
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Neste domingo, 6 de abril, o Benfica viaja até o Norte do país para enfrentar o Porto, no Estádio do Dragão. O Clássico é esperado por muitos, pois poderá definir qual o rumo do campeonato nesta reta final. Porém, o duelo de hoje é ainda mais especial para Bruno Lage, que irá atingir marca histórica na sua carreira como treinador.
O responsável por orientar o conjunto encarnado está prestes a completar 200 jogos enquanto técnico de uma equipa sénior de futebol. O timoneiro foi formado nas camadas jovens do Benfica e esteve ligado no Clube da Luz por muito tempo, até rumar aos Emirados e, posteriormente, ser novamente adjunto de Carlos Carvalhal no Swansea e no Sheffield Wednesday.
Bruno Lage - que tem baixa em dose dupla para hoje - ainda foi responsável por orientar a equipa B das águias em 2018, mas não durou muito tempo, pois foi promovido a treinador principal do Benfica, onde foi campeão com o conjunto da Luz. Após o título com o Glorioso, o treinador ficou um tempo sem clube e voltou à Inglaterra, para ser o treinador do Wolverhampton.
Com os wolves, o timoneiro ficou cerca de um ano no comando, quando deixou o emblema amarelo e preto para se aventurar no Brasil, no comando do Botafogo. Com o 'fogão', Bruno Lage não fez sucesso e ficou marcado como um dos responsáveis por perder o campeonato mais ganho da história, na arrancada heroica do Palmeiras em 2023.
Por fim, o treinador voltou ao Clube da Luz, no início desta época, para substituir Roger Schmidt. Ao todo, de águia ao peito, Bruno Lage soma 119 jogos pelo Benfica, onde conquistou em média 2,21 pontos por jogo disputado. Além disso, o timoneiro conta com um Campeonato Nacional em seu currículo, uma Taça da Liga e uma Supertaça Cândido Oliveira.
Adeptos do Clube da Luz encheram a Rotunda Cosme Damião para apoiar a equipa, antes do Clássico com o Porto no Estádio do Dragão
|
"Benfica! Benfica! Benfica!" – foi este o cântico que ecoou com força na tarde do passado sábado, junto à Rotunda Cosme Damião, onde centenas de Benfiquistas se reuniram para apoiar a comitiva encarnada à partida para o Clássico com o Porto. O jogo da 28.ª jornada da Liga Betclic, marcado para este domingo, será disputado no Estádio do Dragão, e os adeptos quiseram mostrar desde já que a maré vermelha está com a equipa.
O ambiente foi de grande entusiasmo e emoção, com aplausos, bandeiras ao vento e muitos cânticos a acompanhar a passagem do autocarro do Benfica, mesmo à saída do parque de estacionamento do Estádio da Luz. À medida que o veículo se aproximava, a energia dos adeptos aumentava, criando um verdadeiro momento de comunhão entre Clube e adeptos. "Força, SLB!", gritavam muitos, puxando pela sua equipa.
Este tipo de apoio fervoroso tem sido uma constante ao longo da época e ganha um significado especial em vésperas de um dos Clássicos mais intensos do futebol português. O Benfica parte para este duelo com ambições renovadas e a motivação de poder dar um passo importante na luta pelo título, e os adeptos fizeram questão de passar essa energia positiva à equipa.
Já ontem, na icónica ponte D. Luís, na cidade Invicta, o apoio à equipa das águias foi notório. Uma das claques do Benfica, os No Name Boys, deslocaram-se até à ponte e lá deflagraram petardos e utilizaram pirotecnia, gerando um ambiente de provocação, já comum neste tipo de jogos. Para além disso, houve ainda alguns membros da claque foram até às imediações do Estádio do Dragão com uma tarja que dizia: “Estão à nossa procura? Quando? Onde?"
A equipa liderada por Bruno Lage seguiu ontem rumo ao Norte, embalada pela confiança dos seus adeptos. No Dragão, espera-se um jogo intenso, mas o Benfica leva consigo a força de uma massa adepta que nunca deixa de acreditar e apoiar a equipa que mais ama. O jogo terá início a partir das 20h30, hoje, dia 6 de abril.
