
Modalidades
Pany Varela fala dos títulos que ganhou no Sporting e avisa adeptos do Benfica: "Orgulho-me, mas..."
01 Ago 2025 | 11:13
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futsal
13 Ago 2025 | 03:00 |
Raul Moreira deverá deixar o Benfica este mercado de verão. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal apresenta os motivos pelos quais Rui Costa está a negociar um empréstimo do fixo, que poderá voltar a rodar na Liga Placard em 2025/26.
O motivo principal da saída de Raul Moreira deve-se à iminente chegada de Lucas Scheffer. O Benfica vai contratar o fixo do Cascavel, deixando Cassiano Klein com várias opções para a posição: O brasileiro, André Coelho e Afonso Jesus, tirando espaço ao 'camisola 6'.
Além do mais, o comportamento de Raul Moreira nos festejos da conquista do Campeonato Nacional da temporada passada levam Rui Costa a querer afastar o internacional jovem português dos holofotes e mediatismo que terá no Benfica.
Durante as celebrações do triunfo na Liga Placard, Raul Moreira foi filmado num episódio de união com os adeptos, num cântico dirigido ao Sporting. O fixo admitiu que as declarações foram "figurativas" e não podiam ser levadas à letra.
Até agora não existiu qualquer castigo por parte da FPF, mas a direção do Benfica terá decidido iniciar a temporada focada na revalidação do título, afastando esta situação. Assim sendo, Raul Moreira deverá ser novamente cedido, depois de dois anos emprestado ao Caxinas (2022/23 e 2023/24).
Encarnados vão disputar o troféu que marca o arranque de temporada das duas secções da modalidade e já sabem os dias e local
06 Ago 2025 | 18:22 |
O Benfica vai disputar a Supertaça nas duas secções do futsal: masculino e feminino. As decisões dos primeiros troféus da temporada vão ser disputadas no Multiusos de Gondomar, nos dias 2 e 3 de setembro, às 19h30. Ambas as partidas vão ser transmitidas em direto no Canal 11.
O campeão nacional de futsal masculino vai jogar contra o Sporting, a 2 de setembro. O Benfica reconquistou a Liga Placard, troféu que fugia aos encarnados desde 2019, enquanto os verdes e brancos estão na final da Supertaça por serem os atuais campeões da Taça de Portugal. A turma orientada por Cassiano Klein já está a preparar a nova época.
Já a secção de futsal feminino, vai disputar a final da Supertaça frente ao Nun'Álvares, a 3 de setembro. O Benfica chega à decisão apenas como vencedor da Taça de Portugal da modalidade, numa temporada muito abaixo do esperado para a equipa que era heptacampeã nacional, e foi eliminada pelo Atlético CP, nos quartos de final do play-off do campeonato.
José Neves, presidente da AF Porto, revela orgulho pela escolha de Gondomar para receber ambas as finais da Supertaça: "É com enorme satisfação que vejo a cidade de Gondomar, no coração do distrito do Porto, receber as Supertaças de futsal, masculina e feminina. Esta escolha reforça a importância da nossa região na promoção da modalidade".
"Para a Associação de Futebol do Porto, é uma honra acolher estes importantes eventos sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol, reforçando o compromisso conjunto com a promoção e valorização do futsal em todas as suas dimensões. Estou certo de que será uma grande festa para todos os amantes do futsal", concluiu.
Equipa prepara-se para o arranque da temporada a quatro horas de viagem de Lisboa, numa pequena vila na região de Trás-os-Montes
04 Ago 2025 | 17:44 |
A equipa principal de futsal masculino já está, desde domingo, 3 de agosto, em estágio para preparar o arranque da nova temporada desportiva. Os campeões nacionais em título estão em Alfândega da Fé, uma pequena vila na região de Trás-os-Montes, no norte de Portugal, para realizar um jogo de preparação frente à Casa do Benfica local.
O encontro amigável será realizado na sexta-feira, dia 8 de agosto, e terá lugar a partir das 19h00 no Pavilhão Municipal de Alfândega da Fé. A equipa orientada por Cassiano Klein começou os trabalhos de pré-temporada há cerca de uma semana no Pavilhão da Luz com os habituais exames médicos e testes fisicos.
