Futebol
José Mourinho comenta despedimento de Ruben Amorim do Manchester United
06 Jan 2026 | 14:28
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
11 Set 2024 | 13:44 |
José Mourinho continua a cumprir os primeiros meses ao serviço do Fenerbahçe, sendo que agora o antigo treinador do Benfica voltou a abordar a possibilidade de assumir a Seleção Nacional.
"O meu objetivo é fazer tão bom trabalho no Fenerbahçe que queiram que fique mais tempo. Tive oportunidades no passado, do meu país e da Inglaterra, e sempre recusei, é o tipo de trabalho que não me deixaria feliz. Um ou dois jogos por mês, ter um Europeu ou Mundial de dois em dois anos, trabalho de escritório, ir observar jogadores…”, começou por referir o técnico em entrevista à ‘HT Sport’.
"Ser treinador da Seleção Nacional não é para mim"
“Ser treinador da Seleção Nacional não é para mim, tenho demasiada energia para gastar. Se calhar será perfeito algum dia quando esteja mais velho e cansado, mas agora não”, acrescentou ainda José Mourinho ao canal turco.
Recorde-se que na mesma entrevista o antigo técnico do Benfica abordou a experiência vivida na Turquia, nomeadamente os primeiros meses ao serviço do conjunto de Istambul.
“É muito diferente de Inglaterra onde morava a 10 minutos do estádio e ia a pé para casa no fim do jogo. As pessoas lá vivem o jogo durante 90 minutos, mas depois têm as suas vidas durante a semana. Aqui não conseguia caminhar 10 metros. Sinto muito as expectativas das pessoas, mas gosto dessa pressão e emoção. Estou cá para ajudar o clube, os jogadores e os adeptos a alcançar o que desejam e darei o melhor de mim. Na altura havia três candidatos à presidência e todos vieram falar comigo. Fizeram-me sentir o quanto me queriam. Eu também estava motivado por vir para um novo país e ajudar o clube na ambição de acabar com um período difícil"
Vale relembrar, também, que José Mourinho esteve no comando técnico do Benfica durante uma única época, em 2000/2001, onde, em 11 jogos, conquistou seis vitórias. O timoneiro português passou ainda pelo rival do Norte, Porto, antes de rumar a aventuras europeias, como o Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e a Roma, esta a mais recente, acabando mal, uma vez que o 'Special One' foi despedido, após resultados menos positivos da turma romana.
Técnico encarnado fez antevisão ao embate da próxima quarta-feira, diante dos arsenalistas, a contar para a meia-final da Taça da Liga
06 Jan 2026 | 15:33 |
José Mourinho fez, esta terça-feira, a antevisão ao Benfica – Braga, relativo às meias-finais da Allianz Cup. Em conferência de imprensa, o técnico abordou a onda de lesões no plantel das águias, o despedimento de Ruben Amorim e as ausências de Enzo Barrenechea e Gonçalo Oliveira.
Lesões no Benfica: “Não é fácil”
"Há sempre necessidade não diria de reinventar, mas de adaptar. E principalmente porque nos vão faltar opções em termos de rotatividade, em termos de um segundo jogador para cada posição. Vamos ter de fazer um bocadinho de exercício, digamos. Se não há António Silva e se há Tomás e Otamendi, obviamente que o terceiro virá de baixo. Neste caso, o Gonçalo Oliveira. E por aí fora. Mas agarramo-nos também à equipa B e ao trabalho que fazemos com eles. Às vezes um jogador está lesionado duas semanas e não joga dois jogos, neste caso não joga seis. Não é fácil, mas vamos embora"
Aposta nos jovens: “Gonçalo Oliveira estará no banco amanhã”
"Estamos numa situação em que ainda nos conseguimos equilibrar. Dar o exemplo do Gonçalo Oliveira: amanhã estará no banco. Mas está ali à porta. Podia dar-lhe obviamente mais exemplos. Sem o Enzo, o Prioste está à porta. Com Dahl, a porta está fechada para o José Neto entrar. Mas, se eventualmente abrisse, ele está perto da porta. Temos vindo a abordar os nossos problemas sempre da mesma maneira”
Antevisão jogo com o Braga: “Tem tudo para ser um bom jogo”
"Às vezes as vossas perceções de fora, que são obviamente legítimas e muitas vezes têm como base o que veem, não são coisas que os treinadores quiseram que acontecesse. Às vezes os jogos vão em direções que os treinadores não querem. Mas isto nem sequer é um jogo a pontos, tem de acabar com um vencedor. E daquilo que conheço do Braga, e sem ter uma relação muito próxima com o Carlos [Vicens], conhecendo o processo de formação, também não acredito que vá ali pensar 'vamos aguentar até ao minuto 90 que depois há penáltis e é uma lotaria'. Tem tudo para ser um bom jogo, tal como o de Braga"
Despedimento de Ruben Amorim: “[Pressão?] Não percebo porquê”
