![Alerta! Benfica responde a estudo sobre finanças dos últimos anos](/storage/media-items/image/2024/10/aguia-benfica_20241030120159.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica, muito recentemente, tem passado por uma maré de azar. Nos últimos dois jogos – na receção ao Moreirense e na deslocação ao Principado, o Monaco – os encarnados viram quatro dos seus titulares saírem por questões de lesão. Além destes, a equipa comandada pelo técnico luso conta também com Renato Sanches e Tiago Gouveia na lista dos lesionados.
De acordo com Pedro Lisboa, o fisiologista que já trabalhou no clube merengue, Real Madrid, diz que a culpa é dos plantéis curtos e à sobrecarga de jogos. "Em todos os anos há fases em que isto acontece, mas esta época o congestionamento de jogos é muito superior. Passámos por um período nas equipas portuguesas em que tivemos provas a eliminar, como a Taça da Liga, que é um contexto diferente do campeonato, são finais, é um jogo ou dois jogos em que a preparação é muito diferente", confessou Pedro.
"Em Portugal, infelizmente, comparando com outros países, a profundidade dos plantéis é muito menor. Tínhamos alturas em que atletas tinham mais rotatividade, mas o que vemos, essencialmente, é uma repetição constante dos jogadores, por falta de profundidade nos plantéis. Vemos jogadores a jogar de três em três dias, a jogar várias vezes por semana, e sabemos que, com isso, muito pouco se treina", salienta, tirando a pressão de cima dos ombros das equipas médicas.
"O momento que estão a viver também influencia. Se Sporting e Benfica estivessem a vencer de forma constante, mesmo que lesões aparecessem e os resultados correspondessem, as coisas eram vistas de outra forma. Eu tiraria 100 por cento a responsabilidade, pois as lesões são multifatoriais e há muitas coisas que não podemos controlar. Estes departamentos têm as melhores intenções e todos sabemos que quando um jogador tem uma lesão é um maior risco para ter outra lesão de novo e vão querer que o jogador regresse só quando estiver mesmo a 100 por cento", esclarece.
Por fim, o fisiologista acrescenta: "O congestionamento de jogos que temos, hoje em dia, afeta muito e os relatórios da própria FIFA mostram que o número de lesões continua a aumentar, os períodos de recuperação são mais reduzidos. Isso vai afetar quem está sujeito a esse tipo de contextos e não tem profundidade tão grande do plantel. Há muitos jogos porque é que o dá dinheiro e faz a indústria mover, mas neste momento já estamos a ir contra a saúde a longo prazo do atleta".
Clube da Luz, no decorrer do mês de janeiro, surge com os mesmos pontos de um colosso espanhol, que lidera a tabela dos melhores do mundo
|
De acordo com os dados divulgados pela Federação Internacional de História de Estatísticas do Futebol (IFFHS), a equipa feminina de futebol de Benfica ocupa a 2.ª posição do ranking de clubes em 2025, com os mesmos pontos que o Barcelona.
As encarnadas somaram 32 pontos no decorrer da análise. Os dados centram-se no desempenham da equipa comandada de Filipa Patão no decurso do mês de janeiro. Para fechar o pódio está o também clube espanhol, Real Madrid.
As águias ficaram à porta da Liga dos Campeões feminina na segunda eliminatória do caminho dos campeões após perderem, por 3-2, contra o clube sueco, o Hammarby. A nível nacional, o Benfica já foi derrotado na final da Supertaça feminina contra o rival, Sporting (2-1). Neste momento, a equipa encarnada encontra-se na final da Taça da Liga, -também contra o Sporting – na Taça de Portugal, - 4.ª eliminatória contra o Racing Power, que irá ser decidida, amanhã, às 17h00 – e, no campeonato ocupam a primeira posição da tabela classificativa (44 pontos), com uma diferença de seis pontos do seu rival.
Em termos de comparação, o clube catalão ainda disputa todas as competições possíveis. Na ‘Champions’ encontram-se nos quartos de final, depois de ficar em primeiro lugar do grupo – composto por Manchester City, Twente e Celtic – e irão defrontar o clube alemão, Wolfsburg. Em Espanha, já venceram a Supertaça, – frente o clube merengue (5-0) - encontram-se em primeiro lugar do campeonato, – com cinco pontos de diferença do rival, Real Madrid – estão nos quartos de final da Taça de Espanha e passaram à final da Taça da Catalunha.
Vale recordar que, recentemente, ficou-se a saber a data e o local da final da taça da Liga que verá Benfica e Sporting defrontarem-se pela quarta vez esta época. O jogo será no dia 9 de março, num domingo, no Estádio Municipal de Leiria.
Confira aqui o top-10 divulgado pelo IFFHS:
1. Barcelona (Espanha) - 32
2. Benfica (Portugal) - 32
3. Real Madrid (Espanha) - 26
4. Roma (Itália) - 24
5. Adelaide United (Austrália) - 20
6. América (México) - 20
7. Chelsea (Inglaterra) - 18
8. Juventus (Itália) - 18
9. Pachuca (México) - 18
10. Pumas (México) - 18
Insulares e encarnados medem forças no próximo sábado, 15 de fevereiro, pelas 18h00, no Estádio de São Miguel, em duelo válido para a jornada 22
|
O Benfica de Bruno Lage defronta, na próximo sábado, 14 de fevereiro, o Santa Clara de Vasco Matos, pelas 18h00. A partida, que vai ser disputada no Estádio de São Miguel, é relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
No que toca ao Campeonato Nacional, as águias chegam a este encontro vindas de uma vitória frente ao Monaco, no Stade Louis II, no Principado. Destaca-se que, Bruno Lage optou por ir a jogo com Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Florentino, Andreas Schjelderup, Orkun Kokçu, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis.
No que diz respeito ao onze provável do Benfica para o jogo com o Santa Clara, Bruno Lage duas mexidas, uma vez que depois o timoneiro setubalense perdeu Tomás Araújo e Fredrik Aursnes por lesão, além de Di María. Anatoliy Trubin, Leandro Santos, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino Luís, Leandro Barreiros, Orkun Kokçu, Andreas Schjelderup, Kerem Akturkoglue e Vangelis Pavlidis deverá ser esta a formação inicial do Glorioso.
Recorde-se que para este jogo, o timoneiro das águias não poderá contar com sete atletas. Tiago Gouveia e Renato Sanches continuam de fora das opções de Bruno Lage, devido a lesão. O extremo e o médio estiveram a fazer trabalho de ginásio nas últimas sessões das águias, não tendo comparecido no relvado. Além disso, Manu Silva e Alexander Bah, que sofreram lesões graves frente ao Moreirense, vão falhar o resto da temporada. Por outro lado, o setubalense também está privado de Ángel Di María, Tomás Araújo e Fredrik Aursnes.
Vale destacar que, depois deste encontro, o Benfica de Bruno Lage volta aos relvados para medir forças com o Monaco. O embate, que é relativo à segunda mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões, está agendado para o próxima terça-feira, 18 de fevereiro, pelas 20h00. A partida vai ser disputada no Estádio de da Luz, em Lisboa.
Transmissão: Sport TV 1
Informações: Sábado - 15 de fevereiro - 18h00 - Estádio de São Miguel
Ausências: Tiago Gouveia, Renato Sanches, Manu Silva, Alexander Bah, Ángel Di María, Fredrik Aursnes e Tomás Araújo (lesão)
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Hélder Malheiro ; Assistentes: Gonçalo Freire e Hugo Coimbra; 4.º árbitro: Marcos Brazão; VAR: Luís Ferreira; AVAR: José Pereira.
Treinador do PSG admite que já esperava toda a qualidade do ex-jogador do Benfica e destacou a importância do internacional português
|
O PSG tem estado em grande forma nos últimos tempos, o conjunto de Paris lidera o campeonato francês com larga vantagem e já está com um pé nos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois da vitória de 3-0 sobre o Brest na primeira mão. Luis Enrique está muito contente com o desempenho da equipa, mas quem ganhou destaque pelo bom momento foi um ex-Benfica, João Neves.
João Neves chegou ao PSG no verão da última janela de transferências de verão, e o motivo da contratação do médio para a equipa parisiense foi o bom desempenho ao serviço do Clube da Luz. Entretanto, segundo à RMC Sport, o timoneiro espanhol revelou não estar surpreso com o desempenho do internacional português.
“O João chegou com as suas qualidades. Sabíamos que ele se tornaria um jogador muito importante para nós. É como o Beraldo [defesa-central brasileiro], que se adaptou muito rapidamente. Temos jogadores muito bons defensivamente e com a bola", disse o timoneiro do PSG em conferência de imprensa antes do confronto contra o Toulouse, válido para a 22.ª jornada da Ligue 1.
O conjunto de Luis Enrique continua invicto na competição e tem dez pontos de diferença para o segundo colocado. O PSG tem 53 pontos em 21 jogos, sendo eles conquistados através de 16 vitórias e cinco empates. Além disso, o emblema de Paris não perde desde o dia 26 de novembro, quando foi derrotado pelo Bayern de Munique por 1-0.
Em 23/24, ao serviço do PSG, João Neves - atualmente avaliado em 60 milhões de euros - na atual temporada com a camisola dos parisienses marcou presença em 29 jogos: nove na Liga dos Campeões, 17 na Liga Francesa, dois na Taça de França e um na Supertaça. Nos 1.991 minutos jogados pelo emblema francês, o antigo médio do Benfica regista três golos e oito assistências.