Futebol
Renovação de António Silva: eis o ponto de situação do defesa do Benfica
10 Fev 2026 | 13:36
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Ago 2024 | 17:12 |
A horas do embate entre o Benfica e o Estrela da Amadora, aponta-se para o regresso de Orkun Kokçu à titularidade da turma de Roger Schmidt, 'sentando' Leandro Barreiro, reforço de verão das águias.
Com a esse cenário seguro pelo turco, o cenário mais provável é que Gianluca Prestianni rume para o flanco direito, deixando uma posição mais central para Kokçu , que cobrirá as costas de Vangelis Pavlidis. A outra hipótese em cima da mesa é dispensar um dos médios centro dos encarnados, ou Leandro Barreiro ou Florentino, para colocar Kokçu ao lado de um deles, confiando em Marcos Leonardo para ter um apoio mais direto ao ponta-de-lança com Prestianni na direita.
Contudo, qualquer que sejam os ajustes no onze, Kokçu, segundo informa o jornal Record, tem o seu nome garantido. O camisola 10 deverá ser titular na Luz pela primeira vez desde o dia 12 de maio, em que saiu aos 75 minutos aquando do triunfo de 5-0 diante do Arouca.
Questionado sobre as opções que iria tomar para o jogo de hoje, o técnico alemão deixou as dúvidas no ar: “Fiquei muito satisfeito com as substituições do último jogo. Os jogadores que entraram, como o Marcos [Leonardo], o Orkun [Kökcü] e o Tiago [Gouveia] trouxeram essa energia renovada, e claro que são sempre bons argumentos para ter a opção de começar no jogo. Vamos ver. Eles estiveram muito bem, estão em boa forma”, disse Schmidt, na antevisão ao jogo com o Estrela da Amadora.
Ao todo, nos 2.713 minutos que disputou com o Manto Sagrado, Orkun Kokçu apontou sete golos e fez 11 assistências. Recorde-se que Kokçu chegou ao Benfica no início da temporada 2023/24, oriundo do Feyenoord, a troco de uma verba a rondar os 25 milhões de euros, tornando-se a contratação mais cara da história do Clube da Luz.
Futebolista que chegou a treinar sob as ordens do treinador dos encarnados terá um novo desafio pela frente nesta segunda metade da época
10 Fev 2026 | 15:46 |
O Al Nassr emprestou Jhon Durán ao Zenit São Petersburgo. A confirmação foi feita através das redes sociais do emblema russo. O atacante colombiano foi assim cedido pelo clube saudita, onde militam os portugueses Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus e João Félix, os últimos dois com passagem pelo Benfica.
"O Zenit e o Al Nassr chegaram a acordo para a transferência do avançado para o clube de São Petersburgo. O contrato de empréstimo vai até ao final da época 2025/26", pode ler-se no comunicado partilhado pelo clube de São Petersburgo, sem revelar se o mesmo terá ou não uma cláusula de compra do atleta.
Jhon Durán, que chegou a estar no radar do Benfica nos últimos mercados de transferências, recorde-se, foi contratado pelo Al Nassr em janeiro de 2025, quando os sauditas pagaram ao Aston Villa cerca de 77 milhões de euros. Pela equipa de Riade, o colombiano realizou 18 jogos oficiais e marcou 12 golos.
Este será o segundo clube que Jhon Durán irá representar na presente época, depois de ter sido emprestado, durante o verão, ao Fenerbahçe, onde chegou a trabalhar às ordens de José Mourinho. Além disso, o colombiano chegou a defrontar o Benfica em três ocasiões, duas na Liga dos Campeões e uma na Eusébio Cup, onde marcou um golo.
Na presente temporada, ao serviço do Fenerbahçe, Jhon Durán - avaliado em 32 milhões de euros - já realizou o total de 21 partidas oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, duas na Taça da Turquia e uma na Supertaça. Nos 1.130 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado registou cinco golos e duas assistências.
Imprensa destaca a evolução consistente que os dois atletas têm vindo a demonstrar desde que treinador português assumiu comando técnico
10 Fev 2026 | 14:50 |
Andreas Schjelderup e Gianluca Prestianni são os maiores protagonistas do Benfica. A dupla de craques, que esteve muito perto de deixar as águias no mercado de inverno, é a responsável por revolucionar o futebol dos encarnados, sob a batuta de José Mourinho.
Apesar de José Mourinho ter frisado que ambos os extremos precisam de afinar a finalização, a verdade é que, conforme o jornal A Bola revelou, os dois jovens futebolistas têm mostrado sinais de uma evolução consistente, sob a orientação do treinador português.
Pelo que o diário desportivo explica, a pressão alta, ainda no meio-campo adversário, é um dos traços a que o Special One não quer abdicar, e os dois jogadores em questão têm demonstrado que estão a evoluir nesse aspeto, ficando mais próximos de atingir os requisitos traçados pelo treinador do Benfica.
Andreas Schjelderup tem sido o atleta que mais teve de mostrar que merece as oportunidades que tem vindo a receber. Depois de vários rumores que colocavam o extremo nórdico na porta de saída dos encarnados, a exibição frente ao Real Madrid e os ensinamentos do Special One deram uma nova vida ao norueguês.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup - avaliado em 14 milhões de euros - já realizou o total de 28 jogos oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.384 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o nórdico registou cinco golos e três assistências.
Antigo extremo esquerdo do Clube da Luz fez das suas em mais uma partida do campeonato turco, esta respeitante à 21.ª jornada
10 Fev 2026 | 14:24 |
Kerem Aktürkoğlu foi a principal figura da vitória do Fenerbahçe frente ao Gençlerbirligi, por 3-1, em jogo da 21.ª jornada da Superliga turca. O antigo extremo do Benfica marcou dois dos três golos da equipa da casa, todos apontados ainda na primeira parte, num encontro resolvido cedo e que confirmou o bom momento do conjunto de Istambul.
A jogar perante os seus adeptos, o Fenerbahçe entrou determinado e inaugurou o marcador aos 16 minutos. Após intervenção do VAR, foi assinalada grande penalidade, convertida por Anderson Talisca, outro nome bem conhecido dos benfiquistas, que colocou a equipa em vantagem logo na fase inicial do encontro.
Pouco depois, Aktürkoğlu - que deixou um desabafo depois do jogo - começou a assumir protagonismo. Aos 27 minutos, o extremo finalizou com sucesso depois de um passe de calcanhar de Asensio, surgindo isolado frente ao guarda-redes. Seis minutos depois, voltou a aparecer em zona de finalização, desta vez após assistência de Mert Müldür, fixando o 3-0 com que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte, o ritmo baixou e o Gençlerbirligi conseguiu reduzir. Aos 55 minutos, Sekou Koita aproveitou uma das poucas aproximações à baliza adversária para marcar o golo de honra da equipa visitante, sem, no entanto, colocar em causa o desfecho da partida.
Com este triunfo, o Fenerbahçe soma 49 pontos e mantém-se na luta pelos lugares cimeiros do campeonato, somando a quinta vitória nos últimos seis jogos. Na próxima jornada, a equipa desloca-se ao terreno do Trabzonspor, enquanto o Gençlerbirligi, com 22 pontos, recebe o Çaykur Rizespor.