O Benfica deverá regressar a Lisboa no dia 11 de agosto para preparar o jogo de apresentação aos sócios no dia 15, frente ao Elétrico, também às 19h00. De seguida, os campeões nacionais vão rumar ao Algarve no fim-de-semana de 23/24, para disputar a International Masters, na Portimão Arena, frente ao Barcelona (11h00) e o Palma, no dia seguinte (14h00).
Cassiano Klein prepara a equipa para a temporada desportiva 25/26 com dois objetivos muito claros: conquistar o bicampeonato nacional da modalidade e fazer uma boa prestação europeia, já que na temporada passada, o Benfica não disputou a Liga dos Campeões de futsal. Ainda assim, no ano de estreia do treinador brasileiro, os encarnados venceram a Liga Placard, título que fugia desde 2019.
O Benfica já garantiu alguns reforços para atacar o bicampeonato e um deles trata-se de Pany Varela, antigo melhor jogador do mundo que regressou a Portugal depois de várias temporadas no Sporting. O ala protagonizou uma das transferências mais bombásticas da história do futsal e vai auferir um salário milionário, até 2027.
Confira as primeiras declarações de Pany Varela enquanto reforço do futsal do Benfica:
Jogador passou várias temporadas ao serviço dos encarnados, mas Rui Costa recusou apresentar novo contrato e atleta vai rumar a Alvalade
04 Ago 2025 | 08:18 |
Iván Chishkala deixou o Benfica no final da temporada. O ala russo rumou ao Torpedo, mas tem acordo para regressar a Portugal e representar o Sporting. No entanto, admite que saiu da Luz devido a problemas com Cassiano Klein e à falta de propostas para renovar contrato.
Iván Chishkala: "Se me tivessem feito uma proposta no início da temporada, teria aceitado"
"Esse post (despedida) foi o ponto final, quando já não havia caminho de volta. Se me tivessem feito uma proposta no início da temporada, teria aceitado. E quanto mais cedo tivesse acontecido, maior seria a probabilidade de continuar. No início da época era 90%, após o Ano Novo, a situação era 50/50 e quanto mais próximo do fim, menos hipóteses havia. Portanto, a pergunta não é se ficaria, mas sim "quando" — esse era o fator determinante. Escrevi esse post sobretudo para os adeptos", disse, ao portal russo sports.ru.
Questionado sobre se recebeu alguma oferta por parte da direção de Rui Costa, Chishkala foi direto: "Não. Era uma situação complexa. As pessoas podem pensar que se jogas bem, o clube vai propor renovar. Mas tudo é muito mais complicado — estou a falar, sobretudo, das relações humanas".
Iván Chishkala: "Em 2022 veio o Pulpis, que achava que os nossos fixos não eram confiáveis e pediu-me para jogar na posição"
"Em 2022, assinei novo contrato por três anos. Veio o treinador Pulpis. Ele achava que os nossos fixos não eram confiáveis, então pediu que eu jogasse na posição. Aceitei, fui para o campo e vencemos a Supertaça. Fiz o meu trabalho. Mas isso durou dois anos. Eu dizia 'temos bons jogadores para essa posição, o problema é que não confias neles' e pagava o preço. Disse que não acreditava que esse plano resultasse. E estava certo. A minha performance caiu", revelou, admitindo ter exigido mudanças à estrutura, que levaram à contratação de André Coelho.
Após Pulpis sair, o Benfica foi orientado por Mário Silva e Cassiano Klein, que acabou por ter uma má relação com Iván Chishkala: "Tivemos conflitos. Ele queria controlo absoluto. Dizia-me como treinar, como recuperar, como viver fora do treino. Eu disse: “Sei o que estou a fazer. Já jogo há muitos anos. Ele não gostava da minha independência. Dizia 'já vi jogadores como tu. Confias demais em ti próprio'. E quando eu jogava bem, ele dizia 'tiveste sorte.' Quando corria mal, dizia 'eu avisei-te'".
Reveja este grande golo de Iván Chishkala pelo Benfica: