Futebol
Otamendi faz 38 anos! Treinador argentino admira capitão do Benfica: "Um grande profissional"
12 Fev 2026 | 16:01
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Nov 2024 | 02:00 |
O Benfica vai medir forças com o Estrela da Amadora, este sábado, 23 de novembro, pelas 20h45, no Estádio da Luz. Numa partida a valer para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, que antecede mais uma jornada da Liga dos Campeões, são esperadas algumas mexidas no elenco inicial de Bruno Lage. Nesse sentido, o Glorioso 1904 esteve à conversa com o conhecido adepto do Clube encarnado, Nuno Campilho, que apontou para mudanças até no centro da defesa.
O conhecido Sócio do Clube da Luz revelou, em exclusivo, ao nosso Jornal, sobre o que se pode esperar do duelo entre a formação encarnada e a tricolor. "Um jogo complicado, pela circunstância de ocorrer após uma paragem para os jogos das seleções, frente a um adversário da Primeira Liga e que, face à competição em questão, tudo fará para conseguir bater-se pelo resultado, dado tratar-se de uma equipa bastante competitiva e que tem crescido, em termos exibicionais, desde à alguns jogos a esta parte", apontou num primeiro momento.
"Tenho confiança que o Benfica conseguirá interpretar bem o que o espera e que, logo desde o início do jogo, possa impor a sua superioridade (que me parece evidente), para não permitir quaisquer veleidades ao Estrela", prosseguiu Nuno Campilho, que apostou na "inegável superioridade e a vontade cada vez mais intensa de prolongar o caminho até ao Jamor" como 'trunfo' para garantir uma vitória diante do adversário português.
Dupla António Silva - Nicolás Otamendi na defesa
Com Tomás Araújo em dúvida, Bruno Lage poderá ser obrigado a mexer no onze inicial do Benfica. Nuno Campilho aponta para esse mexida, apostando no regresso do camisola 4 à titularidade.
"Poderia ser expectável que sim, caso o Tomás Araújo estivesse totalmente recuperado da lesão que contraiu ao serviço da seleção, o que não parece ser o caso, pelo que admito que jogue o Otamendi e o António Silva", afirmou Nuno Campilho, em exclusivo, ao nosso Jornal, numa ótica de gestão face ao próximo duelo da Liga dos Campeões.
A utilização do capitão dos encarnados parece ser uma das grandes dúvidas no onze titular do Benfica frente à turma da Reboleira, isto porque o futuro do central argentino tem sido uma verdadeira novela de mercado nos últimos dias. No entanto, para o comentador do Glorioso 1904, não é um problema, deixando um 'recado' a Bruno Lage: "Não terá de o poupar por causa dessa possível saída, até porque tal já foi desmentido, tanto pelo clube, como pelo jogador".
Quanto a uma possível aposta de Benjamín Rollheiser, que poderá ocupar um lugar no miolo das águias, face à ausência de Renato Sanches, Nuno Campilho é perentório: "Admito que tanto ele, como outros, possam ter a sua oportunidade, mas importa relembrar que temos um jogo muito importante, para a Liga dos Campeões, poucos dias depois, e importará não abdicar de manter o ritmo, a dinâmica e o entrosamento dos habituais titulares".
Segunda lesão de Renato Sanches
O camisola 85 do Benfica voltou a sofrer um problema físico, que 'obrigou' Bruno Lage a riscar o nome do médio das opções para a receção ao Estrela da Amadora. Sendo já a segunda lesão de Renato Sanches desde o seu regresso à Luz, muitos já apontaram o dedo a Rui Costa face ao negócio. Para Nuno Campilho, o tempo é crucial para analisar uma possível compra a título definitivo do jogador cedido pelo PSG.
"Não tenho, ainda, opinião formada sobre esta matéria, sem prejuízo de ter compreendido e aceitado a sua vinda. Ainda falta algum tempo e, também, uma melhor avaliação da sua capacidade de recuperar totalmente das sucessivas lesões que o têm assolado, para, então, ter uma opinião mais avalizada", concluiu Nuno Campilho, em exclusivo, ao Glorioso 1904.
Após ter recentemente rescindido com o Chelsea, por já não fazer parte dos planos do emblema londrino, extremo inglês assinou com nova equipa
12 Fev 2026 | 18:08 |
Raheem Sterling - jogador que foi apontado ao Benfica - vai prosseguir a carreira no Feyenoord, sob o comando de Robin Van Persie, tendo assinado até ao fim da época. De recordar que o emblema de Roterdão foi afastado da Liga dos Campeões na terceira pré-eliminatória ao perder com o Fenerbahçe, de José Mourinho (6-4 no agregado).