Confira aqui o momento:
Futebolista deverá fazer parte das escolhas de Bruno Lage no Clássico com o Porto, agendado para este domingo, 6 de abril, pelas 20h30
|
Florentino Luís vai passar do banco de suplente para a titularidade, estando apontado ao onze inicial no Clássico com o Porto. Antes do derradeiro embate, o jovem formado no Seixal recorreu às redes sociais para deixar um apelo aos adeptos, revelando que o plantel das águias conta com o apoio dos Benfiquistas.
Florentino Luís - Estamos prontos, unidos e confiantes
"Estamos prontos. Unidos, confiantes e focados no nosso objetivo. Contamos convosco, Benfiquistas", escreveu o camisola 61 dos vermelhos e brancos na legenda da publicação feita através da conta oficial de Instagram. O médio formado no Seixal partilhou apenas uma fotografia sua a correr durante a sessão de treino.
Vale destacar que, Florentino deverá ser uma das alterações no onze titular do Benfica. O centrocampista descansou diante do Farense, não tendo saltado do banco de suplentes no duelo do Estádio da Luz. No entanto, será certamente aposta do técnico setubalense no Clássico desta noite.
Recorde-se que, com a luta pelo Campeonato Nacional ao rubro, o Benfica entra este domingo, 6 de abril, no Estádio do Dragão para medir forças com o Porto (terceiro classificado). O embate entre encarnados e azuis e brancos está agendado para as 20h30, contando para a 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Na atual temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 34 embates: 20 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 2.644 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente).
Confira aqui a publicação de Florentino Luís, antes do Clássico Porto - Benfica:
Encarnados vão deslocar-se ao Estádio do Dragão este domingo, 6 de abril, pelas 20h30, num duelo que pode ajudar nas contas do Campeonato Nacional
|
Com o Clássico no Estádio do Dragão à porta, o treinador do Porto, Anselmi, continua a ponderar as melhores opções para o setor defensivo da sua equipa. Apesar da certeza de Diogo Costa na baliza — que irá disputar o seu 10.º clássico frente ao Benfica, com um registo favorável de cinco vitórias e quatro derrotas — o técnico argentino tem ainda algumas incógnitas a resolver no trio defensivo e na ala direita.
Segundo a imprensa nacional, tudo indica que Nehuén Pérez, Eustáquio e Marcano formem o eixo central da defesa. Este trio tem vindo a dar mais estabilidade ao setor recuado dos dragões, com Eustáquio a assumir um papel de líbero. No entanto, não se descarta a possibilidade de Anselmi surpreender, lançando um nome inesperado no onze inicial. A imprevisibilidade do técnico argentino tem sido uma das suas marcas, o que mantém os adeptos em suspenso quanto à configuração final da equipa.
Na ala direita, João Mário surge como a escolha mais provável. O lateral tem sido titular sob o comando de Anselmi, mas a utilização de Martim Fernandes não está fora de hipótese. O jovem de 19 anos esteve várias semanas lesionado, regressando à competição em março, na vitória em Arouca (2-0). Ainda com poucas utilizações, Martim poderá ser a aposta surpresa para um jogo de exigência máxima, mas, no entanto, não deverá de acontecer.
No meio-campo, Alan Varela e Fábio Vieira são considerados peças-chave para o equilíbrio e criatividade da equipa. O argentino tem sido o pilar defensivo na zona central, enquanto o internacional português dá qualidade à construção ofensiva. Ambos deverão alinhar de início, garantindo consistência e fluidez ao jogo dos portistas.
No ataque, Rodrigo Mora e Samu são as grandes esperanças. Ambos marcaram na última vitória dos dragões frente ao Estoril (2-1), e estão em boa forma. Pepê também deverá manter a titularidade, completando o trio ofensivo. Samu foi o autor do único golo do Porto no jogo da primeira volta frente ao Benfica.