Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Clube

Exclusivo Glorioso 1904 – Segunda volta nas eleições do Benfica? Listas esclarecem posicionamento

No dia de um ato eleitoral que pode ficar para a história das águias como um dos mais concorridos de sempre, importa perceber quais os cenários em cima da mesa

Exclusivo Glorioso 1904 - Em dia de eleições do Benfica, João Malha (Lista B), Tiago Godinho (Lista C) e Cristóvão Carvalho (Lista D) deixam mensagem final
Exclusivo Glorioso 1904 - Em dia de eleições do Benfica, João Malha (Lista B), Tiago Godinho (Lista C) e Cristóvão Carvalho (Lista D) deixam mensagem final

25 Out 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

As eleições do Benfica que se realizam este sábado são de uma importância extrema para a história dos encarnados: é este o ponto em que, apesar de outras divergências, a Lista B, C e D concordam. João Malha (Diretor de Campanha da Lista B, encabeçada por Martim Meyer), Tiago Godinho (Diretor de Campanha da Lista C, liderada por João Diogo Manteigas) e Cristóvão Carvalho chamam a atenção para a importância do voto e esclarecem o que farão no caso de uma segunda volta.


Confira as respostas de João Malha, Tiago Godinho e Cristóvão Carvalho:


1 - Qual a importância destas eleições para a história do Benfica e porquê?


  • João Malha (Diretor de Campanha Lista B, Martim Mayer): É um momento muito importante por dois motivos essenciais: primeiro, pelo caminho errático e longe do sucesso que o Benfica tem tido há vários anos, não só deste mandato mas já do anterior, tanto a nível desportivo como de gestão. E em segundo lugar, pelo tema da centralização de direitos, um dossier fundamental para o futuro do clube, que não pode ser resolvido com a inércia de quem lidera o clube, nem com interesses sombrios de quem tenta chegar ao poder. É um assunto crítico para o futuro do Benfica e para a sua sustentabilidade.
  • Tiago Godinho (Diretor de Campanha Lista C, João Diogo Manteigas): Cada eleição é um momento decisivo na história do Sport Lisboa e Benfica. Estas, mais do que nunca, são a chance de virar a página e construir um novo futuro, livre do peso dos últimos 20 anos.
  • Cristóvão Carvalho (Lista D): Estas eleições são decisivas para o futuro do Benfica. Vão determinar se o clube quer continuar num modelo que já deu sinais de esgotamento ou se está pronto para iniciar um novo ciclo, mais profissional, mais transparente e mais preparado para competir ao mais alto nível. O Benfica precisa de um plano de longo prazo, de uma gestão moderna e de uma liderança que una os benfiquistas. O que está em causa não é apenas escolher um presidente, é escolher um rumo. Estas eleições podem marcar o início de uma nova era de estabilidade, ambição e confiança no nosso clube.

2 - Considera que o momento menos positivo da equipa de futebol pode afetar os resultados?


  • João Malha (Lista B) – Penso que não, os sócios sabem bem da importância deste ato eleitoral para o clube, estivessemos num momento de maior fulgor ou não. O que está a ser avaliado é todo o trabalho da Direção, não só desportivo, mas também de gestão. Logo acredito no discernimento dos sócios para escolher a melhor opção, não porque a bola não entra, mas sim pelo candidato que consideram ter a proposta e o perfil adequado para conduzir os destinos do clube nos próximos quatro anos.
  • Tiago Godinho (Lista C) – A candidatura que apoio, liderada por João Diogo Manteigas, apresentou-se aos Benfiquistas no dia 13 de setembro de 2024. Lamentamos apenas não poder estar a fazer esta campanha como campeões nacionais, vencedores da Taça de Portugal e com uma época 2025/26 em pleno sucesso. Os resultados desportivos influenciam naturalmente todas as candidaturas, todas desejam um Sport Lisboa e Benfica vencedor. Da nossa parte, o compromisso é claro: terminar com o estado a que chegámos. O Sport Lisboa e Benfica não pode continuar a gastar mais do que todos os outros e ainda assim apresentar resultados dececionantes: 1 campeonato em 4; 0 Taças de Portugal em 4. Balanço medíocre de apenas 4 títulos em 16 competições disputadas. Prometemos aos Benfiquistas competência, trabalho e foco. Foco em redistribuir os verdadeiros dividendos que os associados esperam: vitórias. Ganhar, e ganhar mais do que todos os outros, é o ADN do Sport Lisboa e Benfica. É essa a nossa missão.
  • Cristóvão Carvalho (Lista D): É natural que o momento desportivo tenha influência, porque o futebol é a alma do Benfica e mexe com todos nós. Mas acredito que os sócios saberão olhar para estas eleições de forma ponderada. O voto deve ser reflexo de uma escolha sobre o futuro do clube. O que propomos é precisamente um projeto que permita ao Benfica ter estabilidade, planeamento e uma estrutura profissional que evite altos e baixos frequentes. O objetivo é garantir que o sucesso dentro de campo resulta de uma base sólida fora dele. É isso que queremos construir.

