Futebol
Mesmo a milhares de quilómetros, ex Benfica não esquece aniversário de Otamendi
12 Fev 2026 | 16:32
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Mar 2024 | 10:14 |
Orkun Kokçu continua a gerar discussão entre os adeptos do Benfica, após ter dado uma polémica entrevista aos meios de comunicação social neerlandeses, onde acabou por 'arrasar' o Clube da Luz e o seu treinador, Roger Schmidt. No jornal A Bola, Fernando Urbano 'admira' o timing das declarações e aborda um potencial problema de egos no balneário.
"Kokçu não é perito em comunicação, mas parece: escolheu a melhor altura para dar aquela entrevista porque na ausência de competição de clubes as suas palavras ajudam a preencher o vazio mediático. Não se fala de outra coisa", começa o colunista. "As palavras do turco têm criado debates interessantes sobre a pertinência, legitimidade e motivos para tais declarações e admito que todos os pontos de vista são aceitáveis", refere.
Fernando Urbano não se atreve a prever se a entrevista foi algo premeditado ou precipitado, mas relembra que não é inédito. Fala de Vlachodimos, que disse aos meios de informação gregos, em abril de 2021, que queria sair do Benfica, uma vez que que já tinha jogado na 'Champions', conquistado títulos e consolidado a carreira e estava pronto para sair. Mas não saiu, ficou no Clube mais três anos até ser vendido ao Nottingham Forest.
As palavras do turco podem ser o sintoma de algo maior: "Mais que eventuais repercussões para o jogador ou para a dinâmica de grupo, considero que o mais relevante não é o que disse Kokçu ou o timing das suas palavras, mas sim porque o disse. Não é preciso abrir muito as entrelinhas para perceber que há um problema de egos no balneário".
Segundo o jornalista, Schmidt mostrou-se admirado, e provavelmente era admiração real e Kokçu também não deve ter mentido, ou seja, tem de existir uma falha de comunicação "que se tem traduzido em erros na preparação de jogos e, vê-se agora de modo mais cru, na interpretação de sinais que já estariam à vista — Kokçu parece desde há muito, de facto, um jogador triste".
Este caso reforça ainda outra questão: "O Benfica teve uma taxa de acerto muito reduzida nos reforços de verão, mesmo tendo muito dinheiro para gastar. À exceção de Trubin e Di María, foram muitos erros de casting. Falhas na análise do ponto de vista técnico, mas também de perfil (incluindo o psicológico) que devem convocar reflexão muito profunda na SAD liderada por Rui Costa".
Nos bastidores do emblema encarnado, dirigente máximo das águias fez questão de passar uma mensagem inequívoca ao plantel
13 Fev 2026 | 03:00 |
Rui Costa continua a acreditar que o Benfica pode conquistar o título nacional, apesar da desvantagem atual de sete pontos para o primeiro lugar, sabe o nosso Jornal. O Presidente encarnado transmitiu internamente que a luta está longe de estar encerrada e que, enquanto houver pontos em disputa, o Clube não abdica do objetivo de ser campeão.
Nos bastidores da Luz, o dirigente máximo das águias fez questão de passar uma mensagem clara ao plantel: a crença no título é total, mas a margem de erro é inexistente, deixando o aviso de que há tolerância zero para facilitismos, exigindo máxima concentração, compromisso e regularidade competitiva.
O Presidente acredita que tanto o Porto como Sporting ainda irão perder pontos nas jornadas ainda em disputa. A convicção da estrutura passa pela ideia de que os rivais continuarão a ter oscilações e que a diferença atual pode ser encurtada se o Benfica fizer a sua parte dentro de campo.
Ainda assim, a mensagem é inequívoca: os encarnados não podem falhar. Rui Costa - que vai renovar com três futebolistas - entende que qualquer deslize poderá ser definitivo na corrida pelo título e, por isso, reforçou junto do grupo e de José Mourinho que cada jogo deve ser encarado como uma final.
Recorde-se que o emblema encarnado entra em campo nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores.
