999 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa de 23 anos apontou um golo, somando ainda duas assistências.



Futebol

Problemas para Bruno Lage! Médio do Benfica operado ao joelho

À entrada para a temporada desportiva 25/26, treinador dos encarnados perde peça para o meio-campo devido a lesão grave que vai afastar o jogador o resto do ano

Benfica informou, através de uma nota oficial, que Nuno Félix, médio internacional sub-20, foi submetido a uma operação após ter sofrido lesão grave no joelho
Benfica informou, através de uma nota oficial, que Nuno Félix, médio internacional sub-20, foi submetido a uma operação após ter sofrido lesão grave no joelho

01 Ago 2025 | 17:41 |

Icon Comentário0

O Benfica informou na tarde de sexta-feira, dia 1 de agosto, que Nuno Félix, médio internacional sub-20 foi operado com sucesso após ter sofrido "uma entorse do joelho direito com rotura completa do ligamento cruzado anterior". Bruno Lage, que já havia desejado uma boa recuperação ao jogador formado no Seixal, perde uma opção no meio do terreno para a restante temporada desportiva.


"O Sport Lisboa e Benfica informa que o atleta Nuno Félix foi submetido, nesta sexta-feira, a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito para tratamento de rotura completa do ligamento cruzado anterior. A operação, que decorreu com sucesso, foi realizada no Hospital da Luz, com acompanhamento do Departamento Médico do SL Benfica", pode ler-se na nota emitida no site oficial do Clube.


O período de recuperação de Nuno Félix é desconhecido mas, lesões graves deste género tendem a deixar os atletas vários meses fora das competições. Ao que tudo indica, o médio defensivo vai falhar toda a temporada 25/26. Um golpe duro para um jogador que tinha subido à equipa A neste verão e tentava impressionar Bruno Lage para ter a chance de jogar de águia ao peito.


Nuno Félix junta-se à lista de lesionados do Benfica que contém Manu Silva, Alexander Bah (ambos com lesões graves no joelho), Bruma (rotura do tendão de Aquiles) e Tomás Araújo (pubalgia). Este último tem feito a pré-temporada com a equipa, mas treina à parte do plantel, ainda que já esteja a realizar exercícios com bola.

Em 2024/2025, ao serviço do Benfica B, Nuno Félix - atualmente avaliado em 1,5 milhões de euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 25 encontros na Segunda Liga. Pela equipa principal do Glorioso, o atleta marcou presença em dois embates da Liga Portugal Betclic. Nos 1.959 minutos em que esteve em campo, o internacional jovem apontou um golo e realizou três assistências.



Futebol

Já a pensar além do Sporting - Benfica, Bruno Lage dá ‘dica’ para o ataque

Satisfeito com plantel que tem à disposição, setubalense levanta um pouco do véu sobre eventuais mudanças na frente ofensiva das águias

Com o triunfo e o troféu garantidos no Sporting - Benfica, Bruno Lage abordou o futuro do ataque das águias. Fotografia: SL Benfica
Com o triunfo e o troféu garantidos no Sporting - Benfica, Bruno Lage abordou o futuro do ataque das águias. Fotografia: SL Benfica

01 Ago 2025 | 17:40 |

Icon Comentário0

Bruno Lage já tem à sua disposição dois avançados que prometem render muitos golos. Horas depois do Benfica ter oficializado a contratação de Franjo Ivanovic, o técnico setubalense fez questão de falar do tema e deixou no ar uma hipóteses que pode agradar bastante aos Benfiquistas.


No final da partida, o setubalense, quando questionado sobre a utilização do internacional croata, que irá competir cm Vangelis Pavlidis por uma vaga no onze encarnado, Bruno Lage até levantou a hipóteses de jogar com os dois artilheiros ao mesmo tempo.


Ao colocar tal possibilidade, que está a gerar alguma curiosidade entre os adeptos encarnados, o timoneiro de 49 anos - que conquistou a sua segunda Supertaça com o Clube da Luz - admitiu esse mesmo cenário, mas mediante uma condição: “Depende deles. Quero perceber isso. O Ivanovic pode jogar ao lado, atrás e à frente”.


De seguida, Bruno Lage reforçou que é preciso observar o atleta, que ainda não teve oportunidade de pisar o relvado do Benfica Campus: “Tem potencial, era há muito desejado. Chegou, ainda não treinou e a primeira coisa que fez foi tirar foto com colegas e um troféu”.

Na temporada de 2024/25, com a camisola do St. Gilloise, Franjo Ivanovic - avaliado em 13 milhões de euros - fez 19 golos e assistiu os companheiros por cinco ocasiões, ao longo de 45 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 4.198 minutos, sendo o segundo melhor marcador da equipa belga.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Após Sporting - Benfica, imprescindível de Bruno Lage define período para ganhar campeonato
Futebol

Após Sporting - Benfica, imprescindível de Bruno Lage define período para ganhar campeonato

01 Ago 2025 | 17:21

Icon Comentário0
Após triunfo no Sporting - Benfica, Barreiro dá opinião sobre reforços das águias
Futebol

Após triunfo no Sporting - Benfica, Barreiro dá opinião sobre reforços das águias

01 Ago 2025 | 17:05

Icon Comentário0
Reação de algumas figuras do Benfica à vitória na Supertaça: "Vingança"
Futebol

Reação de algumas figuras do Benfica à vitória na Supertaça: "Vingança"

01 Ago 2025 | 16:59

Icon Comentário0