![Exclusivo - Futuro de Gustavo Marques no Benfica perto de sofrer alteração](/storage/media-items/image/2024/04/benfica-gustavo-marques_20240412091832.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gustavo Marques, defesa central da equipa B do Benfica foi eleito defesa do mês de janeiro da Liga Portugal Meu Super, equivalente à segunda divisão do futebol português. Numa votação feita pelos vários timoneiros que orientam as equipas que participam na prova de regularidade, os mesmos optaram pelo central brasileiro, ao invés de outras opções em cima da mesa.
No período referente ao prémio, Gustavo Marques cumpriu 270 minutos em campo, onde foi totalista nas três partidas que as águias realizaram para a segunda Liga. Além da titularidade, o central brasileiro ainda apontou um golo no triunfo frente o Porto B (2-1), participando igualmente na vitória frente ao Leixões (4-0) e no empate a uma bola, no reduto do Torreense.
Para receber o galardão, Gustavo Marques reuniu cerca de 10,42% dos votos, presenteado pelos treinadores da Liga Portugal Meu Super. Porém, como informou a própria Liga Portugal, o brasileiro ficou empatado com Stopira, do Torreense, no primeiro lugar da votação, tendo sido necessário aplicar um desempate.
Segundo os regulamentos da Liga, o primeiro critério de desempate seria o número de minutos em campo, porém, os dois defesas também apresentavam o mesmo registo (270 minutos). Face a este imprevisto, foi necessário recorrer ao boletim disciplinar, que beneficiou Gustavo Marques. O central brasileiro não viu qualquer cartão em janeiro, já o defesa do Torreense, viu dois. A fechar o pódio, surge o companheiro de equipa de Stopira, Dani Bolt, que amealhou cerca de 6,94% dos votos.
Em 2024/2025, o camisola 76 das águias tem atuado pela equipa principal do Benfica B, em encontros referentes à Liga Portugal Meu Super. Ao todo, o novo defesa do mês de janeiro, participou em 21 encontros oficiais, num total de 1842 minutos em campo, contribuindo com um golo, apontado no triunfo frente à formação secundária dos dragões.
Futebolista está na lista de compras do emblema transalpino para o próximo verão que já estuda propostas para adquirir atleta
|
A estadia de João Félix pelo AC Milan parece correr de vento em popa. Depois de já ter feito as delícias dos adeptos nas primeiras aparições pelo conjunto transalpino, eis que agora surgem novidades sobre o interesse do histórico europeu em assegurar os serviços do avançado formado no Benfica de forma definitiva e quem pode pagar a fava é... Rafael Leão.
Para tal, o AC Milan já começa a estudar as várias possibilidades para contratar João Félix no próximo verão. Em cima da mesa, e de acordo com a informação avançada esta segunda-feira, 10 de fevereiro, pelo Calciomercato, o emblema transalpino pode 'oferecer' Rafael Leão ao Chelsea, de modo a baixar o valor a pagar pelo atacante formado no Benfica.
Além do AC Milan, João Félix também esteve na órbita do Barcelona. Ao que tudo indica, antes da mudança para Itália no último mercado, Jorge Mendes marcou presença em Espanha para negociar a transferência do internacional português para o emblema blaugrana, contudo os responsáveis culés fecharam a porta a um regresso do atacante.
Vale a pena relembrar que, o avançado formado no Benfica Campus reforçou o Chelsea, proveniente do Atlético de Madrid, no mercado de verão de 2024. Sem pertencer ao leque de opções indiscutíveis de Enzo Maresca, João Félix acabou por rumar a Itália, reforçando o histórico europeu, onde reencontrou Sérgio Conceição, antigo treinador do Porto. A mudança foi, inclusive, comentada pelo timoneiro dos blues.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix – avaliado em 30 milhões de euros - marcou presença em 20 encontros: 12 na Premier League, cinco na Liga Conferência e dois na Taça da Liga. Nos 948 minutos disputados dentro das quatro linhas, o antigo avançado do Benfica somou sete tiros certeiros, apontando ainda duas assistências. Já no Milan - que reforçou no inverno - o internacional português conta com dois jogos, onde, em 115 minutos, já regista um golo.