Após ter recentemente rescindido com o Chelsea, por já não fazer parte dos planos do emblema londrino, extremo inglês assinou com nova equipa
12 Fev 2026 | 18:08 |
Raheem Sterling - jogador que foi apontado ao Benfica - vai prosseguir a carreira no Feyenoord, sob o comando de Robin Van Persie, tendo assinado até ao fim da época. De recordar que o emblema de Roterdão foi afastado da Liga dos Campeões na terceira pré-eliminatória ao perder com o Fenerbahçe, de José Mourinho (6-4 no agregado).
Robin Van Persie: "O seu currículo no futebol fala por si só"
"Naturalmente, é uma conquista fantástica termos conseguido convencer um jogador do calibre do Raheem a assinar connosco. O seu currículo no futebol fala por si só: é um jogador cujas qualidades podem, sem dúvida, mudar o resultado de uma partida, e estou convencido de que será um reforço valioso para a equipa enquanto trabalhamos para alcançar os nossos objetivos na segunda metade da temporada", comentou Van Persie, aos meios de comunicação do Feyenoord.
Recorde-se que o Chelsea pagou pagou 56 milhões de euros pelo passe de Sterling em 2022. Nos dois anos seguintes, o avançado teve quatro treinadores – Thomas Tuchel, Graham Potter, Frank Lampard e Mauricio Pochettino –, fez 81 jogos e marcou 19 golos. Mas com a chegada da época 2024/25, Enzo Maresca deixou claro que o extremo inglês não fazia parte dos seus planos.
Na época passada, o futebolista foi cedido pelo Chelsea ao rival Arsenal e fez um golo e cinco assistências em 28 jogos. O último encontro oficial do inglês foi a 25 de maio de 2025, na vitória dos gunners frente ao Southampton, para a Premier League.
Aos 31 anos, Raheem Sterling que conta com passagens por Liverpool, Manchester City, Chelsea e Arsenal, segue agora para uma nova experiência, a primeira fora de Inglaterra. O Feyenoord ocupa o segundo posto da Eredivisie, com 42 pontos, a 17 do líder PSV.
Confira a publicação feita pelo Feyenoord:
Depois de terem perdido pontos para os açorianos em setembro, águias parecem estar cientes do objetivo principal; Clubes defrontam-se novamente esta sexta-feira
12 Fev 2026 | 18:03 |
O Benfica prepara-se para defrontar o Santa Clara, equipa que roubou os primeiros pontos aos encarnados, na Liga Portugal Betclic. Na primeira volta, os açorianos conseguiram um empate (1-1) na Luz, graças a um golo de Vinícius Lopes aos 90+2', depois de três triunfos consecutivos no arranque do campeonato, com E. Amadora (1-0), Tondela (3-0) e Alverca (2-1).
Gaspar Ramos: "É suficiente para ganhar"
Gaspar Ramos, antigo vice-presidente para o futebol do Clube, vê um atitude diferente nos comandados por José Mourinho, confiando no possível triunfo de amanhã. "Mesmo jogando à Mourinho vai dar para ganhar", afirmou, confiante, em recentes declarações ao jornal Record.
Vale a pena lembrar que, em setembro, Pavlidis colocou o Benfica em vantagem, aos 59', depois de Gabriel Batista ter defendido um cabeceamento de Otamendi. No entanto, o pior estava para vir. Em período de compensação, um erro do capitão das águias, regressado da seleção, ao falhar o atraso de cabeça para Trubin, deixou Vinícius Lopes isolado, que não perdoou.
Na altura, o capitão encarnado recorreu às redes sociais para comentar o 'tropeço'. "Numa jogada de m..., surgiu o empate. Cometi um erro. Eu assumo!", afirmou o central argentino, que hoje completa 38 anos. No final desse desafio, Otamendi - que foi recentemente elogiado por antigo treinador - pediu desculpas ao adeptos e acabou por ser aplaudido.
Recorde-se que o Benfica entra em campo nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores.
Mesmo a milhares de quilómetros, ex Benfica não esquece aniversário de Otamendi
12 Fev 2026 | 16:32
Otamendi faz 38 anos! Treinador argentino admira capitão do Benfica: "Um grande profissional"
12 Fev 2026 | 16:01
Fredrik Aursnes falha Santa Clara - Benfica e não só; Médio é baixa de peso
12 Fev 2026 | 16:48