
Futebol
Alto dirigente diz que 2021 "foi o período mais conturbado da História do Benfica"
20 Set 2025 | 16:04
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Set 2025 | 20:35 |
O Benfica voltou às vitórias no campeonato ao derrotar o AFS por 3-0. Em declarações no final da partida, José Mourinho assumiu ter ficado muito mais agradado com a resposta que os jogadores deram, depois de dois jogos sem vencer, e referiu que "havia coisas que tinha de mudar", uma vez que não estava tudo bem.
"Era importante ganhar, era o mais importante. Conseguimos meter no primeiro tempo algumas das coisas que pensámos e trabalhámos ontem. Mas eu disse no banco aos colegas que o cérebro humano é uma coisa complexa. O adversário a parar muito o jogo de forma inteligente. Marcámos o golo e o jogo mudou. Na segunda parte o jogo já não tem história, fomos dominadores. Eles não vinham de um período não fácil, era preciso fazer um golo que os libertasse um bocadinho", começou por dizer o técnico.
J. Mourinho: "Percebi que havia coisas que eu tinha de mudar, obviamente"
O técnico comentou a expressão que utilizou na conferência de apresentação como treinador do Benfica: "Meti dois dedos. Pedi coisas novas. Joguei contra eles e analisei-os muito bem antes e depois. Não foi chegar a um Clube que tinha visto um ou dois jogos. Percebi que havia coisas que eu tinha de mudar, obviamente. Era preciso libertá-los do momento negativo, as pessoas não percebem isto. Obviamente que o treinador que sai sofre mais, mas os jogadores sofrem. Disse-lhes que, como jogadores de clube grande, têm de desfrutar. Com o 3-0, o jogo acaba e eles vêm também de uma série e de um jogo de Champions, mas os níveis de ambição na 2.ª parte foram altos. Estou contente por eles e pelo Benfica. Sou o treinador, tenho dois dias de trabalho, era importante para mim também, mas o mais importante era o Benfica ganhar", afirmou.
J. Mourinho: "Consensual? Não acredito"
José Mourinho abordou a receção dos adeptos: "Senti-me bem-vindo, consensual não acredito. Mas sinto a confiança para dar muito ao pedal, para trabalhar e dar os resultados que todos nós queremos". Questionado sobre a derrota que teve na estreia pelos encarnados há 25 anos, o treinador diz não ligar a esses números.
"Não sou supersticioso, não tenho essa referência. Faz hoje 25 anos que fui treinador principal pela primeira vez, mas tenho a capacidade de bloquear esse tipo de emoções. Depois de perdermos os primeiros pontos da época, hoje era fundamental ganhar", concluiu.
Na flash interview, reforço ucraniano disse estar muito feliz e diz que "é um sonho de criança" poder estar junto de grande nome do desporto-rei
20 Set 2025 | 20:22 |
Georgiy Sudakov marcou o primeiro golo do Benfica na vitória dos encarnados sobre o AFS (3-0), que se realizou durante este sábado, dia 20 de setembro. Na flash interview, o reforço ucraniano disse estar muito feliz e que "é um sonho de criança" poder trabalhar com José Mourinho.
Sudakov sobre José Mourinho: "É um sonho de criança"
"Para mim, é um sonho de criança, nem posso acreditar. É verdade e quero crescer com ele, todos os dias. Nós podemos fazer algo especial com José Mourinho", disse o jogador, depois de agradecer aos companheiros de equipa e a Bruno Lage que abandonou a Luz.
Sudakov: "Quero agradecer também ao Bruno Lage"
"Sentimento fantástico. Obrigado a todos os meus companheiros. Fãs fantásticos, após um mau resultado. Nós levamos o apoio após o jogo. Agora precisamos de crescer com um novo treinador. Quero agradecer também ao Bruno Lage, mas agora temos um novo treinador, José Mourinho, toda a gente conhece-o e só posso agradecer aos meus colegas, equipa e fãs".
Georgiy Dudakov explicou ainda que o festejo do golo foi dedicado à família: "Estou feliz, muito feliz. Primeiro golo, primeira vitória. Foi um prazer com os meus colegas. Festejo? Foi para a minha família, a minha filha nasceu há três dias. Foi um beijo e amor para eles", terminou.
