
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica já prepara a próxima temporada e, nesse sentido, Bruno Lage prepara-se para receber 'carta branca' de Rui Costa. De acordo com a informação partilhada esta segunda-feira, o Presidente do Clube da Luz vai dar um maior espaço de intervenção ao técnico setubalense, tendo em vista o mercado de transferências, acabando, assim, por confirmar a notícia dada em primeira mão pelo Glorioso 1904 no passado dia 7 de maio.
Segundo avança o diário O Jogo esta segunda-feira, a SAD do Benfica prepara-se para atribuir um papel de destaque a Bruno Lage no próximo mercado de transferências. O treinador irá apresentar a Rui Costa um relatório, com tudo o que correu bem e mal, o que será determinante para mudar o rumo e com o perfil dos jogadores que pretende contar no reforço do plantel para a atacar o título.
A mesma fonte dá conta que as escolhas dos nomes terão de contar com o aval do timoneiro setubalense, à semelhança do que aconteceu no mercado de inverno. Recorde-se que em janeiro os encarnados contrataram Manu Silva, sendo que a experiência do jovem português não correu da melhor forma, visto que se lesionou com gravidade nos primeiros jogos pelo Benfica.
Estes desenvolvimentos partilhados pelo diário desportivo acaba por ir ao encontro do exclusivo dado pelo nosso Jornal. Segundo a informação recolhida pelo Glorioso 1904, Rui Costa vai colocar à disposição de Bruno Lage todos os meios, sobretudo os económicos, para que este reforce o plantel do Benfica no mercado de verão, de modo a que o Benfica ataque o título em 25/26.
Antes disso, importa salientar que o Benfica ainda vai jogar a final da Taça de Portugal. O Benfica volta a medir forças com o Sporting no próximo domingo, 25 de maio, com o pontapé de saída agendado para às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor. O último Dérbi disputado entre ambas as formações acabou com um empate a uma bola, na penúltima jornada da Liga Portugal Betclic. Akturkoglu foi o autor do único tento das águias, após um trabalho fenomenal e assistência de Pavlidis.
Após o término da prova de regularidade, os vermelhos e brancos apresentam dados que superam a turma liderada por Rui Borges
|
No último sábado, 17 de maio, deu-se o encerramento oficial da edição 2024/2025 da Liga Portugal Betclic, onde o Benfica não conseguiu assegurar a conquista do 39.º Campeonato Nacional. Porém, a equipa de Bruno Lage conta com um registo que o deixa na liderança, bastante mais destacado que os seus rivais, nomeadamente o Sporting de Rui Borges.
Não é segredo que o Clube da Luz atrai multidões para os estádios, nomeadamente no seu próprio reduto, onde regista de forma regular uma enorme adesão aos encontros. Feitas as contas, o Benfica apresenta o melhor registo de assistência de todas as 18 equipas que competiram na presente edição da Liga Portugal Betclic.
Ao todo, foram 17 as jornadas em que o Estádio da Luz abriu as portas aos Benfiquistas. Ao longo desses 17 encontros, a taxa de ocupação dos encarnados foi superior a 90%, registando uma marca de 91,4%. Um valor bem mais alto do que o Sporting (84,95%) e Porto (81,16%), que surgem nas posições abaixo do Glorioso.
Relativamente à última jornada que cada equipa disputou em ‘casa’, o Benfica volta a ser o ‘rei das assistência’, registando a maior afluência ao Estádio da Luz. Vale recordar que, na 33.ª ronda, quando recebeu o Sporting (1-1), os encarnados contaram com 63.478 espectadores nas bancadas. Quase mais 15.000 adeptos do que o Sporting - Vitória de Guimarães, que registou 49.155 pessoas. Os dragões, por sua vez, na receção ao Nacional, na 34.ª jornada, apenas contaram com 34.674 adeptos nas bancadas.
Contudo, o domínio do Glorioso não fica por aqui, quanto ao somatório total de assistência das 17 jornadas realizadas em casa, o Benfica por pouco não atingiu a marca do 1 milhão de espectadores. Ao todo, nos 17 encontros que foram disputados no Estádio da Luz, nesta edição da Liga Portugal Betclic, as águias contaram com a presença de cerca de 998.680 pessoas. Quase mais de 280.000 espectadores que o Sporting registou (722.987 adeptos). Por outro lado, os portistas nem chegaram aos 700.000, registando uma assistência total de 690.356 adeptos.
