
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
12,5 milhões de euros: é esta a verba que o Benfica pode vir a encaixar caso o Besiktas consiga vender Gedson Fernandes pelos 25 milhões de euros que pretende. Segundo as últimas informações, o Nottingham Forrest está interessado no médio formado no Clube da Luz, sendo que as águias têm 50% do passe.
A equipa orientada por Nuno Espírito Santo está no mercado em busca de um médio para colmatar a possível saída de Morgan Gibbs-White para o Tottenham. Nesse sentido, Gedson Fernandes surge como um dos nomes da lista de interesse do Nottingham Forrest para reforçar a equipa inglesa que vai disputar a Liga Europa na próxima temporada.
O antigo médio do Benfica tem contrato com o Besiktas até 2027 e os responsáveis do emblema turco avaliam o jogador em torno dos 25 milhões de euros. Quando Gedson Fernandes saiu da Luz em 2021, os encarnados conseguiram manter 50% do passe, ou seja, em caso de transferência, metade do valor pago pelo clube comprador está destinado aos cofres da SAD das águias.
O Besiktas vê com bons olhos a venda de Gedson Fernandes, já que, com a confirmada contratação de Orkun Kökçü ao Benfica, o médio português vai, naturalmente, perder espaço no plantel. Ambos os jogadores ocupam a mesma posição e, para justificar o investimento, o turco deverá ser a principal aposta de Solskjær. Recorde-se que, os 25 milhões de euros pagos aos encarnados representam a transferência mais cara da história do clube de Istambul.
Gedson Fernandes certamente atrairá interessados neste mercado de verão, já que, na temporada 24/25, o antigo médio do Benfica - avaliado em 18 milhões de euros - esteve em alto nível. Em 49 jogos ao serviço do Besiktas, anotou 12 golos e duas assistências. Em termos de números, foi a melhor época da carreira. Ainda assim, o emblema turco não se opõe à venda e já está de olho noutro jogador dos encarnados.
Emblema que quer contar com atleta dos encarnados oferece dupla de médio para tentar convencer os responsáveis das águias
|
O Besiktas está interessado em garantir a contratação de Kerem Akturkoglu. Segundo adianta o jornal turco 'Fanatik', o novo clube de Orkun Kokçu quer colocar Onana e Al Musrati no negócio, oferecendo, ainda, uma verba adicional. Resta saber qual a disposição dos encarnados para libertar o extremo.
Onana é um médio defensivo de 25 anos internacional pelos Camarões e Al-Musrati é um nome bem conhecido dos adeptos portugueses, visto que até já esteve na mira do Benfica num passado recente. Para lá dos dois jogadores, o clube turco oferece 12 milhões de euros para juntar Kerem Akturkoglu a Orkun Kokçu.
“O gigante turco surpreendeu ao apresentar uma proposta para contratar Kerem Akturkoglu. O Besiktas oferece dois jogadores em troca do internacional turco, ficando agora a aguardar a resposta do Benfica”, revela o jornal Fanatik, na edição online desta quinta-feira, 17 de julho.
Os rumores sobre uma eventual saída de Kerem Akturkoglu do Benfica não novos. Nas últimas semanas, foram vários os emblemas associados ao internacional turco de 26 anos. Resta perceber qual a disposição do Clube da Luz para negociar o extremo, bem como a própria vontade do jogador.
Em 2024/25, ao serviço do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 24 milhões de euros – marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências, sendo peça muito importante na turma de Bruno Lage.
Ponta-de-lança, que está debaixo de olho do eterno rival, agora entra também no leque de interessados dos encarnados para atacar a época 2025/26
|
Franjo Ivanovic, que tem sido associado ao Sporting, é o novo alvo apontado ao ataque do Benfica. O ponta-de-lança croata do Union St-Gilloise, da Bélgica, parece ser um dos craques equacionados pela estrutura das águias para evoluir na sombra de Vangelis Pavlidis - que partilhou uma novidade recentemente - durante a temporada que se avizinha.
A informação está a ser avançada pelo jornal A Bola, que dá nota de que o croata é visto com bons olhos por parte da estrutura Benfiquista. O Clube da Luz procura uma alternativa sólida a Vangelis Pavlidis para o ataque, depois das saídas de Andrea Belotti e Arthur Cabral, sendo que o Benfica ainda não oficializou o fim do empréstimo do avançado italiano.
A mesma fonte revela que, além de Enzo Barrenechea, que chegou recentemente a Lisboa, e de um avançado, os encarnados ainda procuram um médio e um extremo-direito que chegue para tapar a lacuna deixada com a saída de Di María para o Rosário Central.
Franjo Ivanovic nasceu na Áustria, no entanto, optou por ter nacionalidade croata. O ponta-de-lança formou-se no Augsburgo, da Alemanha, mas sem espaço, assinou pelo HNK Rijeka, da Croácia. Por lá, o craque destacou-se e em 2024/25 foi comprado pelo Union St-Gilloise, da Bélgica, por 4 milhões de euros.
Em 2024/25, com a camisola do Union St-Gilloise, Franjo Ivanovic - avaliado em 13 milhões de euros - fez 20 golos e assistiu os companheiros por cinco ocasiões, ao longo de 45 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 4.198 minutos, sendo o segundo melhor marcador da equipa. Além disso, o ponta-de-lança já chegou à seleção da Croácia, na qual apontou dois tiros certeiros em apenas quatro internacionalizações.
Extremo dos encarnados atraiu o interesse do Besiktas e as águias já terão recebido uma sondagem com valores e jogadores para troca
|
Os adeptos do Benfica acordaram com a notícia do interesse do Besiktas na contratação de Kerem Aktürkoğlu. Segundo a imprensa internacional, o emblema turco já apresentou uma proposta aos encarnados: 12 milhões de euros, mais os passes de Jean Onana e Al Musrati, dois nomes conhecidos no futebol português.
Depois de garantir a contratação de Orkun Kökçü por 25 milhões de euros (a compra mais cara da sua história), o Besiktas quer também levar Kerem Aktürkoğlu, compatriota do médio, que partilhou balneário tanto no Benfica como na Seleção, tal como avança o jornal Fanatik. O extremo das águias terá sido convencido pelo amigo a juntar-se a ele nesta nova etapa na Turquia.
O Besiktas vê com bons olhos a contratação de Aktürkoğlu e quer incluir no negócio, além dos 12 milhões de euros, os jogadores: Jean Onana e Al Musrati. O primeiro atleta é camaronês e chegou ao emblema turco em 2023. Sem grande sucesso, foi emprestado ao Marselha e ao Génova, mas também por lá não vingou. Já esteve ligado contratualmente ao Leixões, de Portugal, tendo representado a equipa sub-23.
Já Al Musrati é uma cara mais conhecida no futebol português. Jogou sete temporadas e meia em Portugal com passagens no Vitória de Guimarães, Rio Ave e, com mais destaque, no Braga. O médio defensivo chegou a ser várias vezes apontado ao Benfica, porém, o negócio nunca se chegou a concretizar. Rumou ao Besiktas em 2023 por 11 milhões de euros e, na temporada passada, esteve emprestado ao Mónaco, tendo até mesmo defrontado os encarnados no play-off dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Cabe agora ao Benfica decidir se aceita negociar com o Besiktas. Caso o negócio se venha a concretizar, Bruno Lage perde mais uma peça importante, já que, na temporada passada, Aktürkoğlu - avaliado em 24 milhões de euros - somou 53 jogos de águia ao peito: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. Em 3.430 minutos, o internacional turco apontou 16 golos e 11 assistências.