Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A passada quinta-feira, 7 de novembro, o encontro do Chelsea na Liga Conferência voltou a mostrar um grande João Félix. O antigo avançado do Benfica mereceu a titularidade no triunfo, por 8-0, frente Noah na terceira jornada da Liga Conferência, tendo estado em destaque com dois golos apontados.
Numa primeira parte marcada por um elevado do Chelsea, o avançado, que chegou este mercado de transferências aos blues, fez o gosto ao pé aos 21 e 41 minutos. Quem também esteve em destaque foi Enzo Fernández, ex médio do Benfica, que apontou três assistências, aos 12’ para Adarabioyo, 18’ para Disasi e 21’ no golo do internacional português. Guiu (13’) e Mudryk (39’) fizeram os restantes tentos, sendo que no regresso das cabines, Nkunku (69’ e 76’) fixou o resultado em 8-0.
Lembre-se João Félix já tinha estado em destaque ao ter apontado dois golos frente ao Panathinaikos na competição. “Estou aqui para lutar por um lugar no 11 titular e depois depende do treinador para escolher quem joga, mas estou a fazer o meu trabalho e sempre que posso tento ajudar a equipa”, referiu o avançado formado no Benfica após o encontro.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – realizou dez encontros: cinco na Premier League, três na Liga Conferência e dois na Taça da Liga. Nos 553 minutos totalizados, o craque somou cinco golos e uma assistência.
Com a camisola do Benfica, João Félix realizou 43 partidas, nas quais apontou 20 finalizações certeiras e fez oito assistências, tendo conquistado o Campeonato Nacional (2018/19). O avançado haveria de rumar ao Atlético de Madrid e render aos cofres das águias uma verba recorde, 127 milhões de euros.
Confira aqui os golos de João Félix:
Estratégia de Bruno Lage para o duelo contra os alemães era uma novidade bizarra que até os próprios atletas do Glorioso estranharam a nova tática
|
0Dois dias se passaram da fatídica derrota do Benfica perante a sua 'besta negra', em novo duelo a contar para a Liga dos Campeões, a tinta continua fresca com novas críticas e revelações do que aconteceu no pré jogo em Munique. Bruno Lage terá reunido o seu plantel, dias antes do encontro, para dar a conhecer a estratégia e surpresa que queria apresentar ao clube bávaro, no entanto, os próprios jogadores encarnados sentiram-se desconfortáveis e com pouca fé na tática do técnico.
A ideia de Bruno Lage passava por apresentar uma estratégia defensiva e, ao mesmo tempo, não encarar na cara o oponente, como tinha acontecido com sucesso diante o Atlético de Madrid. Porém, é sabido que o treinador das águias é adepto de um futebol ofensivo, modelo que só poderia dar bons resultados perante o Bayern, caso houvesse contra-ataques, coisa que nunca aconteceu ao longo dos 90 minutos de jogo.
O técnico setubalense teve como inspiração a tabela classificativa e percebeu que o Bayern iria querer entrar com tudo no jogo. Por isso, o timoneiro do Benfica quis atrasar o golo aos alemães e assim conseguir que a equipa anfitriã começasse a sentir a pressão de marcar. O plano até estava a resultar, mas Jamal Musiala, à passagem do minuto 67, tranquilizou o Bayern e deitou por terra a tática defensiva montada por Bruno Lage.
Tendo conhecimento da pressão asfixiante que a equipa de Vincent Kompany aplica nos seus adversários, Bruno Lage pediu compromisso total dos seus jogadores no que dizia respeito aos papéis defensivos e, por essas mesmas razões, retirou Ángel Di Maria do onze inicial, ao entender que o argentino não tem o perfil necessário para este tipo de táticas de jogo. A ideia também passava por colocar jogadores rápidos como Kerem Akturkoglu e Zeki Amdouni, para auxiliar nos processos de transição ofensiva, cenários que nunca aconteceram, visto que o Benfica nunca chegou à área alemã.
Recorde-se que no final do encontro, vários jogadores deixaram observações sobre a tática abordada pelo Clube da Luz, como os casos de Jan.Niklas Beste que lamentou a falta de “jogadores na frente” e Renato Sanches que atirou que “a lição é não respeitar demasiado o nosso adversário”.
Depois do jogo no Algarve, o órgão de justiça desportiva portuguesa puniu de maneira severa o Clube da Luz, com uma multa de alto valor
|
0O Benfica foi multado em cerca de 5 mil euros pelo Conselho de Disciplina. Na visita ao Estádio do Algarve, em jogo diante o Farense no dia 2 de novembro, os adeptos encarnados mostraram um comportamento incorreto, valendo por consequência uma punição pesada para o Clube.
O Concelho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol relatou a má disciplina que os adeptos Benfiquistas apresentaram na casa dos leões de Faro, em que, maioritariamente, foi lançado em 12 momentos diferentes material pirotécnico na zona dos mesmos, justificando assim, os 4.460 euros de multa.
De acordo com o tal relatório das punições, "os adeptos afetos à equipa visitante, o Benfica, instalados na bancada Topo Norte, setor 4, zona ZCEAP, facilmente identificados através de camisolas e cachecóis alusivos ao clube, arremessaram um isqueiro para dentro do retângulo de jogo, não atingido qualquer elemento, tendo sido prontamente retirado pelo Diretor de Segurança do clube visitado, evitando assim qualquer interrupção no jogo". Com este comportamento, o Benfica foi também punido em 510 euros.
De recordar que, apesar deste lamentável comportamento que originou duas multas para o Clube, a equipa encarnada, triunfou sobre o Farense, por 1-2, com golos de Álvaro Carreras (21') e Vangelis Pavlidis (54'). A surpresa inicial, ao ter sofrido no minuto 15 da primeira parte por Darío Poveda, não foi suficiente para derrubar as águias e impedir o emblema de ocupar a terceira posição da Liga Portugal Betclic, com 22 pontos.
Vale destacar que, após o jogo diante do Bayern, o Benfica volta aos relvados para medir forças com o Porto, no Estádio da Luz. O encontro está agendado para o próximo domingo, 10 de novembro, em duelo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Italianos entraram na corrida por guardião cobiçado pelo Glorioso, no entanto, não são os únicos interessados
|
0Álex Padilla é o mais recente alvo apontado ao Benfica, sendo visto como uma possível alternativa a Anatoliy Trubin. No entanto, Rui Costa pode ter a vida complicada, tendo em conta os interessados no guarda-redes do Athletic Bilbao.
Segundo informa o jornalista turco, Ekrem Konur, através da rede social X (antigo Twitter), o atleta de 21 anos está na mira do Girona e da Juventus. Com os espanhóis e os italianos na corrida, Rui Costa terá de 'arregaçar as mangas' de forma a conseguir a contratação do guardião mexicano.
Em 24/25, Álex Padilla – atualmente avaliado em 2 milhões de euros – foi aposta do Athletic Bilbao em cinco encontros da Liga Espanhola. Nos 320 minutos em campo, o guardião de 21 anos sofreu seis golos.
Durante esta temporada, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – participou em 14 duelos: quatro na Liga dos Campeões e nove na Liga Portuguesa e um na Taça da Liga. Nos 1.260 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o guardião ucraniano sofreu 11 golos.
Trubin chegou ao Benfica no verão de 2023, oriundo do Shakhtar Donetsk, a troco de 10 milhões de euros, mais 1 em objetivos. O emblema ucraniano reservou, ainda, direito a 40% de uma futuro mais-valia. O atleta de 22 anos tem contrato até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.