Robin Van Persie: "O seu currículo no futebol fala por si só"
"Naturalmente, é uma conquista fantástica termos conseguido convencer um jogador do calibre do Raheem a assinar connosco. O seu currículo no futebol fala por si só: é um jogador cujas qualidades podem, sem dúvida, mudar o resultado de uma partida, e estou convencido de que será um reforço valioso para a equipa enquanto trabalhamos para alcançar os nossos objetivos na segunda metade da temporada", comentou Van Persie, aos meios de comunicação do Feyenoord.
Recorde-se que o Chelsea pagou pagou 56 milhões de euros pelo passe de Sterling em 2022. Nos dois anos seguintes, o avançado teve quatro treinadores – Thomas Tuchel, Graham Potter, Frank Lampard e Mauricio Pochettino –, fez 81 jogos e marcou 19 golos. Mas com a chegada da época 2024/25, Enzo Maresca deixou claro que o extremo inglês não fazia parte dos seus planos.
Na época passada, o futebolista foi cedido pelo Chelsea ao rival Arsenal e fez um golo e cinco assistências em 28 jogos. O último encontro oficial do inglês foi a 25 de maio de 2025, na vitória dos gunners frente ao Southampton, para a Premier League.
Aos 31 anos, Raheem Sterling que conta com passagens por Liverpool, Manchester City, Chelsea e Arsenal, segue agora para uma nova experiência, a primeira fora de Inglaterra. O Feyenoord ocupa o segundo posto da Eredivisie, com 42 pontos, a 17 do líder PSV.
Confira a publicação feita pelo Feyenoord:
Depois de terem perdido pontos para os açorianos em setembro, águias parecem estar cientes do objetivo principal; Clubes defrontam-se novamente esta sexta-feira
12 Fev 2026 | 18:03 |
O Benfica prepara-se para defrontar o Santa Clara, equipa que roubou os primeiros pontos aos encarnados, na Liga Portugal Betclic. Na primeira volta, os açorianos conseguiram um empate (1-1) na Luz, graças a um golo de Vinícius Lopes aos 90+2', depois de três triunfos consecutivos no arranque do campeonato, com E. Amadora (1-0), Tondela (3-0) e Alverca (2-1).
Gaspar Ramos: "É suficiente para ganhar"
Gaspar Ramos, antigo vice-presidente para o futebol do Clube, vê um atitude diferente nos comandados por José Mourinho, confiando no possível triunfo de amanhã. "Mesmo jogando à Mourinho vai dar para ganhar", afirmou, confiante, em recentes declarações ao jornal Record.
Vale a pena lembrar que, em setembro, Pavlidis colocou o Benfica em vantagem, aos 59', depois de Gabriel Batista ter defendido um cabeceamento de Otamendi. No entanto, o pior estava para vir. Em período de compensação, um erro do capitão das águias, regressado da seleção, ao falhar o atraso de cabeça para Trubin, deixou Vinícius Lopes isolado, que não perdoou.
Na altura, o capitão encarnado recorreu às redes sociais para comentar o 'tropeço'. "Numa jogada de m..., surgiu o empate. Cometi um erro. Eu assumo!", afirmou o central argentino, que hoje completa 38 anos. No final desse desafio, Otamendi - que foi recentemente elogiado por antigo treinador - pediu desculpas ao adeptos e acabou por ser aplaudido.
Recorde-se que o Benfica entra em campo nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores.
No dia em que o capitão do Clube celebra o seu 38.º aniversário, antiga figura encarnada não esquece dia especial e felicita internacional argentino
12 Fev 2026 | 17:18 |
O dia foi especial para Nicolás Otamendi e Ángel Di María fez questão de o assinalar, mesmo à distância. O antigo extremo do Benfica recorreu às redes sociais para felicitar o central argentino pelo 38.º aniversário, partilhando uma imagem dos dois com a camisola das águias, captada durante o Mundial de Clubes.
“Feliz aniversário, general. Passa bem, amigo”, escreveu Di María, atualmente no Rosario Central, numa partilha que rapidamente foi republicada por Otamendi. A mensagem gerou várias reações e juntou-se às muitas demonstrações de carinho que o capitão encarnado recebeu ao longo do dia.
A data ganha ainda maior relevância desportiva, uma vez que, nesta sexta-feira, frente ao Santa Clara, Otamendi poderá entrar num lote muito restrito da história do Benfica. O internacional argentino tornar-se-á o sexto jogador a alinhar pelas águias com 38 anos, um registo pouco comum no Clube.
Nesse grupo, há apenas um jogador de campo: António Veloso, antigo lateral, que realizou o último encontro pelos encarnados com 38 anos, quatro meses e 20 dias. Para igualar esse marco, Otamendi terá ainda de prolongar a ligação contratual ao Benfica - que encheu os cofres com milhões da Liga dos Campeões.
A lista é liderada por Michel Preud’homme, que terminou a carreira nas águias com mais de 40 anos. Manuel Bento, Paulo Lopes e Júlio César completam o conjunto de nomes que, tal como Otamendi, prolongaram a presença competitiva em idade avançada ao serviço do Clube da Luz.