Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Orkun Kokçu continua a gerar discussão entre os adeptos do Benfica, após ter dado uma polémica entrevista aos meios de comunicação social neerlandeses, onde acabou por 'arrasar' o Clube da Luz e o seu treinador, Roger Schmidt. No jornal A Bola, Fernando Urbano 'admira' o timing das declarações e aborda um potencial problema de egos no balneário.
"Kokçu não é perito em comunicação, mas parece: escolheu a melhor altura para dar aquela entrevista porque na ausência de competição de clubes as suas palavras ajudam a preencher o vazio mediático. Não se fala de outra coisa", começa o colunista. "As palavras do turco têm criado debates interessantes sobre a pertinência, legitimidade e motivos para tais declarações e admito que todos os pontos de vista são aceitáveis", refere.
Fernando Urbano não se atreve a prever se a entrevista foi algo premeditado ou precipitado, mas relembra que não é inédito. Fala de Vlachodimos, que disse aos meios de informação gregos, em abril de 2021, que queria sair do Benfica, uma vez que que já tinha jogado na 'Champions', conquistado títulos e consolidado a carreira e estava pronto para sair. Mas não saiu, ficou no Clube mais três anos até ser vendido ao Nottingham Forest.
As palavras do turco podem ser o sintoma de algo maior: "Mais que eventuais repercussões para o jogador ou para a dinâmica de grupo, considero que o mais relevante não é o que disse Kokçu ou o timing das suas palavras, mas sim porque o disse. Não é preciso abrir muito as entrelinhas para perceber que há um problema de egos no balneário".
Segundo o jornalista, Schmidt mostrou-se admirado, e provavelmente era admiração real e Kokçu também não deve ter mentido, ou seja, tem de existir uma falha de comunicação "que se tem traduzido em erros na preparação de jogos e, vê-se agora de modo mais cru, na interpretação de sinais que já estariam à vista — Kokçu parece desde há muito, de facto, um jogador triste".
Este caso reforça ainda outra questão: "O Benfica teve uma taxa de acerto muito reduzida nos reforços de verão, mesmo tendo muito dinheiro para gastar. À exceção de Trubin e Di María, foram muitos erros de casting. Falhas na análise do ponto de vista técnico, mas também de perfil (incluindo o psicológico) que devem convocar reflexão muito profunda na SAD liderada por Rui Costa".
Direção liderada por Rui Costa recebe más notícias face a futuro de atleta, que está ao serviço do plantel orientado por Bruno Lage, podendo estar mais perto da saída
|
0Com o mercado de inverno a aproximar-se a passos largos, sabe-se mais informações sobre o interesse da Juventus em António Silva. As mais recentes novidades vindas de Itália podem não agradar, de todo, ao Benfica.
Segundo informa o jornal transalpino Tuttosport, o treinador dos bianconeri, Thiago Motta, já terá dado o 'selo de aprovação' à contratação do camisola 4 do plantel orientado por Bruno Lage. A mesma fonte garante que o perfil de António Silva encaixa perfeitamente na ideia do timoneiro da Juventus.
Refira-se que, os italianos já tinham adiantado que a Vecchia Signora quer 'usar' Jorge Mendes como intermediário para o negócio, utilizando a vantagem do empresário ser o agente do jovem defesa formado no Benfica Campus. Vale destacar que, a Juventus pretende avançar por António Silva por via de empréstimo, com cláusula de opção de compra, que, por sua vez, poderá ficar definida nos 30 milhões de euros.
No entanto, Rui Costa já bateu o pé, deixando a promessa aos adeptos do Benfica, em declarações recentes, de que as portas da Luz estão fechadas face a eventuais saídas de António Silva, e até mesmo de Tomás Araújo e Nicolás Otamendi. "Não há intenção do Benfica mexer no mercado de janeiro, muito menos nesse setor. Tenho lido muito sobre António Silva, Otamendi e Tomás Araújo, mas posso garantir aos adeptos que o Benfica não negociará com ninguém sem ser pelos valores das cláusulas", afirmou o dirigente máximo do Clube.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - foi opção em 11 duelos: dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga, três na Liga dos Campeões e cinco no Campeonato Nacional. Nos 905 minutos disputados, o central formado no Seixal já soma um golo e uma assistência.
Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 105 partidas, onde fez gosto ao pé oito vezes, assistindo ainda os colegas numa ocasião. Já no que toca à formação secundária das águias, o camisola 4 marcou presença em quatro embates.
Emblema onde militam os ex-craques das águias perdeu paciência com os mais recentes resultados da equipa e decidiu terminar contrato com o técnico
|
0O Besiktas, emblema turco onde atuam alguns rostos familiares ao Benfica, anunciou no passado sábado, dia 30 de novembro, que chegou a um acordo com Giovanni van Bronckhorst, para a rescisão do vínculo que ligava o neerlandês à formação. O antigo timoneiro orientou a equipa onde atuam Rafa Silva, Gedson Fernandes e João Mário, desde a pré época, mas não resistiu aos maus resultados.
Nos últimos encontros, o conjunto de Istambul apenas conseguiu registar uma vitória nos seis duelos mais recentes, onde somou igualmente um empate e quatro derrotas, registo que fez com que a direção tomasse a decisão de despedir o timoneiro. Até encontrarem um novo treinador permanente, o Besiktas apontou, como solução a curto prazo, o nome de Serdar Topraktepe, um dos adjuntos da equipa técnica de van Bronckhorst.
Ficaram assim confirmados os rumores, que foram veiculados pela imprensa internacional, mas principalmente pelos órgãos de comunicação turca. A imprensa avançou o despedimento iminente do antigo treinador neerlandês, depois de na passada quinta-feira, o Besiktas ter sofrido a pesada e humilhante derrota perante os israelitas do Maccabi Tel Aviv, por quatro bolas a uma, partida a contar para a quinta jornada da Liga Europa.
A saída de van Bronckhorst veio agravar, ainda mais, o período conturbado que afeta as águias negras. Além dos maus resultados desportivos, o emblema turco também está a lidar com problemas fora do terreno de jogo. O Besiktas está a ser alvo de várias demissões nos mais altos cargos da direção e ao mesmo tempo tenta amenizar a fúria e críticas que têm surgido por causa da transferência de João Mário durante o mercado de verão.
Giovanni van Bronckhorst chegou a Istambul no início da temporada e orientou as águias negras em 20 encontros, num total de 10 triunfos, quatro empates e seis derrotas. Os turcos ocupam atualmente o quinto lugar na Superliga turca e surgem no 22º posto da classificação da Liga Europa.
Médio da Juventus não está a somar qualquer minuto com a camisola da vecchia signora e conta agora com novos interessados
|
0O Benfica terá voltado à carga por Arthur Melo, antigo alvo das águias, na altura em que esteve emprestado à Fiorentina. No entanto, Rui Costa não conta com boas notícias, tendo agora mais clubes na corrida pelo centrocampista da Juventus.
Segundo adiantou o jornalista Rudy Galetti, no passado sábado, 30 de novembro, os dirigentes do Benfica contam com a concorrência de dois conjuntos pelos serviços do médio. De acordo com o especialista em mercado de transferências o Como 1907 e o Girona também estão atentos a Arthur Melo.
Vale recordar que esta já não é a primeira vez que o médio canarinho surge no radar do Benfica. Tal como deu o nosso Jornal na altura, Arthur Melo esteve no radar encarnado na última temporada, contudo as águias não eram as únicas na corrida pelo atleta de 28 anos, tendo mesmo o Presidente do Clube da Luz enfrentado a concorrência do Sporting.
Esta temporada, Arthur Melo - atualmente avaliado em 8 milhões de euros - ainda não conseguiu ser aposta do técnico, não somando qualquer minuto com a camisola da Juventus. Já na época transata, quando esteve emprestado à Fiorentina, o médio brasileiro marcou presença em 48 encontros, tendo somado dois golos e três assistências
Vale destacar que Arthur Melo, que tem contrato com a Juventus até junho de 2026, iniciou a carreira no Goiás, do Brasil, em 2010, e passou por clubes como o Grémio, Barcelona, Juventus, Liverpool e Fiorentina.