3 – Se não passar à segunda volta, apoiará alguns dos candidatos que são apontados, segundo as sondagens, como favoritos (João Noronha Lopes e Rui Costa)?

  • João Malha (Lista B): Não irá apoiar qualquer outro candidato pois acredita que ninguém apresentou uma proposta que defenda os interesses e necessidades do Benfica.
  • Tiago Godinho (Lista C): O nosso compromisso é claro: vencer as eleições do Sport Lisboa e Benfica, seja na primeira ou na segunda volta. Acreditamos firmemente que tal é possível. O nosso foco é total nesse objetivo e confiamos plenamente nos associados do Clube. Contudo, caso não consigamos alcançar esse propósito, a nossa posição é igualmente conhecida e transparente: O Sport Lisboa e Benfica deve romper definitivamente com o passado, atualmente representado nestas eleições por Rui Costa e Luís Filipe Vieira. Assim, na eventualidade de uma segunda volta sem a presença de João Diogo Manteigas, o nosso apoio será dirigido a João Noronha Lopes. Ainda que não represente integralmente a mudança profunda que consideramos necessária no Sport Lisboa e Benfica, é o candidato que melhor pode corporizar a rutura com o passado.
  • Cristóvão Carvalho (Lista D): O meu foco está em passar à segunda volta, e acredito sinceramente que isso vai acontecer. Cada vez mais sócios percebem que o Benfica precisa de uma nova geração de liderança, com uma visão profissional e livre de dependências. O meu compromisso é com o Benfica, não com cargos nem interesses pessoais. No final, estarei sempre do lado de quem colocar o clube e os sócios acima de tudo. Mas o objetivo é claro: estar na segunda volta para oferecer aos benfiquistas uma alternativa sólida, moderna e independente.

4 – Mensagem aos Benfiquistas

  • João Malha (Lista B): Ao longo da campanha, ao contrário dos outros candidatos, explicamos o COMO. Porque uma ideia, por si, não vale de muito. A nossa Proposta para o Benfica é a única que vai ao pormenor. Dizemos como vamos reduzir o passivo e como vamos fazer crescer as receitas. Como vamos aumentar o Estádio da Luz, criar o Benfica Campus das Modalidades ou expandir o Benfica Campus do Seixal. Com valores de investimento, planos de pagamento e explicação da duração dos trabalhos. Como vamos alterar a estrutura do futebol para podermos voltar a ser vitoriosos, apresentando um perfil internacional de uma experiência incontestável e visão 360º. Como vamos potenciar a operação Benfica no Mundo através da proposta Benfica Global, levando o clube para perto de todos os sócios e adeptos e maximizando esta relação. Sabemos que apenas 17% dos sócios votou em 2021, o que mostra o afastamento que existe entre clube e sócios. Gostaríamos de ter todos de volta. Esta é a candidatura que quer unir o Benfica, que todos se voltem a rever no clube. Vamos honrar o passado e liderar o futuro. Contamos com todos! Pedimos que votem na solução que sentem ser melhor para o clube. Esse é o único voto útil! O Benfica não pode ser uma feira de vaidades nem uma luta na lama como assistimos nas últimas semanas entre vários candidatos. Fizemos uma campanha com elevação, respeito e verdade. Sem ações de plástico, com foguetes e tochas para passar uma perceção de força que manipule a opinião pública, como as sondagens enganadoras que foram saindo nos últimos meses, que acabaram por ditar menor espaço mediático de forma eticamente reprovável. Fomos às Casas Benfica de norte a sul e também no estrangeiro. Ouvimos os sócios, as suas preocupações e dúvidas. Votem. Participem nesta eleição de forma massiva. Escolham de forma consciente, informada e com paixão. Somos a única alternativa séria para a mudança que o nosso Benfica tanto precisa.
  • Tiago Godinho (Lista C): Votem com o coração, analisando atentamente as propostas de cada candidato e as equipas que os acompanham. Escolham aquele que consideram estar em melhores condições para liderar o Sport Lisboa e Benfica, devolver o nosso clube à glória desportiva e defender, com firmeza, os seus superiores interesses no plano externo. Nesta primeira volta, os Benfiquistas não podem ter medo de ser Benfica. Votem no candidato mais preparado, mais combativo e que melhor personifica os valores e a mística do Sport Lisboa e Benfica, fundado em 1904.
  • Cristóvão Carvalho (Lista D): Quero pedir aos benfiquistas que acreditem. O Benfica sempre cresceu quando teve coragem para mudar. Este é o momento de escolher o futuro, de apostar na competência, na transparência e na união. Temos um projeto pensado ao detalhe, feito por benfiquistas e para benfiquistas, com metas claras e realistas. Peço apenas que cada um vote com consciência, sem medo e com esperança. Juntos podemos devolver ao Benfica a liderança, a confiança e a ambição que sempre o distinguiram. O Benfica é de todos nós. Vamos, juntos, pô-lo novamente no topo.

Confira, aqui, a fila para votar em Loures:


Clube

Rui Costa deixa recado a André Villas-Boas após ataque do Porto ao Benfica

Presidente do Clube da Luz não deixou rival sem resposta após a reunião na Liga. Votação esmagadora serviu para reforçar isolamento dos dragões

Porto, de Villas-Boas, alegou união entre Benfica de Rui Costa e Sporting de Frederico Varandas após reunião na Liga
Porto, de Villas-Boas, alegou união entre Benfica de Rui Costa e Sporting de Frederico Varandas após reunião na Liga

28 Nov 2025 | 07:48 |

Icon Comentário0

A recente reunião da Comissão Permanente de Calendários da Liga Portugal ficou marcada por divergências entre os "grandes", motivando uma reação, indireta, do Benfica face às críticas tecidas pelo Porto. Após os dragões, liderados por André Villas-Boas, terem manifestado profundo desagrado com o agendamento dos jogos, insinuando prejuízo desportivo, a estrutura encarnada, encabeçada por Rui Costa, respondeu com os números da votação realizada em sede própria.


O ponto central da discórdia envolveu a definição das datas para as próximas jornadas, com o Porto a votar contra a proposta apresentada pela Liga. No entanto, a posição defendida pelos azuis e brancos acabou por ficar isolada, recolhendo apenas o apoio do Feirense. O resultado final da votação ditou um claro 6-2 a favor da proposta de calendário, um desfecho que o Benfica utiliza agora para desmontar a narrativa do rival.


Para a direção liderada por Rui Costa, o facto de a esmagadora maioria dos clubes presentes (incluindo Sporting, Braga, Santa Clara e Vitória de Guimarães) ter aprovado o plano de jogos é sintomático. Fonte próxima do processo, citada pelo jornal A Bola, sublinha que o resultado "prova que a lógica da Liga não é assim tão descabida".


O Benfica entende que a aprovação do calendário respeita os regulamentos e os tempos de descanso, contrariando a tese de favorecimento ou de perseguição levantada pelo Porto. Este episódio reforça a tensão nos bastidores entre os três grandes, numa altura em que a luta pelo título está ao rubro.

Dentro das quatro linhas, o Benfica irá receber o Sporting na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, às 20h15, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Até final do ano, os encarnados também podem medir forças com o Porto, caso as duas equipas se qualifiquem para os quartos-de-final da Taça de Portugal.



Clube

Rui Costa deixa aviso aos rivais sobre futuro do Benfica: "Intransigentes"

Presidente do Clube da Luz anunciou, ainda, a realização do Congresso das Casas do Benfica para os dias 27 e 28 de março de 2026

No 73.º aniversário da Casa Benfica Caldas da Rainha, Rui Costa abordou atualidade dos encarnados. Fotografia de SL Benfica
No 73.º aniversário da Casa Benfica Caldas da Rainha, Rui Costa abordou atualidade dos encarnados. Fotografia de SL Benfica

27 Nov 2025 | 09:46 |

Icon Comentário0

Rui Costa - que pretende renovar com internacional português - garante que o Benfica vai ser intransigente com todos os atores do universo do futebol que não respeitarem o Clube da Luz. Num longo discurso no 73.º aniversário da Casa Benfica Caldas da Rainha, o líder das águias comentou o momento desportivo da turma de José Mourinho e anunciou a realização do Congresso das Casas do Benfica para os dias 27 e 28 de março de 2026.


Rui Costa sobre o momento do Benfica: "Queríamos já estar noutra situação"


“Num ano que não tem sido fácil, em que queríamos já estar noutra situação tanto no Campeonato como na Liga dos Campeões, sabemos que temos a capacidade e o valor para ultrapassar as dificuldades e dar a volta por cima, chegando aos objetivos que estão traçados”, começou por afirmar Rui Costa.


Já conquistámos uma Supertaça e garantimos igualmente o acesso à Liga dos Campeões. Mas não basta, queremos muito mais! Mantemos ambições intactas em todas as frentes e acreditamos muito na nossa qualidade. Seremos intransigentes na exigência que colocamos a nós próprios para dar aos Sócios aquilo que eles mais merecem, mas seremos igualmente exigentes com todos os outros intervenientes para que o Benfica seja respeitado”, acrescentou Rui Costa.

Rui Costa sobre o futuro do Benfica: "Temos desafios claros pela frente"


Tenho a honra de anunciar para os dias 27 e 28 de março do próximo ano o Congresso das Casas do Benfica. Vai ser um momento de grande significado e especial importância para o futuro do Clube, e estou certo de que vamos contar com o vosso contributo. Este é o momento de pensarmos em conjunto o caminho que queremos trilhar, para reforçar o papel determinante das Casas na vida do Clube e de garantir que o Benfica do futuro é ainda maior, mais unido e mais ambicioso do que o Benfica do presente”, atirou Rui Costa.

“Neste início de mandato temos desafios claros pela frente: lançar o Benfica District, chegar aos 500 milhões de euros de receita e garantir uma renovação dos direitos televisivos que nos mantenha como uma referência no futebol português e no panorama internacional”, finalizou Rui Costa.


Clube

Benfica emite nota de pesar após morte de Sérgio Caetano

Clube da Luz não tardou em partilhar condolências depois de tomar conhecimento do falecimento de uma figura importante entre adeptos

Na passada sexta-feira, 21 de novembro, o Benfica emitiu uma nota de pesar pela morte de Sérgio Caetano. Fotografia: SL Benfica
Na passada sexta-feira, 21 de novembro, o Benfica emitiu uma nota de pesar pela morte de Sérgio Caetano. Fotografia: SL Benfica

22 Nov 2025 | 12:46 |

Icon Comentário0

O Benfica emitiu na últimanoite uma nota de pesar pelo falecimento de Sérgio Caetano. Através de um comunicado, a estrutura vermelha e branca lamentou o falecimento do chefe da claque associada às águias, os Diabos Vermelhos. O conhecido adepto foi encontrado sem vida nas imediações do Estádio da Luz.


Numa curta nota, que está partilhada no site oficial do Benfica, o Clube da Luz começa por destacar a presença que o Benfiquista teve no universo vermelho e branco: "O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o falecimento de Sérgio Caetano, figura incontornável do universo benfiquista e líder dos Diabos Vermelhos".


No mesmo comunicado, a instituição dos encarnados frisou o papel que Sérgio Caetano teve e a sua dedicação o Glorioso: "A sua dedicação inabalável ao Clube fica como uma marca indelével na história do apoio ao Benfica, nos mais diferentes estádios e pavilhões, em Portugal e além-fronteiras".


"O Sport Lisboa e Benfica endereça à família de Sérgio Caetano, aos seus amigos e aos Diabos Vermelhos as mais sentidas condolências neste momento de profunda dor", pode ler-se no final da nota de pesar, partilhado pelo Clube da Luz, momentos depois da notícia da sua morte.

Sérgio Caetano perdeu vida na passada sexta-feira, 21 de novembro, no mesmo dia em que o Benfica defrontou o Atlético. O conhecido adepto foi encontrado morto, nas imediações do Estádio da Luz, com as autoridades a suspeitarem de um crime recorrido com uma arma de fogo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Saiba o que vão discutir Rui Costa, Frederico Varandas e André Villas-Boas com Pedro Proença
Clube

Saiba o que vão discutir Rui Costa, Frederico Varandas e André Villas-Boas com Pedro Proença

21 Nov 2025 | 07:37

Icon Comentário0
Quer comprar um Red Pass? Benfica dá tremenda novidade aos adeptos
Clube

Quer comprar um Red Pass? Benfica dá tremenda novidade aos adeptos

21 Nov 2025 | 07:08

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 – Bruno Costa Carvalho exige posição do Benfica sobre Pedro Proença
Clube

Exclusivo Glorioso 1904 – Bruno Costa Carvalho exige posição do Benfica sobre Pedro Proença

17 Nov 2025 | 14:49

Icon Comentário0