
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de ter causado polémica ao custar 25 milhões de euros ao Benfica, Orkun Kokçu começa já a mostrar o porquê de ter sido o reforço mais caro da história do Clube da Luz, tendo entrado para uma lista restrita no duelo do passado sábado, 3 de maio, frente ao Estoril.
A viver a sua segunda temporada de águia ao peito, Kokçu, que fez um grande jogo no Estádio António Coimbra da Mota, assinalou na Amoreira a sua 11.ª assistência na presente temporada. Pois bem, este valor somado ao da época transata perfaz um total de 20 passes para golo, número esse que coloca o internacional turco na história do Benfica.
De acordo com os dados disponibilizados pela plataforma especializada Playmaker também João Vieira Pinto, Poborsky, Calado, Simão, Nuno Gomes, Petit, Di María, Carlos Martins, Cardozo, Saviola, Aimar, Gaitán, Maxi, Salvio, Jonas, Pizzi, André Almeida, Grimaldo, Rafa Silva, Cervi, João Mário, David Neres e Aursnes se juntam a Kokçu na listagem de atletas com 20 ou mais assistências pelo Benfica, nas últimas 30 temporadas.
Importa recordar que, Orkun Kokçu tem vindo a ser associado ao Liverpool de Arne Slot. Apesar de estar vinculado com o Benfica até junho de 2028, tendo contratado válido por mais três anos, o camisola 10 pode abandonar a Catedral, uma vez que o técnico neerlandês é bastante apreciador do médio.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 48 embates: 12 na Liga dos Campeões, 31 na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 3.768 minutos totalizados, o camisola 10 fez o gosto ao pé por 11 ocasiões.
Confira aqui a publicação:
Dirigente dos encarnados proferiu algumas críticas no final da partida frente ao Estoril e as suas declarações vão ser agora avalaidas pela APAF
|
Depois de terem apresentado queixa contra Rui Costa na sequência das críticas e do comunicado que foi publicado após o empate diante o Arouca, a APAF vai analisar as declarações que o Líder do Benfica proferiu no final do encontro frente ao Estoril, que terminou com um triunfo das águias e onde o Dirigente pediu uma arbitragem unânime.
Pelo que o Record avançou na edição impressa desta segunda-feira, 5 de maio, a instituição responsável pela tutela dos árbitros do futebol português vai analisar as declarações do Presidente do benfica, de forma a entender se há ou não conteúdo que lhes permita apresentar queixa no Conselho de Disciplina da FPF, de forma a que a mesma instaure um processo disciplinar a Rui Costa.
Vale lembrar que, no final do encontro frente aos canarinhos, em resposta às perguntas feitas pela CMTV e SIC, o Líder dos Benfiquistas pede uma arbitragem mais responsável. “Que [a arbitragem] seja melhor para todos”, começou por dizer.
De seguida, Rui Costa afirmou que não está a mencionar nenhum momento específico do encontro, mas atirou que ninguém fica indiferente ao que acontece dentro de campo: “Não vou protestar penáltis que não existiram, mas andamos cá há muito tempo, há muitas faltinhas, muitas situações de jogo em que percebemos o que está a acontecer”.
Rui Costa - Muitas situações de jogo em que percebemos o que está a acontecer
Caso a APAF decida avançar com uma queixa contra o Presidente do Benfica, está a será a repetição de um acontecimento que já tinha decorrido durante o mês de abril, depois da instituição ter feito caso devido ao comunicado emitido pelos encarnados após os erros de António Nobre, frente ao Arouca. Caso o Conselho de Disciplina dê um aval à APAF, Rui Costa poderá ficar sobre a alçada de dois processos disciplinares distintos.
Futebolista está a viver uma excelente época com o Manto Sagrado dos vermelhos e brancos, sendo uma figura de destaque do plantel
|
Nicolás Otamendi está em grande plano depois de ter apontado o segundo golo do Benfica frente ao Estoril e de ter sido considerado o Homem do Jogo. Após ter quebrado mais um recorde na Amoreira, mostrando que velhos são os trapos, o nosso Jornal analisou à lupa o desempenho do capitão, que já valeu mesmo nove pontos ao Glorioso na presente temporada desportiva.
A viver a época mais goleadora da carreira, o camisola 30 do Benfica já fez o gosto ao pé nos duelos da Liga Portugal Betclic frente ao Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense, Porto, AVS e Estoril. Já na Champions League, Otamendi faturou também diante do Barcelona, somando já sete tiros certeiros na sua conta pessoal em 2024/25.
Indo mais a fundo, os golos de Otamendi, que tem ainda o futuro incerto no Clube da Luz, podendo estar apontado à saída no final do contrato, acabaram por ser decisivos nos encontros frente ao Estoril (1-2), Estrela da Amadora (3-2) e Moreirense (3-2), valendo assim nove pontos ao Benfica no Campeonato.
Importa destacar que, no que respeita ao futuro do capitão, Rui Costa deseja manter o central na formação de Bruno Lage, assim como o técnico setubalense, querendo renovar o vínculo com o defesa para a temporada 2025/26. Perante a intenção dos responsáveis da Catedral, Otamendi já terá dado uma resposta aos dirigentes do Glorioso.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 47 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 4.145 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou sete golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense, Barcelona, Porto, AVS e Estoril) e fez três assistências.
Em análise ao que resta disputar na prova de regularidade, o jornalista do Record considera que a performance dos dois candidatos aos título não é excecional
|
Concluída a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic, Benfica e Sporting partem para o dérbi decisivo taco a taco, empatados na liderança, com 78 pontos. A menos de uma semana do encontro de todas as decisões, Rafael Soares fez uma retrospetiva do que foi o percurso de cada uma das equipas, dando mais ênfase aos encarnados.
Na mais recente edição do programa ‘Record na Hora’, o jornalista voltou a salientar a fraqueza que tem sido o calcanhar de Aquiles do Benfica na presente temporada e que se voltou a verificar frente ao Estoril. “É um padrão estas segundas partes do Benfica, mas as explicações de Bruno Lage também são um padrão”, começou por dizer.
Rafael Soares voltou a referir que o setubalense voltou a fazer uma análise que causou alguma estranheza a quem o estava a ouvir. Num encontro em que o Glorioso teve de sofrer para ganhar, Lage referiu que a equipa controlou o jogo: “No jogo com o Farense, que o Vítor Pinto referiu à bocadinho, lembro-me também que Bruno Lage falou de tal maneira, que parecia que estava a ouvir a descrição do trio Messi, Suárez, Neymar”.
Rafael Soares - Bruno Lage falou de tal maneira, que parecia que estava a ouvir a descrição do trio Messi, Suárez, Neymar
Sobre a referência ao Liverpool, o jornalista ironizou com a situação. “Também falou do Liverpool, se calhar o adversário do Benfica é o Manchester City de Guardiola, se calhar é e estamos todos enganados. Mas a verdade é que Bruno Lage está a lutar contra uma equipa que já teve três treinadores esta temporada. João Pereira e Rui Borges seguiram a Rúben Amorim”, acrescentou.
Rafael Soares - O campeonato do Benfica não é nada de excecional e nem será se for campeão
Por fim, tendo em contas as pontuações das duas equipas, o jornalista do Record voltou a vincar que o vencedor da Liga Portugal Betclic será o candidato ‘menos mau’: “Portanto, o campeonato do Benfica não é nada de excecional e nem será se for campeão, como o Sporting. Já disse que será o campeão menos mau”.
Confira aqui o vídeo: