Futebol
Última hora! Rafa Silva recebe boas notícias antes do Benfica - Estrela da Amadora
23 Jan 2026 | 16:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Dez 2025 | 14:53 |
Vangelis Pavlidis vive um momento de forma incrível. O avançado do Benfica, além de ter atingido os 50 golos de águia ao peito, recuperou uma marca que não era testemunhada na Luz há quase três anos: chegar aos 20 tentos certeiros no menor número de jogos realizados.
Segundo revelou o portal de estatísticas Playmaker, o camisola 14 precisou de apenas 29 partidas oficiais, em 2025/26, para conseguir chegar às duas dezenas de golos, entrando numa restrita lista que conta com alguns nomes de peso da história do Benfica, como Darwin Núñez e Jonas.
No entanto, em relação aos restantes nomes, Pavlidis foi o artilheiro encarnado que precisou de mais jogos para conseguir o tão esperado vigésimo golo. Conferindo a lista em questão, o artilheiro mais rápido foi Jonas, que, na temporada de 2014/15, precisou de apenas 25 partidas para tal acontecer.
Além de Jonas, que foi o grande goleador do Benfica durante os anos do tetra, a lista apresentada pelo Playmaker conta ainda com dois nomes de peso na história do Benfica. Na época de 2019/20, no rescaldo da remontada épica sob a batuta de Bruno Lage, Pizzi chegou aos 20 golos após 27 partidas. Dois anos mais tarde, em 2021/22, Darwin Núñez fez o mesmo em 25 duelos oficiais.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 29 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Supertaça e um na Taça da Liga. Nos 2.279 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou 20 golos e fez duas assistências.
Após recentes exibições, o médio internacional ucraniano tem se vindo a provar útil em ambas as posições, contudo, existem provas que indicam uma preferência
23 Jan 2026 | 17:53 |
O posicionamento de Sudakov tem estado no centro do debate nas últimas semanas, sobretudo após o jogo frente ao Rio Ave, onde surgiu como médio-ofensivo. Até então, o internacional ucraniano vinha sendo utilizado maioritariamente a partir da ala esquerda, com tarefas mais defensivas e 'menor' impacto no último terço do terreno.
Apesar da mudança no alinhamento, José Mourinho - que recebe novidade - defendeu recentemente que as funções do camisola 10 se mantiveram praticamente iguais. No entanto, segundo dados e gráficos da 'Goalpoint', dentro de campo, as diferenças tornaram-se visíveis. Mesmo mantendo a tendência para cair sobre o lado esquerdo, Sudakov passou a ter maior liberdade para ocupar zonas interiores e participar mais na construção ofensiva.
Essa alteração refletiu-se num maior envolvimento no jogo. Frente ao Rio Ave, o médio apareceu em diferentes zonas do ataque, ligou setores e conseguiu aproximar-se mais da área adversária. Foi um dos encontros em que teve maior influência ofensiva no campeonato, confirmando que, pelo meio, consegue explorar melhor a sua qualidade técnica.
No desafio seguinte, diante da Juventus, essa evolução voltou a notar-se. Sudakov esteve mais presente em zonas de finalização e apareceu várias vezes na grande área, algo que raramente acontecia quando atuava como extremo-esquerdo. A proximidade à baliza permitiu-lhe ser mais perigoso e participar com mais frequência nas ações decisivas.
Sem bola, também se notam mudanças importantes. Ao jogar como médio-ofensivo, Sudakov deixa de estar tão obrigado a recuar longas distâncias para defender, o que lhe permite chegar mais fresco aos momentos ofensivos. Em síntese, Mourinho tem razão ao apontar semelhanças no comportamento do jogador, mas segundo os dados em questão, a nova posição torna Sudakov mais influente, mais próximo da baliza e mais útil ao coletivo do Benfica.
