
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Orkun Kökçü já foi apresentado aos adeptos do Besiktas com direito a estádio cheio. O médio saiu do Benfica via empréstimo com obrigação de compra de 25 milhões de euros mais 5 em bónus. À chegada ao país de origem, o treinador do emblema turco falou da sua contratação e mostrou-se radiante com o mercado que o clube está a protagonizar e encheu-se de otimismo para a próxima temporada.
Ole Gunnar Solskjær: "O Orkun [Kokçu] é, sem dúvida, um grande jogador"
"Estamos a contratar jogadores interessantes. Estamos ansiosos pelo início da temporada. (...) O problema que tivemos no ano passado foi não conseguirmos marcar golos. Quando cheguei, o Besiktas não estava devia estar. Este ano temos fé. Estamos com uma energia muito positiva", começou por dizer Solskjaer, em declarações ao 'TRT Sports'.
O treinador norueguês, que já comandou o Manchester United, aplaudiu a chegada do médio proveniente do Benfica: "Os nossos adeptos foram incríveis na cerimónia de apresentação do Orkun Kökçü. Pretendemos construir a equipa que eles querem ver esta temporada. O Orkun é, sem dúvida, um grande jogador". A qualidade do turco é, para Solskjaer, incontestável, e por isso, irá auferir um salário milionário.
Ole Gunnar Solskjær: "O objetivo é criar uma equipa lendária, que entrará para a história do Besiktas"
"O nosso presidente deixou clara sua intenção de criar uma equipa de alto nível durante o processo de transferências. O objetivo é criar uma equipa lendária, que entrará para a história do Besiktas", concluiu Solskjaer. O clube turco protagonizou a transferência mais cara da sua história ao garantir os serviços de Kökçü. Até à data, de entradas, para além do médio, contrataram apenas Tammy Abraham e Jurasek, também por empréstimo proveniente do Benfica.
Em 2024/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kökçü – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos em campo, o camisola 10 dos encarnados apontou 12 golos e deu 11 assistências.
Jornalista português prestou declarações e fez questão de referir que a felicidade não assistiu ao craque turco enquanto esteve ao serviço dos encarnados
|
Orkun Kokçu, que se transferiu do Benfica - que recebeu boas novidades relativas a outro negócio com o Chelsea - para o Besiktas, chegou em grande ao clube de Istambul, sendo recebido por milhares de adeptos. Rafael Soares, jornalista do Record, já comentou a situação do craque turco, revelando que o mesmo nunca foi feliz nos encarnados.
Rafael Soares: "Kökçü nunca foi propriamente muito feliz no Benfica"
"Primeiro, é uma declaração de amor ao Besiktas. Em segundo, parece-me claramente que Kökçü já não estava feliz no Benfica. Aliás, Kökçü nunca foi propriamente muito feliz no Benfica", começou por dizer o jornalista português sobre o novo camisola 10 das águias negras.
"Parece-me que agora [Kökçü] já não gostava muito de jogar futebol. Viu-se contra o Auckland City, pela forma como falou a Bruno Lage e depois como tudo foi desmentido, referindo dizendo que tinham uma boa relação os dois. É obvio que houve uma relação tremida", acrescentou Rafael Soares, deixando claro o motivo da saída do turco.
Rafael Soares: "O Benfica ainda não contratou nenhum substituto de Kökçü"
O jornalista português ainda deixou uma crítica à gestão do Benfica: "Eu não acho que a saída tenha a ver com o rendimento em campo. Kökçü era um jogador importante no Benfica e o Benfica acaba por abdicar do jogador numa altura em que ainda não contratou um substituto. Portanto, eu acho que tem tudo que ver com o comportamento extracampo".
"O Benfica tentou sanar tudo, mas não conseguiu. Parece-me que era completamente impossível compatibilizar Kökçü com Bruno Lage para a próxima época", referiu Rafael Soares, dizendo que não acreditava numa reconciliação entre o jogador e o treinador.