Georgiy Sudakov - avaliado em 32 milhões de euros - foi oficializado como reforço do Benfica no dia 30 de agosto. O criativo chegou ao Clube da Luz oriundo do Shakhtar Donetsk, a troco de 27 milhões de euros, mais 5 por objetivos. O clube ucraniano ficou, ainda, com 25% de uma futura venda, segundo informaram os encarnados. O jogador leva um golo e uma assistência em três jogos pelos encarnados.
Na Vila das Aves, a equipa encarnada teve algumas dificuldades em penetrar o bloco avense na primeira parte, mas dominou toda a segunda parte
20 Set 2025 | 20:00 |
O Benfica venceu, este sábado, dia 20 de setembro, o AFS por 2-0. No jogo de estreia de José Mourinho no banco dos encarnados, Sudakov, inaugurou o marcador aos 45+3 minutos. Já na segunda parte, Vangelis Pavlidis (57' g.p.) deu maior conforto ao marcador e Franjo Ivanovic (63') fechou as contas. Reveja todas as incidências da partida.
Na Vila das Aves, a equipa encarnada teve algumas dificuldades em penetrar o bloco avense, mas conseguiu marcar no último suspiro da primeira metade. Aos 45+3', Georgiy Sudakov aproveitou a confusão instalada na área contrária e rematou contra um defesa. Na segunda tentativa, bateu Simão Bertelli e fez o 1-0.
Na segunda parte, as águias dominaram em toda a linha e chegaram ao segundo de grande penalidade, depois de Sidi Bane acertar com o cotovelo na face de Otamendi. Vangelis Pavlidis (57') foi chamado a marcar e não falhou. Aos 63', o grego picou a bola para Franjo Ivanovic. O croata que estava no centro da área, fez uma simulação de corpo e, de primeira, fez o terceiro.
Com esta vitória – a oitava em 11 jogos na presente temporada –, o Benfica passa a somar 13 pontos em cinco jogos na Liga Portugal Betclic. A turma de José Mourinho ocupa, à condição, o segundo lugar, com 13 pontos. O Porto é primeiro classificado com 18 pontos (mais um jogo).
O Benfica volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 23 de setembro, às 20h15, no Estádio da Luz, diante do Rio Ave. O jogo diz respeito à primeira jornada (em atraso) da Liga Portugal Betclic e será disputado frente à formação liderada por Sotiris Sylaidopoulos.
Golo de Georgiy Sudakov (1-0):
Golo de Vangelis Pavlidis (2-0):
Golo de Franjo Ivanovic (3-0):
Ex futebolista das águias diz que advogado de 52 anos de idade é a pessoa certa para suceder a Rui Costa como máximo dirigente dos encarnados
20 Set 2025 | 16:22 |
Cristóvão Carvalho anunciou que conta com o apoio de Carlos Gamarra, antigo central paraguaio que passou pelo Benfica em 1997/98, na corrida à presidência dos encarnados. O ex futebolista das águias diz que o advogado é a pessoa certa para suceder a Rui Costa.
Carlos Gamarra: "O Benfica mudou a minha vida e nunca deixarei de me orgulhar de ter feito parte desse Clube gigante"
“Tive a honra de vestir esta camisola, que carrega tanta história e tanta paixão. O Benfica mudou a minha vida e nunca deixarei de me orgulhar de ter feito parte desse Clube gigante”. O ex-internacional paraguaio considera que Cristóvão Carvalho reúne as qualidades necessárias para liderar o Benfica.
Carlos Gamarra: "Declaro o meu apoio a Cristóvão Carvalho"
“Todos sabemos que o Benfica precisa recuperar a grandeza que já teve noutros tempos, uma força e respeito, seja em Portugal, como na Europa. É por isso que eu declaro o meu apoio a Cristóvão Carvalho na sua candidatura à presidência do Sport Lisboa e Benfica.”
Para Gamarra, o candidato demonstra a ambição certa: “Vejo no Cristóvão a coragem que é necessária para conduzir o Clube de volta ao lugar que merece, no topo. Eu sei o que significa vestir esta camisola dentro de campo e acredito que o Cristóvão vai saber honrá-la fora dele, devolvendo ao Benfica o futuro com que todos os sócios e adeptos sonham.”
Cristóvão Carvalho é um dos seis candidatos assumidos às eleições dos órgãos sociais do Benfica para o quadriénio 2025-2029, agendadas para 25 de outubro, juntamente com Rui Costa, o gestor João Noronha Lopes, o empresário e antigo presidente Luís Filipe Vieira (que falou sobre José Mourinho), o advogado João Diogo Manteigas e o industrial Martim Mayer.
C. Carvalho promete Champions: