Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
10 Jul 2024 | 12:36 |
O médio-defensivo do Benfica formado no Seixal, Florentino Luís, tornou-se no ativo das águias que está há mais tempo no plantel. Aos 24 anos de idade, o camisola 61 está na quinta temporada na equipa principal do Glorioso, ganhado essa distinção após a saída de Rafa Silva.
O atleta estreou-se no Benfica pelas mãos de Bruno Lage, na temporada 2018/2019, sendo crucial na segunda metade da temporada, onde as águias sagraram-se campeãs. Seguiram-se empréstimos ao Getafe e ao Mónaco, antes de Roger Schmidt o recuperar para o plantel principal em 2022/2023.
Retirando Florentino Luís, Nicolás Otamendi é o ativo há mais tempo no plantel principal, tendo chegado na temporada 2020/2021, vindo do Manchester City. A medalha de bronze pertence a João Mário, que chegou ao Estádio da Luz na época 2021/2022.
Em 2023/24, ao serviço do Benfica, Florentino Luís – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 45 encontros (2.496 minutos): 30 na Liga Portugal Betclic, cinco na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa, três na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Ao todo, com a camisola do Benfica, Florentino Luís contabiliza 131 partidas, um golo, três assistências e quatro títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2018/19 e 2022/23) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (2019/20 e 2023/24). O médio tem contrato até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 120 milhões de euros.
Avançado com passagem na "La Masia" interessa à estrutura encarnada, mas o atleta conta com outros grandes pretendentes e negócio pode não ser fácil
20 Jun 2026 | 09:53 |
Com a provável saída de Bruma e o assédio dos "tubarões" a Andreas Schjelderup, a estrutura do Benfica definiu a posição de extremo como umas das prioridades para o mercado de 2026/27. Rui Costa e Marco Silva já trabalham nesse sentido, olhando para um extremo com ligação ao Barcelona.
Segundo revelou o especialista Matteo Moretto, o Clube está a acompanhar de perto a situação de Jan Virgili, jovem extremo espanhol de 19 anos que representa o Mallorca, equipa que terminou no 18º lugar na La Liga e desceu de divisão.
Porém, de acordo com a mesma fonte, o Celta de Vigo e a Roma também seguem atentamente o atleta. Já o Real Betis, que chegou a ser associado ao extremo nas últimas semanas, não estará atualmente na corrida pela sua contratação.
Outro fator a ter em conta nesta operação é a ligação de Jan Virgili ao Barcelona. O clube catalão, onde o futebolista passou parte da formação, mantém 40% dos direitos económicos do atleta e dispõe ainda de uma cláusula de recompra fixada em 7,2 milhões de euros, situação que poderá influenciar qualquer eventual negociação.
Esta temporada, ao serviço do Mallorca, Jan Virgili - avaliado em 15 milhões de euros - realizou 34 partidas: 31 na Liga Espanhola e três na Taça do Rei. Nos 1.826 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional Sub-21 espanhol fez três golos e cinco assistências.
Internacional português continua a ser alvo de interesse no mercado de transferências e tema da renovação tem gerado alguma controvérsia
20 Jun 2026 | 03:00 |
António Silva está preparado para aceitar a oferta apresentada por Rui Costa, sabe o Glorioso 1904. Apesar do crescente interesse vindo do estrangeiro que o central tem despertado no mercado europeu, o jogador vai prolongar o vínculo com as águias.
Ao que o nosso Jornal apurou, a direção encarnada está consciente de que o dossiê do central é um dos mais sensíveis do plantel. O Clube pretende reforçar o eixo defensivo, mas assegurou ao jogador que o mesmo será peça importante no futuro imediato.
Neste momento, o jogador encontra-se de férias e prepara-se para regressar ao Seixal no arranque da pré-temporada, marcado para 25 de junho. A defesa deverá sofrer várias alterações durante o mercado de verão, com entradas e saídas previstas, mas Marco Silva não vai abdicar do internacional português.
No plano desportivo, o atleta viveu uma época de menor utilização. O contexto, aliado à ausência na convocatória para o Mundial, foi um golpe duro para o jogador. Ainda assim, a oficialização da renovação - que neste momento é válido até 2027 - vai acontecer nas próximas semanas.
Na temporada de 2025/26, ao serviço do Benfica, António Silva – avaliado em 25 milhões de euros – realizou 41 partidas oficiais: 25 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.118 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa apontou um golo e fez uma assistência.
Clube entende que as palavras do selecionador foram um ataque direto ao defesa, que ficou de fora dos convocados de Portugal para o Mundial 2026
19 Jun 2026 | 17:36 |
Os dirigentes do Benfica terão ficado ainda mais desagradados com as recentes declarações de Roberto Martínez, na antecâmara do jogo de Portugal frente à República Democrática do Congo no Mundial. Em causa estão palavras do selecionador nacional quando questionado sobre a possibilidade de ter convocado mais um central, face às limitações físicas de Rúben Dias.
“Temos jogadores que conseguem jogar nas posições de centrais. A polivalência do nosso grupo é maior do que tentar trazer um jogador novo que não tem experiência ao nível de seleções e que não tem clareza daquilo que estamos a trabalhar”, afirmou o técnico.
De acordo com o Correio da Manhã, Para a estrutura encarnada, a interpretação dessas declarações acabou por ser vista como desvalorização de António Silva, defesa do Benfica, que conta já com 20 internacionalizações e foi presença regular nos seis jogos da fase de qualificação para o Mundial. Ainda assim, o central apenas somou três minutos de utilização num encontro realizado em setembro, o que reforça o contexto de menor aposta por parte da equipa técnica da seleção.
O Benfica entende que, ao sublinhar a necessidade de recorrer a soluções alternativas, Roberto Martínez acabou por passar a ideia de falta de confiança em jogadores já integrados no grupo de trabalho, nomeadamente António Silva. A situação surge num momento em que a relação entre o clube e o selecionador já vinha sendo acompanhada com atenção pela estrutura encarnada.
Esta não é a primeira vez que surgem pontos de fricção entre o Benfica e Roberto Martínez. O clube já teria ficado desagradado com a ausência de António Silva na lista final do Mundial, bem como com declarações anteriores do selecionador sobre episódios disciplinares do jogador. Em causa esteve também a situação ocorrida na final four da Liga das Nações, em junho de 2025, quando António Silva divulgou um onze da seleção, episódio que foi posteriormente comentado pelo técnico espanhol.