Camisola 61 dos vermelhos e brancos é um dos futebolistas que pode abandonar o Clube da Luz nesta janela de transferências
|
A possibilidade de Florentino Luís continuar no Benfica volta a ganhar mais força. De acordo com as novas informações, a Juventus, um dos pretendentes do camisola 61, continua de olhos postos em Morten Hjulmand do Sporting, ponderando mesmo sacar dos milhões para levar o médio dinamarquês, 'esquecendo-se' assim do camisola 61 dos encarnados.
Segundo deu conta o jornalista Matteo Moretto, a saída de Douglas Luiz neste mercado de verão vai levar a que a Juventus invista num novo médio. Dessa forma, a vecchia signora estará disposta a enviar aos responsáveis do Sporting uma proposta na casa dos 40 milhões de euros, de modo a convencer Frederico Varandas a libertar Morten Hjulmand, acabando assim este negócio por ser benéfico para o Benfica.
É que caso o emblema transalpino continue na pista pelo pupilo de Rui Borges, os responsáveis vermelhos e brancos acabam por ‘segurar’ o camisola 61 da turma de Bruno Lage, isto depois de a Juventus ter feito cair o interesse em Florentino Luís, facto esse que coloca o centrocampista mais perto de continuar no Benfica na nova temporada.
Recorde-se que face a esta dúvida relativa ao futuro de Florentino Luís, o Benfica já definiu Enzo Barrenechea como o sucessor do camisola 61. Desta forma, as águias já realizaram uma primeira abordagem pelo compatriota de Nicolás Otamendi, tendo oferecido 12 milhões de euros por 70 por cento do passe do futebolista. Richard Ríos, do Palmeiras, é outro dos nomes apontados ao plantel vermelho e branco.
Em 2024/25, ao serviço dos encarnados, Florentino Luís – atualmente avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 43 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um no Mundial de Clubes. Nos 3.487 minutos em que foi chamado a defender as cores do Benfica, o médio formado no Seixal apontou dois golos uma assistência.
Confira os melhores momentos de Florentino na época 2024/25:
Futebolista argentino é um dos desejos do Clube da Luz para a nova temporada, contudo o emblema inglês não está disposto a ceder nas negociações
|
O Aston Villa não está disposto a ceder nas negociações por Enzo Barrenechea. Depois de o Benfica ter dado o primeiro passo pelo jovem argentino, eis que as novidades apontam que o emblema da Premier League não terá ficado contente com a proposta, acabando por estar a pedir 14 milhões para libertar o médio.
Segundo dá conta esta segunda-feira, 14 de julho, o diário Record, o emblema da Premier League não pretende abdicar apenas de uma percentagem do passe do compatriota de Nicolás Otamendi. Dessa forma, o Aston Villa já fez saber a Rui Costa que apenas negoceia Enzo Barrenechea neste mercado de verão por um valor total de 14 milhões de euros.
Ora esta informação surge depois de ter sido confirmada a primeira abordagem do Clube da Luz pelo médio de 24 anos. De acordo com a informação conhecida esta segunda-feira, o Benfica terá colocado em cima da mesa do Aston Villa uma proposta de 12 milhões por 70% do passe do futebolista, que está no topo das prioridades das águias.
Recorde-se que o nome do médio argentino está no topo das prioridades para o Benfica neste verão. Face à possibilidade de Florentino Luís abandonar os vermelhos e brancos neste mercado de verão, Enzo Barrenechea é o escolhido para suceder ao camisola 61 no plantel de Bruno Lage, acabando por reforçar o meio-campo das águias.
Na temporada desportiva de 2024/2025, com a camisola do Valencia, Enzo Barrenechea - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - marcou presença em 32 partidas: 30 na La Liga e duas na Copa do Rei. Ao todo, o médio apontado ao Benfica para o lugar de Florentino registou 2.247 minutos, contando com um golo marcado e duas assistências concretizadas.