Confira aqui a publicação que dá conta da intenção do AC Milan:
Conjunto orientado pelo antigo técnico do Clube da Luz não conseguiu triunfar na 22.ª jornada da prova, dificultando o acesso ao primeiro lugar
|
No passado domingo, dia 9 de fevereiro, a equipa grega do ex-treinador do Benfica, Rui Vitória, Panathinaikos, entrou em campo com a chance de se aproximar dos seus eternos rivais, Olympiacos – equipa onde atuam os ex-jogadores do Clube da Luz, Chiquinho, André Horta e Yaremchuk – depois destes terem empatado, ainda com direito a golo do antigo médio das águias.
A equipa comandada pelo técnico português não aproveitou e ainda fez pior, acabou mesmo por perder o jogo contra o Aris (2-0), nesta que é a 22.ª jornada do campeonato grego. Feitas as contas, o Olympiacos encontra-se agora a cinco pontos de vantagem do seu rival Panathinaikos que ocupa a terceira posição do campeonato grego – está a três pontos do AEK, que está em segundo lugar. Rui Vitória sofre a sua primeira derrota da época no comando técnico do clube grego, no campeonato.
O clube de Pireu (Olympiacos), vizinhos dos de Atenas (Panathinaikos), jogaram horas antes, em casa, contra o Asteras Tripolis. O máximo que conseguiram foi um empate, a uma bola, que saiu, aos 11 minutos da partida, dos pés do ex-médio dos encarnados. Chiquinho, esta época, contém quatro golos e quatros assistências de sua autoria, ao longo dos 29 jogos que já disputou pelo clube vermelho e branco, da Grécia.
Já Rui Vitória, que veio de uma recente derrota contra a turma dos portugueses Chiquinho, André Horta, Costinha, Gelson Martins, Sérgio Oliveira e David Carmo por uma bola a zero (1-0), num jogo a valer uma vaga para as meias-finais da Taça da Grécia. O técnico ex-Benfica soma assim as suas duas primeiras derrotas – e seguidas - desde que assumiu o controlo da equipa grega.
O próximo desafio do técnico luso será contra o Vikingur Reykjavík, da Islândia, a contar para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência. O Olympiacos, após o triunfo contra o Porto, no Dragão, no último jogo da fase de liga da Liga Europa, ficou entre os oito primeiros, o que significa que passam, diretamente, para a próxima fase da prova.
Técnico das águias foi criticado por antigo atleta do Clube da Luz, que numa entrevista de podcast, admitiu não gostar da metodologia de trabalho do setubalense
|
Depois de um início bastante confortável, quando assumiu o comando técnico do Benfica, Bruno Lage tem passado por um par de meses muito marcado pela inconsistência nas prestações da equipa encarnada e consequentemente nos resultados desportivos. Face a estes acontecimentos, várias são as vozes que colocam em causa a liderança do técnico de 48 anos, sendo uma delas, a de Álvaro Magalhães.
Álvaro Magalhães - Não gosto da liderança de Bruno Lage
Numa entrevista concedida ao podcast ‘Final Cut’, da Sports Tailors, a lenda do Benfica não ficou por meias palavras e afirmou não gostar da técnica de liderança do atual timoneiro do Glorioso. “Não é um treinador, que em termos de liderança, não gosto. É um treinador que tem pouca liderança no grupo de trabalho, penso eu”, começou por dizer Álvaro Magalhães sobre Bruno Lage.
De seguida, reiterou que se trata apenas da sua opinião, uma vez que não está lá presente. “No conhecimento não vou falar, porque não estou lá para ver os treinos, mas em termos de liderança não… a preocupação dele, está sempre preocupado… e na última semana provou isso, ao reunir-se com adeptos”, atirou o antigo jogador do Clube da Luz.
Pondo Bruno Lage de parte, Álvaro Magalhães falou de Tomás Araújo e deixou uma certeza sobre o camisola 44 das águias. “Tomás Araújo é uma pena estar agora a jogar a lateral direito, quando é central, o melhor central do Benfica. Tirando a experiência do Di Maria e do Otamendi, tudo bem, mas este [Tomás Araújo] é melhor”, garantiu o antigo benfiquista, em declarações prestadas ao ‘Final Cut’, da Sports Tailors.