"Um fator de pressão para os treinadores em Portugal não percebo porquê. Mas cada treinador responderá por si próprio. Para mim não. A minha carreira no Man. United conheço bem. O motivo pelo qual acabei por sair também conheço bem. Mas como sempre faço, ou tento fazer, quando saio de um clube fecho a porta. O que se passou com o Ruben é uma coisa que só o Ruben poderá analisar. Conhecendo-o mais ou menos bem, acredito que o fará. Se ele depois o fará convosco e tornará pública a sua visão da situação, já é uma coisa que não sei"
Lesão de Enzo Barrenechea: “Foi decidido tratamento não cirúrgico”
"O que posso dizer do Enzo é que foi decidido o tratamento conservador, não cirúrgico. Se houvesse, a época tinha acabado. Tendo em conta que precisamos dele e tendo em conta a avaliação que ele e o departamento médico fizeram, há boas possibilidades de poder recuperar de maneira, digamos, não cirúrgica. De modo mais conservador, reforçando a área e tudo mais. E nesse sentido, vamos ver. Pode ser que chegue ao jogo com o FC Porto. Se não chegar, pode ser que chegue ao Rio Ave. Mas, claramente, amanhã não. E eventualmente a uma final, também não”
Primeiro troféu pelo Benfica? “Gostava muito que acontecesse”
"Pessoalmente não vai mudar grande coisa. Mas gostava muito que acontecesse. Para o Benfica, mais uma ou menos uma Taça da Liga, menos um troféu ou mais um troféu no museu, não vai mudar a história. Mas a alegria dos adeptos e um grupo que merece muito é aquilo que, no fundo, cativa a que haja esta ambição”
Defesa-central dos encarnados estava previsto ser titular diante do Estoril, mas acabou por sentir um pequeno toque na lesão
06 Jan 2026 | 15:13 |
José Mourinho abordou a lesão de António Silva, que esteve para ser titular do Estoril, e confirmou a ausência no Benfica – Braga. Na antevisão do encontro diante dos arsenalistas, o técnico do Clube da Luz - que também falou de Enzo Barrenechea - afirmou que, na ausência do internacional português, o substituto será Gonçalo Oliveira.
"O terceiro virá de baixo. Neste caso, o Gonçalo Oliveira"
“Há sempre necessidade não diria de reinventar, mas de adaptar. E principalmente porque nos vão faltar opções em termos de rotatividade, em termos de um segundo jogador para cada posição”, respondeu José Mourinho, quando questionado sobre a onde de lesões no plantel do Benfica.
“Vamos ter de fazer um bocadinho de exercício, digamos. Se não há António Silva e se há Tomás e Otamendi, obviamente que o terceiro virá de baixo. Neste caso, o Gonçalo Oliveira. E por aí fora. Mas agarramo-nos também à equipa B e ao trabalho que fazemos com eles”, finalizou José Mourinho.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – participou em 25 partidas. Nos 2.023 minutos em campo, o defesa central ainda não somou qualquer golo ou assistência. O internacional português tem contrato até junho de 2027.
O embate entre Benfica e Braga, a contar para as meias-finais da Allianz Cup, está agendado para a próxima quarta-feira, 7 de janeiro de 2026. O pontapé de saída será dado às 20h00 no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, palco habitual da final four da competição. A transmissão televisiva da partida ficará a cargo da SportTV 1.
Médio falhou jogo com o Estoril depois de ter feito publicação que deixou adeptos dos encarnados à beira de um ataque de nervos
06 Jan 2026 | 14:49 |
José Mourinho revelou que Enzo Barrenechea não está disponível para o Benfica – Braga. Na antevisão da meia-final da Allianz Cup, o técnico dos encarnados - que também comentou o despedimento de Amorim - afirmou, porém, que o argentino não vai ser operado, o que obrigaria a uma paragem até final da presente temporada.
"Há boas possibilidades de poder recuperar de maneira não cirúrgica"
“O que posso dizer do Enzo Barrenechea é que foi decidido o tratamento conservador, não cirúrgico. Se houvesse, a época tinha acabado. Tendo em conta que precisamos dele e tendo em conta a avaliação que ele e o departamento médico fizeram, há boas possibilidades de poder recuperar de maneira não cirúrgica”, revelou José Mourinho.
“De modo mais conservador, reforçando a área e tudo mais. E nesse sentido, vamos ver. Pode ser que chegue ao jogo com o Porto. Se não chegar, pode ser que chegue ao Rio Ave. Mas, claramente, amanhã não. E eventualmente a uma final, também não”, finalizou o técnico dos encarnados.
O embate entre Benfica e Braga, a contar para as meias-finais da Allianz Cup, está agendado para a próxima quarta-feira, 7 de janeiro de 2026. O pontapé de saída será dado às 20h00 no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, palco habitual da final four da competição. A transmissão televisiva da partida ficará a cargo da SportTV 1.
Esta temporada, com camisola do Benfica, Enzo Barrenechea – avaliado em 15 milhões de euros – realizou 29 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Supertaça e um na Taça da Liga. Nos 2.374 minutos em que esteve em campo, o médio marcou um golo e fez uma assistência.