Após recentes acontecimentos, técnico dos encarnados depara-se com surpresa inesperada, relativa ao próximo desafio do Clube da Luz
23 Jan 2026 | 17:18 |
Eddy Doué é, de facto, jogador do Estrela da Amadora e a sua estreia oficial pode acontecer já no próximo domingo, diante do Benfica. O médio defensivo francês, de apenas 20 anos, treinou esta semana às ordens de João Nuno, encontra-se devidamente inscrito na Liga e está disponível para integrar as opções do técnico na deslocação à Luz.
Apesar de ainda não ter sido oficializado pelo clube da Reboleira, Doué já veste de tricolor e irá utilizar a camisola número 39. A rápida integração no plantel principal confirma a aposta imediata do Estrela num jogador jovem, mas com formação de elite, depois de várias épocas ao serviço do Paris Saint-Germain, onde alinhava pela equipa de sub-21 do campeão europeu.
O acordo com o PSG foi alcançado nos últimos dias e permitiu a saída do médio a custo zero, uma vez que se encontrava em final de contrato. Os parisienses, ainda assim, salvaguardaram uma percentagem de uma futura venda, sinal claro de que acreditam no potencial de evolução do jogador.
Recorde-se que o nome de Eddy Doué começou a ser associado ao Estrela da Amadora nas últimas semanas, com a imprensa francesa a dar conta do interesse dos tricolores. Primo de Désiré Doué, vencedor do Golden Boy em 2025 e uma das figuras maiores do PSG, o médio defensivo desperta atenção pelo perfil físico e capacidade de leitura de jogo.
Vale a pena lembrar que o Benfica - está a ponderar avançar com contratação - volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de janeiro, pelas 18h00, no Estádio da Luz, onde defrontarão o Estrela da Amadora. O encontro contará para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e já é conhecido o árbitro.
Finalmente titular, depois de 90 dias seguidos de recuperação, antigo jogador do Benfica faz o seu segundo jogo na prova
23 Jan 2026 | 16:40 |
O internacional português e ex Benfica - que faz exigência de última hora -, Renato Sanches, foi lançado no onze inicial do Panathinaikos, na deslocação ao terreno do Ferencváros (1-1), onde cumpriu 74 minutos. A última vez que começou um jogo foi no dia 29 de outubro de 2025, a sua segunda titularidade da temporada, antes de uma lesão prolongada (regressou em 2026 ao ativo).
Relativamente ao jogo em si, ainda com o luso em campo, os húngaros chegaram ao golo da vantagem aos 62 minutos, através de uma grande penalidade de Dele. Após a saída do médio, os gregos chegaram ao empate, a poucos minutos do fim (86'): Calabria assistiu Zaroury.
Esse golo permitiu à ex-equipa de Rui Vitória, garantir a presença no play-off da UEFA Europa League, ainda com uma jornada por disputar. Já o seu adversário desta quinta-feira precisava dos três pontos para terminar no top-8, mas continua na luta.
De momento, a equipa comandada por Rafa Benítez encontra-se no 19.º lugar da tabela, com 11 pontos. Com o resultado alcançado na Húngria, o Panathinaikos soma assim o segundo empate consecutivo, na prova europeia.
O próximo jogo dos gregos na UEFA Europa League 2025/26 está marcado para quinta-feira, dia 29 de janeiro, frente à Roma. A partida terá lugar às 20h00 (hora de Atenas, Grécia) — o que corresponde ás 19h00 horas em Portugal — no Olympic Athletic Center of Athens “Spyros Louis”. Este encontro disputará a 8.ª jornada, fechando assim a fase de liga da competição.
Última hora! Rafa Silva recebe boas notícias antes do Benfica - Estrela da Amadora
23 Jan 2026 | 16:38
Benfica - Estrela da Amadora? Duelo terá sabor especial para Sidny Cabral
23 Jan 2026 | 15:37
Pavlidis dá que falar na Europa, mas estrela do Benfica tem rival à perna
23 Jan 2026 | 15:06