Confira aqui os números:
No último domingo, a equipa do antigo treinador dos vermelhos e brancos foi a joga, mas apesar dos três pontos, disse ‘adeus’ ao título
|
Já está encontrado o novo campeão turco, neste caso, o tricampeão, uma vez que o Galatasaray conquistou a prova de regularidade pelo terceiro ano seguido. No último domingo, os dois candidatos ao título foram a jogo e o líder levou a melhor sobre o Fenerbahçe. Apesar da equipa do ex Benfica ter vencido a sua partida (2-1), o rival também somou três pontos, colocando um ponto final na corrida ao troféu.
A jogar em casa, os pupilos de José Mourinho, para continuarem a sonhar com o campeonato, tinham de vencer o seu encontro e esperar por um deslize do adversário. Apesar do seu favoritismo, até foi o Eyupspor que entrou melhor, ao marcar primeiro, contudo o golo viria a ser anulado. Antes do intervalo, a equipa do Special One abriu oficialmente a vantagem, por intermédio de En Nesyri, aos 32 minutos.
Na etapa complementar, os forasteiros voltaram a gelar o reduto do Fenerbahçe, mas o golo voltou a ser anulado pela arbitragem. Perante um novo susto, os atletas de José Mourinho voltaram a reagir e o ex Benfiquista festejou o segundo tento, apontado por Dzeko, à passagem do minuto 84. À terceira é que foi de vez e o Eyupspor conseguiu marcar. Aos 90+4, Meras reduziu a desvantagem da equipa visitante.
No entanto, a felicidade pelo triunfo rapidamente se desvaneceu, ao se saber do resultado do Galatasaray, que tinha vencido o Kayserispor, por três bolas a zero, fruto dos golos de Victor Osimhen, Burak Yilmaz e de Fernando Muslera.
Feitas as contas, o Fenerbahçe deu a corrida pelo campeonato como terminada, vendo o rival da cidade fazer a festa do tricampeonato. Ao fim de 34 rondas, o Galatasaray reforçou a liderança da prova, com 89 pontos, mais nove pontos do que a equipa de José Mourinho, que terminou no 2.º posto, com 81 pontos. Para cumprir calendário, o Fenerbahçe vai defrontar nas duas últimas jornadas o Hatayspor e o Konyaspor.
Presidente do Clube da Luz não pretendente abdicar de futebolista dos encarnados, contando com o atleta para a próxima temporada
|
Está decidido: Zeki Amdouni é para manter no plantel do Benfica na próxima temporada. Numa altura em que está afastado devido a lesão, a imprensa internacional revela que Rui Costa não abdica do camisola 7, estando mesmo a contar com o avançado no plantel de Bruno Lage em 25/26.
Depois de ter surgido no radar do Monaco, o portal SFM Fotball dá conta da intenção do Presidente do Clube da Luz em relação ao reforço do último verão. Segundo a mesma fonte, o plano de Rui Costa passa por fazer convencer o Burnley a libertar Zeki Amdouni no próximo mercado, de modo a prolongar a sua estadia no Benfica.
Ora esta nova informação acaba por surgir numa altura em que Zeki Amdouni, que tem estado ausente devido a lesão, foi apontado ao Monaco. De acordo com a informação partilhada pelo portal acima mencionado, os monegascos já enviaram a primeira proposta, de forma a convencer o Burnley a libertar o camisola 7 do Benfica.
Recorde-se que esta possível continuidade de Zeki Amdouni no Benfica já tinha sido avançada, em exclusivo, pelo Glorioso 1904. De acordo com a informação recolhida pelo nosso Jornal o camisola 7, que chegou ao Clube da Liz no último verão, convenceu Rui Costa, sendo que o Presidente das águias planeia ficar com o internacional helvético na temporada 25/26.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Zeki Amdouni – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – foi aposta de Bruno Lage em 43 encontros: 11 na Liga dos Campeões, 24 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal e ainda dois na Taça da Liga. Nos 1.372 minutos que disputou, o avançado internacional suíço marcou nove golos e realizou ainda duas assistências de águia ao peito.